Panela de barro não é uma coisa muito comum nesse mundo de tanta tecnologia, até porque, atualmente existem tantas opções no mercado que sequer nos lembramos de coisas tradicionais, com jeito de interior e casa de vó. Mas se você decidiu usar aquela panela de barro que tem a anos ou comprou uma, veio no lugar certo.
O artigo de hoje é para te ensinar como usar uma panela de barro, como conservar a panela, para que sua durabilidade seja grande e conserve sua beleza, além de, claro, te contar os truques que devem ser colocados em prática quando você for usar sua panela pela primeira vez.

Conteúdo
O que fazer antes de usar a panela de barro pela primeira vez?
Você já deve ter ouvido falar sobre cura da panela, até porque, algumas panelas mais modernas, como as de cobertura em porcelana, precisam deste tipo de procedimento em seu primeiro uso e, também, após muitas lavagens.
A cura irá ajudar a deixar a sua panela sempre nova e evitar que ela fique porosa ou soltando pedacinho de barro, não queremos isso na comida, certo? Então vou te ensinar o passo a passo da cura, agora mesmo, fica comigo para aprender.
Besunte a panela com azeite de oliva
Besunte a panela com azeite de oliva extravirgem, do lado de dentro, deixe uma sobra, algo em torno de 3 colheres de sopa a mais que o necessário para cobri-la, faça o mesmo na parte externa e tampa, em ambas não é necessário deixar sobras.
DICA: Pode-se optar por outros óleos vegetais, como algodão, canola, girassol e soja, porém, a cura com o azeite de oliva extra virgem é mais duradoura, ou seja, irá lhe poupar repetir por um período mais longo.
Leve ao fogo
Tampe a panela com o óleo e leve-a ao fogo, pode ser a gás ou de barro, espere até que o óleo comece a ‘fritar’ e então desligue, deixe a panela ali até que esteja na temperatura ambiente novamente, neste momento, lave-a, com detergente neutro e uma bucha de baixíssima abrasão.
Coloque água
Encha a panela com água filtrada, coloque a tampa, leve ao fogo e espere ferver, assim que ferver, mantenha fechada, quando esfriar repita o processo de lavagem descrito acima e a seque bem, com um pano seco e limpo.
Pronto, a partir deste momento você já pode usar sua panela. Sempre que sentir necessidade, faça a cura novamente.
Como usar a panela de barro?
Se ainda resta alguma dúvida com certeza é sobre o uso da panela, como deve ser feito, em qual fogão posso usar, dentre tantos outros detalhes que podem parecer bichos de sete cabeças, mas acredite, não são. Por isso vou te dar algumas dicas de uso, vamos lá?
Qual fogão ideal para panela de barro

Muito utilizada em fogões a lenha temos a tendência de achar que somente ali que a panela de barro pode ser usada, mas não se engane, não é bem assim. A panela de barro, após a devida cura, pode ser usada no fogão à lenha ou fogão a gás, ok?
Observação: Jamais coloque a panela de barro em fogão de indução, tanto a panela quanto o fogão podem ser danificados, até porque esse tipo de fogão exige um tipo específico de panela, que não é a de barro.
Qual colher devo usar na panela de barro

A panela de barro, neste quesito, pode ser comparada a panelas com cobertura teflon, que são mais sensíveis, sendo assim, a sugestão é que, no momento em que você está cozinhando, que tende a raspar a colher no fundo da panela, opte, sempre, por colher de pau.
Por outro lado, após a comida pronta, para servir, a depender do prato a colher de pau pode não ser a melhor, como no momento de servir uma moqueca, por exemplo, é necessária uma colher maior, então neste momento pode-se usar uma colher de aço inox, evitando raspar o fundo, para que não saia a cura e solte barro.
Cuidados para conservar a minha panela de barro
Se você quer ter uma panela para vida toda, para passar por gerações, a panela de barro com certeza é uma excelente opção, porém, para que isso aconteça, alguns cuidados devem ser tomados.
Para facilitar a sua vida, prezado leitor, segue um checklist dos cuidados necessários com a panela:
- Use buchas de baixíssima abrasão, evitando assim, arrancar pedaços da panela e riscá-la;
- Faça a cura sempre que necessário, você perceberá a panela ficando fofa e esse será o momento; e
- Sempre que lavar a panela a seque com um pano de prato, para evitar que mofe ou estufe, lembre-se que essa panela é porosa e absorve água, não deve ficar molhada se não estiver sendo usada.
Leia também: As Melhores Panelas de Arroz: Mondial, Electrolux e mais
Conclusão
Para quem veio parar aqui neste post se perguntando o quão difícil era usar a panela de barro viu que não tem nada disso, né? Fazendo a cura da maneira certa e sabendo os cuidados que devem ser tomados para manutenção, a panela de barro pode ser aliada na cozinha, principalmente para pratos com caldo que devem servir muita gente, já que costuma ser panelas grandes.
Se você ainda estiver com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários para gente, te responderemos o quanto antes. Caso queira dar uma sugestão ou nos contar alguma curiosidade, manda aqui, vai ser um prazer te rum prosa com você, caro leitor.
Você pode gostar também
Os 10 Melhores Jogos de Panelas em 2023: Tramontina, Brinox e mais
Os 10 Melhores Conjuntos de Pratos em 2023: Duralex, Oxford Daily e mais
Panela Titanium é Boa? Vale a Pena?
Panela Tramontina Versalhes é Boa? Vale a Pena?
Panela Brinox é Boa? Vale a Pena?
Panela Flavorstone é Boa? Vale a Pena?

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.