Os licores são bebidas destiladas que apresentam aromas como frutas, ervas e especiarias. É uma bebida amada em todo mundo e existem diversas formas de servir esse elixir. E você sabe quando tomar licor?
Você pode usar essas bebidas alcoólicas doces para fazer coquetéis, ou pode servi-las sozinhas como aperitivos ou digestivos. Vamos descobrir neste artigo as melhores formas de se tomar um licor.

Afinal, como servir o licor?
Um licor pode ser apreciado puro em temperatura ambiente ou com gelo, lembrando que o frio reduz a sensibilidade do paladar.
Tradicionalmente, um licor como o Limoncello é tomado gelado, enquanto outros tipos de licores podem fazer um delicioso ponche quente se diluídos em água bem quente. Você pode servir conforme sua preferência.
Os licores dão personalidade a uma grande variedade de coquetéis e bebidas. O crescente interesse pela mixologia, a arte de misturar licores e outras bebidas alcoólicas, colocou-os no centro das atenções: é impossível replicar os coquetéis mais famosos em casa sem uma garrafa de Cointreau, ou Campari, ou um Spritz sem Aperol.
Quando servir licor?

Cada ocasião requer coquetéis de um tipo ou de outro, as vezes mais festivos e outras ocasiões pedem apenas coquetéis fáceis. Pense em um longo dia de trabalho e pronto para um momento de relaxamento. É um ótimo momento para apreciar um delicioso licor.
Para ajudá-lo a encontrar o licor certo para a ocasião ou momento certo, criamos uma lista com nossos momentos de coquetel favoritos e os licores que mais combinam com eles. Vamos descobrir qual a melhor forma de tomar licor no seu caso.
Onde tomar licor:
- Dia no parque: Para refrescar, você escolhe coquetéis que você pode preparar facilmente em casa ou que não exigem muito trabalho quando estiver no parque. Tome coquetéis frescos e fáceis, como o Ginger Melon. Basta colocar todos os ingredientes em uma garrafa grande e levar com você em uma bolsa térmica.
- Festa de churrasco: Você pode optar por bebidas leves e fáceis de misturar, como Bols Watermelon com limão amargo. Um delicioso licor para churrasco é o Ginger Mule. Este coquetel fresco e picante não é muito pesado e perfeito para desfrutar junto do churrasco. Para estimular ainda mais o seu paladar, sirva o suave e complexo Red Light Negroni .
- Jantar em família: Para esta ocasião, é melhor optar pelos coquetéis fáceis de beber e não tão pesados. Com um jantar em família, você realmente precisa pensar nos diferentes níveis de tolerância ao álcool dentro da família. Opte por coquitéis com baixo teor alcoólico ou que não tenham sabores muito complexos. Prefira coquetéis doces, frescos ou azedos. Nossa melhor recomendação para um coquetel que toda a família pode desfrutar é o Elderflower Spritz com as notas doces do licor Bols Elderflower .
- Depois do Jantar: O coquetel perfeito depois do jantar é doce e indulgente, ótimo para fazer a digestão funcionar. E se o jantar não for no fim da noite, tome um coquetel com uma dose alcoólica e uma dose de cafeína para realmente se recuperar. O Espresso Martini , por exemplo, fará exatamente isso!
- Noite das garotas: os coquetéis não podem faltar durante a noite das garotas. O Pornstar Martini é o coquetel preferido das mulheres. Então, este seria o coquetel perfeito para a noite das garotas. O Pornstar Martini não é apenas um delicioso coquetel de frutas, mas também sofisticado. Um licor delicioso, também, é o Strawberry Margarita . Este toque de morango à clássica Margarita é delicioso para desfrutar congelado ou apenas bem gelado.
- Noite em casa ou noite na rua: Para esta ocasião, não recomendamos os coquitéis doces e frutados, mas sim as bebidas complexas e um pouco mais pesadas. Uma das receitas de coquetéis mais famosas, notórias e amadas do mundo é o Old Fashioned.
- Festa de aniversário: Claro que o aniversário pede comemoração e não poderia faltar um delicioso licor. No final, é o dia mais importante do ano. Um ótimo coquetel de festa é o Gin & Tonica. É fácil de preparar e um coquetel que você pode servir e beber a noite toda. Use 1 parte de Damrak Gin e 3 partes de tónica, despeje sobre o gelo e decore com fatias de laranja. Festa!
Existe forma correta para servir licor?

A forma correta irá depender da ocasião em que você se encontra, como vimos acima, tudo depende disso! Você pode ser criativo e servir o licor de diversas formas diferentes.
Maneira correta de armazenar licor

Quando se trata de armazenar licores, existem diversas coisas que você deve considerar, afinal, muitos licores contêm creme, então eles não podem ser armazenados em um local fresco e seco depois de terem sido abertos.
Fazer seus próprios licores também pode ser um empreendimento muito mais arriscado do que simplesmente comprar licores na loja, então eles exigirão um tratamento especial extra. No que diz respeito a algumas regras gerais, temos as cinco dicas a seguir para ajudá-lo a manter seus licores frescos pelo maior tempo possível.
1. Armazene os licores sem creme em local fresco e escuro. Lembre-se de que quanto maior o ABV do licor, mais ele durará. Isso ocorre porque o álcool é um desinfetante excelente e quanto mais você tiver na garrafa, mais fungos e bactérias terão problemas para crescer.
2. Guarde os licores à base de natas na geladeira! Sim, o creme estraga. Portanto, com qualquer licor que contenha creme certifique-se de que sua tampa ou rolha tenha a vedação mais firme possível e que vá direto para a geladeira após o uso. Lembre-se também de que os licores de creme caseiro provavelmente estragam muito mais rápido do que os licores comerciais, você não vai querer manter um licor caseiro na geladeira por mais de um mês.
3. Se a sua garrafa de licor estiver fechada com rolha, certifique-se de que a vedação é hermética. O oxigênio é o inimigo dos licores, e realmente de qualquer coisa que possa estragar, e uma das melhores maneiras de garantir que o oxigênio não entre na garrafa de licor é garantir que a rolha ou a tampa estejam devidamente vedadas.
4. Quando seus licores começarem a mudar de estado, se não cheirarem bem ou mudarem de cor, jogue-os no lixo, a essa altura já é tarde demais para bebê-los.
5. Finalmente, certifique-se de fazer um pequeno teste de sabor com qualquer licor antes de usá-lo. Um gosto muito pequeno não vai deixá-lo doente, mesmo que o licor tenha estragado, e vai evitar que você estrague todo o seu coquetel.
Leia também: Os Melhores Licores: Fireball, Cointreau e mais
Conclusão
Agora que você já conhece diversas formas de servir licor e com o que tomar licor, já pode escolher o seu e se deliciar em diversos momentos do seu dia a dia!
Separamos especialmente para você! Caso tenha ficado com alguma dúvida é só deixar nos comentários que teremos o prazer de te responder.
Você pode gostar também
Os 10 Melhores Vinhos Brancos em 2023: Lillet Blanc, Puri e mais
Gin Apogee é Bom? Vale a Pena?
Seagers Gin é Bom? Vale a Pena?
As 8 Melhores Taças de Gin em 2023: Ruvolo, Nadir e mais
Os 5 Melhores Vinhos Suaves em 2023: Puri, Mioranza e mais
Os 6 Melhores Vinhos Secos em 2023: Portil de Lobos, Flor da Coutada e mais

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.