melhores umidificadores de ar

Os 7 Melhores Umidificadores de Ar em 2021

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar saudável vai de 50% a 80%. Claro que isso varia muito de região para região, por isso você precisa ter o melhor umidificador de ar.

Com o aumento da poluição, sobretudo nas grandes cidades, começam a aparecer com mais frequência os distúrbios respiratórios, ou ainda o agravamento da enfermidade em quem já a possui por causa da péssima condição do ar.

Tomar água regularmente ajuda bastante na hidratação e, por consequência, na respiração. O uso do umidificador, no entanto, é muito recomendado, pois inserem corpúsculos de água no ar, fazendo com que fique bem mais ameno para respirar.

Melhores umidificadores de ar do mercado

Com o intuito de ajudá-lo nessa escolha, listamos os melhores umidificadores de ar para orientá-lo na triagem.

1. Umidificador Digital Inteligente – Elgin

Melhor relação custo/benefício

Esse produto possui um reservatório de 2,5 litros e seu design é bem contemporâneo. Tem uma ótima relação custo-benefício e é considerado o mais eficiente umidificador digital.

Possui 3 opções de fluxo de nebulosidade, para se adequar às dimensões do recinto ou mesmo à sua conveniência respiratória.

É pequeno, leve e muito prático de se transportar. É bivolt e não apresenta nenhuma dificuldade para operá-lo. 

Acompanha um display digital que marca quantidade de calor e umidade relativa do ar. Ao chegar na umidade programada ele desliga automaticamente

Quando a água acaba, ele emite um sinal para avisar de reabastecê-lo.

Possui engenharia ultrassônica que transforma água em névoa através de vibrações que quebram a molécula de água.

Prós

Contras

✅ Mais eficiente umidificador digital

✅ Possui tecnologia ultrassônica

🚫 Estrutura frágil


2. Umidificador Ultrassônico 3L – G-Tech

Melhor avaliação na Amazon

Esse aparelho se caracteriza por produzir uma névoa muito tênue, devido ao fato de ter duas saídas, permitindo uma maior abrangência da umidade no recinto.

Possui operação ionizadora, evitando que microorganismos se espalhem no ar. Seu receptáculo para água comporta até três litros, possibilitando autossuficiência de até dez horas, funcionando em máxima potência.

Desliga de modo automático assim que a água acaba. Gasta pouca energia e quase não faz barulho. É eficiente e não é caro.

Dos umidificadores de ar menores, o Allergy Free é o mais elogiado. É leve e sua névoa tênue permite uma respiração confortável e transmite a percepção de ar puro.

Quando o nível da água estiver muito baixo ele emite um sinal, e desliga de maneira autônoma assim que a água acaba.

Prós

Contras

✅ Função ionizadora

✅ Saída de névoa dupla

🚫 Solta água quando em potência máxima


3. Umidificador Ultrassônico 5L – G-Tech

Grande autonomia

Esse aparelho tem uma autonomia de até 17 horas mesmo ligado à potência máxima, devido ao seu grande reservatório de 5 litros.

É ionizador, o que significa que elimina bactérias e fungos; possui timer que permite desligar sozinho, representando mais segurança e comodidade para o usuário.

Possui um gerador de altíssima frequência, capaz de produzir um vapor de água bem tênue; 1 ano de garantia e ainda é bivolt. 

É muito silencioso, pode ter certeza que seu sono não será incomodado pelo barulho deste umidificador. Vem acompanhado de um filtro para purificar a água.

Apesar de seu grande reservatório de água, é considerado compacto e fácil de transportar. Quando acaba a água do compartimento ele desliga automaticamente.

Prós

Contras

✅ Reservatório de 5 litros

✅ Possui função ionizadora

🚫 Vapor pouco disperso


4. Umidificador AIR1000-BR – Black+Decker

Melhor opção de compra

Esse apetrecho já chama atenção logo de cara pela aparência. Curioso é que ao mesmo tempo que chama atenção é discreto, encaixando-se tranquilamente em qualquer ambiente.

Seu filtro é altamente eficaz, extinguindo 99,9% da sujeira da água, propiciando uma névoa puríssima e higiênica. 

Vem acompanhado de um reservatório para essências sem óleo e fragrâncias, permitindo que, além de umidificar o ar, ainda o deixa perfumado.

Possui um diferencial exclusivo, que é ser autovolt, podendo ser acionado em tomadas 110v ou 220v. 

O equipamento desliga sozinho assim que a água acaba. É possível ainda regular a força e a direção da névoa.

Prós

Contras

✅ Possui filtro contra impurezas

✅ Baixo consumo de energia

🚫 Cabo elétrico pequeno


5. Umidificador Comfort Air 6 – Mondial

Melhor umidificador de ar grande

Esse umidificador irá, com certeza, melhorar suas noites de sono quando o tempo estiver muito seco. 

Como seu reservatório é grande, pode ser usado em lugares maiores que mesmo assim cumprirá bem sua função.

Fica até 14 horas sem precisar reabastecer com água, gasta muito pouco e é silencioso. Possui uma luz azul em seu interior que pode não ser legal para quem gosta de dormir na escuridão absoluta, pois não há como apagá-la.

É possível regular a potência da névoa, o que permite deixar todo tipo de ambiente fresco e saudável. Seu complexo ultrassônico de produção de névoa fria umidifica recintos com ar seco ou mesmo que sejam resfriados por ar-condicionado.

Prós

Contras

✅ Reservatório grande de 4 litros

✅ Desligamento automático

🚫 Luz interna não apaga


6. Umidificador Ultrassônico HC115 – Fischer Price

Melhor umidificador de ar para bebê

Esse é considerado o melhor umidificador infantil. Vem com uma lâmpada para iluminar o recinto, nos moldes de um abajur. 

Faz pouquíssimo barulho e aceita 3,5 litros de água, permitindo funcionar por até cinco horas. E quando a água se esgota, ele possui um sensor que o faz desligar automaticamente.

Possui uma repartição para colocar óleos perfumados, deixando o recinto aromatizado e com a umidade perfeita.

Por ser um aparelho para crianças, tem um recurso que as crianças adoram: ele pode ser personalizado com desenhos, podendo-se remover e desenhar novamente, quando desejar. 

Além disso, pode ser desmontado, facilitando a limpeza. O bico é móvel, e pode ser direcionado para onde se achar melhor.

Prós

Contras

✅ Possui função luminária

✅ Possui compartimento para essência

🚫 Luz não apaga quando está ligado


7. Umidificador Portátil Abajur Ventilador – Luatek

Melhor umidificador de ar portátil

Esse é considerado o melhor umidificador portátil. Também funciona como ventilador e abajur. No primeiro momento, ao se olhar de relance, nem parece o aparelho eclético que é, se assemelha mais a um enfeite, tamanha é sutileza de seu design.

É facílimo de ser carregado, por isso indicado para viagens em geral. Repõe com eficiência a umidade de recintos ressecados, incluindo aqueles que são constantemente submetidos ao ar condicionado.

Possui 7 opções de cores em sua luz de led em um único aparelho. As cores podem ser alternadas de modo automático ou manualmente, ou podem ser apagadas conforme sua preferência.

É, ao mesmo tempo, um aromatizador de ambientes, sendo aconselhável usar somente essências não oleosas. Em seu reservatório cabem 450ml de água.

Prós

Contras

✅ Design moderno

✅ É também ventilador e abajur

🚫 Ventilador frágil


Como escolher o melhor umidificador de ar

Para acertar na escolha do melhor umidificador de ar, é preciso seguir alguns parâmetros. Estes parâmetros, somados a outras questões, como por exemplo a periodicidade com que será usado e o tamanho do ambiente, é que apontaram para o aparelho mais indicado para suas necessidades.

Se você é do tipo muito atarefado e não tem muito tempo para dar a manutenção, prefira aparelhos com reservatórios maiores, pois demoram mais tempo até que seja necessário colocar mais água.

Se preferir os mais baratos e menores, indicamos os modelos portáteis.

Vamos às principais diferenças.

Tipos e tecnologias

Um umidificador de ar funciona por diversos recursos, e esse é um elemento que deve ser levado em consideração antes de adquirir o seu.

Existem 3 tipos de umidificador. São eles:

  • Impulsor: O grande trunfo desse modelo é que ele é o mais barato de todos. Por outro lado, requer mais atenção na hora de limpar, pois contém um disco de rotação que joga água no seu difusor. Em seguida, a água é esguichada em forma de uma fina névoa. Assim como o ultrassônico, trabalha soltando névoa fria.
  • Evaporativo: A água do receptáculo é absorvida por meio de uma espuma, mecha de pano ou mesmo um papel. Em seguida é soprada para fora por um pequeno ventilador. Possui regulagem automática, que faz com que vá gradativamente diminuindo o fluxo da exalação, à medida que a umidade do ar for aumentando.
  • Ultrassônico: Esse é o tipo mais comum e o mais fácil de usar. As moléculas de água são quebradas por intermédio de vibração e, em seguida, expelidas ao ar. É famoso por ser silencioso. Ao invés de vapor aquecido, como o tipo vaporizador, a bruma que se desprende é fria.

Modelo

O modelo do aparelho também irá influenciar diretamente no resultado da nebulização como no preço do produto.

Modelos que possuem várias funções, também chamados híbridos, umidificam, ventilam, climatizam e até funcionam como fungicidas e bactericidas.

Se você prefere um dispositivo compacto, fácil de carregar para onde quer que seja, e sem perder a eficiência,os umidificadores portáteis são os recomendados para esses casos.

Para espaços maiores e empresariais, indicamos os modelos industriais. Normalmente podem ser fixados na parede e possuem múltiplas funções.

Capacidade do reservatório

A vantagem de se ter um reservatório com maior capacidade é que você precisará colocar água menos vezes. Lembrando que não é só o tamanho do reservatório que irá determinar o tempo de umidificação, mas a soma deste a outros recursos.

De todo modo, se você precisa de tempo superior a 10 horas de operação ininterrupta, dê prioridade a reservatórios de 2 ou mais litros.

Tempo de funcionamento

O tempo de funcionamento irá variar em razão da capacidade do reservatório, somada a outros critérios.

Em média, o umidificador consegue ficar de 8 a 40 horas sem reabastecimento, embora o mais comum seja entre 10 e 20 horas.

Como não é uma variação pequena, esse quesito passa a ter um peso grande no momento da escolha pelo aparelho mais apropriado para você.

Capacidade de limpeza

Pode parecer algo sem importância, mas a limpeza do equipamento é essencial, pois influi no resultado final do processo.

Alguns modelos são mais difíceis de limpar do que outros, como, por exemplo, aqueles que possuem locais onde não se consegue chegar com um pano ou mesmo uma pequena escova.

Prefira, então, aparelhos mais simples de limpar, até por uma questão de saúde. Aqueles que permitem retirar o reservatório de água merecem preferência, pois podem ser higienizados com muito mais facilidade.

Voltagem e potência

Antes de adquirir qualquer tipo de eletrodoméstico, é preciso muita atenção à voltagem do mesmo.Isso é importante para você não ser pego de surpresa, podendo até queimar o aparelho antes mesmo de usá-lo.

Confira com atenção se a voltagem do dispositivo é a mesma das tomadas de sua casa. No Brasil, a maioria das tomadas são 110V, mas existem várias cidades onde a voltagem é 220V.

A boa notícia é que hoje em dia existem equipamentos que já saem de fábrica bivolts, impossibilitando que se queimem ao se ligar em tomadas incompatíveis. São, portanto, muito mais práticos e protegidos, podendo ser usados tanto em tomadas 110V quanto 220V.

A potência se resume na força que o umidificador possui de espargir névoa pelo recinto. É preciso, portanto, equiparar o tamanho do ambiente com a potência do umidificador de ar, para que não fiquem espaços sem névoa.

Como limpar o umidificador de ar

A primeira coisa a se fazer é tirar o fio elétrico da tomada. Em seguida, remova o filtro. Lave-o em água corrente, sem usar nenhum tipo de produto de limpeza.

Existem aparelhos que necessitam trocar o filtro com relativa regularidade. Fique atento, portanto, às orientações da fábrica e faça a troca como aconselham.

Para lavar o reservatório de água, faça da seguinte forma. Retire toda a água, coloque 3 xícaras de vinagre branco de álcool e agite até que todo o recipiente seja atingido pelo vinagre. Depois é só enxaguar.

Os outros locais devem ser lavados com uma bucha embebida em água misturada com vinagre. O vinagre é ótimo para eliminar bactérias e fungos.

Perguntas frequentes

Faz mal dormir com o umidificador de ar ligado?

Não vamos dizer que faz mal, mas não aconselhamos deixar o aparelho ligado enquanto dorme. À noite a umidade aumenta pela ausência do sol e, somada à umidade do umidificador, pode umidificar exageradamente o ambiente, propiciando o aparecimento de mofo, podendo ser prejudicial principalmente para pessoas que têm alergia. 

Quando se deve usar umidificador de ar?

Uma boa medida é ligar o dispositivo umas 3 horas antes de deitar e, antes de dormir, desligá-lo. Esse tempo é suficiente para tornar o ar de seu quarto equilibradamente úmido.

Qual a diferença de umidificador de ar ultrassônico?

A diferença está na aplicação prática da técnica. Enquanto o impulsor se utiliza de um motor para sacudir a água e um difusor para soltar a névoa, o umidificador ultrassônico se utiliza de um vibrador por ultrassom para produzir a névoa que depois é soprada para fora. Como não esquentam a água, é saudável colocar água filtrada no dispositivo.

O que fazer quando o umidificador não solta névoa?

Tente o seguinte: remova o receptáculo da água e ligue o aparelho. Se diminutas gotas ficarem pulando para fora e aparecer uma névoa sobre a água, significa que o umidificador está funcionando bem. É provável, nesse caso, que alguma coisa esteja impedindo a saída do vapor.

Pode usar umidificador a noite toda?

Esse procedimento não é aconselhável, sobretudo para quem tem problemas respiratórios. Corre-se o risco do ar ficar demasiadamente úmido, o que também é prejudicial. A maneira mais segura de utilizar à noite é ligar umas 3 horas antes de deitar, e desligá-lo quando for dormir.

Qual distância deve ficar o umidificador da pessoa?

O importante é o equipamento não ficar nem muito longe, nem muito perto. Um a dois metros é a distância perfeita.

Pode usar umidificador junto com ar-condicionado?

O ar-condicionado retira a umidade do ar, ou seja, faz uma função inversa ao do umidificador. De todo modo, não há problema nenhum em ligar os dois ao mesmo tempo, mesmo sendo o umidificador separado do ar-condicionado.

Conclusão: qual o melhor umidificador de ar

A melhor opção de compra é o Umidificador AIR1000-BR, Black+Decker.

Esse equipamento já chama atenção logo de cara pela aparência. Curioso é que ao mesmo tempo que chama atenção é discreto, encaixando-se tranquilamente em qualquer ambiente.

Seu filtro é altamente eficaz, extinguindo 99,9% da sujeira da água, propiciando uma névoa puríssima e higiênica. 

O umidificador com a melhor relação custo-benefício é Umidificador Digital Inteligente, Elgin.

Esse produto possui um reservatório de 2,5 litros e seu design é bem contemporâneo. É considerado o mais eficiente umidificador digital.

Possui tecnologia ultrassônica que transforma água em névoa através de vibrações que quebram a molécula de água.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *