As 7 Melhores Cachaças em 2021

Relegada durante muitos anos a um segundo plano, as melhores cachaças estão a cada ano ganhando mais espaço no gosto refinado das classes mais abastadas, não só do nosso país como de todo o mundo.

Segundo dados oficiais confiáveis sobre exportações, a cachaça, bebida criada e produzida exclusivamente no Brasil, foi exportada para quase 70 países em 2019, dentre os quais podemos destacar os Estados Unidos, Alemanha e Itália.

Contudo, é preciso cuidado na hora de comprar essa incrível bebida, destilada a partir da pura fermentação da cana-de-açúcar, sem a adição de produtos químicos.

Se você estava procurando as melhores cachaças para comprar, acaba de chegar ao lugar certo: leia, escolha, compre e faça um bom proveito da cachaça!

Melhores cachaças para comprar online

Antes de mais nada, confira essa lista com as qualidades destacadas de cada cachaça:

1. Cachaça Extra Premium 750ml – Do Chefe

Embalagem fina para presentear

Fabricada em Ouro Branco, Minas Gerais, um dos estados mais tradicionais na produção da cachaça, é um produto de primeira qualidade, o que pode ser verificado desde sua sofisticada embalagem, que nada fica devendo às bebidas mais finas.

Envelhecida por 3 anos em tonéis de carvalho francês, que lhe conferem um sabor peculiar, ela tem graduação alcoólica de 40%.

Fornecida em embalagem de 750ml, é considerada uma das cachaças mais caras disponíveis no mercado, indicando um cuidado especial para comprá-la.

Prós

Contras

✅ Envelhecida em carvalho francês

🚫 Valor elevado

✅ Embalagem sofisticada

2. Cachaça Amburana 700ml – Cabaré

Envelhecimento em tonéis de amburana

Essa cachaça ganhou grande projeção por ser uma parceria da tradicional fabricante de cachaças Dom Tapparo, com a dupla de cantores Leonardo e Eduardo Costa, que fizeram um show denominado Cabaré patrocinado pela bebida.

O envelhecimento de 6 meses em barris de amburana confere a esta cachaça um sabor e suavidade únicos, sendo ideal para os que acham o gosto da cachaça muito forte.

Com graduação de 38%, é fabricada em Rio Preto neste engenho Dom Tapparo, que foi criado em 1978 e é mantido por uma família.

A cachaça Cabaré Amburana apresenta uma excelente relação custo-benefício.

Prós

Contras

✅ Gosto suave

🚫 Gosto adocicado não agrada a todos

✅ Excelente custo-benefício


3. Cachaça Premium Black 750ml – Weber Haus

Linda garrafa de porcelana

É a cachaça mais cara da nossa lista, mas também, sem dúvida, a embalagem mais bela e sofisticada em porcelana, se tornando uma opção para quem quer dar um presente realmente fino.

Em harmonia com a qualidade da apresentação, essa cachaça com teor alcoólico de 40%, traz um gosto suave e refinado pelo envelhecimento em madeiras nobres.

Ela é envelhecida por 3 anos, sendo 2 deles em barris de carvalho francês e 1 em barris de bálsamo, processo que lhe confere o sabor sofisticado.

É possivelmente a cachaça brasileira com maior número de premiações internacionais, o que é uma referência muito interessante para o produto.

Prós

Contras

✅ Embalagem sofisticada de porcelana

🚫 Alto custo

✅ Gosto suavizado pelo envelhecimento em madeiras nobres

4. Cachaça Paraty Reserva 750ml -Santo Grau

Destilação cuidadosa

Produzida na cidade de Paraty, estado do Rio de Janeiro, desde 1803, essa obra-prima está hoje sob a responsabilidade da 5ª geração da família, apresentando um teor alcoólico de 41%.

Um processo elaborado de destilação em alambiques de cobre aproveita somente o que os fabricantes chamam de “coração da cachaça”, sua parte mais nobre, descartando o líquido gerado no início e no fim do processo.

Apresentada na cor transparente, essa cachaça tem cheiro e sabor intensos, com um toque característico da região praiana onde é fabricada desde o início do século XIX.

Prós

Contras

✅ Processo sofisticado de destilação

🚫 -

✅ Tradição secular na fabricação


5. Cachaça Ouro sem Palha 965ml – Ypióca

Melhor para preparar caipirinha

Com graduação alcoólica de 40% e um custo competitivo, essa cachaça é fabricada originalmente em Fortaleza desde 1843, sendo uma das mais antigas cachaças brasileiras e considerada a melhor cachaça do Ceará.

Envelhecida em tonéis de bálsamo e apresentada em uma bela cor de ouro, essa cachaça ganhou grande tradição para fazer coquetéis, dentre os quais se destaca a famosa caipirinha, tão apreciada por estrangeiros que visitam nosso país.

Isso não quer dizer, entretanto, que ela não seja boa para consumir pura, sendo atraente pela cor e suave em razão do uso do bálsamo no envelhecimento.

Para se ter uma ideia do sucesso dessa cachaça, ela conta hoje com 4 outras fábricas além da original de Fortaleza, empregando ao todo pouco mais de 3 mil funcionários.

Prós

Contras

✅ Tradicional no preparo de caipirinhas

🚫 Não é muito consumida pura

✅ Tradição secular na fabricação


6. Cachaça 150 Anos, 700ml – Ypióca

Envelhecida 3 anos em tonéis de carvalho

Criada para comemorar os 150 anos da Ypióca, essa cachaça traz uma cor especial, resultado do corante Caramelo IV e tem um teor alcoólico de 39%.

Ela é envelhecida em tonéis de carvalho, porém armazenada em tonéis de bálsamo, adquirindo por isso um sabor muito especial.

A bela embalagem comemorativa e o sabor refinado, tornam essa cachaça uma boa opção para presentear.

Em razão do cuidado na sua produção, diferentemente de outras versões da fabricante, ela é consumida na maioria das vezes em sua forma pura, original, e não para fazer a tradicional caipirinha.

Prós

Contras

✅ Sabor refinado pela mistura dos tonéis de carvalho e bálsamo

🚫 Não indicada para fazer caipirinhas

✅ Bela embalagem, boa para presentear


7. Cachaça Ouro 700ml – Cabaré

Excelente relação custo-benefício

Com graduação de 38%, essa cachaça com a cor amarela clara é armazenada por 6 meses em tonéis de carvalho europeu.

Assim como a Cabaré Amburana que foi a segunda na nossa lista, sua fabricação é fruto da parceria da Dom Tapparo com a dupla de cantores Leonardo e Eduardo Costa e sua propagação aconteceu na turnê da dupla pelo Brasil.

A fabricação desta cachaça está por conta da 3ª geração da família, que é responsável por todo o processo, desde o plantio da cana-de-açúcar.

Prós

Contras

✅ Bom custo/benefício

🚫 -

✅ Armazenada em tonéis de carvalho europeu

Como escolher a melhor cachaça

Existem alguns fatores que devem ser observados na hora de escolher a cachaça para comprar, que listamos e explicamos a seguir:

Embalagem

Uma bela embalagem é o primeiro passo para certificar a qualidade do produto, pois mostra o cuidado do fabricante, que provavelmente se estenderá por todo o processo.

O fabricante de uma cachaça de baixa qualidade certamente não investiria muito dinheiro para produzir uma embalagem sofisticada como algumas das que indicamos na nossa lista das melhores cachaças do Brasil.

Processo de envelhecimento

Assim como em outras bebidas destiladas, o processo de envelhecimento da cachaça pode ser decisivo para sua escolha, tendo influência direta na cor e no sabor da mesma.

Cachaças pouco envelhecidas são em geral transparentes, embora algumas que passam por processo de filtragens sucessivas após o envelhecimento também possam ter esse aspecto, e além disso são mais fortes.

Muitos amantes da cachaça preferem estas que são pouco envelhecidas.

Cachaças envelhecidas em tonéis de madeira adquirem cores e sabores que variam em função da madeira utilizada e do tempo de armazenamento.

Enquanto bebidas destiladas como o whisky são sempre envelhecidas em barris de carvalho, a diversidade de cores, aromas e sabores da cachaça se deve à utilização de madeiras diversas como carvalho, bálsamo, amburana, castanheira e ipê, entre outras.

Aparência e cheiro

A cachaça de boa qualidade, independente da sua cor, precisa ser brilhante e cristalina, sem a presença de quaisquer partículas sólidas, o que indica o cuidado na filtragem da bebida anterior ao processo de embalagem.

Um dos principais processos meticulosamente observados pelo controle de qualidade na feitura da cachaça é o modo como é filtrada.

Ao colocar a cachaça no copo, não importando se amarela ou branca, deve-se considerar a clareza do líquido. Ele precisa estar perfeitamente limpo, sem qualquer resíduo em suspensão.

Quanto ao cheiro, ainda que você não seja um conhecedor de cachaças, é claro que o fato dele ser agradável ao seu sentido olfativo é um ponto positivo.

Algumas madeiras, como a amburana, conferem à cachaça um aroma peculiar admirado por muitos amantes da bebida.

Viscosidade

Assim como se faz usualmente com os vinhos, é bom girar a cachaça no cálice e observar se ela escorre rápida ou lentamente nas laterais.

Cachaças de boa qualidade devem escorrer lentamente, apresentando uma certa oleosidade que é natural de um processo cuidadoso de fabricação.

Aspectos formais

É claro que existem boas cachaças sem rótulo, mas aspectos formais contidos nos rótulos falam com clareza a respeito da qualidade da cachaça.

Assim, o registro da cachaça no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como certificações de qualidade expedidas pelo Inmetro, são aspectos importantes que garantem a qualidade da cachaça.

Além destas instituições governamentais, existem também selos de qualidade de associações conceituadas como a ANPAQ – Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade, que também auxiliam na escolha da cachaça.

Essas informações podem e devem ser verificadas sempre nos rótulos da embalagem, pois mostram o cuidado e a transparência do fabricante.

Perguntas frequentes

A cachaça de cor amarela é de melhor qualidade?

Durante muito tempo houve essa crença, mas hoje, com a difusão da cultura da cachaça, sabe-se que existem excelentes cachaças transparentes, o que indica apenas que não foram envelhecidas em tonéis de madeira.

Qual a melhor cachaça para caipirinha?

Qualquer cachaça de qualidade é boa para o preparo da caipirinha. Muitos preferem as transparentes, conhecidas como “branquinhas”, mas algumas delas apresentam qualidade tão alta que os amantes da bebida não aceitam misturá-la para o preparo do drink.

A caipirinha fica melhor com cachaça de baixa qualidade?

Esse é um mito absolutamente falso, que nasceu provavelmente da pouca disponibilidade financeira de pessoas que queriam preparar o famoso drink. Ninguém pode duvidar que as melhores cachaças resultarão nas melhores caipirinhas.

As cachaças artesanais são de melhor qualidade?

Essa é uma ideia que pode enganar, pois o fato da cachaça ser artesanal nem sempre indica que ela foi fabricada com o cuidado necessário. Aspectos como embalagem e selos de qualidade existem para garantir que a cachaça é boa, o que também não quer dizer que as cachaças artesanais possam apresentar boa qualidade.

A cachaça abre o apetite?

Na verdade, essa é uma característica de todas as bebidas alcoólicas, existindo inclusive estudos científicos que demonstram que o álcool excitam neurônios responsáveis pelo apetite. Por esta razão, muitas pessoas gostam de tomar uma dose de cachaça, conhecida como “guia”, antes das refeições.

Porque a cachaça queima a garganta?

Muitas pessoas pensam que a queimação que a cachaça provoca no esôfago está relacionada com o teor alcoólico, o que não é verdade. Esse ardor é provocado pela acidez da cachaça, sendo que algumas pessoas gostam de senti-lo, enquanto outras preferem as cachaças que descem mais suavemente.

Conclusão: qual a melhor cachaça

Muitos consideram que a escolha da melhor cachaça depende de querer apreciá-la pura ou em um drink como a caipirinha, mas aqui precisamos considerar que a ideia é tomá-la em sua forma original.

Embora todas as cachaças apresentadas nesse post sejam de alta qualidade, a Weber Haus Premium Black tem todos os pontos fortes necessários em uma avaliação.

Produzida no Brasil por uma família de origem alemã desde 1948, essa cachaça tem uma embalagem que se equipara às melhores bebidas servidas em todo o mundo, o que faz dela uma opção maravilhosa para presentear.

Sua fama, entretanto, vem da qualidade do líquido contido na embalagem, capaz de conquistar os mais exigentes admiradores de bebidas destiladas.

Os sabores e aromas sutis e refinados, fruto do cuidadoso processo de envelhecimento em barris de madeiras nobres, fazem dessa obra-prima da Weber Haus a melhor cachaça disponível no mercado.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *