Início » Eletrodomésticos » Como funciona o Depurador de Ar? 

Como funciona o Depurador de Ar? 

Talvez você já conheça o aparelho chamado “Depurador de ar”, também sabe qual sua função e até tenha um em sua casa, mas você sabe como funciona o depurador de ar?

Nesse artigo iremos explicar como esse aparelho funciona, quando deve ser usado e qual a diferença dele em relação a outro aparelho de utilidade parecida: a coifa.

Fique conosco e saiba como usar o depurador. Além de conhecer as funcionalidades de um depurador e muito mais sobre esse aparelho tão útil para qualquer cozinha.

Como funciona o depurador de ar? 

De maneira mais simples, o depurador puxa o ar do ambiente que está contaminado com gordura e fumaça, purifica esse ar e o devolve limpo e purificado para o ambiente.

Agora vamos tratar de uma maneira um pouco mais detalhada de como isso ocorre; Na maioria dos depuradores de ar, ocorrem 2 processos em seu interior para purificar o ar:

O primeiro é por meio de um filtro de inox ou alumínio no qual passa a gordura sugada do estado gasoso para o estado líquido; logo após isso, é removido o odor e a fumaça pela filtragem feita por meio de um filtro de carvão ativado. Após esses dois processos o ar é devolvido ao ambiente com pelo menos 50% da fumaça e gordura removidos.

O primeiro filtro deve ser limpo periodicamente, enquanto o segundo deve ser trocado segundo o manual para maior eficácia de ambos os processos.

Qual a diferença do depurador de ar em relação à coifa?

Qual a diferença do depurador de ar em relação à coifa?

O depurador tem o mesmo objetivo e finalidade da coifa; livrar o ar do ambiente de gordura e fumaça.

Porém, diferente da coifa, o depurador não contém a opção de eliminar a fumaça levando ela para fora do ambiente (exaustão), mas apenas a função de depuração, aquele que após sugar o ar sujo do ambiente, o purifica e devolve para o mesmo local novamente.

Quando usar o depurador de ar? 

Quando usar o depurador de ar? 

Sempre que o fogão for usado, o depurador de ar será bem-vindo, quanto mais nos momentos de realizar frituras.

Para usá-lo e conseguir o máximo de proveito possível, é necessário ligá-lo 5 minutos antes de iniciar o uso do fogão e deixá-lo ligado por 15 minutos após desligar o fogão.

Outras questões para melhor funcionamento, é estar com a limpeza e troca do carvão ativado em dia. Além de utilizar a velocidade correta em relação aos alimentos que estiverem sendo preparados.

Cuidados e dicas para o uso do depurador de ar

Cuidados e dicas para o uso do depurador de ar
  • Enquanto o depurador estiver ligado, não é permitido deixar nenhuma boca do fogão ligada sem que haja uma panela em cima dela. Caso contrário, pode ser causado danos no depurador e até gerar incêndios.
  • Não deixe o depurador ligado quando for necessário flambar alimentos pelo mesmo motivo da dica anterior.
  • Feche as janelas da cozinha durante o uso do depurador (janelas de outros cômodos podem permanecer abertas). A questão é não deixar que o vento atrapalhe a tarefa do depurador.

Leia também: Os Melhores Depuradores de Ar: Suggar, Philco, Fischer e mais

Conclusão 

Agora, você não apenas sabe para que o depurador serve e o que ele é,  mas também sabe como ele funciona, a maneira correta de usá-lo e a importância de realizar as limpezas e troca de filtro do tempo correto.

A limpeza de todo o aparelho e a troca do carvão ativado são extremamente importantes no funcionamento do depurador, pois é por meio dos filtros que o depurador limpa e purifica o ar. Se os filtros estiverem completamente sujos, fica impossível de ambos sugarem o novo ar para limpá-lo.

Não deixe de colocar suas dúvidas nos comentários para que possamos ajudá-lo. Muito obrigado por nos acompanhar!

Você pode gostar também

ícone cozinha profissional

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *