São tantas as opções de tipos e modelos que a gente acaba se perdendo na pesquisa. Por isso resolvemos ir por partes, e analisaremos um por um, ao invés de vários ao mesmo tempo. Nosso intento hoje é verificar se o micro-ondas midea 20L é bom de verdade.
Em relação à fabricante Midea, podemos afirmar que é uma das empresas que mais tem prosperado no Brasil, além de ser muito elogiada por seu atendimento ao consumidor. E ainda possui uma boa relação custo-benefício, pois seus produtos têm preços acessíveis.
Faremos hoje uma análise das informações que adquirimos sobre a marca, os modelos e também sobre a opinião dos consumidores. Quer formar uma opinião convicta sobre esse modelo específico? Continue conosco.
Conteúdo
Sobre a Midea
A Midea Carrier originou-se da fusão de duas consagradas marcas no mercado mundial: a Midea e a Carrier. A primeira é líder na manufatura de eletrodomésticos, e a segunda é líder em climatização. A Carrier foi fundada por Willis Carrier, o inventor do ar-condicionado.
Nos últimos meses a Midea teve nota 8,3 no Reclame Aqui, o que é considerado uma nota muito boa. Teve 1143 reclamações, e todas tiveram resposta e 70,2% dos compradores afirmam que voltariam a fazer negócio.
Sua ampla rede de assistência técnica é muito elogiada, e não é só pelo atendimento rápido, mas também pela solução do problema. Possui uma boa relação custo-benefício e compete de igual para igual em relação a preço e funcionalidades com os concorrentes da praça.
Como saber se o Micro-ondas Midea 20l é bom?
As pessoas que já possuem um micro-ondas comprovam sua utilidade, e as que ainda não tem, na maioria, querem ter um o quanto antes. Hoje em dia ter um aparelho desse em sua cozinha passou a ser quase que uma necessidade.
Diante da infinidade de opções, antes de adquirir o seu é preciso fazer uma análise minuciosa. O processo de compra exige uma combinação entre o que você precisa e as especificações do equipamento.
Só então terá convicção de estar adquirindo o modelo que melhor se adapta ao seu perfil.
As principais especificações são:
Capacidade
O conceito de capacidade tem relação com o tamanho total do dispositivo. Diferencia-se um pouco da capacidade útil, que é a capacidade interna do produto, e é a mais importante na hora de usar, e que é menor do que o volume total do aparelho.
Em resumo podemos dizer que é o espaço de fato que um prato ou alimento ocupa, podendo girar sem esbarrar nas laterais nem no teto. Assim, quanto maior for a capacidade, maior poderá ser também o prato ou o peso a ser colocado em seu interior.
Se você é do tipo que costuma preparar refeições maiores ou esquentar pratos grandes, procure um micro-ondas igualmente grande, com capacidade útil equivalente.
O tamanho e a capacidade do aparelho deve ser compatível com a quantidade de pessoas que serão servidas por ele. Quanto mais pessoas, maior deverá ser o micro-ondas.
Normalmente, os micro-ondas até 25 litros são indicados para casais ou pessoas que moram sozinhas. Serve, no máximo, 3 pessoas.
Aqueles que possuem de 26 a 30 litros são um pouco maiores, e aceitam travessas maiores para receitas mais elaboradas. São indicados para famílias compostas por 4 até 6 pessoas. Os que possuem mais de 30 litros são perfeitos para famílias maiores.
Como são maiores e geralmente possuem mais funcionalidades, costumam ser também mais caros.
Potência
Quanto maior for a potência, mais forte será o sinal de micro-ondas que incidirá no alimento a ser esquentado ou cozido. Um forno com maior potência, portanto, esquenta o alimento em menos tempo.
Quanto mais potente for o equipamento, mais rápida a comida ficará pronta. A potência também é a responsável direta pelo consumo de energia elétrica. Muitos aparelhos possuem controle de potência, que costuma ser numa escala de 1 a 10.
Para grande parte das receitas, incluindo as pré-programadas pelo dispositivo, é utilizado 100% da potência. Nem sempre, porém, é preciso usar toda a potência disponível. Derreter manteiga, por exemplo, é um desses afazeres que não precisa de 100% de potência.
Não resolve usar potência máxima para todo tipo de alimento, pois pode trazer um resultado não desejado, como, por exemplo, torrar a refeição. Alguns chegam a torrar por fora e continuar cru por dentro.
De todo modo, para não haver dúvidas, os manuais costumam detalhar a potência indicada para cada tipo de uso.
Se, no entanto, sua intenção for apenas esquentar um prato de comida, por exemplo, aconselha-se usar uma potência menor, pois a refeição absorve o calor na superfície e leva aos poucos para o interior.
Se o micro-ondas será usado para aquecer ou preparar refeições menores, um equipamento de 700 a 1100 watts será suficiente.
Selo
O selo de eficiência energética é quem define a quantidade de energia que o aparelho gasta quando em funcionamento. Esse selo é emitido pela Eletrobrás, e é supervisionado pelo INMETRO.
Em relação ao micro-ondas especificamente, são levados em conta não só a potência, mas também o controle de temperatura, dentre outros.
Produtos com o selo “A” são os mais econômicos, e podem aliviar não somente seu bolso, mas também a natureza a longo prazo.
Funcionalidades
Sabendo de antemão suas necessidades como consumidor, ficará fácil definir quais funcionalidades seu equipamento deve ter.
Além das funções básicas, como aquecer e preparar pequenas porções, a maior parte dos aparelhos têm funcionalidades extras, tornando o produto mais eficiente. Existem no mercado atualmente aparelhos que podem programar até 50 receitas.
Alguns, inclusive, oferecem a opção de você pré-programar suas receitas particulares. Algumas das funcionalidades mais comuns são Receitas Pré-programadas, Descongelar, Limpa Fácil e Manter Aquecido.
Essas são as mais encontradas, existindo outras no mercado.
1. Micro-ondas, 20L- Midea

Esse micro-ondas branco espelhado de 20 litros produzido pela Midea foi criado para facilitar sua vida na cozinha. A função Minuto Fácil oferece acesso imediato às teclas de 1, 2 e 3 minutos, uma das funções mais usadas nesse tipo de equipamento.
Sua porta espelhada chama a atenção até aos menos avisados: um charme à parte. Possui várias receitas pré-programadas e conta com aquecimento para diversos alimentos como pipoca, batata, arroz, brigadeiro e muito mais.
A função Toque Rápido tem opções de +30seg, +1min ou +5min, deixando a operação mais fluida. Tem trava de segurança eletrônica de bloqueio do painel, impossibilitando acidentes.
A função Limpa Fácil limpa automaticamente o interior do aparelho. Basta colocar um copo de água e pedaços de limão no prato giratório e acionar a função.
Prós | Contras |
|
|
| |
|
Alternativas para Microondas Midea
Faremos agora um review de um micro-ondas da Brastemp e outro da Electrolux para fazer frente ao Midea.
1. Micro-ondas, 20 Litros – Brastemp

Esse micro-ondas Espelhado BMS20AR da Brastemp é, em todos os aspectos, refinado e minimalista. O Menu Especial tem mais de 10 receitas salgadas e doces com tempos e potências pré-programadas para deixar os pratos sempre no ponto.
As funções Pré-preparo personalizam o derretimento e o descongelamento para variados tipos de pratos, tornando o preparo muito mais simples e rápido.
É um modelo indicado para casais ou pessoas que moram sozinhas, pois é um tipo compacto de apenas 20 litros de capacidade.
Suas medidas são: 46,4 cm de largura, 27,7 cm de altura e 36,0 cm de profundidade. Tem alimentação disponível para 110V e 220V. É um tipo para ser colocado na bancada, com painel digital e tem prato giratório de 24,5 cm. A capacidade de volume útil é de 13 litros.
Prós | Contras |
|
|
| |
|
2. Micro-ondas, 20L – Electrolux

Esse micro-ondas MTD30 fabricado pela Electrolux é um aparelho com avançada tecnologia que traz praticidade para o seu cotidiano. Ele vem com a tecla Aquecer Refeição, que permite manter e aquecer os pratos.
Vem com trava de segurança, evitando que crianças e pessoas não habilitadas liguem o aparelho. Seu design vanguardista deixa qualquer cozinha mais elegante e requintada.
Através da função Descongelar é possível descongelar feijão, peixe, frango e carne, o que favorece o preparo de receitas. Tem 10 níveis de potência, tornando simples assar variados tipos de refeições, como bolos, carnes e outros.
Vem com menus que deixam sua atuação na cozinha mais eficiente, como os menus Kids, Sobremesas, Descongelar e Dia a Dia. Tem também a tecla Início +30s.
Prós | Contras |
|
|
| |
|
Conclusão: Micro-ondas Midea 20l é bom ou não?
A principal virtude do micro-ondas Midea 20 litros é ter uma boa relação custo-benefício. Seu preço é acessível e a assistência técnica é muito elogiada. O principal ponto negativo é uma quantidade relativamente grande de reclamações logo nos primeiros meses de uso.
Suas funcionalidades são elementares e o design não é tão moderno, mas no conjunto é um bom produto. Se sua ideia for adquirir um equipamento com funcionalidades básicas, mas bom preço, esse Midea 20 litros é uma boa escolha. Pode confiar.
Você pode gostar também

Advogado formado pela FDMC e músico nas horas vagas. Trabalhou no comércio por mais de 30 anos e, agora, deu uma guinada no sentido da redação. Atua na editoria de eletrodomésticos, portáteis, bebidas e utensílios de cozinha.