Você sabe o que é e o que pode colocar no triturador de alimentos?
Os trituradores de alimentos são os instrumentos responsáveis pela ação de triturar os resíduos alimentares. Ficaram extremamente conhecidos na atualidade e são mais comumente utilizados nos países americanos. Possuem a incrível capacidade de descartar de forma mais fácil e prática os resíduos orgânicos.

Mas você sabe quais alimentos que não podem ir no triturador e se tem algum alimento que não pode ir no triturador? Nesse artigo, iremos responder essas e algumas outras questões existentes quando se pensa no consumo deste produto.
Afinal, o que pode ser triturado?
Quando o aparelho é ligado, a área responsável pela trituração, que são a mesa e os marteletes (esses, são uma espécie de pequenas britadeiras que ao serem acionadas, trituram os alimentos), começa a girar em velocidade extremamente alta. Isso significa, que quando os restos de alimentos são depositados dentro do triturador, eles sofrem atrito com as partes da mesa giratória e são rasgados, quebrados e moídos. Dessa maneira os resíduos ali colocados se tornam pequenas partículas que são levadas diretamente pela saída do encanamento até chegarem ao esgoto.
A trituração dos resíduos ocorre na mesa giratória desse artefato, através de 3 fases, o que garante menor tempo gasto para triturar, e gera partículas ainda menores e facilita a trituração de alimentos mais consistentes.
Os alimentos que podem ser colocados nos trituradores, são:
- Ossos pequenos
- Restos de frutas
- Refeições
- Cascas de ovos
- Verduras
- Vegetais
- Alimentos
- Caroços pequenos de frutas (pêssego, ameixa, cereja, etc.)
- Alimentos fibrosos (manga, banana, alcachofra, casca de milho, alho poró, aipo, etc.).
O que não pode ir no triturador?

Apesar de possuir a capacidade técnica de triturar diversos tipos de materiais, alguns produtos não podem ser colocados. São eles:
- Qualquer resíduo não alimentar (papel toalha, filtro de café, sachê de chá, embalagens de isopor, entre outros)
- Gorduras e óleos
- Alimentos com líquidos quentes (acima de 70 °C)
- Mariscos
- Conchas de ostras
- Ossos grandes
- Caroços grandes de frutas (manga, abacate, etc.)
- Grandes quantidades de alimentos fibrosos (manga, banana, alcachofra, casca de milho, alho poró, aipo, etc.).
Qual a maneira correta da utilização dos trituradores?

Uma dúvida muito importante sobre os trituradores de alimentos é saber como é a maneira correta da utilização do equipamento.
Para que seja facilitada a compreensão, realizamos um tutorial com o passo a passo de utilização da peça da melhor maneira possível. Acompanhe:
- Antes de lavar a louça, tire todos os restos de comida dos seus pratos, panelas e utensílios e os separe em um local específico.
- Logo após, abra a torneira com a água na temperatura fria e ligue o triturador.
- Ainda com a torneira ligada, jogue os resíduos alimentares no triturador e deixe que a máquina efetue o serviço.
- Quando você notar que o triturador acabou o processo, deixe a torneira ligada com a água escorrendo por alguns segundos, para que a tubulação seja completamente limpa.
Você pode lavar louça antes ou depois da utilização do triturador, mas nunca, jamais, enquanto estiver com o equipamento em funcionamento.
Quais os maiores benefícios de um triturador?

Alguns dos benefícios encontrados em possuir um triturador, são:
- Economia
Quando não é necessária a compra de sacos de lixo orgânico, ou mesmo não precisar se deslocar de sua residência para efetuar o descarte do lixo orgânico, você acaba economizando dinheiro e tempo.
- Não é necessário possuir uma saída de esgoto.
Não precisa se ter uma saída de esgoto para possuir um triturador. Apenas deve-se tomar cuidado para que a saída do escoamento da residência em que o aparelho será instalado esteja em um nível abaixo da saída do equipamento.
- Dá pra instalar em pias com água fria e quente
Eles podem ser usados em pias que possuam a função de água fria e quente. Porém, é necessário tomar cuidado na utilização do triturador para que a torneira esteja ligada na água fria para que possua um melhor desempenho.
- Sustentabilidade
Além de ser prático, alguns trituradores também contribuem para a sustentabilidade, já que acabam reduzindo o volume de resíduos alimentares evitando assim, que eles sejam lançados em aterros sanitários.
- Não é necessária a manutenção regular
A utilização regular é a melhor maneira para manter seu triturador em excelentes condições. Também é essencial e recomendada de vez em que seja realizada a trituração de gelo com água e alimentos, pelo motivo de que o gelo auxilia na higienização do produto.
- Praticidade
Com um triturador é possível que sejam triturados os mais diversos resíduos, como cascas, sementes, ossos (pequenos, de galinha), etc. Isso quer dizer que é possível que sejam preparadas as refeições de maneira mais rápida e prática sem a necessidade de parar para efetuar o descarte dos resíduos de forma manual.
Triturador de alimentos é seguro?

Diferente do que muitas pessoas imaginam, o triturador de resíduos é sim seguro. O triturador não atua como um liquidificador que possui lâminas para efetuar a trituração, por exemplo, e sim, utiliza marteletes, que são os responsáveis por realizar o trabalho.
No entanto, mesmo com o fato dele ser seguro, jamais deve ser colocada a mão ou os dedos no interior do triturador. Para que seja garantida maior segurança, alguns trituradores contam com uma proteção de borracha que é acoplada na saída da cuba. Ela impede que talheres ou outros objetos acidentalmente caiam no interior do equipamento, podendo ocorrer danificação, além de realizar a proteção contra respingos de alimentos que estiverem sendo triturados.
Além de tudo isso, alguns aparelhos acompanham um dispositivo que auxilia na segurança auxiliando a empurrar os alimentos para serem totalmente triturados.
Leia também: Os Melhores Trituradores De Alimentos: InSinkErator, Franke E Mais
Conclusão
Os trituradores são equipamentos que facilitam bastante os descartes de alimentos. Há algumas precauções na sua utilização, mas nada que possa ser de extrema dificuldade.
Devem apenas ser atentados os cuidados corretos e evitar a trituração de resíduos e/ou objetos não recomendados.
Ficou com mais alguma dúvida sobre os trituradores de resíduos? Deixe nos comentários que iremos tentar te ajudar!
Você pode gostar também
Vassoura Mágica Flash Limp é Boa? Vale a Pena?
O Lava-louças Panasonic é Bom? Vale a Pena?
Aspirador de Pó Vertical Philco PH1100 é Bom? Vale a Pena?
Lava Louças Midea é Boa? Vale a Pena?
Os 6 Melhores Robôs Aspirador de Pó em 2023: Ropo, Xiaomi e mais
Os 5 Melhores Desodorizadores de Geladeira em 2023: Xirfuni, JIEBA e mais

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.