Início » Eletrodomésticos » O Que Tira Cheiro da Geladeira?

O Que Tira Cheiro da Geladeira?

Abrir a geladeira e sentir aquele odor ruim causa uma sensação negativa, né? Ainda mais se temos uma visita em casa. Mas, se você passou por este constrangimento, saiba que não é o único. Infelizmente, isso pode acontecer até nas melhores famílias. O importante é saber lidar com a situação. Afinal, o que tira cheiro da geladeira?

Neste artigo, vamos dar dicas de como você consegue eliminar o odor de dentro do seu refrigerador. Incluindo o uso de produtos naturais e acessíveis. Então, leia nossas recomendações e anote os itens. Depois, teste as receitas. E conte para os seus amigos qual funcionou melhor na sua geladeira!

O que causa mau cheiro na geladeira?

As principais causas do mau cheiro na geladeira são os alimentos estragados e a falta de limpeza. Você conhece aquela expressão de que uma maçã podre estraga as outras? Pois bem, o odor ruim de uma comida apodrecida impregna nas outras também. Ainda mais, se o refrigerador não estiver com os compartimentos limpos e secos de um jeito adequado.

O mau cheiro vem da reação dos micro-organismos e da liberação de gases. Portanto, você deve ficar atento à forma certa de armazenar os alimentos. E ao prazo de validade deles. Outro meio de evitar o mau cheiro consiste em deixar um espaço entre as paredes e os objetos de dentro da geladeira. Pois, a circulação de ar pelo aparelho ajuda na refrigeração e conservação das comidas.

Além disso, limpe o eletrodoméstico com frequência. Sem se esquecer do condensador, a serpentina externa que fica atrás do aparelho. Quando está suja, a geladeira pode não funcionar corretamente. E, como consequência, acaba retendo o mau cheiro e consumindo mais energia elétrica. Ou seja, o odor pode ser um indicativo de que você está gastando mais do que o normal.

Dicas para tirar mau cheiro da geladeira

Se você não conseguiu evitar o fedor no seu eletrodoméstico, agora é o momento de cuidar do problema. O lado positivo se trata da amplitude de soluções. Já que existem diversas maneiras de tirar o mau cheiro da geladeira. Inclusive, através de produtos comuns no nosso cotidiano e baratos para comprar no supermercado.

Por isso, vamos focar em recursos fáceis para que você consiga limpar seu refrigerador. Então, preste a atenção em nossas dicas e experimente as que você considerar mais acessíveis para a sua casa e para a sua carteira. E, caso o resultado desejado não venha na primeira aplicação, tente outras vezes!

Pode ser que você precise ser persistente para tirar o odor ruim da sua geladeira. Por exemplo, talvez, seja necessário experimentar diferentes técnicas para descobrir o que tira cheiro de carne estragada da geladeira. Tudo vai depender de como e do quanto o fedor se instalou pelo aparelho. Então, vamos às dicas!

Dica 1 – Limpeza

Primeiro cuide de retirar os alimentos estragados ou a fonte do mau cheiro de dentro da geladeira. Depois, capriche na limpeza. Para isso, retire as gavetas, prateleiras e grades e lave-as com água quente e sabão. Em seguida, seque os compartimentos com um pano limpo. E faça o mesmo com as paredes internas do aparelho.

Tome cuidado para guardar apenas as comidas que estão dentro da validade. E as coloque dentro da geladeira da forma correta. Caso achar necessário, pesquise como guardar os diferentes tipos de alimentos. Por fim, limpe bem os utensílios, como formas de gelo. E jogue fora os que estão desgastados.

Dica 2 – Vinagre e bicarbonato de sódio

Você pode combinar produtos naturais para tirar o mau cheiro da geladeira. Neste caso, misture 1 medida de vinagre de álcool para 3 medidas de água morna. E, se preferir amenizar o odor do vinagre, acrescente umas gotas de limão.

Então, molhe um pano limpo nesta mistura e passe pelo interior do refrigerador. Faça isso depois de higienizar o eletrodoméstico. Aliás, você pode substituir o vinagre por bicarbonato de sódio. E também é possível deixar um pratinho apenas com o bicarbonato no interior da geladeira para eliminar os odores ruins.

Dica 3 – Café

Quando experimentamos perfumes, temos o hábito de cheirar o café para limpar o olfato. Esta dica segue a mesma lógica. Sendo assim, coloque uma boa quantidade de café em pó fresco ou café em grãos dentro de um recipiente largo e sem tampa. E deixe a vasilha dentro do refrigerador.

Além desta, há outra forma de usar o café para tirar o mau cheiro da geladeira. Em um prato, misture o suco de 1 limão com 1 colher do ingrediente em pó. Em seguida, deixe o mingau agir dentro do aparelho por até 3 dias.

Dica 4 – Essência de baunilha

Coloque um pedaço de algodão limpo em um potinho. Depois, despeje 1 colher de sopa de essência de baunilha em cima dele. Posteriormente, leve o recipiente aberto, sem tampa para dentro da geladeira.

Além de eliminar o odor ruim, esta dica ajuda a perfumar o eletrodoméstico. Para isso, uma limpeza caprichada, como a dica 1, deve ser feita antes de colocar o algodão molhado. Contudo, tome cuidado para não exagerar na essência. 

Dica 5 – Maçã

Por fim e não menos eficaz, indicamos o uso da maçã para diminuir o fedor da geladeira. Basta cortar a fruta em pedaços e distribuí-los pelo aparelho. Sendo que, deixe o fruto agir por um período de até 2 dias.

Inclusive, esta provavelmente é a dica mais prática, não é mesmo? Então, se arrisque em combinar a maçã em pedaços com outros truques da nossa lista. E obtenha resultados melhores!

O que é a geladeira frost free? 

Geladeira frost free é aquela que não precisa fazer o descongelamento manual, ou seja, para limpar não é preciso esperar que o eletrodoméstico descongele por inteiro. 

Ela possui uma tecnologia muito interessante que não permite a formação de gelo na parede do congelador. É um sistema de resfriamento regulado eletronicamente, tão bom que também é usado por congeladores comerciais e frigoríficos.

Isso torna o cuidado com a geladeira muito mais fácil e rápido, tornando sua vida útil ainda mais longa. Outra serventia desse sistema é que proporciona uma circulação e renovação de ar mais intensa, e por isso mesmo mais coesa.

O frost free está presente em modelos Side by Side, Inverse e Duplex. Vale a pena levar em consideração o conhecimento técnico e científico atual. Esses modelos se incluem nessa categoria.

Trata-se de um modelo que faz o resfriamento mais ágil e homogêneo dos alimentos. O ar do interior da geladeira é renovado ininterruptamente, auxiliando na distribuição da temperatura e evitando cheiros ruins.

O refrigerador frost free tem basicamente 3 partes: 1 sensor de temperatura, 1 serpentina de aquecimento e 1 cronômetro.

O princípio do funcionamento desse sistema é assim: o temporizador ativa a serpentina de aquecimento de 6 em 6 horas, aproximadamente. 

Essa bobina é construída em torno dos fios que fazem a refrigeração. Essa temperatura derrete o fino gelo que fica grudado nas serpentinas de arrefecimento. 

Quando o gelo derrete, o sensor de calor reconhece e reduz a temperatura para zero graus Celsius e, em seguida, desliga o fio do aquecimento. 

Nesse momento o fio do resfriamento volta a oferecer ar frio. E não é só isso: o refrigerador também tem sistema de ventilação, o que auxilia a deixar o fluxo de ar frio uniforme. Isso conserva os alimentos por mais tempo e impede que o mau cheiro impregne o ambiente.

Vantagens da geladeira frost free

  • Maior circulação de ar interno: o ar interno fica limpo porque é renovado sempre;
  • Refrigeração uniforme: preserva melhor os alimentos, impedindo bactérias;
  • Ótima economia de energia;
  • Não precisa descongelar;
  • Não se perde muito tempo com a limpeza.

Como escolher a melhor geladeira frost free 

Analisar algumas características básicas da geladeira Frost Free ajudam a organizar as ideias e definir melhor o que é melhor para você. Os principais aspectos são:

Capacidade

Capacidade

A capacidade é um elemento importantíssimo, por isso deve ser analisada com cautela. Em primeiro lugar deve-se considerar o tamanho da família ou quantas pessoas farão uso do eletrodoméstico, para adequá-lo à capacidade da geladeira.

A relação da capacidade com o número de pessoas é a seguinte: capacidade de 300 litros é satisfatória para até duas pessoas. De 300 litros a 400 litros serve a 3 ou 4 pessoas com folga. 400 litros ou mais servem 4 pessoas ou mais.

Se você é do tipo que está sempre recebendo gente em casa, ou trabalha fazendo refeições ou qualquer coisa que o valha, os modelos maiores são os recomendados. Existem alternativas muito interessantes com mais de 450 litros.

Funções

Funções

Funções são importantes porque potencializam o uso da geladeira. Alguns modelos têm painel digital para configuração, que otimizam o trabalho e garantem melhor controle da temperatura e de informações acerca do aparelho.

O dispenser de água colocado na porta ajuda no momento de tomar a água e também na economia de energia elétrica. 

O Ice Maker e o Turbo Freezer presentes em alguns modelos, ajudam a congelar com mais rapidez. Compartimentos extras também ajudam bastante na organização.

Economia

Economia

Os modelos mais econômicos são aqueles que possuem o selo “A” do Procel. Como a geladeira é um produto que não consome pouca energia, é de vital importância verificar se a eficiência energética é boa, para não ter uma surpresa no fim do mês.

Quando os fabricantes atentaram para o fato de que as geladeiras consumiam muita energia, começaram a investir em tecnologias que ajudassem a reduzir esse consumo. Uma geladeira normal consome mais que uma frost free, por exemplo. 

No entanto, encontra-se marcas com algumas inovações que ajudam a diminuir o gasto com energia elétrica. O sistema inverter é uma delas. 

Existem também outros modelos voltados para o respeito ao meio ambiente, e por isso consomem menos energia, sem comprometer o resfriamento do eletrodoméstico.

Peso e tamanho

Peso e tamanho

O peso e o tamanho da geladeira fazem muita diferença no momento da escolha. Claro, o tamanho é mais importante. Por isso é importante verificar as medidas do produto para ver se encaixa no local escolhido para colocá-lo. 

Já pensou comprar uma geladeira e ela não caber em sua cozinha? Confira também se o eletrodoméstico passará pela porta da sua casa. Já o peso pode variar em razão da capacidade, do número de compartimentos e das funções extras. 

O tamanho médio das geladeiras compactas gira em torno de 50 a 55 cm de largura, porém não são tão fáceis de encontrar. As médias medem cerca de 62 cm, mas existem tipos que são maiores e isso depende da marca e do modelo.

Leia também: As Melhores Geladeiras para Comprar Online: Electrolux, Consul e mais

Conclusão

O principal meio de tirar o mau cheiro da geladeira é a limpeza. Uma higienização apropriada e frequente evita que odores ruins apareçam ou fiquem impregnados no eletrodoméstico.

Além disso, alguns ingredientes do nosso cotidiano podem ser eficientes na eliminação do cheiro de alimentos estragados. Se os produtos forem utilizados da forma correta. Como é o caso do limão, vinagre, café e bicarbonato de sódio.

Então, quais dicas você vai experimentar para descobrir o que tira cheira da geladeira da sua casa? Deixe suas dúvidas nos comentários.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *