gengibre para que serve

Gengibre: Para que serve, Benefícios e Receitas

Você sabe para que serve o gengibre e quais são os seus benefícios? Se ainda tiver dúvidas sobre essas questões, esse conteúdo foi feito para você!

Se engana quem pensa que a raiz é usada somente para o tratamento de rouquidão e resfriados.

O gengibre possui diversos benefícios que vão desde o uso medicinal à preparação de receitas culinárias.

O que é o gengibre?

Usado em diversos preparos, tanto na gastronomia quanto na medicina, o gengibre é uma raiz tuberosa que tem diversos benefícios para a saúde.

A planta é originária da ilha de Java, localizada no oriente. Além disso, você pode encontrar a denominação do gengibre como mangarataia ou mangaratiá.

Para que serve?

Muitas pessoas se perguntam: gengibre é bom para o que? Uma infinidade de utilização!

A planta possui uma variedade de efeitos terapêuticos. Assim, pode ajudá-lo a perder peso e a tratar indigestão, azia, náuseas, gastrite, resfriados, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.

Benefícios do gengibre

Os benefícios do gengibre para a saúde são principalmente ajudar a reduzir o peso, acelerar o metabolismo e relaxar o sistema gastrointestinal. Fora esses benefícios, a raiz também ajuda a prevenir náuseas e vômitos.

Além desses benefícios, o gengibre também pode atuar como um agente antioxidante e antiinflamatório, ajudando a prevenir doenças como câncer colorretal e úlcera gástrica.

Vamos ver os 10 principais benefícios do gengibre para a sua saúde:

1 – Auxilia na perda de peso

O gengibre tem efeitos diuréticos e termogênicos, pode ajudar a perder peso, aumentar o metabolismo e fazer o corpo gastar mais energia.

Porém, para garantir esse efeito, é muito importante incluir o alimento como parte de uma dieta saudável e balanceada.

Uma ótima opção para esta finalidade é adicionar na rotina de hábitos saudáveis o chá de gengibre.

2 – Combate a azia

Alguns remédios caseiros são ótimas opções naturais para aliviar a azia em minutos, e o gengibre não fica de fora dessa.

A raiz também é uma excelente opção para aliviar a azia. Ele ajuda a reduzir as contrações do estômago, evitando assim a ocorrência de refluxo, consequentemente reduzindo a sensação de azia.

3 – Protege o estômago contra úlceras

 O gengibre ajuda a proteger o estômago contra úlceras, pois auxilia no combater a bactéria Helicobacter pylori, que é a principal causa de gastrite e úlceras gástricas.

Além disso, o gengibre também pode prevenir o aparecimento de câncer gástrico. Na maioria dos casos, o câncer gástrico está relacionado a alterações celulares causadas por úlceras.

4 – Combate os gases intestinais

O gengibre pode aliviar a dor e reduzir os gases. Além disso, pode ser consumido cru, como chá ou adicionado à comida. Recomenda-se o uso 3 vezes ao dia para tornar o ingrediente eficaz como medicamento contra gases.

A planta também pode ajudar as pessoas com essa síndrome a aliviar e relaxar os intestinos, para que os pacientes possam levar uma vida normal e tranquila.

5 – Atua como agente antioxidante

Os antioxidantes são moléculas que podem neutralizar os radicais livres que atacam e atacam o corpo humano, enfraquecem suas funções normais, levam ao envelhecimento prematuro e aumentam o risco de câncer, diabetes e outras doenças.

O gengibre pode reduzir significativamente o nível de radicais livres no corpo e aumentar a atividade dos antioxidantes endógenos – superóxido dismutase e catalase. Além de, salvar a vitamina C e E no corpo.

6 – Atua como agente anti-inflamatório

Além de ser eficaz contra os radicais livres, o gengibre é um excelente anti-inflamatório natural por causa das suas características especiais, por exemplo, ele pode ser usado para tratar dores ou inflamações na garganta ou estômago.

Também possui um sabor especial, e um dos principais benefícios do gengibre são as propriedades extremamente características que podem produzir resultados mais eficazes do que os remédios tradicionais.

7 – Previne o câncer cólon-retal

Como o gengibre é um agente antioxidante e anti-inflamatório, a raiz ajuda a prevenir doenças como câncer colorretal e úlcera gástrica (como já mencionado anteriormente).

A planta tem esse efeito de prevenção pois contém uma substância chamada óleo 6-ginger, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerosas nessas áreas.

8 – Melhora náuseas e vômitos

A náusea pode ser causada por problemas emocionais, como ansiedade, mas também pode estar relacionada a certas doenças, como infecções intestinais.

Uma ótima alternativa natural para isso é tomar o chá de gengibre ou mesmo mastigar as suas lascas para aliviar as náuseas, pois a raiz possui propriedades antieméticas que podem aliviar além de náuseas, mas também vômitos.

9 – Combate a perda de apetite

Além desses diversos benefícios, o gengibre também auxilia na perda de apetite. Sendo assim,

Que o gengibre é um grande aliado da melhora do metabolismo não é novidade. Mas além disso, você sabia que esse alimento ajuda a perda de apetite?

É isso mesmo, a raiz pode suprimir o apetite porque seus ingredientes contêm uma substância que pode reduzir o desejo de comer e aumentar a saciedade.

10 – Regula a pressão arterial

Ao contrário do que muitos pensam, o gengibre não aumenta a pressão arterial e pode realmente ajudar a reduzir a pressão alta, já que possui compostos fenólicos em sua composição.

Estes compostos são:

  • Gingerol
  • Chogaol
  • Zingerona
  • Paradol

Portanto, o gengibre é muito útil para pessoas com pressão alta. Também pode ajudar a prevenir trombose, derrame e doenças cardiovasculares, como aterosclerose e ataques cardíacos.

Propriedades do gengibre

propriedades do gengibre

O gengibre possui uma substância denominada gingerol, esta tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antialérgico. Com isso, as propriedades podem proteger o nosso corpo.

Essas qualidades curativas da raiz são atribuídas ao conjunto de outras substâncias encontradas no gengibre, como por exemplo: cafeína, flandreína, curcumina, gingerona, zingibereno, gingerols e shogaoli.

Além desses atributos, a planta (como já mencionado) possui propriedades termogênicas. Assim, ajuda acelerar o metabolismo aumentando a queima de gordura corporal.

Portando, as principais propriedades do gengibre são:

  • Antimicrobiano
  • Antioxidante
  • Termogênico
  • Digestivo
  • Combate o vômito
  • Anti-inflamatório
  • Antirreumático
  • Antiviral
  • Antitussígeno
  • Antialérgico
  • Estimula o coração
  • Estimula o apetite

Quando não consumir o gengibre

Gengibre faz mal pra pressão alta? Essa com certeza é uma dúvida comum…

Os efeitos colaterais mais comuns que o gengibre pode causar incluem dores de estômago e sonolência, mas geralmente ocorrem apenas quando consumido além do recomendável.

Também existem relatos de azia, diarréia e dor de estômago após comer gengibre. Nesse caso, deve ser excluído da dieta alimentar.

O gengibre pode favorecer hemorragias, portanto, os pacientes com estes distúrbios devem evitar o alimento. Além disso, os pacientes com doenças cardíacas devem excluir o gengibre das duas dietas e, nesse caso, o consumo do gengibre deve ser proibido.

Este vegetal também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e pode ser necessário reajustar a dose de insulina para pessoas com diabetes.

Além disso, existem estudos afirmando que a planta pode facilitar o aborto em pacientes gestantes e até mesmo causar malformação em recém-nascidos. Porém, nenhuma dessas informações foram comprovadas até o momento.

Portando, o gengibre pode não ser é recomendado para:

  1. Gestantes
  2. Crianças
  3. Cardiopatas
  4. Pacientes com úlcera
  5. Pacientes com enxaqueca
  6. Pacientes com cálculo na vesícula biliar

Tabela nutricional do gengibre

O gengibre fornece 80 calorias a cada 100 gramas e contém uma quantidade adequada de vitamina B6, magnésio, manganês e minerais.

A raiz possui 79% de água em sua composição. Além disso, seus macronutrientes são distribuídos em:

  • 18% de carboidratos
  • 2% proteínas
  • 1% de gordura
Informações nutricionaisGengibre (100g)
NutrientesUnidade de medidaQuantidade
Caloriaskcal80
Proteínasg1,82
Gorduras totaisg0,75
Carboidratosg17,77
Fibrasg2
Cálciomg16
Ferromg0,6
Magnésiomg43
Fósforomg34
Potássiomg415
Sódiomg13
Zincomg0,34
Cobremg0,22
Manganêsmg0,22
Selêniomcg0,7
Vitamina Cmg5
Tiaminamg0,025
Riboflavinamg0,034
Niacinamg0,75
Vitamina B6mg0,16

Perguntas frequentes:

Quais os benefícios do gengibre para a saúde?

O gengibre possui diversos benefícios para a saúde, ajuda a combater enfermidades e aliviar sintomas. A raiz atua diretamente no combate a rouquidão, acelera o metabolismo, aumenta a imunidade, melhora nauseas e vômitos, atua como agente anti-inflamatório e regula a pressão arterial.

Como consumir gengibre todos os dias?

Você pode consumir como chá, bala de gengibre, utilizar o pó do gengibre como tempero ou até mesmo cortar pequenos pedaços da raiz e mastigar.

O que acontece se tomar chá de gengibre todos os dias?

O consumo exagerado do gengibre pode causar sintomas adversos, como náuseas e reações na pele.

Para que serve o gengibre na água?

Tomar água de gengibre é uma das diversas formas de consumí-lo. Os benefícios são: acelera o metabolismo, melhora a imunidade, atua como agente anti-inflamatório e previne náuseas e vômitos.

Quem não deve usar o gengibre?

Existem algumas contraindicações para o consumo do gengibre. Ou seja, a raiz pode não ser recomendadas para pessoas cardiopatas, gestantes, usuários de remédios anticoagulantes, pacientes com úlcera e pacientes com cálculo na vesícula biliar .

Como usar gengibre?

O gengibre pode ser utilizado como chá, bala de gengibre, temperos, ponche, biscoitos e pães.

Receitas com gengibre

1. Chá de gengibre

como fazer chá de gengibre

Tempo de preparo: 8 minutos
Rendimento: 1 porção

Algumas pessoas se perguntam como fazer chá de gengibre. Na prática, a receita é muito simples e básica podendo ser incrementada com várias misturas.

Muitos o procuram para ajudar na recuperação de resfriados e dores na garganta, porém como já mencionado, existem diversos outros benefícios em consumir o chá de gengibre.

Ingredientes

  • 1 pedaço de gengibre (5 cm)
  • 1 ½ xícara de água
  • mel a gosto

Modo de preparo

  1. Lave bem o gengibre em água corrente. Após, seque e corte a raiz em lascas finas.
  2. Coloque a água numa chaleira e ponha as lascas de gengibre dentro
  3. Leve a chaleira ao fogo médio. Após começar a ferver, abaixe o fogo e deixe no cozimento por cerca de 5 minutos.
  4. Desligue o fogo, tampe a chaleira e deixe o chá descansar por cerca de 2 minutos.
  5. Adoce o chá com mel a gosto e aproveite!

2. Ponche

como fazer ponche de gengibre

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 10 porções

O ponche de gengibre é uma pedida simples de fazer para quem busca praticidade na hora de consumir a raiz e pode usufruir de seus benefícios.

Além disso, o ponche é uma bebida deliciosa que pode ser servida principalmente em épocas frias, como no inverno.

Ingredientes

  • 2,5 litros de água
  • ½ xícara de gengibre em lascas
  • 2 canelas em lascas
  • 1 colher de sopa de cravo-da-índia
  • Cascas de limão
  • Mel a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque o gengibre em uma panela com água
  2. Adicione a canela, as cascas de limão e o cravo juntos.
  3. Ferva por 20 minutos
  4. Coe a mistura
  5. Adoce com mel a gosto. Aproveite!

3. Bala de gengibre

como fazer bala de gengibre

Tempo de preparo:  20 minutos
Rendimento:  150 porções

Quando somos pegos de surpresa por um resfriado ou rouquidão podemos contar sempre com a bala de gengibre como forte aliada.

Agora, você vai aprender a fazer as suas próprias balas de gengibre para poder saborear a qualquer hora, em qualquer momento que for necessário.

Ingredientes

  • 6 colheres de açúcar refinado
  • 6 colheres de sopa de água
  • 100 gramas de gengibre cortado

Modo de preparo

  1. Lave o gengibre
  2. Pique o gengibre (com a casca) em pedaços 0,5 cm.
  3. Coloque o gengibre picado em uma panela pequena
  4. Adicione açúcar e a água na panela
  5. Misture levemente os ingredientes e leve ao fogo baixo, sem mexer, por cerca de10 minutos
  6. Mexa com uma colher de pau até a mistura ficar com característica “crocante”
  7. Coloque em um prato de vidro raso e deixar esfriar

4. Suco de gengibre com cenoura

como fazer suco de gengibre com cenoura

Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 5 porções

Se você está buscando uma receita refrescante e saudável, o suco de gengibre com cenoura foi feito para você!

A bebida além de possuir bastante nutrientes que podem auxiliar a manter a saúde e tratar alguns sintomas, é super fácil de fazer.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de gengibre
  • 1 litro de água
  • 4 cenouras
  • 1 maça
  • 1 limão

Modo de preparo

  1. Triture o gengibre e corte todos os ingredientes em pequenos pedaços
  2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador
  3. Bata bem a mistura
  4. Adoce a gosto. Aproveite!

5. Frango com gengibre

como fazer frango com gengibre

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 4 porções

O frango com gengibre é uma receita um pouco mais gourmet para quem busca além de obter os benefícios do consumo da planta, um prato extremamente saboroso.

Assim, você pode consumir tanto no almoço quanto no jantar com sua família, já que o prato serve até 4 pessoas.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres de chá de gengibre ralado
  • 500 gramas de filé de frango cortado em cubos
  • ½ xícara de chá de vinho branco seco
  • ½ xícara de chá de água
  • ½ xícara de chá de salsão picado
  • 1 maçã verde grande com casca picada
  • 1 xícara de chá de maionese

Modo de preparo

  1. Aqueça a margarina utilizando uma panela em fogo médio
  2. Refogue a cebola e o gengibre por cerca de 1 minuto
  3. Adicione o frango e frite até ficar dourado
  4. Acrescente o vinho branco e a água juntos
  5. Cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos ou até ficar macio
  6. Acrescente o salsão e a maçã
  7. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo os ingredientes de vez em quando
  8. Junte a maionese e misture. Agora, aproveite!

6. Bolo de gengibre

como fazer bolo de gengibre

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 12 porções

Agora que tal um bolinho de gengibre rápido e fácil de fazer? O sabor do gengibre também combina perfeitamente em receitas de bolo.

Esse é perfeito para um lanche rápido e delicioso com a família e amigos

Ingredientes

  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher de sobremesa de gengibre
  • 1 xícara de chá de óleo de girassol
  • 1 xícara de chá de leite gelado
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Coloque a farinha de trigo, o açúcar e a canela em uma vasilha
  2. Misture bem
  3. Leve ao liquidificador os ovos, gengibre, óleo de girassol e o leite
  4. Bata bastante
  5. Acrescente essa mistura aos ingredientes que estavam na vasilha
  6. Bata bem com o auxílio de uma colher de pau por cerca de 5 minutos
  7. Coloque o fermento na vasilha
  8. Coloque essa massa em uma assadeira com furo no meio, untada e enfarinhada
  9. Leve a um forno de qualidade por cerca de 50 minutos com o eletrodoméstico pré-aquecido
  10. Verifique o ponto do bolo (espete um palito e veja se este sai seco)
  11. Polvilhe sobre o bolo açúcar e canela a gosto

7. Mousse de morango com gengibre

como fazer mousse de morango com gengibre

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 2 porções

Mousse de morango com gengibre. Por essa você não esperava, não é mesmo?

Para aqueles que amam doces, o mousse pode ser uma bela pedida. Por isso, essa receita pode compor bem uma sobremesa tanto no almoço quanto no jantar de um casal, por exemplo, já que serve até 2 pessoas.

Ingredientes

  • 8 morangos picados
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 xícara de leite condensado
  • 1 sachê de gelatina sabor morango
  • 250 ml de água fervente
  • 1 colher de sobremesa de gengibre picado

Modo de preparo

  1. Bata os morangos, gengibre, creme de leite e leite condensado no liquidificador
  2. Acrescente a gelatina dissolvida na água fervente e bata novamente
  3. Coloque a mistura em um recipiente ou em taças individuais
  4. Deixe na geladeira por cerca de 2 horas. Aproveite!

Conclusão

Nesse conteúdo, esperamos ter ajudado você a tirar as dúvidas de para que serve o gengibre e quais são os seus benefícios para a nossa saúde.

É extremamente importante ficarmos atentos às contraindicações ao consumo do gengibre por pessoas que possuem os sintomas ou enfermidades citadas no conteúdo.

Fora esse pontos, basta implementar a raiz na sua alimentação com as receitas aprendidas para usufruir das propriedades incríveis que esse alimento tem a nos oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *