Início » Eletrodomésticos » Cooktop Bivolt: O Que Significa

Cooktop Bivolt: O Que Significa

Os cooktops são modelos de fogões que estão caindo no gosto dos consumidores devido à sua praticidade e por serem compactos e adequados para ambientes pequenos. Entre os modelos disponíveis no mercado, os mais procurados são os elétricos e por indução. Mas antes de comprar surge a pergunta sobre a voltagem correta do eletrodoméstico e na dúvida, vale investir em um cooktop bivolt. Mas você sabe sobre o cooktop bivolt o que significa?

Se você está em dúvida na hora de adquirir um cooktop bivolt, hoje vamos falar tudo o que você precisa saber antes de fazer sua compra.

Cooktop Bivolt: O Que Significa

Afinal, o que é cooktop bivolt?

Existem vários modelos diferentes de cooktop que você pode escolher para sua casa, e entre eles estão os cooktop elétricos. E se você está pensando em adquirir uma especificação mais importante a ser consultada antes da compra é a voltagem do eletrodoméstico.

Para te explicar o que é bivolt, primeiro você precisa saber que as residências podem possuir voltagem 127V ou 220V, e se um cooktop 127V for ligado em uma tomada com voltagem 220V, com certeza ele queimará. Se o aparelho for 220V e for ligado na tomada 127V, não terá circulação de energia suficiente para fazer o eletrodoméstico funcionar corretamente.

Já o cooktop bivolt pode ser utilizado para as duas voltagens, pois ele possui um sistema interno que identifica automaticamente a voltagem da rede elétrica e se ajusta a ela. Desta forma, não há riscos de queimar o eletrodoméstico ou escolher um que não seja compatível com a sua rede. 

Como saber se um aparelho é bivolt?

Como saber se um aparelho é bivolt?

Se você ainda não sabe como descobrir se o cooktop é bivolt, existem várias formas de saber se o aparelho é bivolt, e uma delas é consultar o manual de instruções do fabricante. Nele estão contidas todas as informações necessárias sobre o funcionamento, inclusive se a voltagem é bivolt ou não. 

Outra maneira de conseguir essa informação é localizar a chave seletora que altera a voltagem em aparelhos que não fazem a alteração de voltagem automaticamente.

Se o aparelho tiver alteração de voltagem automática, essa informação pode estar próxima a saída do cabo de energia ou na fonte de alimentação.

Mas se acaso você ainda não tem acesso ao aparelho, basta consultar as especificações técnicas antes da compra e alguns sites também disponibilizam a informação no próprio anúncio.

Existe cooktop de indução bivolt?

Existe cooktop de indução bivolt?

Sim. Existem dois tipos de cooktop elétricos, os que funcionam apenas utilizando eletricidade e os que aquecem por indução.

O cooktop elétrico pode ser de superfície lisa ou com grade, similar ao fogão convencional. O cooktop de superfície lisa tem a vantagem de ter uma utilização muito mais prática em relação ao cooktop com grade, além de ser muito mais fácil na hora da limpeza. A sua desvantagem é que só é possível utilizar panelas com superfícies lisas, nas quais o fundo fica completamente em contato com o fogão. 

Já o cooktop por indução funciona através de ondas eletromagnéticas que são ativadas a partir do contato com o fundo das panelas, que precisam ser de aço inox, ferro fundido ou com fundo triplo. Além disso, as panelas também precisam ter a superfície plana para que seu fundo fique completamente sobre o fogão.

Para saber se a panela é compatível com a indução, basta aproximar um ímã ao fundo da panela, se o ímã for atraído, então ela é compatível com as ondas magnéticas do cooktop.

De todos os tipos de cooktop existentes, este é o mais seguro, pois o calor só é ativado a partir do contato com a panela, o que diminui muito a chance de acidentes.

Vale a pena comprar um cooktop bivolt?

Vale a pena comprar um cooktop bivolt?

Os cooktops elétricos e por indução são mais práticos e você não precisa ficar se preocupando com o gás de cozinha.

As desvantagens estão no uso de energia elétrica, por funcionarem apenas através dela, se acaso houver quedas de energia ou algum problema na rede elétrica, isso significa que você não conseguirá utilizar seu fogão.

Outra questão está no gasto de energia, por utilizarem a energia elétrica, o valor da conta aumentará, é necessário colocar na balança se sairá mais barato que o consumo de gás.

E se acaso a sua opção for por um fogão elétrico com superfície plana ou por indução, você precisa verificar se suas panelas são compatíveis e se você está disposto a trocá-las caso seja necessário.

Em relação ao cooktop bivolt, vale a pena comprar um cooktop bivolt, porque independente da voltagem da sua rede, você poderá utilizá-lo sem medo de queimar seu eletrodoméstico e você não precisará trocá-lo no caso de mudanças.

Leia também: Os Melhores Cooktops para Comprar: Brastemp, Fischer e mais

Conclusão

Dentre os diversos modelos de cooktops disponíveis no mercado, os mais procurados são os que utilizam eletricidade. Porém, muitas pessoas ficam em dúvida se devem investir em um cooktop bivolt. 

A vantagem do cooktop bivolt é que você não precisa se preocupar se ele é o ideal para a rede elétrica da sua casa, pois ele se ajusta à voltagem e pode ser utilizado tanto em redes 127V quanto 220V.

Se ainda tiver dúvidas sobre o que significa cooktop bivolt, deixe nos comentários.

Você pode gostar também

ícone cozinha profissional

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *