Os 7 Melhores Pilões em 2022: ChefSofi, Fox Run e mais

O melhor pilão é um utensílio doméstico fundamental para quem gosta de preparar temperos e fazer misturas, assim como drinks. Esse item é extremamente simples e prático de manusear, basta colocar os ingredientes no recipiente e usar o socador para causar atrito. 

Enfim, essa tigela é extremamente resistente e durável, aguentando os impactos para criar as receitas. Hoje é possível encontrar uma série de pilões de qualidade no mercado, mas é importante analisar alguns fatores antes de efetuar a compra. 

A ChefSofi, Fox Run, entre outras, são algumas das marcas que fabricam e distribuem pilões no mercado. Então, caso queira encontrar o melhor modelo para a sua cozinha, continue a leitura! 

Melhores pilões para comprar online

Os consumidores conseguem encontrar uma série de pilões, cada um com suas características e qualidade. Veja abaixo nossa lista dos melhores pilões do mercado:

O que é um pilão de cozinha?

O pilão é um item originário da África, usado há centenas de anos para amassar, moer e triturar alimentos. Dessa forma, ao realizar esse procedimento com o produto, o resultado são alimentos transformados em algo novo. 

Entretanto, ao contrário do almofariz, o pilão original é confeccionado com madeira. Os pilões da África, por exemplo, são grandes e podem ser usados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, principalmente para moer grãos. 

Hoje os consumidores consideram o pilão um dos itens indispensáveis dentro da cozinha. Afinal, com o auxílio dele, é possível transformar ingredientes em temperos e outras misturas, incluindo bebidas. 

Para que serve um pilão de cozinha?

A maioria das pessoas conhece o pilão, mas não sabem para que ele serve. Essa usabilidade pode mesmo gerar dúvidas, mas é recomendado para quem quer moer, amassar e triturar alimentos

Os cozinheiros devem começar moendo os ingredientes mais densos e então uni-los a alimentos que se desfazem com facilidade. Enfim, a usabilidade desse utensílio é prática e fácil, extremamente necessária para criar misturas. 

Como escolher o melhor pilão

Agora que conhece a usabilidade do pilão, percebeu a necessidade de possuir esse utensílio doméstico em sua cozinha. O pilão é fabricado e distribuído por diversas marcas, cada uma delas com características e qualidades distintas. 

Para escolher o melhor pilão para a sua cozinha, as características gerais do produto devem ser consideradas. Ou seja, analise o material usado na fabricação, e selecione aquela mais adequada para o seu perfil. 

Material

Material

O material é uma das características mais importantes do pilão, já que interfere na praticidade e facilidade do uso. 

Os principais materiais usados para a fabricação desse equipamento são: madeira, pedra, aço inox, bambu, porcelana, plástico e cerâmica. 

Enfim, o material usado na fabricação desse equipamento interfere também em sua qualidade, principalmente a durabilidade e resistência que ele possui. 

Diâmetro das tigelas

Diâmetro das tigelas

Outro ponto relevante para escolher o melhor pilão é o diâmetro que ele possui. As tigelas com 10 centímetros ou mais, por exemplo, são mais simples e práticas de manusear, facilitando muito o trabalho na cozinha. 

A princípio, as tigelas do pilão são redondas, e por isso o diâmetro é fundamental durante a escolha. Entretanto, nem sempre as empresas informam as dimensões do produto, mas sim a largura e a altura. 

Enfim, antes de investir em um pilão, o primeiro passo é avaliar as dimensões que a tigela possui. As tigelas com 10 cm ou mais de largura são simples de usar, já que o espaço de trabalho é maior. Por outro lado, as que possuem menos de 10 cm permitem adicionar os ingredientes e socá-los com tranquilidade. 

Altura

Altura

A altura é outro fator relevante para avaliar nos pilões. Essa característica interfere diretamente na área de trabalho dos cozinheiros, permitindo socar, amassar e moer os ingredientes com tranquilidade. 

Ou seja, assim como o diâmetro das tigelas, a altura que o pilão possui é mais um dado relevante. Portanto, antes de adquirir um modelo, avalie essas informações junto a empresa. 

Peso

Peso

Por fim, mas não menos importante, o peso é mais uma característica que deve ser considerada no momento de escolha do pilão. 

Afinal, assim como a altura e o diâmetro, esse dado interfere na praticidade e facilidade de usar o pilão. 

Tipos de pilão

O pilão pode ser um grande aliado dentro da cozinha. Afinal, além de auxiliar na decoração, esse instrumento também é indicado para quem quer criar temperos mais elaborados com praticidade. 

Existem vários tipos de pilão disponíveis no mercado, cada um deles com suas próprias características e qualidade. Para encontrar uma versão que atenda às suas necessidades, verifique esses dados: 

Madeira

Madeira

O pilão de madeira é o estilo mais tradicional disponível no mercado, principalmente no Brasil. Por se tratar de um modelo pesado, ele oferece maior estabilidade no uso, evitando que ele caia. 

As opções mais baratas tendem a soltar mais lascas, por isso é fundamental ver as avaliações de outros consumidores. É importante citar que o pilão de madeira pega o gosto e o aroma dos ingredientes, por esse motivo, é indicado para criar temperos ou drinks. 

Pedra

O pilão de pedra é indicado para preparações rápidas. Esses modelos são extremamente resistentes e duráveis, oferecendo um ótimo desempenho, já que é composto por um material mais pesado e abrasivo. 

Dessa forma, os consumidores podem criar mais atrito nos ingredientes. Os modelos encontrados são os pilões de mármore, pedra sabão e granito. Essas características tornam fácil descascar nozes e triturar temperos. 

O pilão de pedra é uma excelente opção para os consumidores que não gostam de desperdiçar tempo na cozinha. Ele é recomendado para quem quer triturar ingredientes com cascas mais duras com tranquilidade. 

Inox, Porcelana e Cerâmica

Os pilões confeccionados com aço inox, porcelana e cerâmica não impregnam os sabores e aromas dos ingredientes. Dessa forma, após usar o utensílio, basta lavar e usar com tranquilidade novamente. 

Mesmo que esses modelos sejam mais caros, eles são considerados versáteis dentro da cozinha. É recomendado para os consumidores que não se importam com a interferência no sabor e aroma. 

Bambu ou Plástico

Por fim, mas não menos importante, o pilão de bambu ou plástico é uma opção versátil e está ganhando cada vez mais espaço no mercado. As peças confeccionadas com esses materiais são leves, mas não deixam a desejar no desempenho. 

Enfim, por não ser um material abrasivo, os pilões de bambu ou plástico são indicados para usos simples. Caso queira criar caipirinhas, por exemplo, esses modelos fazem toda a diferença. 

Os 7 melhores pilões de 2022

1. Conjunto de pilão de granito – ChefSofi (Ótimo desempenho) 

Conjunto de pilão de granito - ChefSofi

O conjunto de pilão de granito, da ChefSofi, é uma excelente escolha para os consumidores que estão em busca desse equipamento. Esse item é indispensável para qualquer cozinha, principalmente pelas características e qualidades que possui. 

O pilão é um item usado há anos, principalmente para moer e triturar ervas e especiarias secas. Ao contrário dos modelos eletrônicos, o pilão tradicional permite realçar o aroma e o sabor dos ingredientes. 

Essa é uma ferramenta versátil para a cozinha, já que permite pulverizar nozes, sementes, raiz de gengibre, entre outros. Além disso, é possível fazer alguns molhos com praticidade, como é o caso da mostarda fresca. 

O pilão de granito é recomendado aos consumidores que querem usar esse utensílio sem muito esforço. O granito usado em sua confecção é o não polido, ou seja, o cozinheiro não perde tempo na estabilização do pedestal. 

Por fim, mas não menos importante, uma das maiores vantagens desse modelo é a facilidade na limpeza. Dessa forma, caso queira aproveitar todas as funcionalidades do pilão, mas sem perder a organização na cozinha, essa é uma ótima escolha!

✅ Ótimo desempenho

✅ Facilidade na limpeza e higienização

✅ Satisfação garantida

✅ Usabilidade prática e simples

🚫 Não há contras para citar




2. Pilão de ferro fundido – Fox Run (Durabilidade e resistência) 

Pilão de ferro fundido - Fox Run

O pilão de ferro fundido, da Fox Run, é uma ótima escolha para os consumidores que buscam por alta durabilidade e resistência. Essas características e qualidades são possíveis graças ao material usado em sua fabricação. 

O modelo está presente na cor preta, sendo uma ótima escolha para quem quer algo simples e elegante. As dimensões do produto são as seguintes: ‎10.16 x 11.43 x 8.89 cm; 20 g, confeccionado com ferro fundido. 

Esse pilão é indicado para os consumidores que cultivam as próprias ervas e querem transformá-las. Com o auxílio deste equipamento, é possível moer e triturar esses ingredientes, melhorando o sabor e aroma. 

Por conta da concentração resistente do material, o tamanho ideal e o formato arredondado, esse pilão fará toda a diferença em sua cozinha! É muito eficiente para quem quer reduzir as ervas, especiarias e nozes. 

✅ Design sofisticado e prático

✅ Material durável e resistente

✅ Eficaz na redução das ervas, especiarias e nozes

✅ Visual tradicional

🚫 Não há contras para citar




3. Pilão de mármore – Holar (Peça clássica e resistente) 

 Pilão de mármore - Holar

O pilão de mármore, da Holar, é mais uma opção recomendada aos consumidores que estão em busca desse utensílio. 

Antes de efetuar a compra do modelo, é importante saber o seguinte: para uma boa manutenção e usabilidade do produto, use apenas sabão neutro e esponja macia durante a lavagem. Para a secagem do modelo, utilize uma flanela macia. 

Os consumidores devem evitar produtos abrasivos no pilão de mármore, já que eles podem danificar a sua estrutura. O modelo é desenvolvido com material da mais alta qualidade, mas esses cuidados não deixam de ser necessários. 

Antes de efetuar a compra do pilão, conheça quais são as suas medidas: 10 cm X 10 cm X 10 cm. O peso total do modelo é de 1200 gramas. O conteúdo enviado junto a embalgaem é: 1 pilão e 1 socador fornecedor. 

✅ Facilidade na limpeza

✅ Praticidade na usabilidade

✅ Peça clássica e resistente

🚫 Não há contras para citar



4. Pilão de mármore – No Brand (Ótima resistência contra impactos) 

Pilão de mármore - No Brand

O pilão de mármore, da No Brand, também é um modelo recomendado aos consumidores. Desenvolvido com material da mais alta qualidade, esse modelo entrega durabilidade e resistência. 

Entre as principais características do modelo, destaca-se a grande resistência contra impactos. Além disso, ao obter o pilão, os consumidores também recebem um socador, que leva praticidade e facilidade na cozinha. 

Desenvolvida na cor branca, esse modelo pode ser usado para criar temperos, ervas, medicação, caipirinha, entre outros. O material é pesado e de qualidade, sendo uma ótima opção a longo prazo. 

Antes de efetuar a compra do pilão de mármore, verifique quais são as medidas em sua composição: 10.5 centímetros X 10.5 centímetros X 12.5 centímetros, com 1.59 gramas de capacidade. 

✅ Material de alta qualidade

✅ Ótima resistência e durabilidade

✅ Praticidade e facilidade no uso

🚫 Não há contras para citar



5. Pilão de porcelana – One Goods-1 (Intensifica o sabor e o aroma) 

 Pilão de porcelana - One Goods-1

O pilão de porcelana, da One Goods-1, é mais uma indicação para os consumidores brasileiros. O produto é desenvolvido com material da mais alta qualidade, a porcelana, com alta durabilidade e resistência. 

Esse utensílio é recomendado para os consumidores que querem intensificar o sabor e o aroma dos ingredientes. Enfim, caso queira aperfeiçoar o molho ou a salada caseira, essa é uma ótima escolha!

O modelo é bem projetado, permitindo que os consumidores tenham alta performance em todas as suas funcionalidades. Dessa forma, o cozinheiro tem facilidade na hora de moer e bater os ingredientes. 

Antes de efetuar a compra do aparelho, confira quais são as suas dimensões: Morteiro: 11 cm de diâmetro X 4,8 cm de altura; já a Pestela possui as seguintes medidas: 11,4 centímetros de altura. 

✅ Ótima durabilidade e resistência

✅ Material de alta qualidade

✅ Intensifique o sabor e o aroma

🚫 Não há contras para citar



6. Pilão de bambu – DecorRack (Ótimo custo benefício) 

Pilão de bambu - DecorRack

O pilão de bambu, da DecorRack, é uma excelente escolha para quem está em busca de um produto com ótimo custo benefício. Esse produto é 100% natural, levando durabilidade e resistência. 

O produto é indicado para as seguintes situações: esmagar, pulverizar e espremer diferentes tipos de ingredientes. Enfim, esse utensílio é perfeito para quem quer produzir sabores frescos, fundamentais para criar refeições deliciosas!

O pilão é simples, prático e fácil de usar, graças a sua base que é bem estruturada. As dimensões do produto são as seguintes: 10 cm de diâmetro, 7 cm de profundidade e 14 cm de comprimento. 

Enfim, caso queira um produto da mais alta qualidade, o pilão de bambu é indicado! Trata-se de uma ferramenta extremamente útil para a cozinha, com a usabilidade simples e prática para criar receitas. 

✅ Alta qualidade

✅ Ótimo custo benefício

✅ 100% natural

✅ Durabilidade e resistência

🚫 Não há contras para citar




7. Pilão e almofariz de ferro fundido – Zassenhaus (Formato prático) 

Pilão e almofariz de ferro fundido - Zassenhaus

O pilão e almofariz, da Zassenhaus, é mais uma alternativa recomendada para compor os utensílios de sua cozinha. O produto conta com o formato oval, tornando-o prático e eficiente em todos os sentidos!

Os consumidores podem usar esse pilão para moer especiarias e ervas de seu interesse. O bico de despejo do modelo é funcional, principalmente para conteúdos secos ou molhados, acomodando o pilão facilmente. 

Esse modelo é fabricado com ferro fundido, um material que leva durabilidade e resistência para o produto. Enfim, caso queira moer, amassar e esmagar ingredientes, essa é uma ótima escolha!

✅ Moe, amassar e esmaga ingredientes

✅ Modelo funcional e prático

✅ Material de alta qualidade

🚫 Não há contras para citar



Perguntas frequentes

Qual é a origem do pilão? 

O pilão é um utensílio originário da África, usado principalmente para triturar, moer e amassar ingredientes. Ou seja, com os alimentos em mãos, é possível transformá-los em algo novo com o auxílio dessa ferramenta. 

Quais são os alimentos comumente preparados no pilão?

Os cozinheiros podem preparar uma série de alimentos com o auxílio do pilão. Entretanto, alguns são mais conhecidos que outros, são eles: grãos, ervas, temperos e frutas. Vale ressaltar que esses são apenas alguns dos alimentos feitos no equipamento. 

Qual a diferença entre o pilão e o almofariz?

O almofariz é uma tigela. Esse equipamento é normalmente preparado com madeira dura, cerâmica, pedra dura e metal. Além disso, o pilão é uma ferramenta considerada pesada, com o formato semelhante a um taco. 

Por que ter um pilão em casa? 

O pilão, originário da África, é usado há anos para triturar, moer e amassar alimentos e transformá-los em novos. Hoje o intuito do pilão é o mesmo: facilitar o dia a dia dos cozinheiros, criando receitas a partir de especiarias e ervas. 

Conclusão: qual o melhor pilão

Para encontrar o melhor pilão, os consumidores devem considerar uma série de características e qualidades do produto. 

Antes de efetuar a compra do pilão, avalie as seguintes características: material, peso, altura e diâmetro. Esses dados ajudam a ter um maior espaço de trabalho. 

Caso queira investir no melhor pilão disponível no mercado, a alternativa recomendada é da marca ChefSofi, que garantiu o primeiro lugar em nosso ranking. 

Por outro lado, caso queira o melhor custo benefício, o pilão recomendado é da empresa DecorRack.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.