Fogão Esmaltec é Bom? Vale a Pena

Fogão Esmaltec é Bom? Vale a Pena?

Através de nossas pesquisas sobre qual assunto deveríamos produzir conteúdo no momento, ficamos sabendo que muitas pessoas querem mais informações sobre se o fogão esmaltec é bom.

Como nosso objetivo é esclarecer todas as dúvidas relacionadas a eletrodomésticos, eletroportáteis, bebidas e afins, cá estamos em mais um review sobre a viabilidade de se adquirir um fogão dessa marca tradicional.

O maior diferencial da Esmaltec está no preço sempre acessível, por isso demos preferência aos modelos mais populares. Aqui analisamos sobre vários ângulos, desde o posicionamento no Reclame Aqui até as opiniões em sites confiáveis. Vamos lá?

Sobre a Esmaltec

O grupo Edson Queiroz deu início às suas operações na área de metalurgia através de duas corporações: Tecnomecânica Norte – Tecnorte e Estamparia e Esmaltação Nordeste Esmaltec, ambas no ano de 1963. 

No ano de 1984 passam por uma fusão e são incorporadas à Tecnomecânica Esmaltec Ltda, que hoje em dia empreende no Distrito Industrial de Maracanaú – CE e conta com mais de 3.600 colaboradores.

Marca presença em todo território brasileiro e também em outros mercados do Oriente Médio, Oceania, Estados Unidos, Caribe, América Central e América do Sul. 

Comercializa sobretudo produtos como cooktops, lavadoras, purificadores, freezer, refrigeradores, bebedouros e, claro, fogões.

No Brasil é conhecida por comercializar produtos com preços populares, para suprir aqueles que querem apenas o básico em eletrodomésticos, sem muitas funções, sem deixar, contudo, de ser efetivo.

Como saber se o fogão Esmaltec é bom? 

Como são muitos modelos à disposição na atualidade, vamos ressaltar as mais importantes funções a serem analisadas nos diferentes tipos de fogão:

  • Mesa de vidro temperado:
  • Grill;
  • Duplo forno;
  • Queimadores grandes;
  • Aviso sonoro avisando que preparo terminou;
  • Forno que faz autolimpeza enquanto está em uso;
  • Acendimento automático.

1. Fogão 5 bocas ágata Autolimpante e Acendimento Automático – Esmaltec  

Queimadores Big Burner Super Chamas

Esse fogão da Esmaltec tem 5 bocas, acendimento automático é um fogão leve, podendo ser mudado de lugar com muita facilidade. Todos os botões saem e facilita muito a higienização. Seu forno limpa fácil é extremamente eficiente e funciona de verdade.

As bocas também funcionam bem e sua chama é maior do que muitos da mesma categoria. E ainda tem uma em especial que tem super chama que é mais potente e rápida do que as demais. Os pés são altos e facilitam a limpeza e sua mesa é de vidro temperado.

O destaque fica por conta de seu acendimento automático total. É só girar o botão que a chama se acende. O forno é bem espaçoso, com 95 litros de capacidade e ainda tem prateleira ajustável em diferentes posições.

Para você que perguntou se o fogão ágata é bom, podemos responder que cumpre bem o que propõe.

Prós

Contras

✅ Queimadores Big Burner Super Chamas

🚫 -

✅ Mesa de Vidro Temperado

✅ Trempes individuais

2. Fogão Jade Glass 04 Bocas – Esmaltec 

Trempes individuais

Esse é um fogão cuja principal característica são suas chamas fortes. O forno é autolimpante, assa rápido, mas a grade não sai. 

O acendimento é muito bom, usa aquele sistema de apertar o botão, girar para liberar o gás e continuar apertando até a chama se manter. É uma alternativa bem interessante para quem mora sozinho ou em apartamentos muito pequenos.

Possui mesa em vidro temperado que, além de estilosa, evita que a sujeira se acumule. Tem também 4 queimadores muito eficientes e acendimento automático. 

A capacidade do forno é de 56 litros, suficiente para assar pratos variados sem qualquer problema, e suas duas grades são fixas. O forno possui um esmalte com poros bem pequenos, o que faz com que a gordura evapore com o calor do forno.

Prós

Contras

✅ Trempes individuais

🚫 Pés frágeis

✅ Mesa de vidro temperado

✅ Forno autolimpante

3. Fogão 4 Bocas Caribe – Esmaltec 

Acendimento automático total

O fogão Caribe de 4 bocas fabricado pela Esmaltec oferece funcionalidade ao seu cotidiano. Possui uma prateleira do forno ajustável e botões que podem ser retirados, facilitando a higienização do fogão. O puxador é de aço para dar mais proteção.

O fogão esmaltec caribe é bom por esses detalhes que às vezes nos passam despercebidos. O fogão esmaltec topázio é bom também, tem inclusive melhor relação custo-benefício, mas possui características diferentes.

Seu forno tem capacidade de 56 litros e pertence à classe A, com relação à classificação energética. O forno é autolimpante e os botões podem ser retirados, facilitando a limpeza e propiciando ganho de tempo. É bivolt e sua mesa é em aço inoxidável.

Sua tampa é de vidro temperado bem resistente, permitindo ampla visão.

Prós

Contras

✅ Acendimento automático total

🚫 Praticamente não tem fogo baixo

✅ 2 queimadores família

✅ Botões removíveis

4. Fogão de Mesa 4 Bocas – Esmaltec 

Instalação em bancadas

O fogão de mesa Esmaltec de 4 bocas é um modelo popular, sem forno e projetado para ser colocado em bancadas. O acendimento é manual e possui 2 queimadores família, para quando for preciso mais potência na chama para maior rapidez no preparo dos alimentos.

É, portanto, um típico fogão de mesa, prático porém sem forno, feito para ser colocado em cima de alguma mesa. Daí a razão de ser indicado como fogão auxiliar, para ser colocado em qualquer lugar, como churrasqueiras e áreas para festa. 

Suas dimensões pequenas tornam esse fogão portátil, interessante para ser usado em espaços pequenos. O acendimento é do tipo manual.

Com mesa inox, esse fogão 4 bocas da Esmaltec possui 2 queimadores com saídas de gás maiores, e 2 queimadores normal, sendo que seu funcionamento é com gás GLP.

Prós

Contras

✅ Instalação em bancadas

🚫 Não tem forno

✅ 2 queimadores família

✅ 4 bocas

Alternativas para fogão Esmaltec 

Para não ficarmos apenas nos produtos da Esmaltec, escolhemos mais 3 opções de outras marcas que também podem agradá-lo. Veja.

1. Fogão 4 Bocas Moderatto – Mueller 

Tecnologia Total Clean

O que chama a atenção logo que se olha para este fogão é sua beleza. É um dos mais bonitos que se pode ter. Discreto, elegante e com visor panorâmico no forno, o maior dessa classe. O painel é enviesado, permitindo mais usabilidade dos botões.

A tecnologia Total Clean está presente no interior do forno, facilitando muito a higienização. Os pés são mais altos para que o chão seja limpado sem maiores esforços. Impede a obstrução da saída de gás e é ideal para os preparos do cotidiano.

Sua potência dá e sobra para um preparo ágil de qualquer receita. O puxador do forno é em metal com abertura ergonômica. Evita imprevistos cortando a saída do gás se por acaso a chama do forno se apagar involuntariamente.

E por fim, oferece mais segurança, já que possui uma melhor distribuição de calor.

Prós

Contras

✅ Tecnologia Total Clean

🚫 Forno pequeno

✅ Rápido no assado

✅ Boa potência 

2. Fogão 5 bocas Atlas – Mônaco 

Tampa de vidro na mesa

Já faz um tempo que a Atlas colocou o modelo Mônaco na praça, mas era só mesa de inox. Esse é o primeiro com mesa de vidro. As trempes são de aço carbono esmaltado. O fogão é simples, mas seu acabamento pode ser considerado bom.

Na parte da frente tem uma chapa grande à frente do forno. É um fogão baixo, com apenas 83 cm de altura. Os pés são pequenos e simples, mas nada que comprometa a estabilidade do produto. 

O acendimento é semi-automático, ou seja, é preciso premir o botão do gerador de faísca para acender a chama. Apesar do fogão ser baixo, o forno é surpreendentemente grande.

A grade do forno é manual e não é removível, apenas desloca-se 20 cm para frente. A variação de temperatura no seletor vai de 190º a 290º.

Prós

Contras

✅ Tampa de vidro na mesa

🚫 Não tem luz no forno

✅ Manípulos Front Control

✅ Bivolt

3. Fogão de Piso Max Cook – Suggar 

Mesa de vidro temperado

Esse fogão fabricado pela Suggar tem mesa de vidro temperado, botões top control e 5 queimadores de aço esmaltado. É bivolt, possui luz e válvula de segurança no forno, sendo que a lâmpada não acompanha o produto. 

Conta com 2 grades fixas e 3 níveis de regulagem no forno. Os pés são altos, o que ajuda na limpeza do piso. O controle de temperatura do forno vai de 180ºC a 280ºC. As dobradiças são italianas e amortecem bem o fechamento da porta.

Tem vidro duplo no forno, garantindo proteção térmica. E ainda tem a tecnologia Easy Clean que não deixa a gordura grudar, facilitando a higienização.

O design é moderníssimo e a mesa é de vidro temperado, oferecendo muita resistência com propriedade. O acendimento é totalmente automático, tanto no forno quanto na mesa.

Prós

Contras

✅ Mesa de vidro temperado

🚫 -

✅ Acendimento automático total

✅ Forno Easy Clean

Conclusão: O fogão Esmaltec é bom ou não? 

Se você usa pouco o fogão e quer realmente economizar, talvez seja interessante adquirir um fogão Esmaltec. Se não for esse seu caso, aconselhamos pensar em outro modelo de outra marca, que seja mais robusto e durável, mesmo sendo mais caro.

É verdade que também recebe elogios de consumidores, mas no frigir dos ovos, não nos parece uma boa escolha. Como não queremos ficar em cima do muro, sugerimos o Fogão de Piso Max Cook ,da Suggar.

 No geral, ele é bem mais interessante que outros da Esmaltec. Gostou da dica? Curtiu nossa avaliação? Então dê sua opinião, que nós também iremos curtir.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *