Como Cozinhar Batata Doce na Panela de Pressão?

Aprenderemos neste artigo como cozinhar batata doce na panela de pressão. Este alimento está muito em voga nos dias atuais, principalmente pelos amantes do fisiculturismo que desejam ter uma alimentação mais saudável e nutritiva. 

A batata doce, também chamada de batata da terra, batata da ilha, jatica e jetica, é uma importante fonte de carboidratos, além de também ser rica nas vitaminas A, C e E. Ela tem ação antioxidante, ajudando a limpar o organismo retirando os radicais livres do corpo.

Existem muitos modos de se preparar uma batata doce, é possível inclusive cozinhá-la no microondas, no vapor e no forno convencional. O uso da panela de pressão é bastante prático, no entanto é preciso certos cuidados para que a preparação do vegetal fique deliciosa. Vejamos abaixo!   

Como cozinhar batata doce na panela de pressão

Afinal,Como Cozinhar Batata Doce na Panela de Pressão?

Em primeiro lugar, ao comprar batatas doce no mercado, observe se elas estão lisas, isso é um indicativo de que o vegetal está fresco e pronto para ser utilizado. As batatas que apresentam deformidades, devem ser evitadas, pois estão velhas.

É indicado que se lave bem as batatas, você pode utilizar uma esponja e um detergente neutro para deixá-las no ponto certo para serem cozidas. Pegue o vegetal limpo e corte-o em três partes iguais. Se quiser, pode descascá-la.

Coloque os pedaços na panela, acrescente água, sal e deixe-a no fogo até pegar pressão. Espere por cinco minutos até a pressão sair totalmente da panela. A batata doce estará pronta para ir ao prato. 

Se você tiver uma preferência por uma batata mole, é conveniente esperar a panela de pressão chiar por oito minutos antes de retirá-la do fogo. Se quiser ainda que o vegetal fique desmanchando, espere por doze minutos.

Pode-se fazer um teste para saber se o vegetal está cozido, espetando um garfo na batata e observando se ela está no ponto ideal. Depois é só servir, você terá em mãos um alimento altamente nutritivo e cheio de sabor.

A panela de pressão é um ótimo utensílio, pois possibilita um cozimento rápido, garantindo que o vegetal conserve seus nutrientes, propiciando um prato delicioso e saudável com muita praticidade. 

Como saber se a batata doce já está cozida?

Para ter certeza de que a batata doce está no ponto, você pode pegar um garfo, perfurar o vegetal. Se ele entrar no legume com facilidade, quer dizer que está bem cozido. Estará pronto para ser servido.

Uma boa dica para saber se o alimento está bom após o cozimento, é observar se ele tem manchas marrons escuras, em seu interior. Se o legume estiver apresentando esta coloração, é sinal de que ele está estragado e deve ser jogado no lixo.

Fuja das batatas doces que apresentarem uma coloração esverdeada. Isto quer dizer que o vegetal ainda está produzindo clorofila. Neste caso, o legume também apresentará traços de solanina e chaconina. Estes glicoalcalóides podem causar uma irritação em sua mucosa intestinal.

Para manter sua batata doce amarela e saudável, deve-se armazená-las em um ambiente seco e escuro, longe da luz do sol. Desta maneira, elas se manterão saudáveis e prontas para serem cozidas.

No caso de a batata doce apresentar algumas partes esverdeadas, não é preciso descartá-las prontamente. É indicado que você corte o pedaço estragado e jogue-o fora. No entanto, se ela estiver amarga ao comê-la, você deve descartá-las.         

Quais são os benefícios da batata doce cozida?

A batata doce é um alimento nutritivo e saudável. Ela é muito utilizada para quem deseja ganhar massa muscular. Estima-se que 100 gramas do vegetal cozido contém 77 calorias e 18.4 gramas de carboidrato.

É um alimento rico em proteínas e fibras. O vegetal também possui as vitaminas A, E, C e K, do complexo B. Existem muitos minerais em sua composição, como o zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio.

A batata doce é bastante conhecida por ser um alimento que ajuda a emagrecer. Isso se deve ao fato de seu consumo trazer uma sensação de saciedade. Além disso, o vegetal possui um índice glicêmico médio.

A ingestão do legume também pode trazer um ganho muscular. O carboidrato contido no alimento fornece uma energia gradual no praticante de fisiculturismo evitando quedas na glicose durante o treino, evitando a fadiga.

O alimento também é um grande aliado para a saúde intestinal. Após ser cozida, a batata doce fornece ao corpo um tipo de amido que ajuda no funcionamento do órgão, pois ele é um alimento consumido por bactérias que auxiliam no trato do intestino.

Uma outra vantagem da ingestão de batata doce é o fato de ela auxiliar na visão. O alimento é rico em betacaroteno que é uma substância conhecida por beneficiar a córnea, protegendo-a. As leguminosas roxas ainda tem a antocianina que previne o cansaço ocular, a visão dupla, a dor ao redor dos olhos e a visão turva.

Outros benefícios

A batata doce ainda possui o betacaroteno que é benéfico para o corpo. A vitamina A também está presente em sua composição. Ela é conhecida por contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico do organismo. 

O vegetal também atua como um oxidante protegendo o corpo dos radicais livres. A batata doce ainda é rica em vitamina C que fortalece o organismo na luta contra vários tipos de infecções e outras doenças.

Para pessoas que desejam controlar a diabetes, a batata doce pode ser uma ótima opção. Ela é um alimento que controla a glicemia e a secreção da insulina. Ela é digerida lentamente pelo organismo evitando os picos de glicemia e do hormônio pelo corpo. 

O vegetal também possui antocianinas que protegem as células que produzem insulina causadas pelo estresse oxidativo, regulando o consumo excessivo de glicose, auxiliando no tratamento de diabetes.

A batata doce é conhecida por controlar a pressão arterial do corpo. Ela contém materiais como o zinco, cálcio, manganês e potássio. Este último melhora o tônus vascular e muscular, além de reduzir a pressão arterial.

Estudos relacionados ao consumo de batata doce  

Algumas pesquisas utilizando animais em laboratórios, apontaram que a ingestão de batata doce também pode auxiliar na proteção do cérebro. As antocianinas presentes na leguminosa reduzem a inflamação e defendem o órgão dos radicais livres. Ela auxiliou na melhora do aprendizado e na memória dos animais testados.

Estudos apontaram que a batata doce pode auxiliar no tratamento de diversas doenças, incluindo o câncer, por conter as vitaminas A, C e E, que trazem uma proteção extra às células dos radicais livres. De acordo com as pesquisas, a ingestão do alimento propiciou uma diminuição do desenvolvimento de algumas células cancerígenas.

Apesar de ter inúmeros benefícios ao corpo, a batata doce deve ser ingerida com parcimônia. O consumo excessivo do vegetal pode levar o organismo a ter um aumento de peso. Portanto é necessário que se tenha certos cuidados.

É possível congelar a batata doce após o cozimento?

Existe um certo receio de se congelar alimentos pela perda de seus nutrientes. Porém, alguns estudos e pesquisas, têm apontado que não é bem assim. É preferível congelar a batata doce para comer depois, do que jogá-la fora.

É preciso tomar cuidados especiais para congelar corretamente a batata doce cozida. Você pode amassá-la e guardá-la em forma de purê. Uma boa dica é armazená-la em diversas porções, pois dessa maneira, seu descongelamento se torna mais fácil.

Deve-se colocar a batata doce em sacos plásticos tomando o cuidado de tirar o ar de dentro. Outra opção é guardá-la em vasilhas ou outras fôrmas, dessa maneira, a batata estará pronta para uso.

No caso da batata doce crua, não é conveniente congelar o alimento. Isso se deve ao fato de que ela pode rachar ou ficar seca. Além disso, ela pode soltar um líquido de sua casca, ficando imprópria para o consumo.

Para descongelar o alimento, coloque a leguminosa na geladeira de um dia para o outro, ou então ponha-a no microondas ou no forno. Existe ainda a possibilidade de dispor o legume na água fervendo. 

Não se deve colocar a batata doce na geladeira. Ela acaba por escurecer, além de soltar um cheiro e ter alterações em seu sabor. Existem alguns casos em que ocorre o endurecimento do legume ao ser levado ao cozimento. Se for guardar por um curto período de tempo, é indicado que o deixe na parte inferior da geladeira, envolto a um saco plástico.

Conclusão

A batata doce é um alimento muito saudável e nutritivo. Ela possui muitas vitaminas e sais minerais que auxiliam em vários aspectos, proporcionando até mesmo uma ajuda no ganho muscular de atletas de todos os níveis.

O cozimento do vegetal na panela de pressão não altera a disponibilidade de substâncias, sendo muito indicado por sua praticidade, no seu rápido cozimento. Por essa razão, o preparo do legume neste utensílio é indicado para quem deseja ter uma alimentação focada na saúde e no cuidado de seu corpo. Além é claro de proporcionar um prato muito saboroso.  

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.