Quais os Melhores Tipos de Panela para Saúde: Vantagens e Desvantagens

Você já se perguntou quais os melhores tipos de panela para saúde?

Não é apenas a comida que faz diferença para a nossa saúde e a qualidade de vida. Pois, o recipiente onde preparamos o alimento também tem participação fundamental nesse processo.

Se o material não for de boa qualidade, além de não cozinhar de forma adequada, a panela pode conter outros perigos. Por exemplo: substâncias tóxicas.

Então, é preciso ter cuidado ao escolher uma panela. E foi pensando nisso que elaboramos esse artigo sobre quais os melhores tipos de panela para saúde. Incluindo vantagens e desvantagens.

Acompanhe.

1. Panela de barro, cerâmica e vidro temperado

As panelas de barro e cerâmica, e os utensílios de vidro temperado para ir ao forno, são comuns. E há quem diga que fazem muito bem para a saúde.

Na verdade, uma boa panela de barro é excelente para o preparo dos alimentos, é uma excelente opção para quem deseja preparar receitas saudáveis, pois não libera nenhum composto químico durante o cozimento. Porém, tem os seus pontos fracos.

Uma dica importante ao usar uma panela de barro é não deixar o alimento cozinhar com pouca água. Do contrário, pode deixar a comida ressecada. Já refratários de vidro só devem ser usados no forno.

Prós

Contras

✅ Não são tóxicas

✅ A panela de barro deixa a comida com um sabor mais caseiro

✅ Conserva o calor por mais tempo

🚫 Algumas são frágeis, podem quebrar com facilidade

🚫 Mais adequadas para ir ao forno

2. Panelas de alumínio

Quem procura saber quais os melhores tipos de panela para saúde sabe: as panelas de alumínio estão entre as mais comuns.

Mas, além de muito presentes na maioria das cozinhas, também são boas escolhas para quem quer cuidar da saúde. Isso porque, são seguras para uso. 

Além de distribuírem o calor de forma uniforme. O que significa um processo de cozimento mais uniforme e rápido. 

A dica para cozinhar com panelas de alumínio de forma segura é não guardar os alimentos nela depois de cozidos. Portanto, armazene em recipientes de vidro, se necessário.

Prós

Contras

✅ São mais baratas

✅ Conduzem bem o calor

🚫 Podem soltar alumínio na comida, quando armazenam o alimento por muito tempo.

✅ Rápido cozimento

3. Panelas de aço inox

O aço inox é outro material comum na fabricação de panelas. Pois, é versátil e também tem um preço acessível.

É um material durável, produzido a partir de uma mistura de 8% de níquel e 18% de cromo. Mas, será que fazem bem para a saúde? A resposta para essa pergunta é sim. Veja porquê.

As panelas de aço inox são ótimas escolhas para qualquer cozinha. Contudo, evite as arranhadas e amassadas, pois são essas que podem liberar metais na sua comida.

Prós

Contras

✅ Dificilmente liberam metais para o alimento

✅ Distribuem bem o calor

🚫 Podem queimar o alimento, já que tem um rápido processo de cozimento

✅ Cozinham rápido

✅ Fáceis de manter

4. Panela de pedra sabão

As panelas de pedra sabão não são tão fáceis de encontrar. Portanto, pode ser que você nunca tenha visto uma. Mas, apesar de ser mais rara, é um dos materiais mais seguros que existem para cozinhar.

A pedra sabão conserva o calor por mais tempo porque o libera muito lentamente. Então, isso significa que essa panela também demora muito para aquecer.

São ótimas opções para grelhar e assar carne. Para lavar sua panela de pedra sabão, use detergente, água e um pouco de sal.

Prós

Contras

✅ Não libera nenhuma substância tóxica na comida

✅ Ideal para cozimentos lentos

✅ Mantém o calor por muito tempo

🚫 São muitas pesadas

🚫 Precisa ser manuseada com cuidado, para não haver risco de queimaduras

🚫 Demora para esquentar

5. Panela de ferro

Outro utensílio muito presente nas cozinhas brasileiras, a panela de ferro é ideal para quem tem anemia. Isso ocorre porque, durante o cozimento, a panela libera pequenas quantidades de ferro para os alimentos.

Contudo, ao contrário de alguns metais que são tóxicos, o ferro é um nutriente essencial para o organismo. Dessa forma, as pequenas quantias desse nutriente que a panela libera servem como uma suplementação natural.

Ótima dica para quem quer saber quais os melhores tipos de panela para saúde. E esse não é o único benefício dessa panela.

Para sua panela de ferro durar por muito tempo, a dica é cuidar ao lavar, usando apenas esponja macia, água e sabão. Além de manter a panela sempre seca, para evitar a ferrugem.

Prós

Contras

✅ Cozinham o alimento em elevadas temperaturas

✅ Ótimas para o preparo de carnes e frituras

✅ Não apresenta riscos à saúde

🚫 Demora mais para esquentar

🚫 São pesadas

🚫 Podem acumular ferrugem

Dicas finais

Ao escolher uma nova panela para a sua cozinha tenha cuidado com os produtos muito baratos. E preste atenção aos detalhes, como a composição do material e a confiabilidade do fabricante.

Na dúvida, não leve! Afinal, não vale a pena arriscar a sua saúde e comprar um produto de qualidade duvidosa. 

Mas, isso não é tudo. Já que ao investir um pouco mais e comprar uma panela de boa procedência, ela vai durar muito mais tempo na sua cozinha.

Agora que você já sabe quais os melhores tipos de panela para saúde, aproveite e deixe seu comentário!

Você pode gostar também

1 comentário em “Quais os Melhores Tipos de Panela para Saúde: Vantagens e Desvantagens”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.