Início » Eletrodomésticos » Como Fazer Pudim de Geladeira 

Como Fazer Pudim de Geladeira 

O pudim é uma das receitas mais presentes no almoço de domingo e ocasiões onde toda família está unida. Porém o pudim é um doce que fica tanto tempo no forno, que muitas pessoas desistem de fazer para economizar no gás. Mas há uma solução: o pudim de geladeira, sem forno, mais rápido e tão gostoso quanto o tradicional. Siga nossas dicas e aprenda como fazer pudim de geladeira.

Por ser tão amado pelos brasileiros, há diversas formas e receitas de pudim: pudim de leite condensado de geladeira, pudim de gelatina, pudim gelado e até mesmo o pudim de geladeira.

Como Fazer Pudim de Geladeira 

Fazer essa receita é simples, rápido e prática, e ainda vai garantir uma receita deliciosa para impressionar toda família e amigos. 

O que você irá precisar para fazer pudim de geladeira?

O pudim de geladeira é um doce que não precisa ir ao forno, fazendo que o modo de preparo seja ainda mais rápido e prático que o tradicional.

Para prepará-lo é preciso atenção em alguns detalhes, um deles é o cuidado com a geladeira. Enquanto a sobremesa estiver na geladeira, evite abrir e fechar a geladeira e afetar o resultado do seu doce. Além disso mantenha a temperatura média do eletrodoméstico, para que o pudim passe pelo processo ideal de finalização.

Confira os ingredientes necessários para cada etapa da receita:

Ingredientes para a calda:

  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 xícara de chá de água.

Ingredientes para o pudim:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado);
  • 1 gelatina sem sabor.

Já separou todos os ingredientes para preparar o melhor pudim da sua vida? Chegou a hora de botar a mão na massa.

Como fazer pudim de geladeira de forma simples e rápida 

O modo de preparo da sobremesa é simples e fácil de fazer. Em apenas 4 passos você será capaz de fazer um pudim lisinho, sem furinhos, firme, gelado e claro, uma delícia.

Siga nossas seguintes instruções:

1. Preparo da calda

Preparo da calda

A calda é um dos segredos e grandes diferenciais da receita, é o que trás ainda mais sabor e cremosidade da sobremesa.

Adicione as duas xícaras de açúcar na mesma forma em que vai fazer o pudim, e derreta em fogo baixo. Coloque a água aos poucos e com muito cuidado até o açúcar caramelizar totalmente.

Reserve enquanto continua com a receita. Dissolva o pacote de gelatina

2. Pudim

Pudim

A gelatina é o que vai garantir que o pudim fique firme na textura correta. Dissolva o pacote de gelatina em 75 mililitros de água quente e siga as instruções da embalagem.

Em um liquidificador, adicione a gelatina dissolvida, o leite, o leite condensado e o creme de leite. Bata todos os ingredientes até que a mistura fique totalmente homogênea.

3. Forma caramelizada

Forma caramelizada

Com muito cuidado, coloque a mistura do passo acima na forma caramelizada e coloque a forma coberta com plástico filme na geladeira.

Pode deixar o pudim por pelo menos 3 horas, mas o mais indicado é deixar na geladeira de um dia para o outro. 

4. Desenformar o pudim de geladeira 

Desenformar o pudim de geladeira 

Se há alguma etapa onde ficamos mais nervosos em errar, seria essa. Mas seguindo nossa dica, não há risco de erros.

Para facilitar, coloque a forma em contato rápido no fogão para o caramelo amolecer. Uma forma de evitar que o pudim quebre ao desenformar, é passar uma faca em volta da forma.

Coloque o prato em que vai ser servido o pudim em cima da forma e vire.

Agora é hora de aproveitar essa sobremesa deliciosa e receber elogios de todos seus convidados!

Pode colocar o pudim no congelador? 

Existem algumas receitas na internet de pudim rápido no congelador, mas a maioria dos comentários e críticas são negativos.

Um dos principais ingredientes da sobremesa é o leite condensado, sendo justamente esse item não recomendado levar ao congelador ou freezers residenciais. Essa prática faz com que o leite se separe da gordura, deixando o produto aguado e nada agradável para ser servido ou utilizado.

Há uma estratégia para caso seja urgente colocar o pudim no congelador, e o segredo é: deixe apenas por uma hora no freezer.

Porém, o mais recomendado é que o pudim de geladeira seja feito como indicamos no passo a passo acima. Congelar o pudim pode deixá-lo cheio de furinhos e sem resistência quando descongelado.

O que é a geladeira frost free? 

Geladeira frost free é aquela que não precisa fazer o descongelamento manual, ou seja, para limpar não é preciso esperar que o eletrodoméstico descongele por inteiro. 

Ela possui uma tecnologia muito interessante que não permite a formação de gelo na parede do congelador. É um sistema de resfriamento regulado eletronicamente, tão bom que também é usado por congeladores comerciais e frigoríficos.

Isso torna o cuidado com a geladeira muito mais fácil e rápido, tornando sua vida útil ainda mais longa. Outra serventia desse sistema é que proporciona uma circulação e renovação de ar mais intensa, e por isso mesmo mais coesa.

O frost free está presente em modelos Side by Side, Inverse e Duplex. Vale a pena levar em consideração o conhecimento técnico e científico atual. Esses modelos se incluem nessa categoria.

Trata-se de um modelo que faz o resfriamento mais ágil e homogêneo dos alimentos. O ar do interior da geladeira é renovado ininterruptamente, auxiliando na distribuição da temperatura e evitando cheiros ruins.

O refrigerador frost free tem basicamente 3 partes: 1 sensor de temperatura, 1 serpentina de aquecimento e 1 cronômetro.

O princípio do funcionamento desse sistema é assim: o temporizador ativa a serpentina de aquecimento de 6 em 6 horas, aproximadamente. 

Essa bobina é construída em torno dos fios que fazem a refrigeração. Essa temperatura derrete o fino gelo que fica grudado nas serpentinas de arrefecimento. 

Quando o gelo derrete, o sensor de calor reconhece e reduz a temperatura para zero graus Celsius e, em seguida, desliga o fio do aquecimento. 

Nesse momento o fio do resfriamento volta a oferecer ar frio. E não é só isso: o refrigerador também tem sistema de ventilação, o que auxilia a deixar o fluxo de ar frio uniforme. Isso conserva os alimentos por mais tempo e impede que o mau cheiro impregne o ambiente.

Vantagens da geladeira frost free

  • Maior circulação de ar interno: o ar interno fica limpo porque é renovado sempre;
  • Refrigeração uniforme: preserva melhor os alimentos, impedindo bactérias;
  • Ótima economia de energia;
  • Não precisa descongelar;
  • Não se perde muito tempo com a limpeza.

Como escolher a melhor geladeira frost free 

Analisar algumas características básicas da geladeira Frost Free ajudam a organizar as ideias e definir melhor o que é melhor para você. Os principais aspectos são:

Capacidade

Capacidade

A capacidade é um elemento importantíssimo, por isso deve ser analisada com cautela. Em primeiro lugar deve-se considerar o tamanho da família ou quantas pessoas farão uso do eletrodoméstico, para adequá-lo à capacidade da geladeira.

A relação da capacidade com o número de pessoas é a seguinte: capacidade de 300 litros é satisfatória para até duas pessoas. De 300 litros a 400 litros serve a 3 ou 4 pessoas com folga. 400 litros ou mais servem 4 pessoas ou mais.

Se você é do tipo que está sempre recebendo gente em casa, ou trabalha fazendo refeições ou qualquer coisa que o valha, os modelos maiores são os recomendados. Existem alternativas muito interessantes com mais de 450 litros.

Funções

Funções

Funções são importantes porque potencializam o uso da geladeira. Alguns modelos têm painel digital para configuração, que otimizam o trabalho e garantem melhor controle da temperatura e de informações acerca do aparelho.

O dispenser de água colocado na porta ajuda no momento de tomar a água e também na economia de energia elétrica. 

O Ice Maker e o Turbo Freezer presentes em alguns modelos, ajudam a congelar com mais rapidez. Compartimentos extras também ajudam bastante na organização.

Economia

Economia

Os modelos mais econômicos são aqueles que possuem o selo “A” do Procel. Como a geladeira é um produto que não consome pouca energia, é de vital importância verificar se a eficiência energética é boa, para não ter uma surpresa no fim do mês.

Quando os fabricantes atentaram para o fato de que as geladeiras consumiam muita energia, começaram a investir em tecnologias que ajudassem a reduzir esse consumo. Uma geladeira normal consome mais que uma frost free, por exemplo. 

No entanto, encontra-se marcas com algumas inovações que ajudam a diminuir o gasto com energia elétrica. O sistema inverter é uma delas. 

Existem também outros modelos voltados para o respeito ao meio ambiente, e por isso consomem menos energia, sem comprometer o resfriamento do eletrodoméstico.

Peso e tamanho

Peso e tamanho

O peso e o tamanho da geladeira fazem muita diferença no momento da escolha. Claro, o tamanho é mais importante. Por isso é importante verificar as medidas do produto para ver se encaixa no local escolhido para colocá-lo. 

Já pensou comprar uma geladeira e ela não caber em sua cozinha? Confira também se o eletrodoméstico passará pela porta da sua casa. Já o peso pode variar em razão da capacidade, do número de compartimentos e das funções extras. 

O tamanho médio das geladeiras compactas gira em torno de 50 a 55 cm de largura, porém não são tão fáceis de encontrar. As médias medem cerca de 62 cm, mas existem tipos que são maiores e isso depende da marca e do modelo.

Leia também: As Melhores Geladeiras para Comprar Online: Electrolux, Consul e mais

O que fazer quando o pudim não quer endurecer? 

Seguir nossas dicas e o passo a passo que preparamos deve ser o suficiente para que o seu pudim de geladeira saia como esperado.

Mas caso aconteça algo que faça os planos saírem do planejado, há alguns truques que podem salvar a receita.

Antes de levar o pudim na geladeira, certifique-se que a mistura não está quente e que esteja em temperatura ambiente. O choque térmico da temperatura da geladeira com o pudim um pouco mais quente devido ao processo no liquidificador, pode fazer com que o pudim não chegue na consistência desejada.

Há duas coisas que garantem que o pudim ficará na consistência correta: a gelatina e o tempo de geladeira. Para que não erre na gelatina, siga as instruções que acompanham a embalagem. É fundamental que o pudim fique pelo menos 3 horas na geladeira, caso não endureça durante esse tempo, mantenha na geladeira pelo tempo necessário. Aumente a temperatura da geladeira caso for preciso.

Possui alguma dúvida sobre a receita ou um dos passos do modo de preparo? Deixe sua pergunta nos comentários que responderemos assim que possível!

Você pode gostar também

1 comentário em “Como Fazer Pudim de Geladeira ”

  1. Você sabe que é praticamente impossível discutir com você (não que eu realmente queira… Haha). Você colocou um novo olhar sobre esse tópico que tem sido discutido há décadas . Parabéns, muito bem !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *