O que Acompanha Carne Assada de Panela?

A carne assada de panela é um prato muito consumido pelos brasileiros. Normalmente, em sua preparação, ela é grelhada e fatiada. Pode ser servida de maneira usual ou como parte de outras refeições. A carne é marinada e selada, dando um sabor diferenciado ao alimento.

Um bom acompanhamento para a carne assada de panela são os legumes, como cebola, batata e cenoura, por exemplo. Ela é cozida junto a estes ingredientes, sua guarnição dá um sabor especial à refeição.

O que acompanha Carne Assada de Panela?

Esse tipo de prato é muito comum em reuniões de família, nos fins de semana. É muito fácil de preparar e possui um sabor delicioso, diferenciado. Os cortes mais comuns são o lagarto, fraldinha, cupim e maminha.

Quais opções de acompanhamento para a Carne Assada de Panela?

A batata é um ótimo acompanhamento para a carne de panela. O legume combina muito bem com o molho de carne. Pode-se utilizar batata frita, cozida, purê, entre outros. É uma ótima combinação, presente em muitos lares, em ocasiões especiais.

Alguns legumes como vagem, cenoura, ervilha e brócolis, trazem um sabor especial ao prato. Eles dão um colorido excepcional à refeição. A carne assada acompanhada por esses ingredientes é uma delícia, e é fácil de preparar.

A salada crua também pode compor o prato. O sabor da combinação de alimentos tão díspares deixam a refeição especial. Além de ser delicioso, é uma ótima opção para quem deseja ter uma alimentação mais saudável. 

Quem não gosta de macarrão? Uma carne assada junto a essa massa transforma o prato em uma refeição completa. O molho da carne fica uma delícia ao ser incorporado e dá um charme inconfundível à combinação.

O molho da carne de panela combina perfeitamente com um pão. Podem ser utilizados o francês, italiano e o sírio, por exemplo. Se preferir, a manteiga pode acompanhar e dar um sabor diferenciado.

Como se faz uma carne assada de panela? 

Uma carne assada de panela é um prato fácil, simples de se fazer. Primeiramente, deve-se escolher o corte da carne. O acém, músculo, costela, fraldinha, maminha e paleta são os mais indicados. Não é preciso gastar muito, o acém, por exemplo, tem um ótimo custo benefício.

Estes cortes de carnes podem ser cozidos em uma boa panela de pressão. Escolha a carne a seu gosto, alguns são mais gordurosos, outros fibrosos, magros e com um sabor acentuado. Novamente ressaltamos, escolha a carne que seja mais a seu gosto. No entanto, apresentaremos abaixo um prato utilizando acém.

Separe os ingredientes:  

Um quilo de miolo de acém em cubos, uma colher de óleo, duas folhas de louro, quatro dentes de alho, uma cebola picada, pimenta branca a gosto, duas colheres de vinagre,  cinco colheres de shoyu, cominho, noz moscada e sal.

Coloque todos os ingredientes em uma tigela. Misture e deixe marinando por 30 minutos. Aqueça a panela de pressão, coloque o óleo, a carne com o molho e os temperos. Baixe o fogo e deixe cozinhar por uma hora. Pronto, sua carne de panela está pronta.     

Outras receitas de carne de panela

Esta é uma receita para três convidados. Ela é fácil de fazer e demora apenas 30 minutos. Você pode escolher o tipo de carne que pode ser acém, paleta ou músculo, por exemplo. É um prato saboroso e simples.

Primeiramente, corte a peça em cubos grandes. Tempere com sal, pimenta e alho picado. Coloque óleo ou azeite na panela de pressão e quando estiver quente, coloque a cebola picada e refogue até murchar.

Coloque os pedaços de carne já temperados na panela de pressão e a tampe. Cozinhe por dez minutos no fogo baixo até pegar pressão. Retire a panela do fogo, espere a pressão sair e abra. Coloque meio copo de água e volte com a panela para o fogo. Após a panela chiar, espere mais 15 minutos de cozimento.

Após o tempo certo, retire a tampa da panela. Se ainda tiver água, deixe-a aberta, cozinhando mais um pouco. Espere o caldo secar e a carne dourar. Pronto, sua carne assada de panela está pronta para ser servida. 

Qual carne de panela é mais macia?

O acém é o pedaço maior e mais macio da parte dianteira do boi. Ele também é conhecido com agulha e possui algumas características que dão um sabor maior ao preparo. Além disso, é um corte relativamente barato.

A carne possui uma grande quantidade de colágeno. Este, quando derretido, se torna gelatinoso, umedecendo a carne. Dessa maneira, ela fica bem macia e saborosa, além de deixar o prato suculento.

O músculo também é bastante macio. Ele é conhecido como braço. Precisa ser cozido com bastante caldo. Também é rico em colágeno e é magro. É o corte preferido de muitos fisiculturistas. Pode-se escolher o corte traseiro ou dianteiro. 

Podemos destacar também o peito, lagarto, e ossobuco. Essas peças são ideais para se cozinhar na panela de pressão. Quando amolecidas, elas se tornam saborosas e polposas.

O que fazer com a carne que ficou dura?

Quando um pedaço de carne fica duro, é possível deixá-lo mais macio seguindo algumas dicas que iremos apresentar a seguir:

  • Bicarbonato de sódio – Despeje um pouco do produto na peça de carne. Deixe-a descansar por até duas horas. Lave a carne com água corrente e tempere-a à sua maneira.
  • Marine com azeite e vinagre – Deixe a peça marinar por duas horas. A carne ficará saborosa e muito macia.
  • Marine com cerveja – A carne fica com um sabor diferenciado, além de obter uma textura mais macia.
  • Utilize um limão – Esprema o limão e esfregue na peça de carne. Pode deixá-la marinando por algumas horas antes de cozinhar.

No caso de sua carne de panela ficar dura durante o cozimento, procure utilizá-la em receitas diferenciadas. São inúmeras possibilidades de se utilizar a peça:

Você pode picá-la em diversos cubos ou pedaços. Coloque óleo em uma frigideira, adicione batatas, cebola e pimentão verde, entre outros vegetais. Utilize sal e pimenta para temperar. Adicione a peça de carne depois de um tempo, ela deverá ficar no centro da panela, ao lado dos vegetais. 

Outra dica é cortar a carne em fatias magras. Acrescente seu molho preferido, cozinhe até que a peça fique quente. Pegue um pedaço de pão, coloque a carne em cima, coloque o molho e acrescente outra peça em cima. O molho deixa a carne mais úmida, suculenta.

É possível também desfiar a carne. Para tal, deve-se utilizar dois garfos. Um serve para  segurar a peça e o outro para ir desfiando aos poucos. Depois, é só jogar um molho de churrasco na panela e ferver. Reduza o fogo e jogue a carne, deixando cozinhar por dez minutos. Pode-se colocar a peça em um pão de hambúrguer e servir.

Como temperar a carne de panela

Separe ingredientes como sal refinado, alho, cebola, pimentão, tomate e folhas de louro. Use vários tipos de temperos a seu gosto. Misture a carne e os ingredientes e coloque-os na panela de pressão. Sua carne de panela ficará uma delícia.

Um tempero clássico para a carne de panela utiliza cebola, sal e pimenta do reino preta, de preferência moída. É só adicionar temperos como louro, cebolinha, alecrim e tomilho. Deve-se acrescentar estes ingredientes no final do cozimento.

Os melhores temperos para uma carne assada são o alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri, cominho, cravo-da-índia, gengibre fresco ralado, pimenta calabresa, pimenta chilli, raiz forte, salsa, mostarda em pó e tomilho.

Dicas para fazer uma carne de panela deliciosa 

De início, escolha uma peça de carne macia e saborosa. Pré aqueça a água que será utilizada no cozimento. Corte a carne crua em grandes tubos. Sele a carne, doure-a na panela com óleo vegetal, azeite de oliva ou manteiga.

Utilize o caldo da carne para refogar o tempero. Coloque os temperos verdes depois de recolocar a carne na panela. Ponha a medida certa de água, nem mais, nem menos. 

Utilize o fogo alto na panela de pressão até ela apitar. Depois coloque-a em fogo médio. Cozinhe batatas junto à carne. Finalize o prato com um molho. Com essas dicas, a sua carne assada de panela ficará uma delícia. Seus convidados irão adorar.

Conclusão

A carne assada de panela é um prato delicioso que nos remete à infância, no encontro da família, em um almoço ou jantar especial. Existem diversas receitas simples de se fazer que deixam a carne saborosa e suculenta.

Além disso, é um prato saudável, pois a carne é cozida e vem acompanhada de diversos legumes e verduras. Não há frituras ou ingredientes nocivos à saúde. Pode-se degustar da refeição sem ter medo da balança.

As peças de carne não são caras. É possível preparar uma refeição completa sem gastar muito. Para fazer um prato com muito sabor, pode-se utilizar vários ingredientes para compor os temperos.

As receitas da carne são simples. É possível cozinhar as peças com rapidez e praticidade. Se você tiver alguma dúvida sobre como preparar uma carne assada de panela, ou buscar outras receitas, deixe um comentário abaixo. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.