Os 5 Melhores Cortadores de Legume em 2021

Vamos ser claros e objetivos: ter o melhor cortador de legumes deve ser prioridade em todo tipo de cozinha. Eles são práticos, ágeis e não são caros.

Os seus pratos ficarão mais bonitos e mais harmoniosos, uma vez que são precisos e simétricos no corte. Outros, por sua vez, também ralam e fatiam, tornando o cortador muito polivalente.

Se você chegou até aqui é porque, decerto, está interessado em adquirir essa invenção. Como existem muitas opções no mercado, e algumas não são tão boas quanto se espera, passamos a peneira e fizemos a relação dos melhores cortadores de legumes do mercado.

Melhores cortadores de legumes do mercado

Veja abaixo nosso ranking dos melhores cortadores de legumes para comprar online:

1. Cortador e Picador Industrial – JL Colombo

Uso residencial, comercial e industrial

Esse é tido como o melhor cortador e picador de legumes industrial. É lavável, desmontável e possui base antiderrapante.

É a opção mais acertada para cozinhas industriais e empreendimentos de refeição. Isso não impede, no entanto, que seja adquirido por pessoas físicas para seu uso diário.

Suas lâminas são muito resistentes, fabricadas em aço inoxidável. Foram fabricadas com a intenção de oferecer exatidão e agilidade no corte.

O cortador como um todo é muito resistente e seguro e, por consequência, costuma durar muito tempo sem estragar.

Seus pés são removíveis, e suas peças podem ser lavadas com muita facilidade.

Prós

Contras

✅ Fabricado em alumínio fundido

🚫 Ruim para lavar

✅ Corta em forma de palitos e cubos

2. Cortador Fatiador Legumes 3 lâminas – ‎Tabletop

melhor cortador de legumes

Esse cortador e fatiador vem com 3 lâminas em aço inox muito afiadas e resistentes . É pequeno, quase não ocupa espaço, seus cilindros podem ser trocados entre si conforme a necessidade do momento.

Rala com muita eficiência e o mecanismo de manivela é igualmente eficaz. Indicado para ralar batatas, queijos, nozes, cebolas e, claro, legumes. Cai como uma luva para fazer salada de repolho.

Possui uma base que adere por sucção, gerando ótimo equilíbrio, sobretudo em área não ondulada. Trata-se de um cortador manual multifuncional, fabricado em plástico ABS, PP e aço inox. Pesa 700g.

Prós

Contras

✅ Cortador, fatiador e ralador

🚫 Não suporta alimentos muito duros

✅ Praticidade

3. Processador e Batedor Manual 5 lâminas

Acionamento através de corda retrátil

O funcionamento deste processador e batedor manual é muito simples: é só colocar o alimento no receptáculo de acrílico, fechar e puxar a corda umas 4 ou 5 vezes.

A grossura do alimento será determinada pela quantidade de vezes que se puxa a corda. Quanto mais puxar a corda mais o alimento vai afinando.

Outra característica interessante é o tamanho deste processador. Ele é considerado grande se comparado com outros tipos à disposição no mercado. Isso o torna mais anatômico, isto é, o seu uso é mais cômodo do que os outros.

O sistema de funcionamento por corda torna-o mais ágil e eficaz quando equiparado aos mecanismos mais usados e suas 5 lâminas permitem 5 opções de cortes precisos.

Prós

Contras

✅ Possui 5 lâminas inox

🚫 Pesado para puxar corda retrátil

✅ Formato anatômico e prático

4. Cortador de Legumes em Espiral – Carisma

cortador de legumes 3 em 1

O modo como esse cortador em espiral opera é bem simples. É só inserir o legume no centro e rodar, muito parecido com o modo como se usa um apontador de lápis.

Com esse cortador de legumes você produz fios espirais continuados ou pedaços de fita ondulada, seja de frutas ou vegetais.

Além disso, você poderá fazer massas de vegetais saudáveis e deliciosas. Se você segue os regimes de baixo teor de carboidratos, sem glúten, esse é o ralador perfeito.

Possui boa segurança, é cômodo e foi projetado respeitando a limitação física e cognitiva do manuseador, proporcionando uma prática tranquila ao usuário.

É importante que esse cortador seja lavado no mínimo 2 vezes por semana, tomando o cuidado de usar esponja suave e detergente neutro.

Prós

Contras

✅ Prático e simples de usar

🚫 Não suporta produtos abrasivos

✅ Ideal para dietas baixo teor de carboidratos

5. Cortador Fatiador Legumes – Topen Home

9 em 1

Esse é um cortador e fatiador que possui 9 lâminas, ou seja, um 9 em 1 multifuncional. Poucos cortadores e fatiadores têm essa quantidade de lâminas. O normal é que tenham 3,4,5 lâminas, mas 9 é raro de encontrar.

Possui uma precisão de corte espetacular, por isso está em um dos melhores cortadores de legumes do mercado, é indicado para cortes finos e ultrafinos. Suas batatas ficarão impecáveis se fatiadas com esse fatiador.

Esse cortador ainda pode ser usado como escorredor, poupando tempo,trabalho e espaço na cozinha. Além disso, pode ser usado para outras funções, como balde de frutas, por exemplo.

É, portanto, um fatiador eficiente e rápido. O material com que é produzido é o PP de alta qualidade.

Prós

Contras

✅ Multifuncional

🚫 Frágil

✅ Prático e higiênico

Como escolher o melhor cortador de legumes

Você deve ter em mente algumas diretrizes práticas antes de comprar seu utensílio. O cortador é um instrumento que será usado praticamente todos os dias e, portanto, deve ser robusto o suficiente para aguentar o batente ao longo dos meses.

O material com que é fabricado influi muito no quesito durabilidade. As lâminas precisam ser, preferencialmente, de aço inox, porque aguentam tranquilamente o uso contínuo, uma vez que não enferrujam.

É aconselhável que o corpo do ralador seja de plástico resistente e também sem qualquer tipo de produto químico, como o BPA, que é tóxico.  

Manual ou elétrico

O modelo mais apropriado para você vai depender de suas necessidades. Por isso é importante que você faça um estudo prévio de suas necessidades e o tipo do cortador.

A vantagem dos manuais é que são mais práticos, mais fáceis de transportar e podem ser usados em ambientes externos, como por exemplo, em um acampamento, em um churrasco ou em um piquenique.

São mais simples de lavar, pois podem ser lavados à mão ou mesmo na máquina de lavar louças. 

Já os elétricos requerem mais cuidados na hora da lavagem, pois possuem peças elétricas que não podem se molhar, correndo o risco de estragar o aparelho.Além disso, fazem bem menos barulho, lógico. 

Nem é preciso dizer que os cortadores manuais são bem mais ágeis do que quando se corta os vegetais com uma faca.

Em compensação, os elétricos são bem mais rápidos para cortar os legumes. Esse é, talvez, o único quesito em que os cortadores elétricos superam os manuais. 

De todo modo, é uma vantagem bem interessante, e deve ser levada em consideração no momento da compra.

Tamanho

O tamanho desse produto vai variar conforme o modelo. De todo modo, os manuais são, geralmente, menores. Os profissionais costumam ser bem maiores e, por isso mesmo, cortam quantidades maiores em menos tempo.

Por fim, um detalhe não menos relevante é medir o cortador para ver se cabe em seu armário. Se você é do tipo que costuma cozinhar em lugares diversos e gosta de levar seus apetrechos, talvez o menor seja a melhor escolha.

Material

A maior parte dos cortadores são fabricados em plástico ABS, que é um material bem rígido e robusto. Existem outros tipos, no entanto, que são fabricados em acrílico e outras espécies de metais.

De todo modo, o que mais importa nesse tipo de produto é o material da lâmina. É ele quem vai garantir a longevidade do aparelho. Alguns são feitos em aço inox e outros em alumínio. Ambos os materiais são resistentes, cumprindo bem sua função.

Funções

Os cortadores manuais não possuem muitas funções. Alguns somente cortam em fatias e retiram a casca. Existem modelos que cortam em somente um uma configuração; outros têm 2 alternativas de corte.

Por outro lado, os modelos profissionais apresentam mais alternativas, sendo, portanto, mais ecléticos.

Eles podem cortar em cubos, descascar, picar, fatiar, e outras aparências. As alternativas vão variar conforme o tipo preferido.

A maior parte destes tipos de cortadores de legumes vêm com um recipiente para reter o alimento que já foi picado, e podem também ser utilizados para acondicionar as suas peças, ajudando na arrumação da gaveta.

Segurança

A segurança é primordial, principalmente quando lidamos com objetos que cortam. É preciso todo o cuidado no manuseio com a lâmina e, caso ela desmonte durante o uso, reflete a má qualidade do produto, mas também pode significar que você está fazendo mau uso do cortador.

Perguntas frequentes

Por que adquirir um cortador de legumes?

O cortador de legumes irá agilizar e ajudará a embelezar seus pratos, uma vez que corta uniformemente e com muito mais rapidez do que se for cortar com a faca. 
Evitará, também, que você se corte, o que é muito normal em quem prepara refeições sem um cortador. Tem muita serventia sobretudo para fazer saladas, lanches rápidos e café da manhã.
Utilizando o cortador de legumes você não precisará desviar a atenção, podendo se concentrar só no preparo da comida em si, como, por exemplo, o cozimento e o tempo que as panelas ficarão no fogo.

Como podem ser classificados os diferentes tipos de cortador de legumes?

Apesar de serem muito semelhantes, os cortadores de legumes possuem algumas diferenças entre si. Vamos às 3 principais:
Elétrico – Esse é o cortador indicado para os iniciantes. É bem resistente e possui formato de tubo. 
Profissional – O cortador profissional é aquele produzido para fazer bastante quantidade de cortes no mesmo lugar.
Japonês – O cortador japonês é o mais conhecido e procurado, em grande parte, porque são muito afiados, próprios para a culinária japonesa que é repleta de cortes finíssimos.

Como escolher o melhor cortador de legumes do mercado?

Para escolher o melhor cortador de legumes do mercado há que se considerar três coisas: praticidade, procedência e qualidade do material de fabricação.
Estas três diretrizes irão facilitar sua escolha, favorecendo a sua chance de acertar. Em relação ao preço é provável que você não tenha problemas, são normalmente baratos.

Como utilizar o cortador de legumes em espiral?

Não tem nenhum mistério o manuseio do cortador de legumes em espiral. Para o seu uso, coloque o legume escolhido no lugar indicado. Pegue o dispositivo com uma mão e com a outra rode o legume, e ele sairá na forma de tiras na ponta do cortador.

Como usar o cortador manual de legumes?

A primeira coisa a se fazer antes de usar o cortador manual de legumes é decidir qual lâmina irá usar. Isso dependerá do tipo de corte que se deseja, porque há lâminas para ralar, picar e fatiar.
Em seguida é só colocar o legume no elemento de segurança para que seus dedos permaneçam intactos, longe do contato com a lâmina.

Conclusão: qual o melhor cortador de legumes

A melhor opção de compra é o Cortador e Picador Industrial, fabricado pela JL Colombo. Ele é tido como o melhor cortador e picador de legumes industrial. É lavável, desmontável e possui base antiderrapante. 

É a opção mais acertada para cozinhas industriais e empreendimentos de refeição. Isso não impede, no entanto, que seja adquirido por pessoas físicas para seu uso diário.

Suas lâminas são muito resistentes, fabricadas em aço inoxidável. Foram fabricadas com a intenção de oferecer exatidão e agilidade no corte.

O cortador de legumes com a melhor relação custo/benefício é o Cortador de Legumes em Espiral, fabricado pela Carisma. O modo como esse cortador em espiral opera é bem simples. 

É só inserir o legume no centro e rodar, muito parecido com o modo como se usa um apontador de lápis.Com esse cortador de legumes você produz fios espirais continuados ou pedaços de fita ondulada, seja de frutas ou vegetais.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *