Os 7 Melhores Raladores em 2021

O ralador é um item muito simples, porém absolutamente necessário em toda cozinha. É bem provável que você tenha um em sua casa. Caso não tenha, ou se quiser trocar por um novo, vamos ajudá-lo a escolher o melhor ralador para o seu perfil.

Mesmo que você goste de cozinhar e sinta prazer em servir as pessoas, se puder ser rápido é melhor, não é mesmo? É nessa hora que entra o ralador e, se for elétrico, mais agilidade ainda.

Apesar de práticos, os raladores nem sempre são muito seguros. Por isso, hoje em dia, muitos raladores têm proteção para os dedos. Vamos aos melhores da nossa lista.

Melhores raladores para comprar online

Acompanhe nosso ranking dos melhores raladores do mercado:

1. Ralador Legumes Mandolin - Benriner

Grande precisão no corte

2. Ralador Fatiador Profissional Mandoline -Ut

Fácil de manusear

3. Ralador Mandolin 5 lâminas - Uny Gift

Simples e versátil

4. Cortador e Fatiador de Mandolina - Houpda

Possui 11 opções de corte

5. Ralador Mandoline - KitchenAid

Afiadíssimo

6. Ralador com Espiralizador - Oxo

Tradicional e eficiente

7. Ralador Fatiador Mandoline - Mimo

Para uso doméstico ou profissional

1. Ralador Legumes Mandolin – Benriner

Grande precisão no corte

Esse ralador japonês, comercializado pela Benriner, é muito completo e atende desde os iniciantes até os chefs profissionais.

Ele possui uma chave giratória que permite um corte bem preciso e com espessuras mínimas, tanto para hortaliças quanto para frutas.

Vem acompanhado de 3 lâminas de diferentes tamanhos, que podem ser trocadas conforme se queira um corte mais fino ou mais grosso.

Suas lâminas são fabricadas em aço inoxidável, tornando-as altamente duráveis, além de simples manejo e higiene.

Possui ainda um método que protege os dedos de se machucarem. Esse método é muito importante pois é muito comum as pessoas ralarem os dedos junto dos alimentos.

Prós

Contras

✅ Corta fatias ultrafinas

🚫 Serve apenas para legumes

✅ Possui proteção para os dedos

2. Ralador Fatiador Profissional Mandoline -Ut

Fácil de manusear

Esse é um dos melhores raladores para manusear. É só encaixar a manivela na parte de trás e prendê-lo em alguma mesa ou bancada por intermédio de uma ventosa que fica em seu fundo.

Em seguida é só introduzir o legume, o queijo ou a verdura no copo e girar a manivela manualmente.

Vem acompanhado de 3 tipos de lâminas em aço inox, acessório para empurrar o alimento evitando que se machuque os dedos, anel de travamento, um cortador e um fatiador. 

É indicado para uso caseiro. É seguro, simples de lavar e manejar. Totalmente desmontável para higienização.

O Mandoline multifunção é usado para fatiar e ralar frutas, grãos, temperos, queijos, verduras, vegetais e todo tipo de ingredientes.

Prós

Contras

✅ Possui 5 espécies de lâminas

🚫 -

✅ Ótimo corte

3. Ralador Mandolin 5 lâminas – Uny Gift

Simples e versátil

Com esse ralador você pode fazer uma infinidade de pratos com muito mais rapidez e praticidade, por isso sugerimos que tenha um em sua cozinha.

Ele possui 5 espécies de lâminas, cada uma para um determinado tipo de corte, e para todo tipo de alimento. Não só tem vários tipos de corte, como também variada espessura dos cortes.

Essas lâminas em aço inoxidável são encaixadas em seu suporte de plástico. Então é só escorregar o alimento pela lâmina para fatiá-lo.

Trata-se de um produto muito simples de higienizar e de descomplicada usabilidade. Você pode escolher entre tiras grossas ou finas, rodelas lisas ou reguláveis, formato julienne ou simplesmente triturar os alimentos.

Prós

Contras

✅ Possui 5 espécies de lâminas

🚫 -

✅ Ótimo corte

4. Cortador e Fatiador de Mandolina – Houpda

Possui 11 opções de corte

Esse cortador e fatiador fabricado pela Houpda,  vem acompanhado de 8 lâminas intercambiáveis e mais 3 cortes tradicionais.

Em outras palavras: permite cortar pedaços finos ou grossos, cubos pequenos ou grandes, fatias lisas ou serrilhadas e ainda rala e fatia em tiras e acompanha ainda um coador de ovo branco.

É simples de higienizar e desmontar, e ainda vem com uma garra de limpeza. Suas lâminas são produzidas em aço inox, que não enferrujam e são super resistentes a impactos e duráveis.

Todos os componentes de plástico do picador de cebola são fabricados em ABS de ótima qualidade e livre de BPA.

Prós

Contras

✅ Modelo 11 em 1

🚫 Alimentos duros precisam ser cortados 

✅ Lâminas em aço inox

5. Ralador Mandoline – KitchenAid

Afiadíssimo

Pela marca já dá pra imaginar a qualidade do cortador. A KitchenAid vem trazendo um dos melhores raladores, sendo boa em tudo que faz.

Esse cortador tem 5 espessuras de corte diferentes, ideais para fatiar uma quantidade interminável de legumes, frutas e o que mais vier.

É de suma relevância ter muito cuidado ao manuseá-lo, pois é muito afiado. Por isso recomenda-se guardá-lo de modo que uma criança não consiga acessá-lo.

Suas lâminas, de puro aço inox, executam um trabalho ligeiro e eficaz, seja fatiando, cortando, ou ralando legumes ou o que quer que seja.

A área de corte possui nervuras de modo a permitir que os alimentos escorreguem com tranquilidade. O corpo do cortador é revestido com plástico resistente e duradouro, e tem uma alça grande revestida com material antiderrapante, permitindo um corte seguro e equilibrado.

Prós

Contras

✅ Possui 5 espessuras de corte 

🚫 Não pode ir ao lava-louças

✅ É afiadíssimo

6. Ralador com Espiralizador – Oxo

Tradicional e eficiente

Há mais de 2 décadas surgiram os primeiros produtos da OXO e, a partir daí, essa fabricante passou a ser sinônimo de qualidade, funcionalidade e pioneirismo.

A curiosidade é que tudo começou quando Sam Farber começou a inventar objetos para auxiliar o trabalho de sua esposa, que tinha artrite.

Todas as peças desse ralador se encaixam na base e esse processo é muito simples. É um fatiador, ralador grosso, ralador médio e espiralizador, tudo em uma única ferramenta.

Também faz macarrão vegetal. O ralador médio serve, principalmente, para ralar chocolate, queijo duro e afins. O ralador grosso é indicado para manteiga, cebola, queijos não muito duros e alimentos semelhantes.

O fatiador produz fatias substanciosas de abobrinha, pepino e outros.

Prós

Contras

✅ Possui 4 funções muito eficientes

🚫 Serve apenas poucas pessoas

✅ Possui segurador que protege os dedos

7. Ralador Fatiador Mandoline – Mimo

Para uso doméstico ou profissional

Esse é um ralador indicado tanto para uso doméstico quanto profissional. Rala e fatia verduras, frutas, legumes, batatas, etc.

Sua lâmina é em aço inox e sua base é de plástico. Seus pés têm uma posição oblíqua, garantindo mais segurança e agilidade no uso.

Possui um sistema de segurança que impede que os dedos fiquem muito perto das lâminas. As lâminas são bem afiadas e fazem cortes bem finos, impossíveis de se fazer apenas com faca.

O ajuste é feito por intermédio de uma chave lateral, permitindo cortes mais grossos ou mais finos, conforme a necessidade.

Prós

Contras

✅ Protege os dedos

🚫 -

✅ Lâminas bem afiadas

Como escolher o melhor ralador

Para que você não tenha dúvidas na hora de escolher o melhor modelo para o seu perfil, vamos a alguns atributos que irão ajudá-lo a adquirir o mais apropriado para sua casa.

Tipo

Existem basicamente 3 tipos de raladores manuais: cônico, de manivela e plano. Confira o perfil de cada um deles.

Cônico

O diferencial do ralador cônico é que possui uma lâmina de um tipo de um lado e outro tipo de lâmina do outro. Próprio para alimentos mais rígidos.

Isso abre um leque de possibilidades com relação aos alimentos que pode ralar, isto é, vai desde os maiores e mais duros aos menores e mais macios, garantindo uma maior exatidão e confiabilidade no uso.

Seu cabo fica na parte superior para auxiliar o manejo.

Manivela

O diferencial do ralador com manivela é que é mais prático. Para ralar o alimento é só depositá-lo na parte laminada e rodar a manivela. Pronto, já está ralado.

Normalmente vem acompanhado de alguns tipos de lâminas desiguais, permitindo ralar alimentos de diversos tamanhos e texturas.

É simples de usar, simples de lavar e é bem sólido.

Plano

Esse tipo de ralador é indicado para alimentos macios e menos consistentes. Possui somente uma face com lâmina raladora mas rala em vários tamanhos e espessuras.

Além disso é muito funcional e cabe em qualquer cantinho de sua gaveta.

Possui uma variante que é o modelo multiuso. Vem com alguns tipos de lâminas que se encaixam no artefato durante o uso.

Alguns vêm até com protetor dos dedos, o que é uma vantagem e tanto, já que é muito comum as pessoas machucarem enquanto ralam algum ingrediente.

Material

Esse é, provavelmente, o quesito mais relevante a ser verificado antes de comprar o ralador. Isto porque é exatamente o material quem irá determinar a longevidade da peça e a rigidez no momento de se moer os alimentos.

Os exemplares em aço inoxidável são, comumente, os mais resistentes e afiados. Por isso são os mais apropriados para alimentos duros. E ainda pode ir ao lava-louças.

Você ainda encontrará à disposição no mercado tipos com lâmina de aço. Neste caso, no entanto, a base costuma ser de plástico. Não são pesados e podem ser lavados com muita facilidade.

O ponto fraco deste modelo é que é frágil e corre o risco de rachar se colocar muita pressão.Use-o, portanto, para alimentos leves e nunca faça muita força.

Funcionalidade

Existem modelos dotados de várias funções. Esse é o tipo ideal para quem gosta de descomplicar, evitando grande quantidade de objetos na gaveta.

Perguntas frequentes

O que é um ralador?

O ralador é um apetrecho muito utilizado na cozinha na preparação de pratos. Serve para ralar vários tipos de alimentos, isto é, cortá-los em pequenos pedaços, conforme a necessidade.
É geralmente fabricado com uma folha de metal arqueada e atada a um suporte de metal ou madeira, com furos  ou aberturas salientes que ralam ou cortam o alimento, conforme a escolha.

Quais os diferentes tipos de ralador?

O ralador deve ser escolhido de acordo com a precisão e preferências de pratos de quem irá utilizá-lo. Modelos planos, principalmente com fixador de alimentos, são indicados para iniciantes porque são mais seguros.
Existem 3 materiais que são os mais usados na fabricação de raladores. São eles o alumínio, o inox e o plástico. O alumínio sempre foi o mais usado, mas hoje em dia existem outros materiais, como aço inoxidável, que não libera resíduos nem oxida, e que passaram a ser a preferência de muitos.

O ralador é indispensável?

A maioria das fórmulas para preparar comida utilizam componentes ralados. Deixar os alimentos com esse feitio sem usar o ralador é até possível, mas um tanto demorado e ineficaz.
O ralador serve não apenas para ralar, mas também para cortar em inúmeros tamanhos e formatos, com celeridade e semelhança entre si.
Outra vantagem é que, na maioria dos raladores, pode-se ralar dentro da panela ou outro receptáculo de preparo, acarretando rapidez e praticidade no processo.

Qual a diferença entre um ralador elétrico e o manual?

Em matéria de praticidade e de acordo com a lei do menor esforço, o ralador elétrico é melhor que o manual.
Isso, no entanto, não impede que várias pessoas prefiram o ralador manual, já que estão mais acostumadas a usá-lo.
A maior vantagem do ralador elétrico sobre o manual é que nele não precisa fazer força para ralar, enquanto no manual se você não fizer força ele não rala. 
Claro, nem precisa dizer que o ralador elétrico é mais rápido do que o manual, e você, além de poupar esforço, ganha tempo.
De todo modo, se você é do tipo que quase não usa o ralador, talvez fosse interessante pensar com calma se vale a pena comprar o elétrico. O manual pode perfeitamente suprir suas necessidades.

Conclusão: qual o melhor ralador

A melhor opção de compra é o Ralador com Espiralizador, fabricado pela Oxo.Todas as peças desse ralador se encaixam na base e esse processo é muito simples. É um fatiador, ralador grosso, ralador médio e espiralizador, tudo em uma única ferramenta.

Também faz macarrão vegetal. O ralador médio serve, principalmente, para ralar chocolate, queijo duro e afins. O ralador grosso é indicado para manteiga, cebola, queijos não muito duros e alimentos semelhantes.

O ralador com a melhor relação custo/benefício é o Cortador e Fatiador de Mandolina. Esse cortador e fatiador fabricado pela Houpda, vem acompanhado de 8 lâminas que podem ser trocadas e mais 3 cortes tradicionais.

Em outras palavras: permite cortar pedaços finos ou grossos, cubos pequenos ou grandes, fatias lisas ou serrilhadas e ainda rala e fatia em tiras e acompanha ainda um coador de ovo branco.

É simples de higienizar e desmontar, e ainda vem com uma garra de limpeza. Suas lâminas são produzidas em aço inox, que não enferrujam e são super resistentes a impactos e duráveis.

Você pode se interessar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *