Os 5 Melhores Livros de Gastronomia e Culinária em 2021

Na retaguarda de todo prato saboroso existem as mãos de alguém que tem familiaridade com o assunto. De algum modo essa pessoa aprendeu a cozinhar dessa maneira. Se quer ser uma dessas, vamos lhe ajudar a escolher o melhor livro de gastronomia e culinária.

Vamos lhe apresentar os 5 melhores livros em 2021 para facilitar sua aquisição. 

Se você acompanha o Masterchef – um reality show de gastronomia – já deve ter ouvido algum jurado especialista sugerindo aos participantes que leiam livros sobre o assunto para se aperfeiçoarem. 

Melhores livros de gastronomia e culinária para comprar online

É importante consultar livros diferentes para se ter uma informação mais abrangente sobre o assunto. 

Vamos então aos melhores desses livros, que servem tanto para iniciantes quanto para chefs profissionais.

1. Livro Chef Profissional

Bíblia dos chefs

Esse é um dos melhores livros de gastronomia e culinária, como o próprio nome diz, um livro direcionado a quem pretende ser um chef profissional. Para quem quer fazer da gastronomia o seu ganha-pão.

Contém o primordial para aquele que quer se transformar em um chef, ou mesmo para quem quer apenas melhorar suas habilidades na cozinha.

É muito completo e aborda um leque enorme de conteúdos, que partem de uma perspectiva do trabalho do chef a assuntos característicos sobre, vegetais, carnes, sopas, grãos, molhos, pães, etc.

Trata também da maneira como as pessoas comem e cozinham, além de outros assuntos correlatos. E contém ainda explicações sobre nutrição, ingredientes e equipamentos, bem como mais de 600 receitas e suas derivações.

Prós

Contras

✅ Rico em conteúdo

🚫 Um pouco complexo

✅ Abrangente

2. Livro Le Cordon Bleu

Melhor escola de culinária

Esse é o principal livro de uma das melhores e mais aclamadas escolas de culinária do universo gastronômico. Fazendo com que ele seja dito como um dos melhores livros de gastronomia.

Essa escola foi fundada há mais de um século, tem filiais em vinte países e todo ano forma milhares de alunos.

Para se ter uma ideia do quanto é influente e respeitado, que algumas competições de culinária dão como bonificação ao vencedor um curso nessa escola. O famoso Masterchef é um deles.

Trata-se, portanto, de um livro com importantes e variadas técnicas culinárias, sendo considerado por uma fatia enorme dos estudiosos do assunto como a principal referência na área. Você tem que tê-lo na estante de sua cozinha.

Prós

Contras

✅ Bem completo

🚫 Faltam informações essenciais

✅ Leitura fácil

3. Livro Ervas e Especiarias

Completo e com ótimas ilustrações

Nem é preciso dizer que ervas e especiarias são a alma de todos os bons pratos. Até quem não estuda culinária conhece o dom que esses ingredientes têm de acentuar ou até transformar por completo o paladar de um prato.

Portanto, o estudo desses componentes é de suma relevância para todo aquele que queira aprimorar-se na gastronomia.

Jill Norman, a autora deste livro campeão de vendas, retrata as peculiaridades de mais de 200 ervas e especiarias, tudo ordenado por sabor e aroma.

Tem ainda instruções para não errar na compra, para armazenar, para combinar com outros alimentos, bem como meios para você mesmo semear.

Por fim tem um conteúdo com receitas para que você entenda mais claramente como se deve usar as ervas no dia a dia da cozinha.

Prós

Contras

✅ Fácil de usar

🚫 Pouca análise científica

✅ Excelente projeto gráfico

4. Livro Facas e Cortes

Ótimo para iniciantes

Não é sem motivo que existem diversos tipos e tamanhos de facas. Cada detalhe é muito bem pensado para que a faca cumpra bem sua função em todo tipo de uso.

Esse livro ensina como fatiar, filetar, picar, trinchar e cortar alimentos. Ensina também como avivar o gosto das receitas através da técnica apropriada para cada momento.

De posse dessas técnicas, você estará apto a cortar corretamente e será muito mais rápido no preparo das refeições, e os pratos serão muito mais apresentáveis.

Esse, com certeza, não é o livro mais necessário na sua prateleira da cozinha. Entretanto, se sua intenção é  tornar-se um expert na cozinha, o uso correto das facas é um atributo indispensável neste caso.

Prós

Contras

✅ Explica sobre vários tipos de facas

🚫 Fala pouco sobre cortes de frutas

✅ Ensina como escolher e utilizar as facas

5. O Grande Livro dos Ingredientes

Explica nos mínimos detalhes

Em resumo, podemos definir cozinhar como aptidão para combinar e preparar os ingredientes. 

Assim sendo, é crucial para um cozinheiro que se preze ter conhecimentos dos tipos existentes de ingredientes e como podem ser usados.

Dito isto, podemos afirmar que esse livro é indispensável para qualquer um que queira tornar-se um chef de cozinha. Possui centenas de fotografias de todos os cantos do globo, desde os mais simples até os mais excêntricos.

Tem ainda orientações para conservar, servir e escolher os alimentos. Também traz fórmulas de confecção de dezenas de receitas. É um livro que realmente se preocupa com os detalhes.

Prós

Contras

✅ Muito detalhado

🚫 -

✅ Ótimas fotografias

Como escolher o melhor livro de gastronomia

Antes de escolher o melhor livro de gastronomia e culinária, vamos elencar algumas particularidades para facilitar na escolha.

Autor

É verdade que a maioria dos livros de culinária são escritos por Chefs de cozinha e afamados gastrônomos.  Há, no entanto, livros que são escritos por vários especialistas ou por grandes instituições, como, por exemplo, os prestigiados livros do Le Cordon Bleu.

Antes de comprar, procure saber a respeito dos autores e suas carreiras, suas aptidões e métodos consagrados para garantir que o conteúdo corresponda ao que você procura.

Pondere também sobre a edição, adaptação e tradução do livro. Isso é importante porque existem exemplares, sobretudo de cozinha internacional ou de chefs do exterior, é preciso muita atenção e às vezes até revisões técnicas e ajustes nas receitas para que o conteúdo seja adaptado às nossas medidas e aos nossos ingredientes.

A melhor editora na área de publicações gastronômicas do Brasil é a editora Senac, que sempre investe em ótimos tradutores para as adaptações e revisões técnicas das obras.

Imagens e fontes

As ilustrações, imagens gráficas e as fotos nos livros de gastronomia são um charme e uma utilidade a mais, assim como o tipo de fonte e sua compreensibilidade.

Os livros de gastronomia são um pouco diferentes dos livros de receita, porque são feitos para serem lidos do início ao fim, várias vezes, ao invés de servirem para consultas esporádicas.

Daí o valor àqueles que são legíveis e, de preferência, tenham gráficos e fotos. Isso faz com que a consulta durante a preparação dos pratos seja facilitada, ajudando a compreensão do modo e da forma como a receita é retratada.

Categoria 

Existem 3 categorias principais para os livros de gastronomia, a saber:

Especialidade

Determinados livros são focados em áreas específicas da gastronomia, tais como carnes, pães, confeitaria, peixes, massas e outros.

Faceta

Define o tipo de culinária que será tratada na obra, tais como cozinha asiática, brasileira, alemã, francesa, mundial, etc.

Grau

Nesse caso, os livros apontam o grau de entendimento que o público alvo possui, indo do básico ao profissional, passando pelo iniciante, intermediário e avançado.

Encadernação e capa

Caso tenha optado pela versão física e não pdf do livro, o  material da encadernação e da capa deve ser analisado com cuidado. 

Isto se faz necessário porque o livro de culinário é manuseado o tempo todo, diferentemente dos livros de literatura que são pouco folheados.

Por esse motivo é que deve-se dar prioridade aos exemplares de capa dura, pois são mais robustos e duradouros.

Por fim, veja se a encadernação é resistente e, ao mesmo tempo, flexível, permitindo que o livro seja aberto ao máximo sem danificar as costuras, emendas e a lombada.

Essa observação é importante, pois, normalmente, o livro fica aberto enquanto se prepara a receita e, não precisar forçá-lo para que fique aberto na página certa já é uma facilidade a mais.

Perguntas frequentes

O que fazer para aprender a cozinhar sozinho?

Em primeiro lugar aconselha-se a ler a receita com cautela e pré-aquecer o forno, caso precise. Depois confira se está de posse de todo o material necessário. Sempre lave as mãos e os alimentos. E, por fim, tente cozinhar com muita calma.

O que fazer para ser uma boa cozinheira?

Para que você seja um cozinheiro, não é preciso diploma nem faculdade. Entretanto, se sua intenção é tornar-se um chef profissional sugerimos que faça um curso de Gastronomia.

Como começar na gastronomia?

Independentemente se você quer começar na gastronomia como prestador de serviços ou empreendendo, sugerimos, em primeiro lugar, que trace seu objetivo. O segundo conselho é tentar conhecer a fundo sobre a cozinha, para que possa se sobressair. Se for empreender trace, antes, uma estratégia de mercado.

Como escolher o livro de gastronomia ideal?

O livro de gastronomia ideal vai variar de acordo com a intenção da pessoa. Em primeiro lugar deve-se considerar o perfil de quem lerá o livro e suas intenções com o conhecimento adquirido. Observar também se o livro atende às suas expectativas, seja com o nível das instruções, seja com as receitas contidas nele. 

Como conservar os livros de gastronomia?

O que diferencia um livro de gastronomia de um livro de literatura qualquer, é que o livro de gastronomia, sendo para iniciantes ou não, será sempre consultado, lido e relido várias vezes, enfim, manuseado com uma frequência muito maior.
E ainda tem a desvantagem de estar exposto a gordura, umidade e todo tipo de respingos. Por isso sugerimos que compre livros impressos em papel revista ou papel com brilho, pois são mais fáceis de eliminar gordura.
Guarde os livros em lugares mais seguros, como gavetas e armários. Tomando esses cuidados, você poderá ter seu livro por muito mais tempo.

Quais as vantagens em investir em livros de gastronomia?

Gostar de gastronomia não significa gostar apenas de comer. Pode significar também gostar de preparar os pratos e, para isso, existem os livros de gastronomia que auxiliam nessa tarefa.
Como todo livro, esses também podem ser básicos, tratando os assuntos de forma generalizada, como também podem ser especializados, percorrendo, a fundo, determinado tipo de prato ou de culinária.
Uma das grandes vantagens desse tipo de livro é que seu conteúdo não envelhece, ou seja, pelo menos a essência do que ali está permanece sempre atual, atravessando tranquilamente os anos.

Conclusão: qual o melhor livro de culinária

A melhor opção de compra é o Chef Profissional, da Editora Senac São Paulo. Esse é, como o próprio nome diz, um livro direcionado a quem pretende ser um chef profissional. Para quem quer fazer da gastronomia o seu ganha-pão.

Contém o primordial para aquele que quer se transformar em um chef, ou mesmo para quem quer apenas melhorar suas habilidades na cozinha.

O livro que possui a melhor relação custo/benefício é o Le Cordon Bleu. Esse é o principal livro de uma das melhores e mais aclamadas escolas de culinária do universo gastronômico.

Trata-se de um livro com importantes e variadas técnicas culinárias, sendo considerado por uma fatia enorme dos estudiosos do assunto como a principal referência na área. Você tem que tê-lo na estante de sua cozinha.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *