O que Fazer Quando a Panela de Pressão Vaza Água?

Você já se viu com problemas ao utilizar o utensílio e não sabe o que fazer quando a panela de pressão vaza água? Neste artigo iremos te mostrar através de dicas práticas e úteis algumas estratégias para a resolução deste contratempo.

Para reduzir o tempo de cozimento do alimento, uma boa panela de pressão age através do vapor d’água, atingindo temperaturas acima da de ebulição, que é de 100ºC, à pressão ambiente. É um equipamento muito útil para cozinhar feijão, costelinha, torresmo, pernil, picanha, lagarto, batata, mandioca e até mesmo churrasco!

O que Fazer Quando a Panela de Pressão Vaza Água?

A panela de pressão é um instrumento bastante útil. No entanto, muitas pessoas têm medo de utilizar o equipamento pelo risco de explosão. Isso se deve ao fato de que se a panela estiver toda cheia de água e de alimento e entrar em ebulição, há o perigo de o líquido entupir as válvulas de segurança e explodir.

Afinal, o que fazer quando a panela de pressão está vazando água pela válvula?

Em primeiro lugar, não se desespere. Tire a panela do fogão ou desligue o fogo. Deixe o utensílio esfriar até a pressão cair. Utilize a válvula de liberação do vapor para expulsar a emanação. Você também pode jogar água fria aos poucos na tampa da panela.

O vazamento de água pela válvula pode ser um sinal de que o equipamento está com defeito. Pode ser algum problema relacionado às suas peças. No entanto, deve-se observar que quando o líquido dentro do recipiente começa a ferver, um pouco do vapor sai pelo pino giratório, a válvula de escape. 

Isso indica que o vapor excessivo está sendo liberado a fim de controlar a pressão interna da panela. A válvula de segurança é um pino normalmente de cor avermelhada, que libera a tensão se a válvula de escape estiver obstruída. Tome cuidado no caso de sair vapor desse buraco.

A válvula pode estar estragada ou entupida, sendo necessário finalizar qualquer processo de cozimento e levar o utensílio para o conserto. Há grandes possibilidades de sua panela explodir, portanto tome cuidado!

Quais os sinais que a panela de pressão vai explodir?

Veremos abaixo alguns sinais que indicam que a sua panela de pressão pode explodir. Fique sempre atento no caso de seu equipamento apresentar algum problema e procure desligar o fogo em caso de dúvidas:

  • Observe como a válvula da panela está se saindo, ela regula a pressão e sua obstrução pode causar acidentes.
  • Se a borracha de vedação estiver solta há um problema com a panela e ela deve ser levada ao conserto rapidamente.
  • Veja se a válvula de pressão está obstruída e limpe-a antes de utilizar.
  • No caso de a válvula de controle não balançar e nem sair vapor deve-se desligar o fogo para que a pressão não aumente.
  • Se o vapor estiver saindo da lateral da tampa, é sinal de que a borracha de vedação não foi colocada corretamente. Desligue o fogo rapidamente.
  • O tipo de jato que sai da válvula pode indicar algum problema. Se sair em forma de jato, ou em grande quantidade, sua panela possivelmente está sem pressão, a válvula pode estar entupida.
  • Procure observar o chiado que sai do equipamento, o entupimento da válvula cessa esse barulho.  

Antes de utilizar a panela de pressão é indicado que se leia o seu manual de instruções. Verifique o equipamento antes de cozinhar, não coloque muitos alimentos e água, o ideal é que eles preencham apenas ⅔ do recipiente.

Além disso, acrescente bastante líquido, dessa maneira, a panela irá criar pressão com mais rapidez. Alguns alimentos espumam ao serem cozidos. Preste atenção, pois ela pode entupir as válvulas. Não é indicado que se frite alimentos na panela, o óleo pode entupir as válvulas. Libere a pressão sempre que achar necessário. 

O que acontece quando o pino da panela de pressão sobe?

É preciso ficar atento quando isso acontecer. A panela é hermeticamente fechada, ou seja, não há como o vapor dentro dela escapar. A pressão interna do recipiente aumenta até uma medida. Após esse limite, o pino da válvula se levanta e libera o vapor da panela impedindo que o utensílio exploda.

Antes de cozinhar o alimento verifique se o pino está baixo. Dessa maneira ele só irá se levantar se houver um aumento expressivo da pressão. Ele sobe como uma medida de proteção da panela. O pino indica que a válvula de controle está entupida.

O pino também é chamado de válvula de contra peso. É necessário limpá-lo sempre que possível para a pressão ser liberada se houver algum problema no cozimento dos alimentos. Por essa razão, antes de utilizar a panela verifique a válvula.

Deve-se ter em mente, que, com o passar do tempo, as válvulas costumam apresentar alguns problemas. Portanto, deve ser necessário trocá-las. Neste caso, leve a panela para uma assistência técnica de confiança e nunca as substitua por acessórios não originais.

Como colocar válvula de segurança de alumínio na panela de pressão?

Ouve-se muitas histórias acerca das panelas de pressão mais antigas e do risco de explosão ao utilizá-las. Atualmente, os modelos disponíveis no mercado apresentam diversas funções que as tornam mais seguras. No entanto, os mecanismos de segurança devem ser trocados com frequência.

Veremos abaixo como colocar válvula de segurança de alumínio na panela de pressão. Dessa maneira, você poderá utilizar o utensílio de forma segura, sem maiores problemas e risco de explosão:

  • Procure por uma válvula compatível com sua panela no mercado.
  • Você pode observar as características no manual de instruções e se a válvula é de alumínio ou de plástico.
  • Retire o pino vermelho da válvula com problemas, empurrando-o por cima ou por fora da tampa. 
  • Guarde o pino para comparar com o novo acessório.
  • É preciso limpar o buraco da panela com água e sabão.
  • Enxágue a tampa com água e sabão e seque-a em seguida.
  • Compare a válvula antiga com a nova e veja se são compatíveis.
  • Coloque a ponta da válvula no buraco da tampa da panela.
  • Pela parte de dentro da tampa, aperte firmemente a válvula.
  • A parte interna deve ficar visível sob a válvula, indicando que foi instalada corretamente.
  • Em seguida, pressurize a panela como se estivesse cozinhando normalmente.
  • O vapor não deve escapar da válvula. Se isso acontecer, recoloque a válvula novamente após resfriá-la.
  • A panela deve estar bem selada e poderá ser utilizada novamente.

A abertura da válvula de segurança de metal possui uma mola que permite a passagem do fluido, diminuindo a pressão do recipiente. Sem esse acessório, a pressão interna da panela atingiria valores muito altos explodindo e expulsando a tampa e todo o seu conteúdo. 

Dessa maneira, observe sempre como andam as válvulas de sua panela de pressão e troque-as quando houver necessidade. Um utensílio com uma boa manutenção deve durar por vários anos, sem o perigo de ter algum problema.    

Tipos de panela de pressão

Existem vários tipos de panela de pressão disponíveis no mercado. Elas se diferenciam em aspectos como material de fabricação, seu custo benefício, tipo de alimentação e acessórios. Veremos abaixo os modelos mais comuns:

Panela de pressão antiaderente

Estes utensílios são bastante parecidos com os modelos de panela de pressão tradicionais. Elas possuem um revestimento antiaderente, que faz com que os alimentos não grudem na panela. O cozimento dos alimentos é facilitado.

Panela de pressão elétrica

Estes são novos modelos de panela e possuem a vantagem de não utilizar gás no cozimento de alimentos. Algumas panelas possuem a função timer, o que faz com que os alimentos fiquem cozidos no tempo certo. 

Panela de pressão de alumínio

Estes são os utensílios campeões de venda no mercado e são bastante tradicionais. As panelas possuem um ótimo custo benefício. No entanto, é preciso observar a qualidade do material, visto que o alumínio pode se soltar da panela e ir para os alimentos. 

Panela de pressão com aço inox

É uma panela semelhante a de alumínio. Se difere apenas no material em que é fabricada. O aço inoxidável possui uma maior resistência e durabilidade, tendo com a maior vantagem, o fato de não oxidar.

Panela de pressão com visor na tampa 

Este é um modelo bastante interessante. Com o visor é possível observar como o alimento está sendo cozido. É um modelo um pouco mais caro e pode ser encontrado nas casas do ramo ou em sites de ecommerce.

Conclusão

A panela de pressão é um utensílio bastante tradicional nas casas brasileiras. Ela gera uma economia de tempo por cozinhar os alimentos em uma maior velocidade. Grãos e carnes podem ser cozidos em tempo hábil. 

A pressão exercida em cima dos alimentos é maior que a da atmosfera, fazendo com que a água ferva mais rápido. Este tipo de utensílio também proporciona uma economia de gás. Além disso, os modelos elétricos são altamente econômicos. 

No entanto, o uso da panela de pressão é controverso. Isto porque há um grande risco de explosão do equipamento, principalmente se for mal utilizado. Portanto, são necessários vários cuidados antes de se utilizar a panela de pressão. Desta forma, pode-se preparar deliciosas receitas com esse utensílio tradicional.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.