Os 5 Melhores Coadores de Café em 2021

Que o café é uma bebida apreciada e consumida no mundo inteiro todos nós sabemos. O que nem todos sabem é que para se extrair o máximo deste produto, vale a pena investir no melhor coador de café.

Ao contrário do que se pode pensar, uma saborosa xícara de café não depende de máquina para conseguir se revelar por inteiro. Um bom coador já será o suficiente e, convenhamos, o romantismo e o rito da passagem do café fazem parte da memória afetiva coletiva.

Passar café coado é a maneira mais apreciada de se fazer essa bebida, e são poucos os lares nos quais não se encontra um coador de café. Pode ser cada um de um tipo, afinal existe uma variedade grande de modelos. Siga com a leitura e descubra os melhores.

Melhores coadores de café para comprar online 

Vamos lhe contar os detalhes de cada um para que possa escolher o seu melhor coador sem medo de errar.

1. Suporte Grande Para Coador de Café  – Mor

Ótima avaliação de usuários

Esse coador é produzido em plástico e é um dos mais conhecidos e procurados no comércio. Por ser de plástico tem o preço em conta e, por isso, vende muito bem.

Trata-se de um produto bem acabado, sem rebarbas e que adapta-se muito bem em garrafas térmicas com bocal fino. 

Sua avaliação feita pelos internautas apontam um índice de aprovação de mais de 80%. Foi desenvolvido para filtro de papel descartável 103.

Prós

Contras

✅ Preço acessível

🚫 -

✅ Um dos mais vendidos

2. Coador de Café Preto – Hario 

Mais vendido

A Hario é presença obrigatória em nossa lista, afinal é uma marca famosa e muito bem conceituada. Esse modelo serve para até 4 xícaras.

Seu maior diferencial é seu filtro que pode ser utilizado várias vezes, pois é de malha de aço inox. 

Não precisa se preocupar com filtros descartáveis pois esse coador não os utiliza. Além disso, pode ir direto à máquina de lavar louças.

Prós

Contras

✅ Filtro de malha de aço lavável

🚫 Alto custo

✅ Boa tecnologia

3. Coador de café de silicone reutilizável – Kuke

Melhor coador de café portátil

Esse é considerado o melhor coador de café portátil. 

Perfeito para quem faz muitas viagens e necessita de um acessório que funcione bem e seja fácil de transportar.

Trata-se de um coador feito de silicone e ainda possui gancho e suporte de filtro de café maleável. Para fazer café é preciso usar filtros de papel.

Prós

Contras

✅ Prático e leve

🚫 -

✅ Maior vida útil

4. Coador de Café Wave Prata – Kalita

Mais durável

Esse é um coador de café que dura muito tempo. É de aço inox e possui alça de resina, com volume de até 4 xícaras de café. Sua base é achatada com 3 aberturas em triângulo.

Para coar o café é preciso filtro de papel próprio, com formato em forma de sanfona, propiciando pouco contato da água com a parede do coador. 

Faz o calor durar mais tempo, mantendo a água quente por mais tempo.

Prós

Contras

✅ Capacidade para 4 xícaras

🚫 -

✅ Design diferenciado

5. Coador de Café em Cerâmica Branco – Hario

Melhor coador de café em cerâmica

Esse é o modelo de coador mais popular e usado por baristas. Seu desenho foi projetado de tal forma que o pó do café pode se expandir mais, com espirais no lado de dentro.

 O mais usado por amantes e especialistas em café no mundo todo devido a seus atributos.

A fenda na base faz  com que o controle do fluxo fique mais fácil e é em forma de “V” com ângulo de 60º. Seu volume é de 600 ml.

Prós

Contras

✅ Muito usado por baristas

🚫 Quebra com facilidade

✅ Abertura grande na base

Para que serve o coador de café? 

A função do coador de café – ou filtro de café – é filtrar a água quente misturada ao pó para fazer o café. Sem o coador o pó fica misturado à bebida e torna-se totalmente inviável seu consumo.

Pode ser produzido em pano, papel ou outros tipos de materiais e nasceu da vontade de torná-lo menos amargo, em razão do processo antigo de produção do café, onde o pó era fervido junto da água e degustados juntos.

Ninguém discorda que os coadores de café são conhecidos e usados pela grande maioria da população. Além de ter um chamamento afetivo e nostálgico, mas principalmente olfativo, existem outros elementos que contribuem para sua grande popularidade.

Muito simples e fácil de usar, também é barato, vendido em qualquer esquina. As opções em pano têm fama de não serem muito higiênicas, porém, se lavadas com cuidado ficam tão limpas quanto qualquer outra opção, inclusive a de papel.

O que pode ocorrer é que tanto o coador de pano quanto o de papel pode transferir um gosto diferente ao café. 

Por isso recomenda-se, antes de usar, colocar em infusão com água quente e borra de café, assim perderá qualquer gosto diferente que eventualmente possa ter.

Ter um coador de papel é, portanto, imprescindível. O tipo de coador é que ficará a cargo do gosto pessoal de cada um.

Como escolher o melhor coador de café 

É aconselhável avaliar algumas características antes de adquirir o melhor coador de café para o seu perfil.

Material

O coador de café em si pode ser produzido em tecido, papel ou uma mescla de fibras plásticas com polipropileno, como acontece com os filtros de papel reutilizáveis.

A base, no entanto, pode ser fabricada em diversos tipos de materiais.  Normalmente, quando o filtro é de tecido, a base é de arame com cabo de madeira. Mas pode ser encontrado também em acrílico, aço inox, madeira e outros materiais.

Em relação aos filtros de papel, o material mais usado para a base é o plástico. Atualmente, no entanto, está cada dia mais comum encontrar variantes em cerâmica, acrílico, vidro e alumínio, que podem ter influência na qualidade e na temperatura final do café.

Os mais baratos costumam ser os coadores de plástico. Mas um coador de cerâmica, por exemplo, pode ser melhor, uma vez que permite maior vazão do líquido. Os exemplares em inox chamam a atenção em razão de seu design avançado.

Resumindo: os coadores de plástico são mais indicados para quem gosta de levá-los para outros lugares, como viagens, por exemplo. Já quem deixa o coador em casa sem tirá-lo de lá o de cerâmica é mais interessante, uma vez que propicia uma experiência mais agradável, por ter um efluxo mais fluído.

Capacidade

A capacidade do coador deve ser proporcional ao número de pessoas que irão se servir da bebida. Se você é do tipo que toma muito café, ou costuma passar um café para um número grande de pessoas, o melhor é adquirir um coador grande.

Por outro lado, se mora sozinho e não toma muito café, é preferível comprar um coador menor. Mas atenção: pense bem sobre a quantidade de pessoas que irá se servir, pois um coador pequeno para muitas pessoas não fará efeito.

De todo modo, essa capacidade é esclarecida pelo fabricante. Na descrição do produto vem a referência de quantas xícaras podem ser feitas de uma só vez em cada uso do coador. 

Os coadores de pano podem variar muito de tamanho, indo de 5 litros ou mais de café até as versões mini, que fazem somente uma dose de café. Os mini são normalmente utilizados para fazer café diretamente na xícara.

Resistência

Esse é, seguramente, um item a ser considerado no momento da compra. Isso não significa, no entanto, que um coador de plástico, por exemplo, que é mais resistente que um de cerâmica, seja melhor de adquirir. O cerâmico quebra mais fácil, porém filtra melhor.

Os coadores em inox também não quebram com facilidade. Os de vidro, no entanto, quebram mais facilmente até que os de plástico.

A grande vantagem do coador de inox é que é muito fácil de higienizar e pode durar a vida toda. E não é só isso, eles também não retêm os óleos essenciais do café. Por isso os produtos em inox são garantia de ter um bom coador por um longo tempo.

Claro que são mais caros do que os de pano ou papel, porém, ainda assim podem ser mais vantajosos, em razão do longo tempo que permanecerão em uso. Além disso, são mais simples de lavar do que os de pano e gastam menos tempo para secar.

Design

No caso do coador, o design funciona não apenas por questão estética, mas também porque influencia no resultado final do café. 

Espécimes com ranhuras pelo lado de dentro, por exemplo, fazem com que a água tenha menos contato com o coador, permitindo que a bebida seja coada perdendo pouca temperatura.

Já aqueles que coam direto na xícara, além de serem um charme à parte, propiciam maior uniformidade e limpidez na dose a ser servida.

Perguntas frequentes 

Qual tecido usar para fazer coador de café?

O ideal é usar um tecido totalmente em algodão e fazer o coador em formato cônico, com um anel de metal para prender o tecido. Esse tipo de coador é muito usado para fazer cafés especiais. Essa é a forma mais usada de passar café e, para muitos, a melhor.

Quais os tipos de coador?

Os principais tipos de coador são o coador de pano, o coador com filtro de papel, o Hario e o Clever. O porta-filtro Hario é de origem japonesa, e pode ser encontrado em belas versões de plástico ou porcelana. O Clever parece com o Melitta, com a diferença que com ele pode-se controlar o fluxo do café.

Porquê usar filtros de papel?

A vantagem dos filtros de papel é que não são reutilizáveis e, portanto, não precisam ser lavados depois de usados. São mais higiênicos do que os de pano e seu preço é bem em conta.

Qual a função do coador de papel?

Filtro de café – ou coador de café – é um apetrecho utilizado na cozinha para coar café. Pode ser feito de pano, plástico, metal ou papel. Sua finalidade é filtrar a água quente com o pó dos grãos para a feitura da bebida.

Quanto tempo dura o coador de café?

Em primeiro lugar é preciso dizer que o coador de café novo precisa ser curtido em um composto de água quente e borra de café. O coador de pano pode durar muito tempo, mas o recomendado é que seja trocado todo mês por razões de higiene.

O que é melhor: coador de pano ou de papel?

O coador de papel é tido como mais higiênico, pois é descartável e, portanto, não há risco de proliferação de bactérias.  
Já o de pano é mais problemático na questão da higiene, mas é melhor para preservar as propriedades naturais do café. Quando bem lavado e guardado, no entanto, também não oferece nenhum risco à saúde.

Conclusão: qual o melhor coador de café 

A melhor opção de compra é o Coador de Café em Cerâmica Branco Hario V60-01. Esse é o modelo de coador mais popular e usado por baristas. Seu desenho foi projetado de tal forma que o pó do café pode se expandir mais, com espirais no lado de dentro. 

É o mais usado por amantes e especialistas em café no mundo todo devido a seus atributos. A fenda na base faz  com que o controle do fluxo fique mais fácil e é em forma de “V” com ângulo de 60º. Seu volume é de 600 ml.

O coador de café com a melhor relação custo-benefício é o Coador de Café Wave Kalita Prata Até 4 Xícaras. Esse é um coador de café que dura muito tempo. É de aço inox e possui alça de resina, com volume de até 4 xícaras de café. 

Para coar o café é preciso filtro de papel próprio, com formato em forma de sanfona, propiciando pouco contato da água com a parede do coador. Isso faz o calor prolongar, mantendo a água quente por mais tempo.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *