Início » Eletrodomésticos » Qual a Diferença entre Forno Elétrico e Air Fryer?

Qual a Diferença entre Forno Elétrico e Air Fryer?

Quando vamos montar a nossa cozinha pensando em nosso conforto, se torna fundamental garantir o melhor item custo-benefício para termos garantia de que estamos fazendo o melhor negócio. Então, hoje, vamos analisar qual a diferença entre forno elétrico e air fryer.

Esses dois eletrodomésticos, as Airfryers e os fornos elétricos ganharam bastante visibilidade devido a sua rapidez na cozinha, pois cozinham mais depressa que os fornos tradicionais.

Qual a Diferença entre Forno Elétrico e Air Fryer?

Vamos primeiro fazer uma análise de cada um dos dois:

O que são Air Fryers?

Air Fryer é um termo em inglês que significa fritadeiras de ar. Elas não necessitam de nada ou pouquíssimo óleo para funcionar. Com relação à rapidez de cozimento,  estas fritadeiras elétricas têm o cozimento mais rápido que os fornos elétricos.

As Air Fryers aquecem a comida com o uso de um ventilador que fica em cima, isso faz com que o ar concentre em uma região só, a bandeja. A bandeja vai guardar a comida e escorrer o excesso de óleo.

Dicas de uso da air fryer

Dicas de uso da air fryer

A Air Fryer é um eletroportátil novo no mercado e mesmo assim, provocou uma grande revolução na cozinha, porém, muitas pessoas não se impressionaram com o eletrodoméstico. Na maioria das vezes o produto não é utilizado de forma correta, o que aparece no alimento final.

Seguem abaixo, algumas dicas de uso que  podem ser úteis e se forem seguidas de forma correta o produto final será excelente:

  • Não coloque muita comida em sua air fryer: essa dica é fundamental, fique atento a capacidade de cada fritadeira elétrica, cada modelo ou marca tem a sua capacidade máxima. Algumas fritadeiras possuem capacidade de 4 litros ou mais, mas outras possuem capacidade de apenas 2 litros. Alguns alimentos, como batata, por exemplo, são possíveis de colocar em camadas, mas pode ser necessário mover a bandeja da air fryer durante o preparo desse tipo de alimento.
  • Outro ponto importante consiste em pré-aquecer sua fritadeira: assim como nos fornos tradicionais, a Air Fryer necessita ser pré-aquecida para que ocorra um cozimento adequado e que você tenha o resultado tão esperado.
  • Evite colocar alimentos ainda úmidos: ao fritar um alimento com muita umidade, pode ser que ele não fique crocante e sequinho como você esperava, o que prejudicará o resultado final da receita.
  •   Você deve utilizar um pouco de óleo ou azeite: para algumas receitas, um pouco de óleo ou azeite pode tornar o alimento mais suculento.
  • Cuide da limpeza de sua fritadeira elétrica, não deixe acumular sujeira de um preparo para o outro, pois isso pode afetar o resultado da receita.

Quando usar a air fryer?

Quando usar a air fryer?

A fritadeira elétrica permite preparos incríveis de  pratos doces e salgados. Os usos são semelhantes ao do forno, é possível preparar salgados, frutos do mar, carnes, legumes, e até mesmo bolo e outros doces.

Costumamos relacionar a fritadeira elétrica a frituras, porém nela, pode-se fazer outros pratos como grelhados e assados.

Pode-se usar algumas vasilhas e refratários dentro da fritadeira elétrica, mas, nesses casos, é necessário prestar atenção, pois alguns tipos de  materiais não podem ser utilizados.

Leia também: As Melhores Fritadeiras Air Fryer Sem Óleo: Philips, Arno e mais

E os fornos elétricos?

Agora, fornos elétricos estão no mercado a mais tempo e funcionam através de um grupo de aquecimento e também de um ventilador. Este último deve ser desligado ao se fazer bolos e biscoitos, por exemplo.

Os fornos elétricos não são tão rápidos quanto as fritadeiras elétricas, e geralmente não têm nenhum acessório como a bandeja. É verdade, que algumas marcas vendem bandejas para deixar as frituras crocantes e semelhantes às fritadas pela Air Fryer.

Dicas de uso dos fornos elétricos

Dicas de uso dos fornos elétricos
  •  Da  mesma maneira que uma fritadeira elétrica precisa ser pré-aquecida, os fornos elétricos também têm a mesma necessidade de pré aquecimento.
  • Cada receita possui as dicas de temperatura ideais para o seu preparo, portanto, para que a receita saia perfeita é preciso ajustar o timer e o termostato.
  • É preciso prestar na regulagem dos botões de aquecimento superiores e inferiores para que se ajuste ao preparo de cada receita.
  • Durante o preparo da sua receita, fique sempre atento, verificando de tempos em tempos, como está o cozimento do prato. Para evitar que o alimento cozinhe muito depressa e não finalize o prato da forma desejada.
  • Quando for colocar um prato para ser preparado no forno elétrico, certifique-se de que o mesmo esteja descongelado, para não gastar muita energia durante o seu preparo.
  • Muita atenção aqui: retire o alimento no momento em que o alarme soar, quando o tempo de cozimento finalizar é recomendado retirar o alimento para evitar que o mesmo cozinhe em demasia com o calor interno. Se o alimento ainda precisar de cozimento, você pode devolvê-lo sem ligar o forno e aproveitar esse calor interno.

Quando usar os fornos elétricos?

Quando usar os fornos elétricos?

Da mesma forma que os microondas ou o forno à gás, os fornos elétricos podem ser usados no preparo de diversas receitas, a vantagem está no fato de que estes últimos são mais rápidos no cozimento.

Além dos assados, os fornos elétricos geralmente fazem grelhados e até frituras similares à Air Fryer. É claro que quanto mais acessórios o forno elétrico possuir,  mais usos são possíveis para o mesmo.

Leia também: Os Melhores Fornos Industriais: Prográs, Tron e mais

Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

A fritadeira elétrica apresenta diversas vantagens quando o assunto é aquecimento, porque ela o faz de maneira mais rápida.

As fritadeiras elétricas, ocupam pouco lugar, portanto, são uma boa opção para quem possui espaço reduzido.

Elas têm um tamanho mais compacto e são guardadas com facilidade dentro do armário.

Existem no mercado vários tamanhos de fornos elétricos, você pode adaptá-los em sua cozinha de várias maneiras, como, por exemplo, embutidos em móveis planejados.

O que é uma grande desvantagem em relação à air fryer.

Agora, no que se refere a higienização, as fritadeiras elétricas são muito simples de serem limpas, basta lavar a bandeja usada no preparo da receita. Porém, o forno elétrico exige maiores cuidados, principalmente quando se usa óleo ou gordura nas receitas. Limpar um forno elétrico exige até mesmo materiais específicos para o produto.

Com relação ao preparo de alimentos saudáveis, a fritadeira elétrica permite a realização de receitas mais saudáveis, agora, o forno elétrico pode precisar do uso de óleo e este fica acumulado junto ao alimento.

Na air fryer existe uma bandeja por onde a gordura do alimento escoa e no forno elétrico isso não acontece.

Com relação a mobilidade o forno elétrico leva desvantagem em relação a fritadeira elétrica, porém comporta alimentos em maior quantidade do que a mesma.

As fritadeiras elétricas costumam fazer muitos ruídos, já o forno elétrico é bastante silencioso.

As airfryers consomem menos energia que os fornos elétricos, isso varia de acordo com o tempo de preparo das receitas e também da potência do aparelho.

Conclusão

Ufa! Foram muitas informações que mostraram a diferença entre forno elétrico e air fryer, agora basta você analisá-las de acordo com suas necessidades e preferências, para escolher o produto ideal para compor a sua cozinha.

Você pode gostar também

ícone cozinha profissional

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *