Início » Eletroportáteis » Como Limpar a Cafeteira Expresso?

Como Limpar a Cafeteira Expresso?

É muito importante manter nosso ambiente de trabalho e os equipamentos e utensílios que usamos bem higienizados e organizados. Quando tratamos de higiene e limpeza em ambientes onde vamos comer ou beber, como restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs, cafés, devemos ser ainda mais rigorosos. Em um café por exemplo, após ser feito um expresso, como limpar a cafeteira expresso?

A higienização deve ser feita sempre depois do uso do equipamento ou utensílio, e também ao final do expediente de trabalho.

Como Limpar a Cafeteira Expresso?

O que você irá precisar para limpar a cafeteira expresso?

Para fazer uma boa limpeza em sua cafeteira expresso você vai precisar de água e um descalcificante, que pode ser facilmente encontrado em farmácias de manipulação e lojas para laboratório.

A composição desse descalcificante é uma solução de ácido cítrico, mas não é recomendado o uso de vinagre. Quando pesquisamos sobre como fazer a limpeza de uma cafeteira expresso, nos deparamos com diversos artigos falando sobre a higienização com vinagre e não recomendamos.

O vinagre e outras receitas de descalcificantes caseiros, principalmente os que são à base de ácidos minerais, estes como o ácido sulfúrico, hidroclorídrico ou sulfâmico, podem danificar o sistema interno de sua cafeteira expresso.

Como limpar a cafeteira expresso?

Com tantos modelos e marcas de cafeteiras expresso no mercado atualmente, não podemos generalizar e falar que essa limpeza que vamos ensinar abaixo, funcione para todos os modelos de cafeteiras.

Cada cafeteira vem com seu manual de instruções de uso próprio, podendo ter etapas e processos diferentes para que possamos fazer a higienização e descalcificação de acordo.

Mas se sua cafeteira é de um modelo elétrico mais tradicional, vamos apresentar uma forma simples para fazer a descalcificação do seu equipamento.

Então vamos ao passo a passo de como limpar a cafeteira expresso.

São várias etapas para conseguirmos ter um equipamento ou utensílios bem higienizado e que também não deixe gosto nas próximas preparações. Antes de fazer a limpeza da cafeteira expresso por si só, é necessário que façamos uma pré-lavagem, vamos ver como ela e outros processos necessários funcionam, antes de entrarmos no passo a passo propriamente dito.

Como fazer a pré-lavagem dos equipamentos e utensílios da cafeteira expresso?

Como fazer a pré-lavagem dos equipamentos e utensílios da cafeteira expresso?

Antes de começar todos os processos que falamos acima, a pré-lavagem deve ser feita. Ela precisa de ser feita com água morna, assim reduz a quantidade de resíduos que são solúveis em água.

Esses resíduos normalmente ficam presos nos equipamentos e utensílios. É justamente durante a etapa de pré-lavagem, que conseguimos eliminar cerca de 90% dos resíduos solúveis em água.

Para fazer a pré-lavagem o ideal é que a temperatura da água esteja em cerca dos 40ºC. A água fria pode fazer com que os resíduos restantes sofram solidificação, enquanto se a água estiver muito quente, ela desnatura as proteínas.

Além da água, na etapa de pré-lavagem são usados detergentes neutros, que conseguem auxiliar na retirada dos resíduos de gordura, proteínas e minerais na superfície de seu equipamento.

Ao comprar detergente no mercado, devemos nos atentar a algumas características de sua composição, como:

  1. Se ele se dissolve rapidamente ou não em água;
  2. Que seja capaz de remover a dureza da água;
  3. Consiga dissolver resíduos sólidos;
  4. Tenha um ação emulsificante;
  5. Tenha as ações dispersante, defloculante ou de suspensão;
  6. Ação enxaguante;
  7. Livre de toxinas;
  8. Econômico;
  9. Fique estável durante o seu período de armazenamento.

Algumas empresas optam por utilizar detergentes alcalinos ou detergentes alcalinos clorados para fazer a limpeza de suas estações, equipamentos e utensílios.

Enxágue e Sanitização

Enxágue e Sanitização

Também é importante entender como devem ser feitos o enxágue e sobre a sanitização. O enxágue deve ser feito com água corrente e preferencialmente quente, isso facilita a remoção dos resíduos.

A sanitização previne contaminações, evitando a chance de perda e de qualidade dos alimentos. Enquanto a lavagem ocorre após o uso, os sanitizantes devem ser aplicados antes.

Alguns dos agentes sanitizantes mais conhecidos e empregados são:

  1. Calor;
  2. Radiação ultravioleta;
  3. Cloro;
  4. Iodo;
  5. Amônia quaternária.

Passo a passo para limpar a máquina de café expresso

Passo a passo para limpar a máquina de café expresso
  1. Primeiro retire os porta-filtros da máquina e jogue fora as borras do café já coado;
  2. Substitua o filtro comum pelo filtro cego;
  3. Despeje 500 ml de água no reservatório;
  4. Dissolva 2 colheres do descalcificante ou ácido cítrico;
  5. Coloque um recipiente embaixo da máquina para que a água caia nele;
  6. Então, você deve ligar a máquina para que ela comece aquecer;
  7. Quando o indicador de temperatura para café estiver mostrando que está na temperatura correta, aperte o botão para ligar;
  8. Extraia metade da solução feita a partir de água e ácido cítrico;
  9. Desligue a sua cafeteira expresso e espere;
  10. Deixe a solução agir por média de 15 a 20 minutos;
  11. Agora, ligue a sua cafeteira expresso novamente;
  12. Esvazie o reservatório extraindo o restante da solução;
  13. Após ter feito a extração do final da solução, encha o reservatório com água limpa;
  14. Retire toda a água até que o reservatório fique vazio novamente;
  15. Repita esse processo por mais 2 ou 3 vezes.

Passo a passo para fazer a limpeza do moinho

Passo a passo para fazer a limpeza do moinho
  1. Comece por devolver os grãos de café que sobraram no moinho. Reserve-os de volta em sua embalagem ou em um recipiente, preferencialmente, de vidro e com tampa. Guardar os grãos na geladeira depois de colocar na vasilha, ajuda a conservar a boa qualidade dos grãos;
  2. Partes fixas do moinho devem ser limpos com auxílio de um pincel, pano seco ou toalha, para retirada de manchas e pó que pode acabar depositado nela;
  3. A cúpula, que é onde ficam depositados os grãos, e outras peças que são removíveis, devem ser lavadas com água quente, uma bucha macia (pode se utilizar o lado amarelo da bucha de cozinha comum) e também detergente;
  4. As peças lavadas dessa forma devem ser enxaguadas e dispostas para poderem secar de forma natural.

Leia também: As Melhores Cafeteiras Expresso: Oster, Mondial, Philco e mais

Conclusão

Se a higiene é importante para nossa saúde, a higiene do ambiente, equipamentos, utensílios que usamos, deve também ser. A falta de higiene pode ser a causa para diversos problemas para nossa saúde.

Devemos saber como fazer a higienização correta dos nossos equipamentos e utensílios. Não é vergonha pesquisar algo que não se sabe, evitar dores de cabeça futuras é sempre bem-vindo.

Se você tem uma cafeteira expresso, siga fielmente o que foi ensinado aqui hoje, o passo a passo e todas as etapas, desde da compra do detergente ao seu uso são imprescindíveis. Se restaram dúvidas ou gostaria de saber algo que não foi comentado, deixe nos comentários.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *