Início » Eletrodomésticos » Como Organizar a Geladeira? 

Como Organizar a Geladeira? 

  A Geladeira é um dos itens mais importantes da casa, ou até mesmo o mais importante. Mas, você sabe como organizar a geladeira ?

  Os locais diferentes dentro da geladeira alcançam diferentes temperaturas e por isso cada alimento tem o seu lugar correto de ser armazenado, e também existe a maneira correta de armazená-los. Sabia disso?

Como Organizar a Geladeira? 

 Fique conosco e aprenda o local de cada item e como organizar a geladeira da maneira correta 

O que você irá precisar para organizar a geladeira

   A organização correta da geladeira serve para facilitar o seu dia a dia, gerando maior facilidade na hora de procurar por um item e também serve para prevenir que seus alimentos estraguem por estarem guardados no local errado ou de maneira incorreta.

Vamos lá, antes de começar a organizar a geladeira, é necessário separar os itens que serão usados, e já vale ressaltar que para organizar a geladeira, é necessário limpá-la durante o processo. Sendo assim, você irá precisar de:

  • Detergente neutro;
  • Água;
  • Bucha macia;
  • Pano macio;
  • Potes com tampa.

Como organizar a geladeira? 

A organização da geladeira é muito importante para que os alimentos ali armazenados durem por mais tempo e não estraguem precocemente por estarem guardados no local errado ou de maneira inadequada. Veja agora o passo a passo de como organizar a geladeira:

Desligue e esvazie:

Passo 1 : Desligue e esvazie:

 O primeiro passo para organizar a geladeira é desligá-la com a finalidade de poupar energia e tirar tudo de dentro para limpá-la.

Limpe a geladeira:

Passo 2 : Limpe a geladeira:

Para limpar a geladeira, você terá que arrancar as prateleiras, gavetas e suportes e lavá-los todos na pia com bucha macia e detergente. Também é necessário limpar o interior da geladeira com bucha macia e detergente neutro (não use outros produtos, pois podem causar problemas para a geladeira e sua saúde). Após esfregar a geladeira e suas peças; enxágue ambas e seque (enxágue o interior da geladeira com um pano úmido).

Verifique os alimentos e realize a limpeza deles:

Passo 3 : Verifique os alimentos e realize a limpeza deles:

Aproveite que tudo foi retirado da  geladeira para verificar a validade e a qualidade em que estão os alimentos, a fim de descartar algo se for necessário. Fora isso, aproveite e limpe os potes e embalagens a fim de não sujarem a geladeira novamente. 

Organize os alimentos em potes:

Passo 4: Organize os alimentos em potes:

 Agora é a hora de usar os potes. A preferência é que sejam potes transparentes que facilitam a visualização do que tem dentro, mas se você não tiver potes transparentes disponíveis, seria bacana utilizar etiquetas para marcar o que tem dentro de cada pote com a finalidade de tornar o momento de pegar algo na geladeira mais prático e fácil. Os vegetais folhetos você pode guardar em saquinhos. 

 Coisas que ainda estão na embalagem fechada podem e devem permanecer nela, mas restos de comida e alimentos que já foram abertos devem todos serem armazenados em potes com tampa. A falta da tampa pode alterar o sabor dos alimentos e fazer eles durarem menos tempo.

Leve tudo para a geladeira novamente:

Passo 5: Leve tudo para a geladeira novamente:

 Agora que tudo já está limpo e armazenado em potes e saquinhos, é hora de voltar para a geladeira. Mas, não de qualquer forma, existem locais corretos para cada tipo de alimento, pois a geladeira tem temperaturas diferentes de refrigeração em diferentes locais dentro dela. Sendo assim, siga as seguintes recomendações para cada local: 

Porta da Geladeira:

 Entre todos os locais da geladeira, a porta é a região que mais sofre com mudanças de temperaturas, pois toda vez que a geladeira é aberta, os itens que estão ali recebem o calor da parte externa, por isso é indicado para esse local os alimentos que não sofrem com essa variação de temperatura. Exemplo: 

  • Molhos;
  • Condimentos;
  • Sucos industrializados;
  • Bebidas alcoólicas; 
  • Água; 
  • Geléia; 
  • Manteiga; 
  • Refrigerante.

Espaço extra frio: 

 Esse é o local mais frio da geladeira, ideal para serem colocados os alimentos mais sensíveis à mudança de temperatura. Alguns exemplos são:

  • Lacticínios;
  • Embutidos;
  • Queijo;
  • Iogurtes.

Algumas geladeiras não tem esse compartimento, e se a sua é uma delas, coloque esses tipos de alimentos na primeira Prateleira, pois ele é o local mais gelado da sua geladeira.

Primeira prateleira: 

  A primeira prateleira é um local que está recebendo refrigeração constantemente e o local mais gelado de uma geladeira sem espaço extra frio. Além das coisas recomendadas de serem colocadas no espaço extra frio terem que vir para cá caso sua geladeira não tenha esse tipo de espaço, ainda será necessário armazenar nela coisas como: 

  • Comidas prontas;
  • Frutas abertas em potes;
  • Ovos.

Prateleiras intermediárias: 

  As prateleiras intermediárias são o ponto médio. Não recebem tanta refrigeração quanto a prateleira superior e nem estão tão longe da refrigeração quanto a parte de baixo da geladeira (gaveta). Nessa parte são recomendados alimentos, como:

  • Leite;
  • Alimentos enlatados;
  • Doces;
  • Refrigerante;
  • Manteiga.

Parte de baixo (gaveta):

  Essa é a região menos gelada da geladeira. É o local mais distante da refrigeração. É o local ideal para guardar legumes e verduras.

O que é a geladeira frost free? 

Geladeira frost free é aquela que não precisa fazer o descongelamento manual, ou seja, para limpar não é preciso esperar que o eletrodoméstico descongele por inteiro. 

Ela possui uma tecnologia muito interessante que não permite a formação de gelo na parede do congelador. É um sistema de resfriamento regulado eletronicamente, tão bom que também é usado por congeladores comerciais e frigoríficos.

Isso torna o cuidado com a geladeira muito mais fácil e rápido, tornando sua vida útil ainda mais longa. Outra serventia desse sistema é que proporciona uma circulação e renovação de ar mais intensa, e por isso mesmo mais coesa.

O frost free está presente em modelos Side by Side, Inverse e Duplex. Vale a pena levar em consideração o conhecimento técnico e científico atual. Esses modelos se incluem nessa categoria.

Trata-se de um modelo que faz o resfriamento mais ágil e homogêneo dos alimentos. O ar do interior da geladeira é renovado ininterruptamente, auxiliando na distribuição da temperatura e evitando cheiros ruins.

O refrigerador frost free tem basicamente 3 partes: 1 sensor de temperatura, 1 serpentina de aquecimento e 1 cronômetro.

O princípio do funcionamento desse sistema é assim: o temporizador ativa a serpentina de aquecimento de 6 em 6 horas, aproximadamente. 

Essa bobina é construída em torno dos fios que fazem a refrigeração. Essa temperatura derrete o fino gelo que fica grudado nas serpentinas de arrefecimento. 

Quando o gelo derrete, o sensor de calor reconhece e reduz a temperatura para zero graus Celsius e, em seguida, desliga o fio do aquecimento. 

Nesse momento o fio do resfriamento volta a oferecer ar frio. E não é só isso: o refrigerador também tem sistema de ventilação, o que auxilia a deixar o fluxo de ar frio uniforme. Isso conserva os alimentos por mais tempo e impede que o mau cheiro impregne o ambiente.

Vantagens da geladeira frost free

  • Maior circulação de ar interno: o ar interno fica limpo porque é renovado sempre;
  • Refrigeração uniforme: preserva melhor os alimentos, impedindo bactérias;
  • Ótima economia de energia;
  • Não precisa descongelar;
  • Não se perde muito tempo com a limpeza.

Como escolher a melhor geladeira frost free 

Analisar algumas características básicas da geladeira Frost Free ajudam a organizar as ideias e definir melhor o que é melhor para você. Os principais aspectos são:

Capacidade

Capacidade

A capacidade é um elemento importantíssimo, por isso deve ser analisada com cautela. Em primeiro lugar deve-se considerar o tamanho da família ou quantas pessoas farão uso do eletrodoméstico, para adequá-lo à capacidade da geladeira.

A relação da capacidade com o número de pessoas é a seguinte: capacidade de 300 litros é satisfatória para até duas pessoas. De 300 litros a 400 litros serve a 3 ou 4 pessoas com folga. 400 litros ou mais servem 4 pessoas ou mais.

Se você é do tipo que está sempre recebendo gente em casa, ou trabalha fazendo refeições ou qualquer coisa que o valha, os modelos maiores são os recomendados. Existem alternativas muito interessantes com mais de 450 litros.

Funções

Funções

Funções são importantes porque potencializam o uso da geladeira. Alguns modelos têm painel digital para configuração, que otimizam o trabalho e garantem melhor controle da temperatura e de informações acerca do aparelho.

O dispenser de água colocado na porta ajuda no momento de tomar a água e também na economia de energia elétrica. 

O Ice Maker e o Turbo Freezer presentes em alguns modelos, ajudam a congelar com mais rapidez. Compartimentos extras também ajudam bastante na organização.

Economia

Economia

Os modelos mais econômicos são aqueles que possuem o selo “A” do Procel. Como a geladeira é um produto que não consome pouca energia, é de vital importância verificar se a eficiência energética é boa, para não ter uma surpresa no fim do mês.

Quando os fabricantes atentaram para o fato de que as geladeiras consumiam muita energia, começaram a investir em tecnologias que ajudassem a reduzir esse consumo. Uma geladeira normal consome mais que uma frost free, por exemplo. 

No entanto, encontra-se marcas com algumas inovações que ajudam a diminuir o gasto com energia elétrica. O sistema inverter é uma delas. 

Existem também outros modelos voltados para o respeito ao meio ambiente, e por isso consomem menos energia, sem comprometer o resfriamento do eletrodoméstico.

Peso e tamanho

Peso e tamanho

O peso e o tamanho da geladeira fazem muita diferença no momento da escolha. Claro, o tamanho é mais importante. Por isso é importante verificar as medidas do produto para ver se encaixa no local escolhido para colocá-lo. 

Já pensou comprar uma geladeira e ela não caber em sua cozinha? Confira também se o eletrodoméstico passará pela porta da sua casa. Já o peso pode variar em razão da capacidade, do número de compartimentos e das funções extras. 

O tamanho médio das geladeiras compactas gira em torno de 50 a 55 cm de largura, porém não são tão fáceis de encontrar. As médias medem cerca de 62 cm, mas existem tipos que são maiores e isso depende da marca e do modelo.

Leia também: As Melhores Geladeiras para Comprar Online: Electrolux, Consul e mais

Conclusão 

 Essas foram algumas dicas de como organizar a geladeira, a fim de conquistar praticidade e conseguir evitar que os alimentos estraguem por refrigeração incorreta. Mas, e como organizar uma geladeira inverse? O modo de organização é o mesmo de uma geladeira comum. Pois a única diferença de uma geladeira inverse é a inversão de local entre o freezer e o refrigerador.

  No momento de organizar a geladeira, não se esqueça de limpar a geladeira antes, jogar fora os alimentos vencidos e guardar as sobras de comida e alimentos abertos em potes com tampa fechada ou usando papel transparente no lugar da tampa.

  Para aqueles que ficaram com a dúvida do que guardar no freezer; o freezer é o local destinado para alimentos que necessitam de temperaturas extremamente geladas, como: carne crua, pão de queijo congelado, nuggets, sorvete, hambúrguer e entre outros. No freezer também podem ser armazenadas algumas verduras e legumes a fim de serem preservados por mais tempo. Ficou alguma dúvida? Se ficou, deixe nos comentários!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *