As 7 Melhores Chapas para Lanche 2022: LCG Eletro, Qualinox e mais

Quer grelhar carnes, legumes e esquentar pão de maneira rápida, eficaz e deliciosa? Quem não sonha com isso? Desde as pessoas individualmente até quem trabalha vendendo lanches. Por isso hoje pesquisaremos sobre a melhor chapa para lanche.

Existem 3 tipos de chapas de lanche: a gás, elétrica e para fogão. Os modelos a gás e elétricos podem ser utilizados tanto para uso comercial quanto doméstico. As chapas elétricas normalmente são mais caras e, se muito tempo ligadas, consomem muita energia.

Os exemplares a gás, portanto, costumam apresentar uma relação custo-benefício melhor, principalmente para quem usa com muita frequência. Por fim, as chapas para fogão são mais convenientes para uso doméstico, pois têm uma capacidade de produção menor.

Melhores chapas para lanche do mercado 

Confira agora nossa relação das melhores chapas para lanche em 2022:

O que é uma chapa para lanche? 

A chapa para lanche é um artefato com muitas funções. Sua superfície é plana e lisa, e é muito fácil de ser higienizada. 

Todo tipo de alimento e forma de preparo fica bem em uma chapa, desde o tradicional hambúrguer até hambúrgueres vegetarianos com consistência mais frágil. 

Tudo o que é costumeiramente feito em uma frigideira redonda pode ser executado na chapa. A vantagem é que a chapa tem mais espaço porque é retangular, permitindo, inclusive, fazer mais de uma refeição ao mesmo tempo. 

Segura melhor o calor e alcança temperaturas muito mais elevadas do que a frigideira tradicional. É perfeita para fazer hambúrguer, ele fica no ponto certo: rosado e macio por dentro e selado por fora. 

Como escolher a melhor chapa para lanche 

Verificar algumas características podem ajudá-lo a definir melhor qual a sua preferida.

Preparação rápida de carnes  

Preparação rápida de carnes  

Se o seu restaurante tem carne em seu cardápio e almeja um artefato que distribui de forma homogênea o calor, ou se trabalha com venda de espetinhos, a chapa bifeteira é a mais indicada. Lembrando que o tamanho das chapas costuma variar de 45 cm até 1,5 metros de comprimento. 

Funcionamento a gás e elétrico 

Funcionamento a gás e elétrico 

A chapa a gás é indicada para determinados casos e a elétrica para outros. A melhor alternativa para cada um vai depender do seu perfil. Como o preço do gás e da energia elétrica varia de lugar para lugar, é preciso ficar atento quando o assunto é economia. Compare os níveis de consumo dos equipamentos de sua preferência e veja qual é mais econômica ao cabo e ao final. Esse é um fator interessante que não deve ser esquecido.

Uso residencial ou pequeno negócio  

Uso residencial ou pequeno negócio  

Se sua demanda for alta, o equipamento será mais exigido. Concluir qual chapa será melhor para você dependerá de uma análise muito meticulosa, para saber as suas reais necessidades e qual suportará a demanda sem precisar gastar uma quantia muito grande.

 Espessura da chapa para garantir durabilidade e melhor distribuição de calor 

 Espessura da chapa para garantir durabilidade e melhor distribuição de calor 

A espessura da chapa de lanche é uma dúvida habitual entre os consumidores. Aconselhamos sempre a escolher as mais grossas porque, nas lanchonetes, por exemplo, a preparação na chapa é feita com diversos alimentos frios ou até congelados. 

O choque térmico causado pelo contato desses produtos gelados com a chapa quente pode ser prejudicial à chapa, sobretudo quando é muito fina. E não é só isso: as chapas muito finas perdem temperatura rapidamente, e podem atrapalhar o processo. 

Em superfícies mais grossas a alteração de temperatura não é tão grande e nem tão brusca, propiciando um desempenho melhor, principalmente em locais onde é preparado lanches o tempo todo. 

A desvantagem é que, após ligada, a chapa costuma demorar mais para chegar na temperatura perfeita, mas esse detalhe, na verdade, não tem muita importância.

Resistência e facilidade de limpar  

Resistência e facilidade de limpar  

Não importa se a chapa é elétrica ou a gás, ambas são altamente resistentes e ficam longos períodos sem precisar de manutenção caso sejam bem cuidadas. Assim, o recomendado é limpar cuidadosamente sempre que não for mais usar. A maioria é produzida em chapa inox, facilitando muito a higienização, e não ficam com cheiro nem sabores impregnados de outros alimentos.

 Tipos de chapas para lanche 

Existem no mercado 3 tipos de chapas para lanche: a gás, elétrica e para fogão. Vamos aos detalhes:

A gás

A gás

Os queimadores das chapas a gás ficam debaixo da placa da chapa. Quando acesos, vão esquentando a chapa – normalmente de aço inox – onde será feita a refeição, ou o sanduíche, ou o que quer que seja. 

Esse tipo de chapa esquenta bem mais rápido do que um tipo elétrico. Conforme as dimensões da chapa, o gás pode levar vantagem no sentido de ser mais econômico do que a elétrica.

Elétricas

As chapas elétricas possuem componentes de aquecimento posicionados abaixo ou agregado na lâmina. Assim que esses componentes são acionados e vão gradualmente aquecendo, esquentam também a região do cozimento. Esse tipo de chapa demora mais para esquentar do que uma a gás, entretanto são boas para locais onde o gás não é viável, ou onde a eletricidade é barata. Por fim, salientamos que se trata de uma opção mais segura do que as outras chapas, porque não queimam gás.

Para fogão

A função primordial da chapa para fogão é ser usada como suporte para panelas durante o processo de cozimento. A versão mais comum é produzida com queimadores que esquentam e, por consequência, aquecem também os alimentos. É produzida em ferro e muito usada em fogões industriais e a lenha. Seu desenho é feito conforme a praticidade. Na versão industrial costuma ter até 5 queimadores, todos com potencial para esquentar panelas pesadas e grandes. Para os fogões a gás os modelos mais comuns são de chapas produzidas em aço inoxidável. São aquelas muito populares em bares e restaurantes. Às vezes, a chapa é de alumínio. 

As 7 melhores chapas para lanche de 2022

1. Chapa Sanduicheira Grill Dog – LCG Eletro (Estrutura em chapa de aço galvanizado)

Chapa Sanduicheira Grill Dog - LCG Eletro

A Chapa Sanduicheira Para Lanches Grill Dog com Prensa 30X60cm a gás, fabricada pela LCG é muito usada em lanchonetes e bares, mas também para fins residenciais. É perfeita para preparar porções rápidas e gostosas, e com pouco gasto de gás.

Sua estrutura é produzida em aço galvanizado, sendo a frente em aço inox. A chapa para fazer frituras é em aço carbono rígido e robusto. O cabo da prensa é de baquelite, bastante ergonômico, oferecendo um manuseio tranquilo.

Possui botão para regular a temperatura e a intensidade das chamas, e tem também trava de segurança. A base em borracha transmite estabilidade e segurança.

A chapa tem medidas de 30 x 60 cm e espessura de 2 mm, com local específico para recolher resíduos. Ela deve estar sempre untada para maior durabilidade.

✅ Estrutura em chapa de aço galvanizado

✅ Uso comercial e residencial

✅ Capacidade de até 4 hambúrgueres

🚫 Acabamento ruim



2. Chapa Sanduicheira com Prensa – LCG (Chapa para frituras em aço carbono)

Chapa Sanduicheira com Prensa - LCG

A Chapa para Lanche a Gás com prensa LCG Eletro mede 30 x 58 cm e tem 2 mm de espessura, e conta com recinto exclusivo para receber resíduos. É normalmente usada em lanchonetes, bares e afins, mas também é utilizada para uso residencial.

Os queimadores possuem um bom espaço entre si, o mecanismo de acendimento é manual com gaveta, oferecendo maior segurança para o consumidor. Conta com botão que controla a temperatura e a potência das chamas.

Possui 2 queimadores posicionados de forma que o aquecimento torna-se homogêneo, mas também pode ser usada somente metade da chapa.

Comporta até 4 hambúrgueres de tamanho médio em simultâneo. A prensa tem cabo de baquelite e é simples de ser manuseada, proporcionando segurança e facilidade no uso.

✅ Frontal em chapa de aço inox

✅ Chapa para frituras em aço carbono

✅ Estrutura em aço galvanizado

🚫 Não indicada para uso profissional



3. Chapa Hambúrguer com Abafador – LCG (Botão controlador de temperatura)

Chapa Hambúrguer com Abafador - LCG

A Chapa Gás Lanche 2 Bocas 30 x 70 fabricada pela LCG produz lanches rápidos e consome pouco gás. É um produto muito eficiente naquilo que propõe, porque oferece praticidade, rapidez e economia. Os queimadores são bem repartidos e o acendimento é manual.

Esse é um equipamento muito usado em bares, lanchonetes e também em residências. Sua alimentação é GLP com válvula de baixa pressão. Possui regulador de temperatura e volume das chamas para uso residencial.

Os 2 queimadores são posicionados de modo a proporcionar um aquecimento homogêneo na chapa, podendo também ser usada em apenas um lado caso precise.

A avaliação feita por consumidores, onde a nota máxima é 5,0, foi a seguinte: no quesito “facilidade de limpeza” a nota foi 4,3, “custo-benefício” 4,2 e “qualidade do material” 3,7.

✅ Para uso comercial e residencial

✅ Possui trava de segurança

✅ Botão controlador da temperatura 

🚫 Frágil



4. Chapa Bife Hambúrguer Retangular – Qualinox (Possui bordas e alças laterais)

Chapa Bife Hambúrguer Retangular - Qualinox

A Chapa Esmaltada para Fogão Lanche Retangular Ref. 773051 fabricada pela Qualinox  é produzida em aço carbono esmaltado, pesa 4.200 gramas e mede 49,5 cm (C) x 31 cm (L) x 10 cm (A). É a soma de um aço qualificado com a clássica Zanline.

As bordas têm 2,5 cm de altura e a espessura da chapa é de 3,5 mm. A presença das bordas é uma facilidade a mais no preparo de saborosos lanches ou mesmo refeições, não permitindo que o alimento caia da chapa.

Ter alças nas laterais é uma característica que gera conforto e comodidade, já que torna o momento de servir a refeição muito mais simples.

Essa chapa retangular para bife e hambúrguer tem como atributo conservar o calor por mais tempo, e ainda o distribui de forma homogênea.

✅ Produzida em Aço Carbono Esmaltado

✅ Possui bordas e alças laterais

✅ Conserva o calor por mais tempo

🚫 Gruda alimentos



5. Grill Burger 3 em 1 – Cadence (Melhor chapa para lanche)

Grill Burger 3 em 1 - Cadence

O Grill Burger elétrico da Cadence vem acompanhado de acessórios que auxiliam na preparação de hambúrguer no grill. É bivolt, ou seja, é 220V e 110V. O manual de instruções é simples mas cumpre bem a função de explicar as funcionalidades do aparelho.

Vem com um modelador de hambúrguer e um aparador de óleo, ambos acessórios úteis. Como é praticamente inteira de plástico, alguns pontos podem esquentar demais e derreter. Esse é seu principal ponto negativo.

Este grill consegue fazer um hambúrguer completo sem precisar usar óleo ou gás. Para fritar ou assar também não é preciso colocar manteiga nem óleo.

A parte lisa não gruda queijo, nem carne, nem pão, nada. Por isso é muito simples de ser higienizada, basta passar um pano úmido e ela já fica preparada para o próximo.

✅ Possui abertura de 180º da chapa

✅ Acompanha acessório

✅ 1000 watts de potência

🚫 O lado liso é fraco



6. Chapa Dupla Face com Alça de Arame – Fumil (Pode ser usada dos 2 lados)

Chapa Dupla Face com Alça de Arame - Fumil

A Chapa Dupla Face Retangular Alça Espiral 23×28 – 0721 – FUMIL pode ser usada pelos 2 lados, tanto o de cima quanto o de baixo. De um lado a chapa é estriada para fazer grelhados e do outro é inteiramente lisa. Marca Panela Mineira.

Lembrando que antes do primeiro uso é preciso lavar com água. Como não é antiderrapante, é preciso untar com óleo antes de pôr o alimento. 

Aceita ser colocada direto sobre o fogo – seja de fogão a gás ou a linha -, como também fogão de indução, elétrico, fornos e churrasqueiras.

A ferrugem causada pela oxidação é comum de acontecer em qualquer apetrecho de ferro fundido quando em contato com umidade. Se isso ocorrer, basta tirar a ferrugem com um pano ou uma bucha e o item estará apto a ser usado novamente.

✅ Alça bastante resistente

✅ Pode ser usada dos 2 lados

✅ Tem revestimento protetor atóxico

🚫 Espirais do cabo esquentam



7. Chapa de Ferro Fundido – Rig Fundidos (Ferro fundido de boa qualidade)

Chapa de Ferro Fundido - Rig Fundidos

A Chapa Lisa/frisada 25x35cm fabricada pela Rig Fundidos é frisada de um lado e lisa do outro, com alças de madeira com 2 cm de altura. Ótima para fazer carnes, omeletes, peixes, ovos, panquecas e quase tudo que sua imaginação quiser.

É preciso esclarecer o seguinte: tudo que é feito de ferro fundido costuma misturar um pouco de ferro no alimento, e isso não é ruim, como muitos pensam. Pelo contrário, é bom, pois supre nossas necessidades desse mineral para ter um corpo saudável.

O ferro fundido é um material muito prático, porque é durável, não é caro e, se usado frequentemente, diminui o risco do organismo ter deficiência de ferro.

É fácil de limpar, mantém o calor dos alimentos, se bem cuidada dura muito tempo e o preço é baixo. É indicada para bares, restaurantes e também residências.

✅ Ferro fundido de boa qualidade

✅ Altamente durável

✅ Mantém o alimento quente por mais tempo

🚫 Solta tinta com facilidade



Perguntas frequentes 

Como escolher a melhor chapa para lanche? 

Existem basicamente 3 tipos de chapa para lanche: chapa elétrica, de instalação fácil e sem contato com o fogo; chapa a gás, indicada para uso comercial e economiza energia; chapa para fogão, indicada para uso residencial com baixo investimento.

Como é o funcionamento das chapas para lanche? 

A primeira recomendação antes de usar uma chapa para lanche é pré-aquecer em 175ºC e em seguida aplicar uma fina camada de gordura e deixar aquecendo por alguns minutos. 

Quais são as melhores chapas para lanches a gás?

O mais importante da chapa é a qualidade do material com que é produzida. O melhor material para esse tipo de produto é o aço inox. Ele não enferruja, por isso pode ser usado seguidas vezes e por um longo tempo sem problemas.

Quais os benefícios da chapa para lanches?

Um dos principais benefícios da chapa para lanches é que são práticas e ecléticas. O número de receitas que podem ser feitas nela é imenso. Favorece, inclusive, a criação de pratos. Os mais comuns são hambúrgueres, omeletes, bacon, ovos, carnes e legumes.

Qual a chapa para lanche mais econômica?

A chapa elétrica é mais econômica porque, embora leve mais tempo para esquentar, mantém-se aquecida por mais tempo, gastando menos energia.

Conclusão: qual a melhor chapa para lanche 

A melhor chapa para lanche é o Grill Burger elétrico fabricado pela Cadence. Vem com um modelador de hambúrguer e um aparador de óleo, ambos acessórios úteis. Este grill é capaz de fazer um hambúrguer completo sem precisar usar óleo ou gás. 

Para fritar ou assar não é preciso colocar manteiga nem óleo. A parte lisa não gruda queijo, nem carne, nem pão, nada. Por isso é muito simples de ser higienizada.

A chapa para lanche com a melhor relação custo-benefício é a Chapa para Lanche a Gás com prensa LCG Eletro, que mede 30 x 58 cm, tem 2 mm de espessura, e conta com recinto exclusivo para receber resíduos. 

É normalmente usada em lanchonetes, bares e afins, mas também é utilizada para uso residencial.

Comporta até 4 hambúrgueres de tamanho médio simultaneamente. A prensa tem cabo de baquelite e é simples de ser manuseada, proporcionando segurança e facilidade no uso.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.