Os 5 Melhores Conhaques em 2021

O conhaque não é, definitivamente, a bebida preferida do brasileiro. Mas, claro, existem aqueles que gostam, e gostam muito. 

Se você está aqui é porque, certamente, é um deles. Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores conhaques disponíveis para compra, para que possa escolher o que melhor lhe agrada.

Em outras partes do mundo é diferente, ele já é uma bebida consagrada e tão comercializada quanto qualquer outra.

Melhores conhaques do mercado para comprar online

Foi partindo da preferência de experimentados degustadores que fizemos a lista abaixo. Vamos a ela.

1. Conhaque Cognac V.S.O.P 700 ml – Hennessy

Marca mais lembrada do mundo

Esse conhaque começou a ser produzido no ano de 1765. Desde então é um dos preferidos e um dos mais célebres de todo o mundo. Seu país de origem é a França, mais precisamente em Cognac, que, traduzido para o português, significa exatamente “conhaque”.

Trata-se de um conhaque com muita personalidade e sabores marcantes. Possui a peculiaridade de agradar a todos, desde os novatos até os mais experimentados.

Aconselha-se consumi-lo puro ou “on the rocks” (com pedras de gelo) ou misturado a coquetéis.

2. Conhaque Cognac V.S.O.P 700 ml – Martell

Produzido pela Casa Martell

Esse é um brandy bem balanceado, charmoso e circular. Não nega sua origem francesa, da região de Cognac, com a inquestionável qualidade que as uvas da região proporcionam.

O Cognac Martell V.S.O.P 700 ml é, indiscutivelmente, um dos melhores conhaques desta marca.

Sua modalidade de envelhecimento de natureza V.S.O.P significa que passou por, pelo menos, 4 anos para atingir a maturação.

Trata-se de um tradicional francês, muito rico e consistente. Sua cor é alaranjado ouro. Possui uma personalidade marcante e elegante, influenciada por seu aroma de madeira, uvas leves e baunilha. Seu sabor permanece por um longo tempo na boca.

3. Conhaque Cognac V.S.O.P 700 ml – Remy Martin

Ingredientes da região Grande Champagnat

Este é um conhaque sofisticado e para pessoas exigentes. Basta dizer que é um V.S.O.P., constituído de componentes de ótima procedência. Recebe, por isso, a alcunha de Fine Champagne.

Dá para distinguir claramente, em seu cheiro, notas de maçã assada, damasco maduro e baunilha.

Por ser uma bebida de excelente qualificação, é possível ser bebida com gelo, em coquetéis ou pura.

É disponibilizada em frascos de 700 ml e seu teor alcoólico é de 40%.

4. Conhaque Brandy Fundador 750 ml – Solera

Precursor os brandys feitos na Espanha

Este é o precursor dos brandys produzidos na Espanha. É feito com uvas Airén, originárias da área de Jerez, nesse país europeu da península ibérica. 

O sistema de envelhecimento é conhecido como “solera”, onde os barris são colocados uns em cima dos outros, sendo que as mais antigas ficam abaixo do solo.

Esse brandy tem uma fragrância muito acentuada de baunilha e carvalho, e seu sabor é um pouco condimentado.

O volume da garrafa é de 750 ml,  o grau alcoólico é de 40% e é envelhecido por 12 meses.

5. Conhaque Brandy de Jerez 700 ml -Osborne

Segue regras rígidas de fabricação

Para receber o nome de “Brandy de Jerez” é necessário cumprir 3 preceitos: tem que ser forçosamente destilado na região que abrange as cidades de El Puerto de Santa Maria, Jerez de la Frontera e Sanlúcar de Barrameda.

Não só isso. Também deve ser amadurecida em barris de carvalho americano que foram usados, anteriormente, para a maturação do vinho de jerez e tem que usar o sistema de amadurecimento denominado solera.

O Jerez Osborne se destaca sobretudo por ter propriedades muito particulares que impressionam os sentidos, devido ao seu sistema de elaboração singular e também devido ao clima da circunscrição de Jerez.

Como escolher o melhor conhaque

Obter informações sobre conhaque entre amigos não é das coisas mais fáceis, uma vez que essa bebida é pouco consumida em nosso país.

Para preencher essa lacuna, vamos lhe dar alguns toques para ajudar na escolha.

Tipos de conhaque

Os conhaques podem se diferenciar pelo tipo de fabricação e, sobretudo, pelo gosto.

As principais espécies de conhaque são: Cognac, Calvados, Grappa, Brandy e Armagnac.

Cognac

Conhaque é a tradução aportuguesada da palavra francesa cognac. Ele leva esse nome porque é produzido numa região na França que leva esse nome.

É produzido por intermédio da destilação do vinho de uvas brancas. Normalmente é passado duas vezes pela destilação e sua maturação é feita em tonéis.

O ideal é que repouse nos tonéis por no mínimo dois anos, e sua classificação é feita em conformidade com o tempo de permanência nesse repouso.

Devido a esse procedimento, adquire uma cor mais escura do que tinha antes da destilação. Essa nova cor é marrom-avermelhada.

Nesse momento conquista o status de bebida de alta qualidade, com sabor acentuado, porém suave. É comumente chamado em seu país de origem de “eau-de-vie”, ou seja, água da vida.

Não se acha o cognac com facilidade em nosso país, embora seja indicado para inexperientes.

Calvados

O Calvados é um conhaque produzido com maçãs da zona norte da Normandia e da Bretanha, na França. 

Seu aroma e paladar são diferentes dos habituais conhaques de uva. Sua fragrância é floral e doce. É um perfume muito agradável.

Combina muito bem com charutos e com o queijo camembert. É um tipo indicado para as pessoas que já têm costume de apreciar essa bebida, não se indica para principiantes.

Grappa

A Grappa é uma das  queridinhas dos italianos e, por isso, uma das mais degustadas. Sua produção é feita com o bagaço da uva, incluindo, muitas vezes, cascas e sementes. Às vezes é envelhecida em tonéis de carvalho, mas não é sempre.

Pode ser preparada com uvas tintas ou brancas. Possui uma fragrância frutada e sua essência é refrescante.

Seu grau alcoólico costuma variar de 38% a 54%, portanto, bem forte.

Brand

Brandy e conhaque são a mesma bebida. Esse esclarecimento se faz necessário porque muita gente não tem clareza em relação a isso.

Só existe uma diferença: o Brandy pode ser feito com uvas de onde quer que seja, e o Cognac é feito apenas em Cognac, com uvas de Cognac, região na França.

De todo modo, Brandys de boa qualificação, são os feitos com uvas próprias para a produção de vinhos.

Este é o macete para acertar na compra de um bom Brandy: conferir no rótulo se a bebida é feita apenas de uvas.

No Brasil temos o Domecq, que é produzido com uvas e é brasileiro.

Armagnac

O Armagnac também é produzido na França, ao sul de Bordeaux, com uvas de ótima qualidade.

O solo onde são cultivadas as uvas é de excelente qualidade, produzindo ótimas uvas e, por isso, é uma bebida muito bem conceituada.

Agrada aos mais exigentes paladares com seu sabor envolvente. Utiliza-se apenas um estágio na destilação e, por isso, seu sabor é mais áspero do que os conhaques destilados duas vezes.

É indicado para apreciadores mais experientes que gostam de sabores mais fortes. Assim como o Cognac, não é encontrado facilmente no Brasil e seu preço não é baixo.

Alcatrão e Gengibre

O conhaque mais popular em nosso país é o Dreher, seguido de perto pelo São João da Barra. A rigor, nenhum dos dois pode ser chamado de conhaque, porque não são destilados do vinho.

O Dreher é destilado de cana-de-açúcar e possui sabor de gengibre, enquanto o São João da Barra também é destilado da cana-de-açúcar e possui sabor de alcatrão.

Não são, portanto, conhaques genuínos. Na verdade são aguardentes e por isso têm um preço bem mais em conta.

Perguntas frequentes  

Qual o melhor conhaque para cozinhar?

O melhor conhaque para cozinhar é o Dreher 900 ml devido à sua popularidade e baixo custo.

Qual o melhor conhaque para flambar?

Os conhaques mais usados para flambar normalmente são os mais em conta, como Domus e São João da Barra. Eles são os preferidos porque o álcool evapora quando se vai flambar, permanecendo apenas o gosto e o aroma.

Qual o melhor conhaque brasileiro?

O melhor conhaque brasileiro, segundo especialistas e internautas, é o Domecq.

Conclusão: qual o melhor conhaque

A melhor opção de compra é o Cognac Remy Martin V.S.O.P 700 ml.

Ele é um conhaque sofisticado, para pessoas exigentes. Basta dizer que é um V.S.O.P., constituído de componentes de ótima procedência. Recebe, por isso, a alcunha de Fine Champagne.

Dá para distinguir claramente, em seu cheiro, notas de maçã assada, damasco maduro e baunilha.É disponibilizado em frascos de 700 ml e seu teor alcoólico é de 40%.

O conhaque com a melhor relação custo/benefício é o Brandy Fundador Solera 750 ml.

Ele é o precursor dos brandys produzidos na Espanha. É feito com uvas Airén, originárias da área de Jerez, nesse país europeu da península ibérica. 

O volume da garrafa é de 750 ml,  o grau alcoólico é de 40% e é envelhecido por 12 meses.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *