As 5 Melhores Panelas de Cerâmica em 2021

Se você faz questão de uma comida saudável e gostosa, é bom considerar a compra de uma panela que te proporcione tudo isso junto. Sugerimos, então, que escolha na lista que preparamos, a melhor panela de cerâmica que se encaixa ao seu perfil.

Não só os produtos orgânicos são importantes, mas também essas panelas atóxicas. Elas apuram o sabor da comida e são mais rápidas para cozinhar. E não só isso: mantêm por muito mais tempo o calor após o término do cozimento.

Não confunda panela de cerâmica com panela de barro. As duas têm como característica a qualidade de ressaltar o sabor dos pratos. Esteticamente falando, é provável que a panela de barro combine mais com um fogão à lenha e a de cerâmica com uma cozinha mais contemporânea.

Melhores panelas de cerâmica do mercado

Apresentamos agora as 5 melhores panelas de cerâmica de 2021, escolhidas por especialistas exclusivamente para você.

1.  Conj. Panelas Cerâmica Duo+ – Cerafla

Melhor para fogão e forno

Esse conjunto de panelas fabricado pela Ceraflame ocupa a primeira colocação da nossa lista porque é totalmente em cerâmica, tanto o corpo quanto a tampa, o que nos garante todas as vantagens da cerâmica por inteiro. Conserva melhor o calor do que a concorrência.

A Ceraflame é famosa por fabricar as panelas de cerâmica mais conceituadas do Brasil, e esse conjunto não foge à regra. Resiste a arranhões e é inteiramente atóxico, o que permite sejam utilizadas esponjas de aço para sua limpeza e objetos de metal para seu manuseio.

Como se não bastasse tudo isso, ainda é uma ótima opção para se levar ao forno, porque é muito robusta em todos os aspectos.

Suporta muito bem choques térmicos, o que é uma preocupação a menos no seu dia a dia.

Prós

Contras

✅ Vai ao forno convencional e ao microondas

✅ Suporta choque térmico

🚫 Tampa pesada




2. Caçarola de Cerâmica Premiere – Ceraflame

Arrojada e prática

Essa caçarola, produzida pela Ceraflame tem como característica aquecer com muita rapidez e manter esse calor por um longo período de tempo. 

Além disso, pode ser levada direto do fogo, ou do forno, para a mesa. É muito fácil de lavar, pelo fato de ser muito lisa, o que impede a proliferação de bactérias.

Não racha nunca e suporta muito bem toda modalidade de choque térmico. Profissionais da área de saúde afirmam com todas as letras que este produto é totalmente atóxico, ou seja, não tem em sua composição nenhum tipo de elemento nocivo à saúde humana.

Pode ir ao forno tradicional, micro-ondas e ao lava-louças. Vai direto à chama do fogo. Pode-se usar utensílios de metal sem prejudicar a integridade da caçarola.

Prós

Contras

✅ Não arranha

✅ Vai direto ao fogo

🚫 Tampa pesada



3. Conjunto Panelas Premiere Joy – Ceraflame

Melhor relação custo/benefício

Esse é o conjunto de panelas 100% cerâmicas com a melhor relação custo/benefício. É durável e resistente, podendo ir ao fogão convencional, fogão elétrico, forno, geladeira, freezer e até micro-ondas.

A marca Ceraflame dispensa apresentações, é precursora e uma das melhores que existem em matéria de fabricação de panelas de cerâmica.

Qualquer produto dessa marca é reconhecido como tendo ótimo padrão de qualidade e longevidade. Soma-se a isso um preço equivalente, o que a transforma em uma das mais cobiçadas marcas do mercado.

Suporta maravilhosamente bem todo tipo de choque térmico e é totalmente livre de elementos tóxicos.

Prós

Contras

✅ 100% resistente a choques térmicos

✅ Totalmente atóxica

🚫 Tampa pesada



4. Panela Sauté Grand Flavorstone – Polishop

Produto de ótima qualidade

A linha Flavorstone, da Polishop, é um dos produtos direcionados para cozinha que tem mais procura.

Não é para menos, porque suas panelas possuem ótima qualidade e design moderníssimo, e são confeccionadas com materiais de primeira. 

A panela como um todo é de excelente procedência, incluindo alças e cabos com revestimento de ótima performance.

Existem ainda tipos diferentes, mas não menos interessantes de panelas produzidas pela Polishop, como a panela quadrada em tamanho grande, a opção day by day, além da panela sauté a qual nos referimos agora.

Prós

Contras

✅ Muito durável

✅ Pode ser completada com outros utensílios

🚫 Valor acima do mercado



5. Conj. Panelas Ceramic Life Smart – Brinox

Melhor conjunto popular

Essa é uma excelente opção para quem não pode gastar muito, mesmo assim quer um conjunto de cerâmica de boa qualidade.

É a panela indicada para os iniciantes, porque não é cara e é menos pesada, facilitando o uso. Isso se dá porque elas são feitas em alumínio  e apenas seu interior recebe o revestimento cerâmico.

O cabo e a asa são feitos em material soft touch, isto é, não esquentam, facilitando o manuseio. Causa encanto o desenho em forma circular e a pintura siliconada colorida, na parte de fora.

As tampas são de vidro temperado e possuem saída para vapor, o que permite enxergar o alimento sem precisar retirar a tampa.

Prós

Contras

✅ Boa para o cotidiano

✅ Barata e fácil de lavar

🚫 Risca com facilidade no interior



Como escolher a melhor panela de cerâmica 

Existem alguns critérios que poderão ajudá-lo na escolha da melhor panela de cerâmica. São eles:

Tipos de panela

As panelas de cerâmica podem ser totalmente de cerâmica ou revestidas de cerâmica. As primeiras são mais caras e pesadas, porém são mais eficazes e totalmente atóxicas.

E não fica só nisso. Ela conserva e distribui melhor o calor e são muito resistentes a choques térmicos. Podem, por exemplo, sair direto do forno para o freezer, ou vice-versa, que não correm o risco de rachar ou quebrar.

São, portanto, mais robustas e, por isso, costumam durar muito mais. Além disso, podem tranquilamente ir direto do fogo para a mesa, pois são bonitas, apresentáveis e não mancham.

Já as panelas apenas revestidas com cerâmica, costumam ter a parte de fora em aço ou alumínio. Possuem ainda a prerrogativa de serem mais em conta e mais leves, além de suportarem muito melhor os impactos.

O preço é importante, pois é preciso saber se o valor a ser pago cabe em seu orçamento. Caso o valor da panela 100% cerâmica esteja muito fora do seu limite orçamentário, existe a opção mais barata que são as panelas não 100% em cerâmica, mas revestidas de cerâmica. Elas também são boas, porém mais baratas.

Se você é do tipo que se preocupa com a saúde, verifique se o aço ou o alumínio não são tóxicos, pois, dependendo de quem os fabrica, essa importante característica pode variar.

Quantidade de peças

Antes de adquirir seu conjunto de panelas, é preciso ter em mente quantas irá precisar. Existem conjuntos com 4, 8 e até mais panelas.

Tente lembrar dos seus pratos preferidos, os que são feitos com mais frequência, tudo isso será importante na hora de escolher qual comprar, pois cada comida tem seu tipo de panela indicado.

Se sua intenção é cozinhar diversos tipos e tamanhos de receitas, o melhor é optar por um conjunto com maior número de panelas. 

Mas pense bem, pois não compensa ter uma variedade grande de panelas, que não são baratas, para ficarem paradas sem uso no armário.

Se de todo ainda continuar sem ideia de quantas panelas seriam necessárias para seu dia a dia, escolha, nesse caso, os jogos que vêm com pelo menos uma frigideira e alguns tamanhos diferentes de panelas, pois assim terá opções no momento de cozinhar.

Tipos de cabo

Panelas precisam ter cabos seguros, para que se tenha estabilidade no manuseio. Cabos compridos e alças largas são os mais indicados, embora esse acessório varie dependendo do tipo da panela. 

Frigideiras, por exemplo, costumam vir com cabos longos para tornar mais fácil e prático o manuseio durante a preparação de refeições leves e finas.

Caçarolas, por sua vez, normalmente vêm com 2 alças largas furadas, com o intuito de preparar refeições mais molhadas.

Os furos na alça não são uma obrigatoriedade, algumas não os têm, variando de acordo com o desenho do produto. Do mesmo modo, alguns podem ser emborrachados, outros não. Ser emborrachado é uma vantagem, pois ajuda a pegada.

A grande maioria das panelas totalmente em cerâmica têm pegadores e cabos constituídos do mesmo elemento. Esteticamente falando são muito bonitos, mas não tão práticos, porque esquentam facilmente.

Tipos de tampa

Há uma grande variedade de tampas no mercado, porém, as que possuem tampas de vidro temperado são melhores, pois permitem que se veja a comida  durante a preparação sem que seja necessário destampar a panela. E ainda são mais leves.

As mais comuns geralmente vêm com tampa de cerâmica. São muito eficientes para segurar a temperatura e, conforme o modelo, ainda pode ir direto ao forno. São indicadas para quem gosta de tampas mais robustas.

Peso

É importante considerar o peso, pois panelas muito pesadas são difíceis e até perigosas de manusear. No geral, as mais leves são as preferidas. Um conjunto de até 9 kg é considerado um peso aceitável.

Se o peso não for problema, pode comprar tranquilamente os conjuntos mais pesados, normalmente os totalmente de cerâmica. O diferencial é que deslizam menos no fogão.

Os revestidos de cerâmica são mais leves, em compensação mudam de lugar ao menor toque das mãos.

Compatibilidade com outros eletrodomésticos

É preciso saber se a panela é compatível com seu fogão, para que possa cumprir inteiramente sua função. Por incrível que pareça, algumas não são compatíveis com fogões convencionais. Por outro lado, outras podem ir a todo tipo de fogão, incluindo o elétrico, por indução e até o charmosíssimo à lenha.

Com relação ao fogão por indução é preciso saber se a panela tem seu fundo fabricado com material magnético, para que possa induzir o calor. Por conseguinte, tanto as panelas de alumínio quanto as de cerâmica não são apropriadas para esse fim.

Já falamos que essas panelas são muito fortes, mas não falamos ainda que podem ir ao microondas, forno, lava-louças e freezer. Essa versatilidade torna-as ainda mais atraentes e interessantes. 

Design

Nesse ponto as panelas de cerâmica cumprem muito bem sua função, pois são, em sua totalidade, bonitas, modernas e sofisticadas.

Independente do gosto particular de cada um e da decoração de sua cozinha, sempre haverá uma que combina perfeitamente bem com ela.

Como limpar a panela de cerâmica

Para que sua panela de cerâmica dure muito tempo, é preciso alguns cuidados no momento da limpeza. Veja quais são eles:

  • Sempre lavar com água morna depois de usar;
  • Usar somente sabão neutro e uma esponja delicada;
  • Se mesmo depois de lavar, ficar alguma sobra grudada, é só colocar a panela de molho com água morna, bicarbonato e vinagre por aproximadamente uma hora, em seguida lavar como de costume.
  • Depois de lavar, seque com um pano macio e limpo.

Fazendo esse procedimento e tomando o cuidado de usar somente espátulas e colheres de silicone para misturar a comida, suas panelas, com certeza, terão um tempo de vida longo e sempre em bom estado.

Perguntas frequentes

Panela de cerâmica é saudável?

Sim, é uma das panelas mais saudáveis que existem. São ótimas para preservar o sabor natural, já que não contêm metais. É a única, dentre as panelas mais conhecidas, que não desprende sobras nocivas à saúde.
E não fica só nisso. Esse tipo de panela suporta todo tipo de choque térmico e distribui bem o calor, além de segurar a temperatura por mais tempo. Trata-se de uma bela e segura opção para quem preza o equilíbrio entre o homem e a natureza.

Qual a diferença entre panela de cerâmica e panela revestida de cerâmica?

A principal diferença entre as duas é que a panela de cerâmica é resistente contra choques térmicos, ou seja, pode-se levar do freezer direto para o forno ou microondas; ou o inverso, direto do forno ou microondas para o freezer ou geladeira.
Já a panela revestida de cerâmica não suporta choque térmico, até mesmo choques não muito radicais, como, por exemplo, tirar do fogo e levar direto à bancada de inox ou mármore. Isso poderá estragá-la.

Existe panela de pressão de cerâmica?

Panela de pressão feita apenas de cerâmica não existe. O que existem são panelas de pressão, normalmente fabricadas em alumínio, revestidas de cerâmica. O resultado é uma combinação muito prática, segura e eficiente.

A panela de cerâmica pode quebrar?

Sim, a panela de cerâmica pode quebrar se não for manuseada com cuidado. 
Algumas dicas para que isso não aconteça são: não bater a borda, usar colher de silicone ao invés de colher de pau, não levar ao forno ou micro-ondas com a tampa,lavar separado de outras louças para evitar atrito entre uma peça e outra, não empilhar quando for guardar.

Como cozinhar em panela de cerâmica?

O principal procedimento ao cozinhar nesse tipo de panela é nunca usar o fogo alto. O fogo deve ser baixo ou, no máximo, médio. 
A cerâmica é ótima condutora de calor e distribui por igual durante o cozimento. Se for usado o fogo alto, mesmo que por pouco tempo, o alimento pode amolecer e aderir na panela.

Panela de cerâmica pode ir na lava-louça?

As panelas de cerâmica são mais sensíveis, mesmo assim não há nenhuma recomendação que impeça de ir à lava-louça. Neste caso, a única precaução é não empilhá-las.
A vibração da máquina pode ser uma preocupação, mas hoje existem modelos com programações diferentes, o que dá para amenizar as trepidações.

Como lavar panela cerâmica?

Lavar uma panela de cerâmica é idêntico à forma como lavamos uma panela normal, seja de alumínio ou qualquer outro material. Esponja e detergente já é o suficiente. 
A maioria dos fabricantes garantem que podem ser levadas ao lava-louças. Aconselhamos, no entanto, que seja lavada à mão, pois é mais seguro e ajudará sua panela a ter vida longa.

Conclusão: qual a melhor panela de cerâmica

A melhor panela de cerâmica para comprar em 2021 é o Conjunto de Panelas de Cerâmica Duo+

Esse conjunto de panelas fabricado pela Ceraflame ocupa a primeira colocação da nossa lista porque é totalmente em cerâmica, tanto o corpo quanto a tampa, o que nos garante todas as vantagens da cerâmica por inteiro e ainda conserva melhor o calor do que a concorrência.

A panela de cerâmica com a melhor relação custo/benefício é o Conjunto de Panelas Premiere Joy, da Ceraflame. É durável e resistente, podendo ir ao fogão convencional, fogão elétrico, forno, geladeira, freezer e até micro-ondas.

Suporta maravilhosamente bem todo tipo de choque térmico e é totalmente livre de elementos tóxicos.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *