O que é Chá de Panela?

Neste artigo iremos falar sobre uma das comemorações mais tradicionais que antecedem o casamento. Mas você sabe o que é chá de panela? Iremos lhe explicar direitinho para que você possa celebrar a união de um jeito divertido e descontraído.

Com o casamento chegando, os noivos buscam de várias formas comemorar a aliança com seus amigos e aproveitar para receber presentes que ajudarão a compor o novo lar. São várias as opções para tornar este momento inesquecível.

O que é Chá de Panela?

O chá de panela é uma tradição antiga que vem de tempos onde as noivas necessitavam de um dote para poderem casar. Atualmente, é uma bela festa que pode ser realizada de várias maneiras, inclusive com a participação masculina no chamado Chá Bar.

Como é um Chá de Panela?

O Chá de Panela é uma celebração que é realizada antes do casamento. O ideal é que seja feita dois meses antes do matrimônio, para que os noivos possam se organizar melhor. Tradicionalmente, é uma comemoração da noiva com suas amigas e familiares.

Nesta celebração, a noiva recebe vários presentes que ajudarão na composição da cozinha e da área de serviço da casa. Os presentes podem ser eletrodomésticos e utensílios que ajudarão no dia a dia do novo casal. 

Na festa não podem faltar comes e bebes. Além disso, ela pode ser decorada de diversas maneiras com vários motivos diferentes. A descontração dá o tom do Chá de Panela. É comum haver jogos e brincadeiras para divertir os convidados.

Para organizar um bom Chá de Panela é necessário planejar a comemoração. É preciso ter em mente o número de convidados, o tema da festa, a decoração do ambiente, as lembrancinhas, o cardápio e a duração da celebração. Procure fazer um chek list com os mínimos detalhes para que a festa não estoure o orçamento.

O chá de panela pode ser organizado tanto pela mãe, irmã do casal ou pela madrinha. Não é aconselhável para a noiva coordenar a comemoração, visto que ela estará ocupada com outros compromissos.

Temas do Chá de Panela

Veremos aqui alguns temas que podem ajudar a compor a decoração do Chá de Panela. É possível realizar a festa de maneiras diferentes, buscando gerar uma identificação da noiva com o motivo da celebração.

Para realizar um evento inesquecível, deve-se primeiramente escolher o lugar ideal para a comemoração. Um Chá de Panela pode ser feito em um salão de festa do prédio ou na casa dos pais do casal, em um belo restaurante, ou em um sítio ou fazenda. Antes de escolher o lugar, procure saber se ele acomoda os convidados com conforto e que proporcione um ambiente agradável.

Chá de panela rústico

Os móveis da decoração podem ser feitos de madeira. Uma festa em um sítio ou fazenda é um bom lugar para a realização da celebração neste estilo. O ambiente pode trazer uma atmosfera campestre ao evento. Pode-se utilizar vários arranjos de flores que comporão a decoração. Fotos do casal também caem bem em um Chá de Panela Rústico.

Chá de panela Industrial

Este é um estilo que prima pela sofisticação do ambiente decorado. Pode-se misturar o estilo vintage, com peças antigas, à modernidade de objetos metálicos. Para ter um Chá de Panela Industrial pode-se optar pelo minimalismo e pela versatilidade. A escolha é sua.

Chá de Panela Tropical

Este motivo é uma comemoração às terras tropicais e cai muito bem em nosso país. Pode-se utilizar na decoração objetos como frutas secas, abacaxis, cocos e o que mais remeter aos trópicos. O ambiente ganha também com seu aroma, que perfuma todo o ambiente. Pode-se também compor a decoração com plantas e flores tropicais.

O que pedir de chá de panela? 

A comemoração é uma ótima oportunidade de a noiva pedir aos convidados vários utensílios que irão ajudá-la no dia a dia da casa nova. Veremos abaixo uma lista dos pedidos mais comuns para ajudar no seu Chá de Panela:

  1. Afiador de facas.
  2. Açucareiro.
  3. Batedor manual.
  4. Cafeteira.
  5. Centrífugas de frutas.
  6. Chaleira.
  7. Cutelo.
  8. Copo medidor.
  9. Escorredor de arroz.
  10. Espremedor de frutas.
  11. Faqueiro.
  12. Leiteira.
  13. Martelo de carne.
  14. Pegador de massa.
  15. Pilão.
  16. Quebra-nozes.
  17. Potes de vidro.
  18. Ralador.
  19. Torradeira.
  20. Vassoura.

Qual a diferença entre chá de cozinha e chá de panela?

Não há diferença entre o chá de panela e o de cozinha. Basicamente, eles são uma reunião de amigos comemorando o casamento da noiva. Há uma decoração toda especial para o evento e a noiva recebe presentes que irão ser úteis para a nova casa. 

No entanto, existe o Chá Bar, que é uma comemoração em uma casa de festas, um bar, e conta também com a participação de convidados, não só mulheres. É uma nova celebração que busca uma maior confraternização. 

Outro tipo de festa é o chá de lingerie. Nesta comemoração, a noiva irá receber peças de vestuário para serem utilizadas em sua noite de núpcias. As convidadas se divertem ao presentear a noiva com peças sexies e divertidas.

O Chá de casa nova é uma celebração em que a noiva apresenta a seus convidados a sua nova residência. Ele é realizado após a mudança para o novo imóvel. É organizado pelas madrinhas da noiva ou por seus familiares.

Como fazer um chá de panela com pouco dinheiro? 

Primeiramente, escolha um local que não seja muito caro. Um salão de festas de um prédio pode ser uma boa pedida. Escolha o cardápio com cuidado, pode-se ter salgados e doces gostosos sem gastar muito. Decore o ambiente com peças artesanais. Escolha lembrancinhas bonitas e baratas.

Conclusão

O chá de Panela é uma comemoração inesquecível. A noiva tem a oportunidade de compartilhar sua felicidade com os convidados que celebram o momento especial, com muita alegria e descontração. Além disso, a noiva ainda recebe vários presentes que serão muito úteis na nova vida do casal.

O casamento é um dos momentos de maior felicidade na vida à dois. O Chá de Panela é a celebração deste momento e deve ser organizado com muita dedicação e carinho, afinal, a noiva merece! 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.