Os 7 Melhores Microondas em 2021

A procura por fornos micro-ondas tem sido grande nos últimos tempos, e, para uma compra segura e confiável, as pessoas querem saber quais são os melhores microondas.

De uns anos pra cá, esse produto passou a ser um eletrodoméstico indispensável nos lares brasileiros. 

Quem procura agilidade e praticidade na cozinha tem no micro-ondas um aliado e tanto. Para se ter idéia de sua popularidade, há quem os use mais até que o próprio fogão.

Veja a relação dos mais interessantes segundo nossa avaliação.

Melhores microondas para comprar online

Confira agora o ranking dos melhores modelos de micro-ondas do mercado com suas principais características.

1 – Micro-ondas Brastemp Ative 38 

Micro-ondas Brastemp Ative 38

O micro-ondas Brastemp Ative 38 é uma opção muitíssimo interessante de compra. Sua grande capacidade de 38 litros permite o preparo de uma gama variada de alimentos.

Acompanha a função Smart Food, que consiste em uma gravação de dez receitas com o tempo e a potência certa programados. 

Se quiser gravar uma configuração própria, utilize a tecla “Meu Jeito” e a função estará exatamente do jeito que você quer. 

Do mesmo modo pode-se prorrogar o preparo para um horário mais adiante. Para tanto basta ativar a função “adiar preparo”. 

Além dessas existem também as funções dourar e gratinar.

Sua classificação no INMETRO é “A”, o que significa que é muito econômico.

Possui um detalhe muito charmoso que é uma alça na porta, facilitando a abertura e o fechamento da mesma.

Caso o aparelho fique inativo por tempo superior a sessenta segundos,o painel trava instantaneamente. Item de segurança importante para o caso de se esquecer o produto ligado.

Prós

Contras

✅ Boa potência

🚫 Painel mediano

✅ Boa capacidade

✅ Possui grill

2- Micro-ondas LG Easy Clean MH7053R

Micro-ondas LG Easy Clean MH7053R

O micro-ondas LG Easy Clean MH7053R é uma ótima opção de compra de micro-ondas com boa capacidade, grill e relação custo-benefício muito interessante.

Sua classificação no INMETRO é “A”, o que o torna ainda mais atraente pelo baixo consumo de energia.

Foi produzido à partir de uma tecnologia revolucionária, permitindo que as gorduras presas nas cavidades sejam removidas com facilidade, bastando passar um pano. Ótimo atrativo para quem não gosta de dificuldades na hora da limpeza.

Esse produto também tem uma função capaz de proporcionar uma economia de até cinquenta e dois por cento na energia, chamada Eco On. Após cinco minutos de inatividade, este aparelho desliga sozinho.

Outra serventia muito interessante desse micro-ondas é a Grill Quartzo, que doura e gratina os pratos. Essa função faz com que o tempo de preparo do alimento seja até setenta e cinco por cento mais rápido do que o normal.

Por fim, ainda é possível associar a função do micro-ondas á função do grill, através da função Combinada.

Prós

Contras

✅ Boa capacidade

🚫 Painel frágil

✅ 20 receitas pré-programadas

🚫 Grill atrapalha higienização interna

✅ Possui grill

3 – Micro-ondas Philco PME25 

Micro-ondas Philco PME25

O micro-ondas Philco PME25 possui muitas funcionalidades, boa potência e tamanho mediano. Sua capacidade máxima é de 25 litros, sua potência é 1.400W e sua eficiência energética conforme o INMETRO é “A”. Essa é a melhor classificação energética que qualquer produto pode ter.

Vem com receitas pré-programadas, todas especificadas no painel frontal. É possível ajustar o tempo de cozimento e descongelamento dos alimentos em conformidade com o peso.

Existe ainda a opção “reaquecer” e descongelamento rápido. Possui também sistema de travamento de porta, gerando maior segurança em seu manuseio.

Possui ainda uma função interessante chamada Kids, feita exclusivamente para pratos deliciosos que as crianças adoram.

Tem uma aparência clean e futurista, com frente toda espelhada.

Sua avaliação entre os consumidores internautas é excelente.

Prós

Contras

✅ Ótima potência

🚫 Costuma apresentar ferrugem

✅ Travamento de porta

✅ Função descongelar

4 – Micro-ondas Electrolux MTD30 

Micro-ondas Electrolux MTD30

O micro-ondas Electrolux MTD30 possui capacidade de vinte litros e é indicado para quem não abre mão da qualidade, porém com custo acessível.

Possui 1.130W de potência e sua construção é bem resistente. Algumas de suas funções são: aquecer e descongelar alimentos, opção kids, sobremesas e outras.

Conta com dez níveis de potências distintas, que vão desde esquentar a comida até cozinhar carnes.

Há também a opção que permite o cozimento do alimento à vapor. É uma alternativa muito fácil de ser usada, e muito interessante para quem prefere esse tipo de preparo.

Apertando o menu descongelar é possível descongelar frango, peixe, feijão e carne. Tem tecla “início mais trinta segundos” que coloca o micro-ondas a funcionar com apenas um toque.

Existe ainda uma trava de segurança, que impede o acesso de crianças ou pessoas sem autorização para usá-lo.

É muito bem avaliado pelos compradores, tendo ótima reputação e excelente relação custo-benefício.

Prós

Contras

✅ Robusto

🚫 Potência baixa

✅ Função tira odores

🚫 Pequeno

✅ QRCode para tutoriais de receitas

5 – Micro-ondas Consul CM020 

Micro-ondas Consul CM020

O micro-ondas Consul CM020 é bem compacto, indicado para quem esquenta pequenas quantidades de alimentos. 

Ideal para cozinhas pequenas e espaços reduzidos, medindo aproximadamente 45cm de largura, 35cm de profundidade e 26cm de altura. Um dos menores do mercado.

Apesar de seu tamanho reduzido é muito eficaz para o que se propõe, com funções fáceis de serem manuseadas.

É feito de inox, material muito valorizado por ser muito durável, e, apesar disso, seu preço é bastante razoável.

Sua classificação energética segundo o INMETRO é “B”, e sua potência é de 620W. Sua porta espelhada é muito bonita e fácil de limpar, mas não permite ver os alimentos em seu interior ao aquecê-los.

Conta com a possibilidade de desligar apenas o visor durante seu uso, para economizar energia. Um dos pontos negativos muito comentado entre os usuários internautas é a ausência de uma opção silenciadora das teclas, o que, para alguns, é um incômodo.

Prós

Contras

✅ Painel intuitivo

🚫 Classificação energética “B”

✅ Compacto

🚫 Pouca potência

✅ Muitas funcionalidades

6 – Micro-ondas Philco PME31 

Micro-ondas Philco PME31

O micro-ondas Philco PME31 tem como principal característica ter sido projetado para ser embutido. Para quem gosta de planejar a cozinha, embutindo os eletrodomésticos para economizar espaço e tornar o ambiente mais elegante, essa é a escolha certa.

Seu painel é bem intuitivo e seu design muito moderno.

Projetado com atenção aos mínimos detalhes, tanto que até seu puxador é cromado.

As avaliações na Amazon vão de ótimo, lindo e eficiente, até elogios à sua versatilidade, beleza e potência.

O painel espelhado e a porta dão ao produto um ar de sofisticação. É possível cozinhar e cozinhar por peso, o que facilita o manuseio na correria do dia a dia.

Possui trava de segurança, o que é uma garantia a mais sobretudo para quem tem crianças em casa.

Conta com duas funções para cozinhar e duas funções para descongelar. Sua frente de inox e alta potência são avaliados como pontos positivos do produto.

Como lado negativo alguns o consideram lento e um pouco barulhento.

Prós

Contras

✅ Potência de 1.400W

🚫 Lento

✅ Função descongelar por peso ou tempo

🚫 Barulhento

✅ Potência ajustável

7 – Micro-ondas Panasonic Style ST67HS 

Micro-ondas Panasonic Style ST67HS

O micro-ondas Panasonic Style ST67HS é ideal para aqueles que procuram um micro-ondas espaçoso, potente e com boa funcionalidade.

Seus 900W de potência, capacidade de até 32 litros, acabamento em inox e sua classificação quanto ao consumo “A”, segundo avaliação do INMETRO, tudo isso somado, o credenciam  a ser um dos mais procurados nessa categoria.

Tem uma função rara chamada “desodorizador”, o que impede que o cheiro impregne o aparelho por dentro.

Sua parte externa é fabricada em aço inox e seu interior em aço eletrozincado, ambos altamente resistentes à ferrugem. Sua porta é em vidro e possui puxador. 

Há quem considera a Panasonic a melhor marca de micro-ondas e este é um belo exemplar da marca. É considerado o melhor micro-ondas 30 litros na atualidade.

Não possui teclas numéricas, o que pode fazer falta para alguns, uma vez que o timer só pode ser acionado de forma progressiva.

Prós

Contras

✅ Função desodorizador

🚫 Não possui teclas numéricas

✅ Construído em inox e aço eletrozincado

✅ Potência ajustável

Como escolher o melhor microondas

Antes de decidirmos sobre quais são os melhores microondas de 2021, vamos, em primeiro lugar, considerar algumas características essenciais. 

Sobretudo as que acrescentam uma pitada diferente no preparo dos pratos, bem como as que tornam a tarefa mais prática e agradável.

Assim sendo, não devemos considerar apenas a concepção do modelo e preço. Vamos, então, analisar alguns pontos fundamentais para uma avaliação precisa antes de adquirir o eletrodoméstico.

Potência

A potência está diretamente relacionada à quantidade de refeições e rapidez com que se pretende fazê-las. Acima de 1.500W é a potência indicada para quem quer fazer quantidades grandes e rápidas.

Para os casos de apenas aquecer, descongelar e preparar pequenas porções as potências menores dão conta do recado. Considera-se pequena potência 700W ou abaixo.

Capacidade

A capacidade interna do micro-ondas está diretamente relacionada ao tamanho externo do produto. 

Assim, se o aparelho for grande, grande também será o recipiente que será levado ao forno e, por consequência, grande também poderá ser a quantidade de pratos a serem preparados a um só tempo.

Resumindo: grandes famílias necessitam fornos microondas igualmente grandes. A não ser que os alimentos sejam cozidos somente no fogão, neste caso o forno microondas não precisa ser tão grande.

Nossa sugestão é que famílias com grande número de pessoas adquiram microondas de aproximadamente trinta litros. Para famílias pequenas um forno de 20 litros já é o bastante.

Tamanho

O tamanho é outro quesito a ser considerado com inteligência. Ele deve se adequar às dimensões do local onde será colocado.

Hoje em dia, com as cozinhas cada vez menores, principalmente em apartamentos, a atenção ao tamanho do produto poderá evitar futuras dores de cabeça, como por exemplo, não atrapalhar a livre movimentação sobre o espaço.

Funcionalidades

As funcionalidades existem para proporcionar comodidade ao consumidor nos afazeres domésticos. Em resumo, podemos dizer, que têm como objetivo tornar mais ágeis e práticas as tarefas na cozinha.

Existem desde funções kids, especialmente programadas para os pratos preferidos das crianças, até a função light, que serve para o preparo de pratos mais salutares.

Podemos mencionar ainda, dentre outras, a função que elimina o odor por vezes não muito agradável que fica impregnado no microondas.

Consumo de energia

Não podemos deixar de mencionar o consumo de energia, pois trata-se de quesito fundamental para a escolha do eletrodoméstico atualmente. Muito mais que antigamente, a preocupação com o gasto de energia passou a ter posição de destaque nas avaliações dos consumidores em geral.

Os fabricantes já perceberam isso e investem cada dia mais em produtos que tenham menos gasto energético, para, de preferência, adquirirem o selo “A” na avaliação do INMETRO.

Qual o melhor microondas em relação a custo-benefício?

O melhor micro-ondas no tópico custo-benefício, em nossa opinião e na avaliação de internautas nos diversos sites de compra, é o Electrolux MTD030. 

Não só tem o preço mais baixo que os demais, mas é muito bem dotado de funcionalidades. Sua capacidade é de vinte litros e tem ainda dez níveis de potência.

E não é só isso. Possui duas funcionalidades bem exclusivas: o menu kids e o menu descongelar. 

O primeiro, como o próprio nome diz, foi criado para os alimentos preferidos das crianças. O segundo é próprio para descongelar a comida. 

O descongelamento é uma função importantíssima e indispensável em um micro-ondas. 

Muitas pessoas, para agilizar e facilitar o dia a dia faz quantidades maiores de alimentos e congelam. 

Então vão descongelando à medida que vão precisando e nisso o micro-ondas é de uma utilidade sem igual.

Outra serventia muito interessante é o acessório vapor, criado unicamente para o cozimento de alimentos no vapor. Poucos modelos no mercado possuem essa função tão útil quanto interessante.

Lembrando que esse aparelho é considerado o melhor micro-ondas por preço e também o melhor micro-ondas 20 litros do mercado.

Melhores marcas de fornos microondas

A dúvida, na hora de escolher um micro-ondas para comprar consiste não só no modelo, mas também na marca. Qual é, então, a melhor marca de forno micro-ondas do mercado?

Hoje em dia os modelos deste produto são muito nivelados, suas tecnologias são muito próximas e sua construção muito semelhante.

Por isso muitos compradores dão muita importância ao fabricante, uma vez que muitas marcas são bem vistas e aprovadas no inconsciente coletivo. Isso serve como uma verdadeira carta de apresentação.

Não é fácil elaborar um ranking das melhores marcas, pois não existe uma unanimidade, não existe um fabricante onde todos os produtos sejam superiores aos demais.

Mesmo assim vamos fazer um review das marcas mais conceituadas para ajudar na hora de sua decisão.

LG

A LG é uma fábrica situada na Coreia do Sul, sendo famosa por sua tecnologia de ponta aplicada a sua vasta gama de produtos, abrangendo uma quantidade grande de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

E o micro-ondas LG não foge à regra. Os modelos produzidos pela LG são diferenciados, como o EasyClean, que, além de antibactericida, facilita muito o asseio.

O grill de quartzo e a tecnologia Smart Inverter produzem um cozimento por igual.

Como a maioria das outras marcas, possui compradores insatisfeitos, facilmente encontrados nos sites especializados.

Ocorre que a maioria das reclamações não são sobre o aparelho em si, mas em outros pormenores, como atraso na entrega, por exemplo.

Brastemp

A Brastemp é outra marca notória na fabricação de produtos da chamada linha branca, como máquina de lavar, fogão e geladeira.

Diante da facilidade de encontrar peças e fazer manutenção, essa marca é uma que mais elogios recebe dos técnicos especializados.

Com relação à tecnologia se encaixa numa posição mediana, com nenhuma função rara e futurista. 

No entanto, trata-se de uma Brastemp, e isso, por si só, já esclarece muita dúvida.

Panasonic

Em matéria de serviço de atendimento ao consumidor é das melhores, muito elogiada pelos consumidores. 

Tem quase 100% das perguntas respondidas, e grande parte dos clientes demonstram interesse em comprar mais produtos desta marca.

Mesmo não tendo seus melhores modelos sendo comercializados no Brasil, ainda assim é muito conceituada em razão do alto padrão de produção de seus micro-ondas.

Outra qualidade importante a se salientar é seu baixo consumo energético, chegando à metade do consumo da concorrência. 

Electrolux

A Electrolux é conhecida pela grande quantidade de modelos de fogão, geladeira e máquina de lavar, o mesmo não ocorrendo, no entanto, em relação aos micro-ondas.

A matriz da fábrica é na Suécia, e optaram por não trazer muitos aparelhos para a nossa praça. De todo modo, os modelos que resolveram trazer têm, felizmente, qualidade excelente.

Outro ponto muito bem avaliado pela internet é o atendimento ao consumidor. Seu pós-venda é muito elogiado, um dos melhores, tendo muita consideração com o comprador.

Midea

A Midea é estabelecida na China. Seus produtos possuem a fama de serem de ótima qualidade, e, no caso específico dos micro-ondas, ainda possui ótima relação custo-benefício.

Ao se confrontar seus aparelhos com produtos de outras marcas e atributos parecidos, nota-se que seu preço é sempre abaixo da média.

O ponto negativo é que recebe muitas reclamações referentes ao puxador e ao display.

Consul

A Consul é quem produz os aparelhos mais populares, ou seja, são bons e têm custo baixo. É do mesmo grupo da Brastemp, mas seu acabamento é inferior. 

Por outro lado possui tecnologia que caminha lado a lado com as marcas mais conceituadas. Seu ponto alto é, portanto, sua tecnologia, que não deixa nada a desejar.

Sua avaliação pós-venda é a mesma da Brastemp, uma vez que são avaliadas juntas.

Tipos de microondas 

Em primeiro lugar é preciso dizer que as funcionalidades são os principais quesitos a serem analisados na hora da compra. 

Outros, talvez não tão importantes, também são levados em conta sobretudo pelos consumidores mais exigentes. A aparência exterior é um deles.

Isso porque as cozinhas atuais, em sua maioria, são muito bem planejadas e a beleza de um eletrodoméstico acaba por compor a decoração da cozinha.

Sem contar que o aparelho provavelmente ficará ali por anos, e um produto esteticamente bonito ajuda a adiar a impressão de cansaço visual.

Para deixar o recinto mais proporcionado, o macete é escolher um micro-ondas que combine com o resto da decoração. 

Aliás, as fábricas já estão produzindo os aparelhos pensando também no design. Passou a ser um tipo extra de funcionalidade.

Listamos, abaixo, alguns modelos e suas características principais.

Micro-ondas branco

Essa é a melhor cor de micro-ondas para ambientes claros. Por outro lado, a probabilidade de amarelar com o tempo é grande. Por isso e também porque a sujeira fica mais visível, requer um cuidado maior na hora da limpeza.

Micro-ondas preto

O preto é o tipo da cor que combina com qualquer recinto, além de incorporar um ar de sofisticação e elegância ao ambiente.

Sob o ponto de vista da praticidade e da beleza, é, talvez, melhor do que a cor branca, já que é mais fácil de limpar e nem existe a possibilidade de amarelar.

Micro-ondas espelhado

Este é talvez o modelo mais usado atualmente; mais na moda, digamos assim. 

Mesmo não tendo o inox que é reconhecidamente um material moderno e prático, o espelhamento dá ao aparelho um ar de modernidade muito interessante.

Assim como o preto, tem a vantagem de combinar com todo tipo de decoração.

Micro-ondas em inox

O inox, por si só, é capaz de incrementar valor e beleza a qualquer eletrodoméstico onde esteja presente. E não só isso, sua principal característica é que adia o aparecimento de ferrugem.

Nos micro-ondas ele é usado, em sua maioria, apenas na parte frontal do aparelho. 

Mas já é o suficiente para acrescentar durabilidade e resistência. Sem esquecer de que também agrega beleza e elegância à cozinha.

Micro-ondas com grill

O grill no micro-ondas tem por finalidade deixar a comida irresistivelmente crocante, O cozimento é feito através de esquentamento eletromagnético.

É verdade que não produz o mesmo resultado de um forno convencional, mas chega perto, o que agrada em cheio os amantes da praticidade.

Micro-ondas de embutir

Esse modelo de forno micro-ondas foi produzido com a finalidade de ser embutido. Feito, portanto, para cozinhas planejadas ou para quem quer economizar espaço no cômodo.

Seus comando funcionam exatamente igual aos de um aparelho que não é de embutir.

Portanto, para quem prefere embutir um micro-ondas existem modelos que são tão bons quanto os que não possuem esta propriedade.

Perguntas frequentes

Qual a melhor marca de microondas?

Existem excelentes marcas de microondas no mercado. As principais são: Consul, LG, Midea, Brastemp, Panasonic e Electrolux.

Quanto custa um forno microondas?

O preço de um microondas de qualidade pode variar bastante, porém é podemos encontrar ótimos eletrodomésticos na faixa de R$650,00.

Como funciona um forno microondas?

O funcionamento do microondas é através de ondas eletromagnéticas onde ocorre o aquecimento via fenômeno físico denominado irradiação.

Qual a melhor potência de microondas?

A potência ideal para um forno microondas pode variar de acordo com a necessidade. Assim, para preparar pratos simples o ideal é 630W, mas para cozimentos em geral a faixa fica por volta de 900W.

Para que serve um micoondas?

O microondas tem diversas utilidades domésticas, seja para esquentar líquidos até realizar o cozimento de alimentos em geral.

Conclusão: qual o melhor microondas

Na primeira colocação do nosso ranking está o Brastemp Ative 38 litros com Grill, construído para aguentar o tranco de quem usa micro-ondas com muita frequência.

É econômico, tem boa potência, ótima capacidade e grill.

Seu equilíbrio nas funcionalidades, aliado a outras particularidades, o credenciam a ser o número um de nossa lista.

Porém, se você desejar economizar e mesmo assim adquirir um ótimo microondas para a sua cozinha, recomendamos o Electrolux MTD030, devido suas funcionalidades para o preço de mercado.

Neste texto, você descobriu quais são os melhores microondas de 2020. Agora você está apto a fazer a sua escolha e deixar a cozinha completa.

Você pode gostar também

1 comentário em “Os 7 Melhores Microondas em 2021”

  1. Mauricio Meirelles

    Excelente matéria, tendo muita valia para quem vai comprar um Microondas! Explicações convincentes, show! Parabéns 👏👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *