Como cozinhar Feijão na Panela de Pressão?

Aprender como cozinhar feijão na panela de pressão é bem simples. Veremos neste artigo como deixar este alimento tão consumido pelos brasileiros no ponto ideal para ser servido. Dessa maneira você pode aproveitar essa delícia no seu dia a dia, de forma rápida e eficiente.

A panela de pressão é um utensílio controverso. Por um lado, ela permite o cozimento dos mais variados tipos de alimentos de forma rápida e precisa. Por outro lado, há pessoas que têm medo de utilizá-la, por causa do risco de explosão.

O feijão pode ser cozinhado na panela de pressão em vinte minutos. É um preparo rápido, ágil e prático. Também é possível preparar o prato de forma que se tenha um feijão prontinho para durar por toda a semana, precisando apenas que se guarde no congelador.

Como cozinhar Feijão na Panela de Pressão?

Afinal, Como cozinhar Feijão na Panela de Pressão? 

Primeiramente, é preciso separar os ingredientes necessários, que deverão acompanhar o feijão. Em pouco tempo você irá preparar uma refeição deliciosa, cheia de sabor. Veja abaixo:

  • 500 gramas de feijão preto.
  • Um limão (faça um suco).
  • Alho e cebola a gosto
  • Uma folha de louro.
  • Bacon à vontade.
  • Uma pitada de sal.
  • Cebolinha à gosto.
  • Paio à gosto.

Como preparar o feijão:

Deixe de molho o suco de limão junto a 500 gramas de feijão preto na panela por 12 horas. Observe se os grãos irão subir para a superfície. Deve-se retirá-los da panela para que você cozinhe apenas as sementes de qualidade.

Encha a panela de pressão de água até ⅔ de sua capacidade. Coloque uma folha de louro. Acenda o fogão e coloque-o em fogo alto. Espere o utensílio pegar pressão e diminua a intensidade do fogo.

Deixe a panela cozinhando por cerca de 15 minutos. Frite o bacon em uma frigideira, acrescente o alho e a cebola. Refogue a mistura até dourar. Coloque na frigideira duas colheres do molho de feijão cozido e misture com os outros ingredientes. Dessa maneira, o caldo estará bem temperado.

Após misturar os ingredientes, uma pasta será formada. Coloque-a de volta à panela de pressão. É preciso temperar também o feijão cozido no recipiente. Ligue o fogo, coloque o sal e a cebolinha. Cozinhe por dez minutos, desta vez, com a tampa da panela aberta.

Volte à frigideira e frite o paio. Espere dourar e coloque-o na panela de pressão. Misture bem os ingredientes. Seu feijão estará prontinho em pouco tempo, e poderá ser consumido. Você pode servir um pouco e guardar o restante no congelador.

Como saber se a panela de pressão pegou pressão? 

Em princípio, após colocar todos os ingredientes e a água na panela de pressão, ela deverá ser tampada e posta em fogo alto. Depois de um certo tempo, o pino que fica na parte central da tampa, também chamada de válvula de pressão, irá chiar e fazer um barulho característico.

Este é um sinal de que o utensílio está funcionando corretamente e de que a panela pegou a pressão adequada. A partir deste momento, é indicado que se diminua a temperatura do fogo. Espere o cozimento do feijão e desligue a panela. É importante ressaltar que você nunca deve abrir a panela sem retirar toda a pressão.

Para retirar a pressão de uma forma rápida, você pode tirar a panela do fogo, deixar esfriar por um momento, e colocar o utensílio em baixo de uma torneira. Fique atento para molhar apenas a lateral da panela. 

Quando o pino baixar e parar de fazer barulho, quer dizer que toda a pressão da panela saiu e você pode abrir a sua tampa. O alimento estará pronto para ser servido e você poderá saboreá-lo à vontade.

Normalmente as panelas costumam pegar pressão em vinte minutos. Porém, com modelos maiores, o tempo necessário pode ser maior. Portanto, fique de olho e observe os sinais de que sua panela está pegando ou não, a pressão adequada para cozinhar os alimentos. É indicado que se leia o manual de instruções do fabricante antes de utilizar o produto.

A panela de pressão é um utensílio que deve ser muito bem manuseado para que não tenha perigo ao utilizá-lo. Ela pode explodir caso o líquido dentro do recipiente entre em ebulição junto a pedaços de alimento, obstruindo a válvula de pressão. Por essa razão, é importante realizar uma manutenção periódica no equipamento.

Como cozinhar feijão em 6 minutos na panela de pressão? 

É muito fácil preparar um delicioso feijão em um curto espaço de tempo. Além de ser prático, gera uma grande economia no gás de cozinha. Você pode cozinhar o prato em até seis minutos na panela de pressão. Quer saber como? Vamos lá!

Em primeiro lugar, é necessário separar os ingredientes. Pegue duas xícaras de feijão carioca, dois litros de água e tempero à gosto. Coloque o feijão e a água na panela de pressão para começar a cozinhar.

Espere pegar pressão. Deixe-a por três minutos e desligue o fogo. Aguarde a pressão sair da panela. Abra a tampa e mexa bem o feijão. Feche novamente a panela e coloque-a no fogo. Espere a pressão sair naturalmente, você pode molhar as laterais na torneira. Tempere à vontade.

 Como fazer o feijão cozinhar rápido com vinagre? 

O vinagre, além de fazer com que o feijão cozinhe mais rápido, também neutraliza o ácido fítico, que está presente em muitos legumes. Ele pode impedir ou dificultar a absorção de nutrientes importantes pelo sistema digestivo.

Deixar o feijão de molho com o vinagre também ajuda a quebrar proteínas que atrapalham a digestão do alimento. Pode-se colocar uma colher de sopa de vinagre para cada medida de água

Coloque o feijão de molho junto ao vinagre em um recipiente e espere por seis horas. Depois é só lavar e colocá-lo na panela de pressão, cozinhando-o normalmente. Em pouco tempo seu prato estará pronto e delicioso.

Você também pode colocar meio quilo de feijão em uma tigela, lavando-o em água corrente. Coloque uma colher de vinagre e outra de bicarbonato de sódio. Misture e cubra o recipiente com um prato e deixe de molho de seis a 12 horas. Se precisar, troque a água de tempos em tempos.

Por que  deixar o feijão de molho

Para deixar o feijão mais claro, macio e com um caldo grosso, você pode adicionar uma colher de sopa para cada quilo de feijão e uma colher pequena de chá de fermento em pó na água que será levada ao fogo. 

Além de cozinhar mais rápido, o remolho do feijão com o vinagre previne vários problemas gastrointestinais. O grão, quando chega ao intestino grosso, se encontra com bactérias colonizadoras presentes no organismo. Estes fermentam, produzindo gás carbônico, hidrogênio e metano.

Os gases causam dores excessivas, distensão abdominal e enjoos. A acidez do vinagre retira estas substâncias do feijão, deixando-os na água. Ao deixar o legume de molho, algumas espumas ficarão na água mostrando que o remolho surtiu efeito.

Benefícios do feijão

São vários os benefícios de se consumir o feijão em seu dia a dia. Podemos destacar o combate à anemia, pelo fato do legume possuir uma grande quantidade de ferro que é absorvida pelo organismo.

O consumo do feijão também auxilia na redução do colesterol LDL, por possuir muitas fibras solúveis. O legume também ajuda no combate à diabetes. As suas fibras evitam os picos de insulina produzida pelo corpo.

O feijão possui importantes nutrientes saudáveis para o corpo humano, como proteínas, fibras, cálcio, ferro e zinco. Além disso, auxilia no controle de peso, por dar uma maior saciedade. O legume também melhora o controle lipídico do corpo.

De acordo com o Ministério da Saúde, é importante consumir o feijão todos os dias. Ele é um alimento que também previne certas doenças como  problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon, e o mau funcionamento do intestino.

Algumas pessoas devem ter cuidado ao consumir o feijão. Isso se deve ao fato de ele possuir algumas toxinas que afetam organismos que não produzem a enzima G6PD. Ele causa uma doença chamada favismo que leva a anemia através da destruição dos glóbulos vermelhos.

O feijão vermelho, por exemplo, se mal cozido, pode causar náuseas, vômitos e dor de estômago. Portanto, como mencionado acima, é preciso deixá-lo de molho no vinagre antes de cozinhá-lo.

Conclusão

O feijão é um legume bastante saudável. É um alimento presente nas casas de todos os brasileiros, fazendo uma dupla imbatível com o arroz. Portanto, se você deseja ter uma alimentação nutritiva e saborosa, ele não pode faltar no seu prato.

Com a panela de pressão, é possível preparar o legume de forma rápida e prática, facilitando os trabalhos na cozinha e no seu dia a dia. No entanto, deve-se observar que é um utensílio que exige certos cuidados. Portanto, limpe sempre a sua panela de pressão antes de usar.

Você verá com o tempo que preparar um feijão saboroso é muito fácil. Você terá uma economia no gás de cozinha e no tempo de preparação do alimento. Portanto, utilize a panela de pressão sem medo, e tenha uma alimentação nutritiva e deliciosa sempre que precisar.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.