Os 5 Melhores Fogões a Lenha em 2022

Utensílios para cozinha são desejo de compra de muitos consumidores que estão em busca de novas funcionalidades para o ambiente ou que apresentam um design diferenciado para combinar perfeitamente com a decoração, assim como os melhores fogões a lenha.

Estes equipamentos oferecem tanto a possibilidade de cozimento de alimentos, com grande flexibilidade em questão de preparos possíveis, assim como oferecem um sabor único e diferenciado para estes pratos, quanto também funcionam como aquecedores de espaços, utilizando a madeira como fonte de combustível.

São diferentes materiais nos quais são confeccionados estes fogões, com modelos compactos ou completos para melhor satisfazer as necessidades e gosto do comprador, assim como custos variáveis de acordo com seus mecanismos.

Melhores Fogões a lenha para comprar online

Confira, abaixo, um ranking com os melhores fogões a lenha e opte pelo equipamento que melhor atenda suas necessidades e preferências.

1. Fogão a Lenha Ferro Fundido – Venâncio

Fogão a Lenha Ferro Fundido - Venâncio

A melhor marca de fogão a lenha é a Venâncio, distribuindo equipamentos altamente eficazes e que possam trazer praticidade e funcionalidades para o dia-a-dia de seus consumidores, sanando suas necessidades ou desejos com diferentes estruturas e mecanismos disponíveis.

O fogão a lenha Venâncio de ferro fundido Nº1 é comercializado com a função de preparo de alimentos e principalmente elencado como um item bastante eficiente para o aquecimento de ambientes, unindo a praticidade e a elegância de um item bastante tradicional, porém sofisticado.

O produto é confeccionado com chapas de ferro fundido polidas, o que lhe garante maior resistência e durabilidade, sem que danos possam afetar sua estrutura com facilidade, mantendo sua vida útil por muito mais tempo.

Além de funcional, o fogão a lenha também atua como um equipamento decorativo, trazendo mais charme com diversos arabescos em suas portas, além de duas bocas para chamas, com puxadores feitos de alumínio injetado e acabamento em ouro envelhecido, enquanto sua grelha é feita em aço carbono.

Um de seus principais diferenciais é que este fogão possui um registro para entrada de ar, com um buraco que garante a circulação perfeita, além de um sistema abre e fecha localizado na lateral do equipamento.

Prós

Contras

✅ Resistente e durável

🚫 Alto custo

✅ Registro para entrada de ar

✅ Design sofisticado

2. Fogão a Lenha Portátil 03 Bocas – SV Representações

Fogão a Lenha Portátil 03 Bocas - SV Representações

Um fogão a lenha pode apresentar grandes dimensões, assim como um peso extremo, o que inviabiliza sua compra e consumo por muitos interessados, porém, para solucionar o problema e viabilizar a compra, opções portáteis podem ser a saída perfeita para quem anseia por um equipamento desta categoria.

O fogão a lenha portátil 3 bocas é comercializado em alumínio batido, um material que apresenta alta resistência e pode suportar o manuseio do mesmo sem problemas ou impedimentos.

Aos que buscam qual a melhor lenha para fogão a lenha, esta opção de mercado aceita qualquer tipo de madeira, permitindo seu abastecimento de maneira mais fácil e prática pelo consumidor, encaixando-o em qualquer ambiente, seja cozinha ou espaço que deseja aquecer com sua funcionalidade, recorrendo à um dos modelos mais compactos do mercado.

Sua estrutura oferece 3 bocas para lançamento das chamas, sendo espaçoso para o preparo de diversos alimentos ao mesmo tempo, assim como também potente para o aquecimento do local mais rapidamente.

Além de todos os seus benefícios e funcionalidades, este fogão a lenha apresenta um ótimo custo, elencado como um dos mais baratos disponíveis para venda, tornando-se acessível aos compradores que buscam por este equipamento com uso desde a antiguidade.

Prós

Contras

✅ Resistente

🚫 Peças não encaixam perfeitamente

✅ Compacto

✅ Ótimo custo e benefício

3. Fogão a Lenha 03 Bocas – RioMar

Fogão a Lenha 03 Bocas - RioMar

Aos que buscam qual a melhor marca de fogão a lenha, a RioMar destaca-se como uma das melhores opções no mercado e que confere aos equipamentos comercializados toda a qualidade e funcionalidades incríveis para disponibilizar facilidades e praticidade ao cotidiano de seus usuários.

O fogão a lenha 3 bocas 2 em 1 da RioMar permite mesclar o tradicionalismo do equipamento abastecido com madeira que é utilizado desde os primórdios, reinventando seu uso em um design moderno e de fácil manuseio, atuando como um item decorativo e inovador para seus espaços.
O produto é confeccionado em chapa minimizada de 1,5 mm e tamanho bastante compacto, o que garante que pode ser carregado consigo para diversos locais, principalmente em acampamentos ou pescas, com fácil montagem, misturando o sabor de um prato enraizado ao meio ambiente.

A função 2 em 1 é o grande benefício do equipamento aos seus consumidores, sendo que o mesmo pode ser utilizado tanto como fogão, quanto como churrasqueira, encaixada de maneira segura, com 3 bocas disponíveis para o preparo de alimentos de maneira simultânea.

A chaminé está embutida no equipamento para a saída de fumaça, obtendo flexibilidade em relação ao tipo de alimento que pode ser preparado com o fogão.

Prós

Contras

✅ 2 em 1: fogão e churrasqueira

✅ Compacto

🚫 Pintura eletrostática que pode perder-se com o tempo de uso

✅ Fácil montagem

4. Fogão a Lenha Nº1 Tradicional – Venâncio

Fogão a Lenha Nº1 Tradicional - Venâncio

A Venâncio é a marca que mais destaca-se ao tratar-se de equipamentos e produtos tradicionais comercializados no mercado pelos grandes apaixonados por modelos retrôs, tanto para usufruir de suas funções, quanto de seu design.

O fogão a lenha Venâncio Nº1 tradicional é comercializado tanto para o preparo de alimentos, quanto para o aquecimento de ambientes, atuando nas duas frentes com excelência e sanando as necessidades e desejos de seus compradores.

O material utilizado para confecção do equipamento é o ferro fundido polido, com chapa resistente e bastante durável que confere ao produto maior rigidez e economia a longo prazo, pendurando por anos com seu excelente funcionamento.

O acabamento do material é ótimo, ofertado na cor branca para melhor combinar com qualquer decoração, sendo um item neutro e com design único, bastante simples e limpo, sem maiores detalhes ou desenhos, com puxadores, guarnições e material dos pés feitos em alumínio injetado, enquanto as cantoneiras são feitas em aço inox.

As gavetas são frontais, enquanto o fogão possui porta de entrada de ar e uma porta corta fogo para maior segurança de quem o manuseia, além de saída de fumaça localizada à direita do equipamento, contendo 2 bocas para o lançamento das chamas.

Prós

Contras

✅ Resistente e durável

🚫 Alto custo

✅ Ótimo acabamento

✅ Design simples

5. Fogão a Lenha Gabinete – Backes

Fogão a Lenha Gabinete - Backes

A Backes comercializa um modelo completamente moderno e diferenciado que está entre os melhores fogões a lenha disponíveis, sanando quaisquer necessidades e preferências de quem busca um modelo antigo de preparo de alimentos, porém com um design inovador e que ganha destaque dentre os concorrentes.

O fogão a lenha gabinete Nº2 da Backes é comercializado com estrutura feita em aço inox de 0,6 mm escovado, combinado com aço carbono de 0,8 mm de espessura, sendo totalmente pintado em cores mais extravagantes, assim como o vermelho, amarelo e azul, também na versão preta para os mais discretos, sem que a pintura saia mesmo com altas temperaturas constantes.

O acabamento é feito em alumínio fundido, com revestimento duplo em aço inox, refratários e manta lã de rocha, sendo uma das poucas versões que conta com um forno muito espaçoso para assar alimentos.

Quem busca qual a melhor serpentina para fogão a lenha, este item é compatível com diversos materiais, com duas opções de entrada de ar, sendo estas nas laterais, além de um indicador de temperatura que auxilia no acompanhamento da potência correta para incidência em seus preparos.

São vários benefícios agregados, assim como a fácil higienização do fogão a lenha, o fato de não enferrujar com materiais de qualidade mesmo ao longo do tempo, com resistência, durabilidade e aquecimento rápido para proporcionar mais praticidade ao dia-a-dia de seus utilizadores.

Prós

Contras

✅ Resistente e durável

🚫 Alto custo

✅ Indicador de temperatura

✅ Design moderno

✅ Fácil higienização

Para que serve o Fogão a Lenha?

A principal característica de um fogão a lenha é o preparo de alimentos, sendo uma maneira mais tradicional e antiga de cozinhar refeições diversas, porém que disponibiliza um sabor completamente diferente e elenca este equipamento como um dos desejos de aspirantes a chefs de cozinha.

Além do preparo de refeições diversas, o fogão a lenha também é atualmente utilizado como um aquecedor de ambientes, fazendo com que o calor emanado no local possa torná-lo mais aconchegante principalmente em dias de baixas temperaturas.

O abastecimento deste fogão é feito com lenha, assim o seu uso é muito comum principalmente em zonas mais rurais onde há a disponibilidade do insumo pela alta quantidade de árvores e natureza.

Como escolher o melhor Fogão a Lenha

Confira algumas características para acertar na escolha do fogão a lenha e adquirir um item de qualidade e altamente eficaz.

Tipos

Há dois tipos de fogões a lenha, sendo eles divididos por número entre 1 e 2, além de alguns modelos que são denominados portáteis para carregar consigo em viagens, acampamentos, pescas, dentre outros passeios do gênero que combinam perfeitamente a funcionalidade do equipamento com o meio ambiente.

O fogão a lenha Nº1 é mais recomendado para quem está em busca de um item com dimensões menores, pois o mesmo é compacto e pode ser facilmente encaixado em qualquer lugar, perfeito para quem possui cozinhas menos espaçosas e precisa de compartimentos menores para tal.

Já o fogão a lenha Nº2 é maior, ocupa mais espaço, porém também apresenta uma série de mecanismos e funcionalidades adicionais, tais como compartimentos, fornos, grelhas, dentre outros que ampliam as possibilidades de preparos e usos.

Tamanho

O tamanho do fogão a lenha é uma característica que deve ser observada cautelosamente no momento da decisão de compra, afinal as suas dimensões devem condizer com o espaço do ambiente no qual o mesmo será inserido, levando em consideração o tamanho da cozinha do comprador.

Há modelos portáteis, compactos ou completos, variando suas dimensões de acordo com as necessidades.

Chapas de Ferro

As chapas de ferro encaixam-se na parte superior dos fogões a lenha, sendo a principal estrutura que garante o aquecimento dos alimentos e o atingimento da temperatura perfeita.

As chapas de ferro mais comuns são confeccionadas em ferro fundido, um dos materiais mais resistentes e duráveis do mercado para estes equipamentos, além de ser uma superfície com excelência para a conservação de calor, realizando o cozimento lento dos alimentos.

Perguntas frequentes

Qual a diferença de fogão a lenha número 1 e número 2?

O fogão a lenha número 1 é indicado para cozinhas menores por ser mais compacto, enquanto o número 2 é completo e com mais compartimentos e funcionalidades para ambientes maiores.

Qual melhor chapa para fogão a lenha?

A melhor chapa para fogão a lenha é a de ferro fundido, pois o material, além de altamente durável e resistente, também confere ao fogão uma ótima condução de calor, efetuando o preparo lentamente dos alimentos.

O que fazer para o fogão a lenha não rachar?

Para o fogão a lenha não rachar, é ideal que a concretagem de suas chapas seja feita com a inclusão do melaço, areia e brita, evitando que o calor intenso possa afetar suas estruturas ao longo do tempo.

O que é chapa vitrocerâmica?

A chapa vitrocerâmica é uma das mais indicadas do mercado e que oferece ótima resistência para a inclusão em fogões a lenha, principalmente em momentos de temperaturas altas, sem sofrer com choques térmicos.

Qual a espessura de uma chapa de fogão a lenha?

A espessura da chapa de um fogão a lenha é variável, sendo em média de 0,6 mm a 0,8 mm, considerando que, quanto mais grossa a chapa, mais lento será o preparo dos alimentos pela condução de calor.

Conclusão: Qual o melhor fogão a lenha

A escolha pelos melhores fogões a lenha do mercado pode variar de uma série de aspectos e características que devem ser consideradas no momento da decisão de compra, adquirindo o equipamento perfeito para sua cozinha.

O modelo tradicional de cozimento com o abastecimento por lenha é muito valorizado para conferir aos alimentos um sabor diferenciado e saboroso, além de também ser um item muito procurado pela estética proporcionada, com designs retrôs, modernos, sofisticados, inovadores ou uma mescla entre eles.

Há modelos compactos, portáteis ou completos que podem variar de acordo com o tamanho disponível no local, assim como para as funcionalidades e mecanismos inclusos, com versões mais básicas ou completas.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.