Os 7 Melhores Depuradores de Ar em 2021

Quer deixar o ar de sua cozinha puro e sem mau cheiro? Então você precisa conhecer os melhores depuradores de ar.

Esse produto será de muito valia para que você se sinta bem ao cozinhar, sem o incômodo e enjoativo cheiro de gordura impregnando o ar e colando nos azulejos.

Elegemos, neste artigo, os 7 melhores depuradores de ar para facilitar sua escolha no momento da compra. Confira.

Melhores depuradores de ar do mercado

Veja abaixo nosso ranking dos melhores depuradores do mercado:

1. Depurador de Ar Slim touch – Suggar

Grande capacidade de sucção

Esse depurador possui painel touch com relógio digital e timer que desliga automaticamente. Também possui interruptor de luz, botão de liga/desliga e controle das 3 velocidades.

A vantagem do timer é que você pode programar o tempo que o eletrodoméstico ficará ligado e, em seguida, desligar por conta própria.

Indica a hora certa de lavar, através de um sinal de saturamento da tela que filtra o ar. O filtro é de carvão ativado, as telas são de alumínio e podem ser lavadas sem o menor problema.

À medida que o tempo passa os depuradores vão ficando mais silenciosos, e este aparelho é um bom exemplo disso.

Seu consumo é baixo e sua potência é de 160W.

Prós

Contras

✅ Dupla função: depurador e coifa

✅ Baixo consumo

🚫 Manual pouco detalhado


2. Depurador de Ar Slim branco – Suggar

Baixo consumo

Esse é um ótimo depurador apto a deixar sua cozinha livre dos maus cheiros e fumaça. Possui 3 níveis de velocidade para serem acionadas conforme  a necessidade do momento, e conta ainda com boa capacidade de sucção, sendo perfeito para fogões de até 4 bocas.

Tem dupla filtragem: uma manta filtrante que elimina gordura e fumaça e um filtro de carvão ativado que acaba com cheiros ruins.

É considerado um aparelho silencioso, pelo menos em comparação com os modelos anteriores.

Seu preço é muito elogiado pelos consumidores, bem como sua eficiência, sobretudo em ambientes menores. Além disso, é leve e muito fácil de instalar.

Prós

Contras

✅ Dupla filtragem

✅ Silencioso

🚫 Fio elétrico curto


3. Fogatti Vidro Curvo Duto Slim – New Order

Melhor depurador do mercado

Esse depurador tem resistência, praticidade e design. Sua principal característica, no entanto, é ter dupla função: é depurador e exaustor, e ainda possui filtro metálico em alumínio e carvão ativado.

O filtro faz um excelente trabalho de neutralizar cheiros desagradáveis. Possui 3 velocidades e é indicado para fogão de 6 bocas.

Tem vidro curvo e temperado, e sua iluminação é com lâmpadas de LED, o que dá um charme todo especial à cozinha.

Como é depurador e exaustor, o comprador é quem decidirá qual das duas modalidades será usada, ou, até mesmo, as duas ao mesmo tempo.

É silencioso, possui máscara captadora de ar, hélice e regulagem de altura.

Prós

Contras

✅ Aço inox e vidro

✅ Silencioso

🚫 Manual pouco detalhado


4. Depurador Slim Pdr60i – Philco

Melhor depurador de Ar Slim Inox

Esse depurador é do tipo feito para parede, possui 3 velocidades, potência média para 4 bocas ou menos e potência de 150W.

Possui dupla função: depurador e exaustor, garantindo a completa ausência de maus cheiros. Possui 2 filtros, sendo um de carvão ativado e outro de alumínio, que garantem a total captação de fumaça e gordura.

Vem acompanhado de uma luz que é própria para iluminar o fogão, facilitando o manuseio, sobretudo à noite.

É aconselhável tomar cuidado com as placas que se superpõem aos filtros, pois são delicadas e amassam facilmente.

Tem 3 opções de velocidade e potência de 150W.

Prós

Contras

✅ Boa potência

✅ Filtro duplo

🚫 Manual pouco detalhado


5. Depurador de Ar Slim prata – Suggar

Melhor relação custo-benefício

Esse depurador é considerado o que tem a melhor relação custo-benefício, além de ótimas funcionalidades e potência de 150W.

É do tipo de fixar na parede e é indicado para fogões de 6 bocas ou menos. Possui 3 controles de velocidade.

Sua turbina é muito potente e seu design é muito moderno, o que fará com que sua cozinha fique mais bonita, além, claro, de depurar o ar com muita eficiência.

Elimina a fumaça e as gorduras com muita competência. Possui 3 velocidades e sua frente é em aço inox escovado.

Sua instalação é muito simples: basta fazer 2 furos, colocar os parafusos e encaixar. Sua tomada é de 3 amperes.

Prós

Contras

✅ Valor módico

✅ Aço inox escovado

🚫 Filtros descartáveis


6. Depurador Slim Branco – Fischer

Filtro em alumínio lavável

Esse depurador possui a parte da frente em inox e o restante é branco. Vem com 3 opções de velocidade e lâmpada para facilitar o manuseio do fogão.

Existe a opção de funcionar com coifa também, ou exaustor, que significa a mesma coisa. Se você tiver condição de fazer uma saída de ar para fora, a opção exaustor é a mais indicada porque é mais prática e funcional.

Vem acompanhado de filtro de carvão ativado que pode ser lavado à mão ou em lava-louça.  É muito potente, o que o torna também muito eficiente.

É adaptável a cooktop a gás, por indução, elétrico e manual.

Há quem diga que na velocidade 3 ele é muito barulhento. Todo motor faz barulho e, nesse caso, não foge à regra. De todo modo, seu ruído é o mesmo de todo tipo de depurador.

Prós

Contras

✅ Dupla função: coifa e depurador

✅ Filtro lavável

🚫 Manual pouco detalhado


7. Depurador e Exaustor de Ar Vidrio – Suggar

Melhor depurador tipo coifa

Esse é considerado o melhor depurador de ar tipo coifa. É um dos preferidos por aqueles que gostam de modelos clássicos – o que é uma característica das coifas – mas gostam também de modernidades, tais como facilidade de instalação.

Seu comprimento de 90cm é um pouco acima do normal, fazendo dele uma boa alternativa para fogões com mais de 4 bocas, já que tem um alcance maior.

Do mesmo modo como outros modelos da mesma marca, possui sistema de dupla filtragem com tela em alumínio fácil de ser lavada, e muito fácil de ser retirada no momento da limpeza.

Trata-se, portanto, de um ótimo e moderno depurador. Seu charme principal fica por conta de sua parte de cima que imita a aparelhagem de uma coifa.

Prós

Contras

✅ Dupla filtragem

🚫 Difícil de montar

Como escolher o melhor depurador de ar

Antes de adquirir seu depurador de ar, considere os seguintes aspectos:

Vazão

A vazão refere-se à capacidade de sucção, isto é, à quantidade de ar que o aparelho consegue filtrar. Essa é, talvez, a principal característica do depurador de ar. 

E por uma razão bem simples: quanto maior for a força de sucção, melhor será sua performance. 

Por isso, tente escolher um equipamento potente, sobretudo se gostar de fazer frituras. Assim não terá problema com a gordura se espalhando pela cozinha e grudando em móveis e azulejos.

Para se saber, com precisão, a vazão ideal que sua cozinha irá precisar, é preciso, antes de mais nada, medir a área do ambiente. 

Talvez você não se lembre dos tempos de escola, por isso vamos lembrá-lo: a área é calculada multiplicando o comprimento x largura x altura. Em seguida, multiplique a área por 12, que é a quantidade recomendada de troca de ar a cada 60 minutos.

Exemplo: suponhamos que a cozinha tenha 4 m de altura, 3 m de largura e 3 metros de comprimento, sua área é de 36 m. Como 36 vezes 12 é igual a 432, esta é a capacidade mínima que o depurador precisa ter para conseguir filtrar todo o ar desse ambiente.

Caso não consiga achar um depurador com a capacidade mínima para seu espaço, o ideal é colocar uma coifa ao invés de um depurador.

Tamanho

É muito importante verificar se o tamanho do depurador se adequa ao tamanho do seu fogão. O ideal é que cubra toda a superfície do cooktop ou fogão. 

Se for maior que a área total do fogão não tem problema, se for menor não é bom, pois pode comprometer sua eficiência. Por precaução, meça seu fogão antes de comprar o produto.

São, basicamente, 2 tamanhos disponíveis no mercado: 60cm e 80cm. O primeiro é indicado para fogões de até 4 bocas, enquanto o segundo é para fogões de 5 ou 6 bocas.

O fundamental é que o eletrodoméstico tenha, no mínimo, o mesmo tamanho do fogão. Se ultrapassar não tem problema.

Instalação

Existem duas maneiras de fixar o equipamento: fixando apenas na parede ou embaixo do armário. Se optar pelo segundo caso, verifique a resistência do armário, se aguentará o peso do eletrodoméstico.

Muita atenção à distância entre o fogão e o depurador. É preciso respeitar a distância mínima e a máxima. 

A distância mínima servirá para que não aconteça acidentes, e a máxima garantirá que seja feita uma filtragem adequada.

Potência

Se possível, escolha um dispositivo com a maior potência possível. Neste caso, potência nunca é demais, pois apresenta um desempenho muito mais interessante, além da agilidade no processo.

A potência desses aparelhos pode variar de 100 a 290 W. Se você usa o fogão várias vezes ao dia, prefira um de 290 W, que assim não terá problemas por um bom tempo.

Manual

Não seja apressado nem preguiçoso e baixe o manual do utensílio que deseja comprar e leia com muita atenção, pois isso evitará problemas causados pelo desconhecimento.

Verifique se o manual explica em detalhes o serviço de instalação, bem como a preservação.

Filtro

Os depuradores de um modo geral usam apenas 2 tipos de filtros: mantas sintéticas ou filtros de carvão, e ambos precisam ser substituídos de tempos em tempos.

Mantas sintéticas podem ser lavadas normalmente, por isso podem durar mais tempo que os filtros de carvão ativado.

Confira se são fáceis de serem encontrados no mercado e o preço. É muito desagradável comprar um produto e na hora da troca de alguma peça não encontrá-la para comprar.

Por último, atente para o valor do filtro. Desse modo é possível comprar um eletrodoméstico de valor razoável e que atenda suas expectativas. 

Design

Se você é do tipo que valoriza  a decoração dos ambientes para torná-los mais aconchegantes e bonitos, deve, então, escolher com atenção o design do seu novo artefato.

Estão à disposição no mercado diversos e diferenciados modelos, de modo que algum, com certeza, casará perfeitamente com o cenário de sua cozinha.

Os modelos mais admirados são fabricados em inox, eles são uma unanimidade no gosto popular devido a seu aspecto a um só tempo discreto e sofisticado.

Existem outras alternativas muito atrativas, como exemplares nas cores preta, cinza e branca. Alguns, pasme, que inclusive reproduzem madeira.

Diferença entre depurador de ar e coifa

A função de um e outro é praticamente a mesma. Ambos servem para tirar cheiros desagradáveis e partículas de gordura que ficam no ar durante o preparo de comidas. 

A diferença está na forma como cada um faz o trabalho. Essa funcionalidade é feita por intermédio de carvão ativado e/ou filtros laváveis.

Enquanto o depurador filtra e devolve o ar para o mesmo recinto, a coifa joga todo o ar para fora do ambiente, mediante um duto que sai pelo teto ou pela parede.

O depurador é uma opção mais em conta e menor, adequado para quem dispõe de pouco espaço.

Quando o ar volta ao mesmo ambiente de origem depois da filtragem, é dito que foi feita uma depuração. Quando é jogado para fora do ambiente, é chamado de exaustão.

Alguns modelos de depuradores são 2 em 1, ou seja, tanto podem ser usados como depuradores ou como exaustores, dependendo da preferência do comprador.

Lembrando que se optar pelo modo exaustor, terá também que adquirir abraçadeiras e um duto flexível, e precisará também de um furo no teto ou na parede, para usá-lo nessa configuração.

O inverso também é possível, ou seja, toda coifa pode ser usada como depurador. Nesse caso é usado um filtro de carvão.

As principais diferenças entre os dois é que os depuradores costumam ser mais em conta, menos potentes e sua instalação é bem mais simples.

Em razão de sua menor potência, os depuradores são os preferidos por quem tem cozinha menor.

Apenas para finalizar: os depuradores não fazem mágica, isto é, não conseguem purificar o ar totalmente. De todo modo, dão uma grande aliviada. 

Depois das informações acima, você, com certeza, estará munido de conhecimentos que farão com que encontre o melhor depurador de ar, seja para seu apartamento ou para sua cozinha.

Perguntas frequentes

O Depurador de Ar gasta muita energia?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que os depuradores de ar gastam menos energia do que as coifas. O consumo de um depurador não irá representar uma grande mudança em sua conta de luz.

O que é melhor: Depurador de Ar ou Coifa?

Escolher entre um depurador de ar e uma coifa vai depender de sua análise. Se sua cozinha tiver vazão para dutos e for grande, a coifa é melhor. Caso seja pequena, não tenha vazão para dutos e, além disso, você quiser economizar, o depurador é melhor.

Qual a distância entre o fogão e o sugar ou depurador?

O depurador deve ser colocado a aproximadamente 70 cm acima do fogão, enquadrado com o mesmo. Qualquer distância entre 60 cm e 80 cm é aceitável. 

Para que serve o depurador de ar na cozinha?

O depurador serve para captar e purificar o ar com partículas de óleo e com cheiro ruim que se formam no processo de fazer as refeições. Sua função é, portanto, sugar o vapor e a gordura, filtrar e devolver um ar mais respirável através da depuração.

Pode colocar armário em cima do depurador?

O ideal é não colocar o armário muito perto do eletrodoméstico. Se isso não for possível, verifique antes se você precisará deixar no armário um espaço para saída de ar do depurador.

Pode colocar microondas em cima do depurador?

Não se aconselha colocar microondas em cima do depurador, pois é preciso um espaço para que o ar filtrado seja jogado de volta na atmosfera. Mesmo em cima da geladeira, prática muito comum, não é permitido.

É necessário ter um depurador?

Necessário não é, mas é aconselhável. Trata-se de um apetrecho relativamente barato e com uma função muito interessante. O seu uso ajuda a proteger móveis e outros eletrodomésticos, principalmente da gordura que se espalha pelo ambiente.

Conclusão: qual o melhor depurador de ar

A melhor opção de compra é o Fogatti Vidro Curvo Duto Slim, fabricado pela New Order.

Esse depurador tem resistência, praticidade e design. Sua principal característica, no entanto, é ter dupla função: é depurador e exaustor, e ainda possui filtro metálico em alumínio e carvão ativado.

O aparelho com a melhor relação custo-benefício é o Depurador de Ar Slim prata, produzido pela Suggar.

É do tipo de fixar na parede e é indicado para fogões de 6 bocas ou menos. Possui 3 controles de velocidade.

Sua turbina é muito potente e seu design é muito moderno, o que fará com que sua cozinha fique mais bonita, além, claro, de depurar o ar com muita eficiência.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *