O Que Passar em Queimadura de Panela?

O dia a dia na cozinha pode ser muito estressante. Além de preparar as refeições é necessário limpar os utensílios após o uso. Para ajudá-lo nessa tarefa, trataremos neste artigo do que passar em queimadura de panela. Esperamos que com nossas dicas você possa realizar esta tarefa de um modo muito mais fácil.

Muitas vezes deixamos a comida cozinhando e quando vemos ela queimou. No entanto, não é preciso entrar em desespero. É possível limpar o fundo da panela com alguns truques, sem muito esforço.

O que passar em queimadura de panela?

Também não é preciso gastar muito dinheiro nesta tarefa. A panela queimada e engordurada pode ser limpa utilizando ingredientes baratos que são facilmente encontrados em qualquer supermercado.

Como limpar panela queimada?

A panela queimada é um problema comum no dia a dia de quem cozinha. Parece uma tarefa impossível tirar as crostas de gordura do fundo do utensílio. Felizmente, é possível retirar o queimado com alguns simples passos.  

Uma boa dica é utilizar o detergente para limpar o fundo. Primeiramente, você deve colocar o produto na área engordurada, coloque água na panela até o local onde está queimado, se preferir, encha todo o utensílio.

Em seguida, coloque a panela para ferver em fogo baixo. Aguarde alguns minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Lave a panela com uma esponja comum. Tente remover toda a gordura ou sujeira do fundo, se não conseguir, repita o procedimento.

Uma outra boa opção é utilizar um papel toalha para limpar a panela queimada. Neste caso também é indicado o uso de detergente. Em primeiro lugar, coloque o detergente na área da panela engordurada. Encha o utensílio de água.

Pegue um pedaço de papel toalha e coloque por cima da água. Se precisar dobre-o para caber no recipiente. É preciso esperar cerca de uma hora. Em seguida, jogue todo o líquido fora. Você pode retirar a gordura com o papel toalha e lavar a panela.

Outros modos de retirar o queimado

Cubra a mancha de queimado da panela com água. Coloque duas colheres de sal de cozinha. Espere a água ferver por alguns minutos. Pegue uma esponja e limpe todo o fundo do utensílio retirando a gordura. Lave novamente a panela. Você pode trocar o sal por suco de limão ou por alguma rodelas da fruta.

Se apenas uma parte de sua panela estiver queimada, você pode retirar os resíduos utilizando refrigerantes como a Coca Cola. Coloque o líquido na panela até onde estiver engordurado e aqueça no fogão. Espere esfriar e passe uma bucha.

No caso de sua panela estar muito queimada, será necessário utilizar ingredientes mais fortes, como a amônia. Coloque em um saco de plástico a panela, mais 50ml de amônia, junto com 50ml de água oxigenada. Deixe descansando de 8 a 24 horas.

Como limpar panela queimada com bicarbonato e vinagre?

O bicarbonato pode ser um ótimo ingrediente para limpar a panela queimada. Ele consegue anular o mau cheiro e ajuda a retirar as sujeiras mais difíceis do utensílio. Com a ajuda do bicarbonato é possível limpar tanto a gordura do fundo quanto o queimado do lado de fora da panela.

Pegue uma colher de bicarbonato e coloque na panela. Ponha água no recipiente até enchê-lo. Você pode deixar a panela no fogo e esperar por cinco minutos ou deixar o bicarbonato agir por uma hora. Em seguida, lave o utensílio.

Para limpar a panela com vinagre você deve derramar o produto na panela até cobrir a área queimada. Ponha a panela no fogo por cinco minutos. Deixe esfriar e utilize uma esponja para retirar toda a gordura. Lave o utensílio normalmente.

Como tirar manchas de queimado do inox?

Uma boa dica para tirar o queimado de panelas inox é colocar água e bicarbonato e deixar ferver por cinco minutos. Espere esfriar e lave a panela normalmente. Caso haja necessidade, repita o procedimento.

Você pode também utilizar vinagre branco para retirar o queimado. Coloque o produto na panela e ferva por cinco minutos. Deixe-a esfriar. Pegue uma esponja e retire todo o queimado. Limpe o utensílio.

Para retirar completamente o queimado de sua panela você pode utilizar o bicarbonato junto com o álcool etílico, misturando-os até formar um composto. Pegue uma bucha de nylon e, junto a pasta criada, passe na panela até limpar toda a gordura. Enxágue com água.

O que é bom para tirar queimado de panela? 

Existem várias formas de se tirar o queimado de uma panela, como podemos observar neste artigo. Os ingredientes necessários para realizar a limpeza são fáceis de serem encontrados, e descomplicam a higiene dos utensílios no seu uso diário.

Para se evitar a formação de manchas na panela, deve-se utilizar sempre o bicarbonato de sódio ao limpar os utensílios domésticos. É um processo simples, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água, e utilize-os para lavar a peça. 

Você também pode utilizar uma solução de água com amônia e esfregar com um pano. Depois é só lavar, as manchas irão desaparecer por completo. Neste caso, é preciso tomar cuidado e enxaguar bem a panela.

O suco de limão também é um ótimo produto para limpar o queimado da panela. Para retirar a gordura, esprema dois limões até cobrir a área queimada. É preciso deixar de molho por duas horas. Depois é só lavar normalmente.

O sal de cozinha é um ótimo ingrediente para retirar o queimado e as manchas. Encha a panela com água. Coloque duas colheres de sal de cozinha. Ferva a água por alguns minutos. Pegue uma esponja e esfregue a panela. Lave-a.

Cuidados para a sua panela durar mais   

Com alguns cuidados a sua panela pode durar vários anos. Uma boa manutenção também ajuda na sua conservação, além de propiciar uma refeição saudável, sem correr o risco, por exemplo, de o alumínio ser absorvido nos alimentos. 

A panela de alumínio é a mais comum. Deve-se observar alguns cuidados para que ela esteja sempre pronta para o uso. Para limpá-la, utilize sempre uma esponja e detergente, nunca utilize palha de aço, pois pode soltar resíduos.

A panela de inox é um utensílio versátil que não solta resíduos. Mesmo assim, a palha de aço pode riscar o produto. Ao limpar a panela, lembre-se de nunca utilizar fogo alto, pois corre o risco de queimá-la.

A panela de ferro apresenta alta resistência e durabilidade. No entanto, ela pode enferrujar. Para protegê-la, após lavá-la, coloque-a no forno para secar. Espere esfriar e passe um óleo nela antes de guardar. Ela ficará protegida.

Já a panela antiaderente é uma ótima opção, pois evita que os alimentos fiquem grudados em seu fundo. Deve-se evitar passar uma colher para não riscá-la. Uma colher de silicone pode ser uma boa pedida. Ao utilizá-la pela primeira vez, é indicado que se besunte a superfície interna com óleo.

Uma panela de barro necessita de alguns cuidados em sua utilização. Para limpá-la, deve-se utilizar apenas água e detergente. Deve-se evitar que a panela quente seja colocada sobre uma superfície fria, para evitar rachaduras e quebras.

Quanto tempo dura uma panela

Normalmente as panelas tem uma longa vida útil. Algumas podem durar até cinquenta anos! No entanto, é preciso observar seu aspecto físico para saber se é hora de trocá-la. Amassados e ferrugens podem ser uma indicação de que é preciso adquirir uma panela nova.

Para conservar melhor a sua panela é preciso evitar acidentes que podem amassá-la. Além disso, elas devem ser lavadas sempre quando forem utilizadas. Observe o chamuscado no lado de fora da panela e limpe-o, pois ele pode prejudicar a troca de calor com o fogão.

É preciso observar que uma panela mal cuidada acaba por gastar mais gás do fogão do que o necessário. Portanto, deixá-la sempre limpa e com uma boa manutenção, pode gerar uma grande economia no final do mês.

Deve-se ter em mente que a panela de alumínio, quando muito polida, solta seu material. Portanto, quando os alimentos estiverem grudando em seu fundo é hora de trocar por uma panela nova.

No caso das panelas antiaderentes, elas devem ser trocadas quando o seu fundo estiver se desfazendo, soltando. Tome cuidado pois um pedaço do fundo da panela pode ser confundido com o próprio alimento. É hora de tocar o utensílio.

As panelas de cerâmica podem soltar materiais como o chumbo e o cádmio. Por essa razão, troque-as sempre que estiverem desgastadas. O mesmo vale para as panelas de cobre que soltam o metal quando são utilizadas.

Conclusão

Limpar os queimados da panela é muito simples. Com o uso de alguns produtos encontrados facilmente no mercado, é possível deixá-las como novas. Deve-se ter em mente que uma panela bem cuidada é sinônimo de saúde, visto que os alimentos são preparados da forma correta.

Uma boa manutenção é necessária para que a panela não solte alumínio, chumbo e cobre, por exemplo. É indicado que se lave as panelas sempre que possível, utilizando os produtos necessários para limpar os queimados e a gordura presente depois da preparação do alimento.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.