Início » Eletrodomésticos » Qual a Diferença de Depurador e Exaustor

Qual a Diferença de Depurador e Exaustor

Cozinhar muitas vezes pode ser uma verdadeira terapia, concorda? Mas mesmo sendo algo que muitos amam fazer no dia a dia, a pior parte é limpar toda sujeira que a gordura, fumaças e cheiros dos alimentos deixam no ambiente durante o seu preparo. Neste caso, a melhor solução é usar equipamentos que façam a purificação do ar e transformem a cozinha em um ambiente mais confortável. Mas afinal, qual a diferença de depurador e exaustor?

Embora ambos os equipamentos possuam certas semelhanças, os eletrodomésticos funcionam e trabalham de formas diferentes. Para que não haja dúvida e nem erro na escolha, o ideal é entender perfeitamente a função de cada um deles.

Qual a Diferença de Depurador e Exaustor

Leia o artigo completo e veja qual a melhor opção, o custo benefícios e claro, as principais diferenças entre eles.

Quais as principais diferenças entre depurador de ar e exaustor?

De maneira geral, a principal distinção entre o depurador e exaustor está na maneira em que a sucção do ar é feita.

Enquanto o depurador filtra o ar e o devolve ao ambiente, o exaustor movimenta suas hélices para que as impurezas do ambiente circulem. 

Veja com detalhes as principais diferenças entre o depurador de ar e o exaustor a seguir:

O que é um depurador de ar?

O que é um depurador de ar?

O depurador de ar é um eletrodoméstico que tem como função filtrar o ar e devolvê-lo ao ambiente.

No processo de preparo do alimento, é comum que fumaças, gorduras e odores se espalhem pela cozinha, causando um certo incômodo para quem está no comando das panelas. 

O depurador suga toda essas impurezas e os concentra em um dos seus filtros, após este processo, outro filtro de carvão ativado filtra as impurezas e devolve o ar reciclado ao ambiente.

Os tipos mais conhecidos de depuradores de ar são o depurador slim, o depurador com duto e o depurador de ar inox.

O depurador slim tem uma aparência mais minimalista e contribui para a estética da cozinha, possui ótimo funcionamento em sua absorção de impurezas e conta com um filtro de alumínio e outro de carvão ativado.

Já o depurador de ar com duto é um pouco maior do que o slim, e precisa de um espaço maior para a sua instalação. Uma de suas principais características que o diferencia dos outros modelos é sua velocidade de funcionamento. O depurador de ar com duto possui grande capacidade de sucção, três opções de velocidade e dois filtros.

O depurador de ar inox é considerado despojado, moderno e com estilo de decoração industrial. Seu acabamento é em aço inox escovado, e assim como os anteriores, possui filtros que ajudam na limpeza do ar.

Independente do modelo e estilo do depurador escolhido, é preciso atenção na manutenção e limpeza dos depuradores de ar. Para que seu funcionamento não seja alterado, os filtros precisam ser trocados ao menos uma vez a cada dois meses.

O ideal é que o equipamento seja ligado 5 minutos antes de iniciar o preparo do alimento e mantê-lo ligado até 15 minutos da finalização, para que toda gordura, odor e fumaça sejam filtrados da maneira adequada.

O que é um exaustor?

O que é um exaustor?

O funcionamento do exaustor lembra um ventilador. De maneira geral, o exaustor tem como função purificar e renovar o ar.

Diferente dos depuradores, o exaustor não suga as impurezas do ambiente, ele apenas evacua os vapores de gorduras e dispensa os cheiros da comida. Todo esse processo se dá através de suas hélices, e para que o ar não volte para o ambiente, é preciso instalar um duto na parede para que as impurezas saiam da cozinha.

Uma grande diferença entre o depurador e o exaustor são os modelos e tipos disponíveis. Pelo seu funcionamento de eliminar odores, excesso de umidade e poluentes, os exaustores podem ser instalados em outros ambientes além da cozinha. Existem exaustores para cozinha, para banheiro, lavabo, garagem e até mesmo closets.

Por possuírem mecanismos de funcionamento mais simples se comparado com o depurador, os exaustores são fáceis de higienizar. Para sua limpeza apenas água com detergente neutro nas hélices já é o suficiente para eliminar o excesso de gordura no equipamento.

São ideais para espaços menores e com circulação de ar limitada.

Como saber qual comprar?

Como saber qual comprar?

Para que a escolha seja a melhor para a sua realidade e necessidade, é importante avaliar alguns pontos.

Começar avaliando o tamanho da sua cozinha é um ótimo primeiro passo, pois isso definirá o espaço disponível para o depurador ou exaustor, além do grau de dificuldade da instalação do equipamento. 

Se sua cozinha é pequena, possui pouco espaço para circulação e não há janelas e nem saídas de ar próximo, o exaustor conseguirá suprir suas necessidades. Mas quando falamos de cozinhas maiores, com maior circulação e, principalmente, cozinhas integradas a outros ambientes, o depurador de ar será a solução.

Além disso, os depuradores não necessitam de interferência nem obras em sua cozinha para o seu funcionamento, diferente dos exaustores que para funcionar precisam de um duto na parede para a expulsão das impurezas do ar.

Se você busca por uma solução com equilíbrio entre funcionalidade e estética, o depurador de ar será o ideal.

Leia também: Os Melhores Depuradores de Ar: Suggar, Philco, Fischer e mais

Conclusão

Independente da sua escolha, tanto os depuradores como os exaustores contribuíram para uma cozinha mais confortável e um ambiente mais saudável.

Entender as principais diferenças entre os equipamentos, vantagens e desvantagens de cada um deles, te ajudará a chegar na decisão mais ideal para a sua cozinha e seu dia a dia.

Mas lembre-se, não importa qual seja sua escolha, ter atenção na manutenção e higienização dos equipamentos é de extrema importância para seu pleno funcionamento.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado de alguma maneira, e não se esqueça: qualquer dúvida é só deixar nos comentários. É sempre um grande prazer te ajudar!

Você pode gostar também

ícone cozinha profissional

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *