Os 5 Melhores Freezers Verticais em 2021

É sabido que o freezer é um eletrodoméstico que simplifica a vida de quem lida com a cozinha. Nele é possível abrigar e preservar todo tipo de alimento e bebida de maneira ordeira e por muito tempo. Então você se pergunta: Qual o melhor freezer vertical?

Existe uma grande variedade de freezers verticais à disposição do consumidor, sejam  grandes, pequenos e com múltiplas funções. Apenas como exemplo citaremos 3 das melhores marcas de freezer: Consul, Electrolux e Fricon.

A maioria dos lares possui geladeira com freezer acoplado. Acontece que muitas vezes o espaço interno do freezer não é satisfatório. Por isso tornou-se prática comum as pessoas terem um freezer vertical junto da geladeira.

Melhores freezers verticais do mercado 

Veja abaixo nosso ranking com os melhores freezers verticais e escolha qual se adequa às suas necessidades.

1. Freezer Vertical Slim – Consul 

Melhor vertical médio

Esse produto é o que podemos chamar de pequeno por fora e grande por dentro. Tem uma capacidade bem razoável de 142 litros. Possui espaço para picolé e gelo, 4 cestos removíveis e uma divisão também removível para colocar peixes.

Os cestos corrediços possuem trava de segurança, o que permite serem puxados para fora do eletrodoméstico sem o risco de tombar.

O comando de temperatura dessa Consul Slim fica na parte de trás do equipamento e tem 3 posições: mínima para dias frescos com temperaturas inferiores a 20º, média para temperaturas entre 20º e 35º e máxima para dias tórridos com temperatura superior a 35º.

Quando for adquirir o seu CVU20GB da Consul, lembre de checar a voltagem compatível com o local onde será instalada, pois há duas opções: 127V e 220V.

Prós

Contras

✅ Compartimento de congelamento rápido

✅ Comando de temperatura na parte traseira 

🚫 Não é frost free


2. Freezer Vertical – Consul 

Para pequenos espaços

Esse freezer tem o Selo Procel A que é uma excelente apresentação. Possui repartição para picolés e sorvetes e um bom espaço interno para conservar alimentos. É o freezer vertical com melhor preço da nossa lista.

Tem também 4 cestos corrediços  e que podem ser retirados, sendo que na parte inferior tem um exclusivamente para frutos do mar. Esse cesto para frutos do mar é muito interessante pois não se contamina com o cheiro dos outros alimentos, nem contamina os outros com seu cheiro, permitindo um acondicionamento mais prático.

Indicado para quem dispõe de pouco espaço físico, pois é pequeno por fora e amplo por dentro. O degelo é manual e deve ser feito de tempos em tempos, desconectando o aparelho da tomada. Seu controle de temperatura é na parte de trás.

Prós

Contras

✅ Avaliação A de consumo energético

✅ Repartição para picolés e gelo

🚫 Degelo manual


3. Freezer Vertical Cycle Defrost Uma Porta – Electrolux 

Possui dreno para degelo

Esse Cycle Defrost vertical da Electrolux tem pouca concentração de gelo na parte interna, e 2 descongelamentos por ano já são suficientes para deixá-lo sempre no ponto.

É considerado um freezer pequeno por fora e espaçoso por dentro. Para se ter uma ideia, sua largura é de apenas 55 cm, o que faz com que caiba em locais bem pequenos.

Possui ainda tampa reclinável – que facilita a limpeza e arrumação dos alimentos –  pés que podem ser nivelados, cestos destacáveis e combo de congelamento rápido.

Tem ainda 6 prateleiras com cesto, ótimas para guardar alimentos grandes com muita segurança e praticidade. A função cycle defrost propicia um descongelamento ágil e efetivo.

Um dreno para escoar a água é a última de suas virtudes. É oferecido nas versões 110V e 220V e não utiliza o temido gás DFC em seu processo de congelamento.

Prós

Contras

✅ Tecnologia Cycle Defrost

✅ Não utiliza gás DFC

🚫 -


4. Freezer Vertical – Consul 

Ótima relação custo-benefício

Esse é o modelo de nossa lista com a melhor relação custo-benefício. Sua capacidade de 231 litros não é a maior do mercado, mas serve muito bem para famílias com até 5 pessoas e para pequenos comerciantes.

Seu design, com 4 cestas removíveis e travamento de segurança, auxilia tanto a arrumação dos alimentos quanto a higienização das peças. A trava de segurança não deixa o cesto cair mesmo quando está totalmente cheio e, portanto, pesado.

Na parte superior, o CVU26EB possui uma divisão multiuso em acrílico com tampa transparente. Além de ser uma opção a mais para acondicionar comida, você não precisa destampar para saber o que tem dentro. 

Para controlar a temperatura não é preciso abrir a porta do aparelho, economizando assim mais energia.

Prós

Contras

✅ Controle de temperatura na parte externa

✅ 4 cestos corrediços e 1 gaveta transparente

🚫 Não é frost free


5. Freezer Vertical Dupla Ação – Fricon 

Para uso comercial

Esse freezer é tão grande, potente e eclético que, além de servir para sua casa ou área de lazer, também funciona muito bem para ser colocado em ambientes comerciais.

A Fricon é reconhecida por fabricar freezers de ótima qualidade. Possui um avançado sistema dupla ação, ou seja, pode resfriar ou congelar. Sua temperatura pode ser calibrada entre -16º até 8º. Vem munido de 3 prateleiras suspensas e uma de fundo.

Suas lâminas, tanto da parte de fora, quanto da parte de dentro, são em aço galvanizado altamente resistente a desgaste. A porta também é de chapa com fechadura magnetizada.

Possui isolamento da mesma matéria plástica empregada na indústria para fazer espumas, tornando-a correta ecologicamente.

Tem também, por fim, uma barra de torção com particular sistema Stop Inteligente. 

Prós

Contras

✅ Combo dupla ação

✅ Potente e espaçoso

🚫 Poucos recursos


Como escolher o melhor freezer vertical 

Aprender a escolher o melhor freezer vertical vai fazer com que aumente consideravelmente a chance de você acertar na opção escolhida. Entre as várias marcas e modelos existem detalhes que fazem com que sejam diferentes entre si.

Por isso é necessário compreender e comparar cada uma delas para comprar um produto que satisfaça seus anseios. Vamos juntos.

Capacidade

Primeira providência é conferir se a capacidade é compatível com a quantidade de pessoas de sua família. A capacidade é medida em litros. Quanto mais litros, maior o espaço em seu interior. E há uma variação muito grande nesse quesito. 

Os freezers com até 200L são indicados para famílias menores, e que vão ao supermercado com frequência. Os exemplares entre 200L e 300L são apropriados para famílias maiores, que precisam guardar grandes quantidades de comida.

Se, no entanto, você possui um estabelecimento comercial ou faz festas constantemente, invista em um expositor entre 300L e 500L. Aí você não correrá o risco de não conseguir armazenar tudo o que precisa.

Tamanho

Imaginamos que se você está interessado em adquirir um freezer é porque já tem uma geladeira, acertamos? Defina, portanto, com antecedência o local onde o freezer será colocado.

Antes de tudo meça o freezer e veja se cabe com alguma folga no lugar escolhido. Normalmente os freezer verticais não são grandes, ocupando pouco espaço no recinto e cabem, quase sempre, ao lado da geladeira.

Já os expositores – aqueles que têm porta de vidro e pode-se ver seu interior sem abrir a porta – são costumeiramente mais altos, mais largos e mais profundos. São os mais usados em casas comerciais, devido, claro, a seu tamanho maior. 

O tamanho é, portanto, um quesito relevante a se considerar. Existem, basicamente, 2 tipos de freezers verticais: os menores, com cerca de 80 cm de altura, criados para serem colocados embaixo de alguma bancada; e os maiores, com cerca de 1,80 metros, mais ou menos do mesmo tamanho da geladeira.

Caso tenha espaço disponível, sugerimos o freezer maior, pois cabe muito mais coisas e tem praticamente a mesma largura. Ter porta reversível é um atrativo a mais.

Opções de degelo

Ter as paredes e prateleiras do aparelho com grossas camadas de gelo não é uma opção viável. Isso pode prejudicar seu desempenho e ainda diminuir o espaço interior, além de muitas vezes deixar os produtos acondicionados grudados no gelo.

E não é só isso, o gelo pode ser um berço de contaminação que pode se propagar pelos alimentos e comprometer a saúde de sua família.

São 3 os tipos de degelo:

  • Manual: é o mais demorado de todos. Deve-se esvaziar o freezer, esperar o gelo derreter e só então fazer a limpeza;
  • Frost Free: esse sistema encarece o produto, porém é o que mais facilitará sua vida. Ele simplesmente não permite o acúmulo de gelo.
  • Cycle Defrost: é um sistema intermediário entre o manual e o frost free. Permite que apenas uma pequena quantidade de gelo se acumule, diminuindo, por consequência, a quantidade de vezes em que se deve fazer o descongelamento.

Perguntas frequentes 

Qual a marca de freezer mais vendida?

A marca de freezer mais vendida no Brasil é a Consul.

Como saber se o freezer é econômico?

Para saber se o freezer é econômico é preciso, antes, saber seu gasto de energia e sua potência. Essas duas informações costumam vir na ficha técnica.  Mais potência significa também mais gasto com eletricidade.

Como Escolher o Melhor Freezer Vertical ?

Se for para casa comercial ou áreas externas, prefira os modelos expositores. Se for para um ambiente residencial, verifique se sua capacidade é satisfatória para sua família. Verifique também as medidas do eletrodoméstico e as medidas do local onde será colocado, para não ter dúvidas se caberá ou não. Lembramos também que aparelhos “frost free” são a melhor alternativa para descongelação. 

Qual tamanho de freezer ideal?

O tamanho ideal do freezer será de acordo com sua necessidade. Para se ter uma ideia, um freezer de 100 litros, por exemplo, acondiciona 55 kg de alimentos aproximadamente.
Baseado nessa proporção, calcule a quantidade de comida que precisa congelar para então saber, com segurança, o tamanho de freezer apropriado para você.


Como economizar energia com o freezer?

Para evitar desperdício de calor e consequente gasto excessivo de energia, nunca deixe a porta do freezer aberta por um longo período. Evite também deixar o freezer muito próximo à geladeira, ao fogão ou em área onde haja incidência dos raios de sol. 
Por fim, mantenha espaço mínimo de 15 cm nos lados, no fundo e acima do eletrodoméstico para que ele possa “respirar” mais livremente.

É vantagem desligar o freezer à noite?

Não tem vantagem alguma desligar o freezer à noite e religar pela manhã. Mesmo com a porta fechada, o freezer desligado vai esquentando em seu interior. 
Então, quando for religado, terá que trabalhar dobrado para chegar na temperatura ideal novamente, consumindo o que foi economizado durante a noite.

Quanto tempo posso deixar um freezer desligado?

Não existe um consenso sobre essa situação. A única recomendação cabível é, quando for ligar, esperar por pelo menos 6 horas, antes de conectá-lo na tomada. De todo modo, verifique se há alguma orientação a esse respeito no manual.

Conclusão: qual o melhor freezer vertical 

A melhor opção de compra, ou seja, o melhor freezer vertical do mercado segundo nosso review é o  Freezer Vertical Consul Slim 142 Litros.

Esse produto é o que podemos chamar de pequeno por fora e grande por dentro. Tem uma capacidade bem razoável de 142 litros. Possui espaço para picolé e gelo, 4 cestos removíveis e uma divisão também removível para colocar peixes.

O freezer vertical com a melhor relação custo-benefício é o Freezer Vertical Consul 231 Litros. Sua capacidade de 231 litros não é a maior do mercado, mas serve muito bem para famílias com até 5 pessoas e para pequenos comerciantes.

Seu design, com 4 cestas removíveis e travamento de segurança, auxilia tanto a arrumação dos alimentos quanto a higienização das peças. A trava de segurança não deixa o cesto cair mesmo quando está totalmente cheio e, portanto, pesado.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *