chocolate sicao é bom?

Chocolate Sicao é bom? Vale a Pena?

Há quem chame esse chocolate de Sicão, com til no “a”, mas o nome correto é Sicao, sem o til no “a”. Mas você não está aqui para tomar lições de português, sabemos disso. Você só quer saber se o chocolate sicao é bom, não é mesmo?

Contrariando o dito popular de que o bom sempre é caro, esse chocolate não só é largamente usado na confeitaria e vem crescendo no mercado, como também tem o preço bem acessível, indo na contramão de muitas marcas famosas.

Esse tipo de chocolate tem um diferencial bem interessante que é ter um toque especial que nenhum outro chocolate na praça possui. Continue a leitura e descubra qual é esse diferencial.

Sobre a Sicao 

Os produtos da Sicao são produzidos com o know-how e legado da Barry Callebaut, que adaptou a gosto e ao estilo brasileiro, seus mais de 150 anos de experiência na confecção de chocolates de ótima qualidade.

Essa tecnologia confere aos produtos Sicao uma qualidade superior, alto percentual de cacau, secagem ligeira e brilho excepcional. Tudo isso direcionado ao mercado de food service nacional.

Trata-se de uma empresa que reconhece sua posição de relevância no setor de chocolates e tem como meta ser a número 1 em vários segmentos. É uma empresa B2B (Business-to-Business) muito bem enraizada em países produtores de cacau, como por exemplo o Brasil, mas também com em outros países espalhados pelo globo. Países como Cingapura, México, Polônia e China também têm fábrica da Sicao.

Como saber se o chocolate Sicao é bom?  

Os artefatos dessa marca são direcionados a quem tem confeitaria ou tem o costume de fazer receitas à base de chocolate, uma vez que são comercializados em pacotes de 1 a 2 quilos, ou seja, quantidades muito grandes para quem quer apenas degustar.

A reputação da Barry Callebaut, tutora da Sicao, é muito boa, conforme o site Reclame Aqui. Seu percentual de reclamações respondidas ultrapassa 98% e 75% dos queixosos afirmam que voltariam a adquirir produtos dessa empresa.

Como não tem nenhum tipo de gordura hidrogenada em seus componentes, torna-se altamente indicado para ser modificado em outros tipos de chocolates e preparos, sobretudo por sua nobre composição.

Por essa razão, prestigiadas chocolaterias do Brasil sempre dizem que utilizam o chocolate Sicao entre seus componentes.

1. Gotas de Chocolate Meio Amargo Gold – Sicao 

indicado para o preparo de sobremesas

Esse chocolate é indicado para o preparo de sobremesas, doces finos, bolos, bombons, ovos de páscoa e tudo o mais que sua criatividade pedir.

A variante em gotas é mais prática, porque não precisa cortar a cobertura para dissolvê-la. É produzida no Brasil com a nobre e exclusiva marca Barry Callebaut. Saiba como usar:

Derretimento Banho-Maria

Coloque em um receptáculo seco. Esquente uma vasilha com água até formar bolhas (não deixe ferver) e apague o fogo. Coloque o recipiente com o chocolate na vasilha com água e vá mexendo até que o chocolate derreta.

Derretimento Micro-ondas

Coloque em um receptáculo de vidro. Ponha no micro-ondas com potência média por aproximadamente 60 segundos. Tire e mexa até homogeneizar. Refaça o procedimento em pequenos intervalos até que o chocolate derreta por completo. 

2. Gotas de Chocolate Cobertura Mais Fácil Meio Amargo – Sicao 

percentual maior de cacau

O Chocolate Cobertura Meio Amargo Fracionado da Sicao além de render mais, tem ainda um percentual maior de cacau, adicionado de liquor de cacau, garantindo mais sabor e cores mais vibrantes. É bastante fluido e é oferecido em invólucro com 2,05 kg.

Sua viscosidade e gosto são exclusivos, agradando a todos os gostos, até os mais rigorosos. É fabricado em nosso país, porém com o padrão de qualidade Barry Callebaut. Indicado para confecção de coberturas em pães de mel, trufas, bombons e tudo que sua imaginação pedir. Não exige temperagem e é mais simples e ligeiro para derreter.

Seus ingredientes são: gordura vegetal fracionada, lecitina de soja, emulsificante, açúcar, cacau em pó, aromatizante e ácido ricinoléico.

3. Barra de Chocolate Ao Leite Gold – Sicao 

gosto forte do legítimo cacau

O Chocolate Sicao Gold ao Leite possui gosto forte do legítimo cacau que, somado ao genuíno leite integral tornam-o mais encorpado, com um percentual de doce bem harmonioso. Saiba como fazer a temperagem:

No mármore

Coloque aproximadamente ⅔ do chocolate liquefeito em uma pedra de mármore seca e limpa. Em seguida, execute movimentos leves com um raspador ou uma espátula. Faça isso até que ele atinja 27ºC. Junte o chocolate do mármore ao ⅓ do chocolate que não foi ao mármore e misture até que fique homogêneo e chegue à temperatura de 30ºC, mais ou menos.

Por adição

Dissolva ⅔ do chocolate a ser manipulado. Acrescente o ⅓ que ficou em temperatura ambiente a esses ⅔ derretidos. Misture até alcançar uma mistura homogênea e a temperatura alcance os 30ºC, aproximadamente.

Alternativas para chocolate Sicao 

Vamos analisar agora outras marcas de chocolate para você formar uma opinião mais sólida.

1. Chocolate Orgânico 100% Cacau – AMMA 

sem adição de açúcar

Saborear esse chocolate é o máximo da experiência em um genuíno chocolate sem adição de açúcar, produzido com ingredientes puros da floresta. A pureza absoluta do nosso cacau, originário da exuberante Mata Atlântica.

Não tem nada de origem animal e até seu receptáculo é compostável. É vegano e não contém glúten nem lactose. Seu sabor é requintado e posiciona-se entre os mais conceituados chocolates do planeta.

Todo o processo é meticulosamente controlado. Vai desde a plantação do cacau, depois a colheita, a fermentação dos grãos, o ressecamento das amêndoas até a mágica que converte o fruto em chocolate.

É vendido em embrulhos de 80g, ideal para ser apreciado a qualquer momento.

2. Chocolate 70% Cacau com Açúcar de Coco – Only4 

totalmente natural e adoçado com açúcar de coco

Esse Chocolate Gourmet é composto de 4 ingredientes, totalmente natural e adoçado com açúcar de coco que é dotado de percentual alto de ferro, zinco, magnésio e potássio. E ainda é berço de vitaminas B6, B3, B2 e B1.

Para aqueles que procuram uma alternativa mais natural e orgânica, esse chocolate 70% cacau da Only4 é uma das escolhas mais acertadas. 

É indicado para seguidores do hábito fitness, uma vez que não tem glúten nem lactose, além de ser formado por apenas 4 elementos. 

É igualmente bom para quem quer emagrecer mas ama doces, pois tem baixíssima dosagem glicêmica porque usa como adoçante somente açúcar de coco. Tem zero proteína animal, zero soja, zero glúten, zero transgênicos e zero gordura trans.

3. Gotas de Chocolate Ao Leite 33,6% Cacau – Callebaut 

combinação balanceada entre caramelo, leite e cacau

Além de ser um dos mais indicados para produção de ovos de páscoa, é também o favorito de muitos chefs, oferecendo uma combinação balanceada entre caramelo, leite e cacau. Perfeito para banho e amoldamento, assim como para dar sabor a caldas, cremes, ganaches, mousses e muito mais. Não tem glúten em sua composição, apesar de ter derivados de soja e leite, e é muito bem aceito pelos consumidores.

É vendido em embalagem de 400g dando total liberdade à sua capacidade de criar doces maravilhosos. Seus ingredientes são: lecitina de soja, gordura de leite, leite em pó desnatado, pasta de cacau, leite em pó integral, açúcar e manteiga de cacau.

Atenção alérgicos: contém derivados de soja e leite. É produzido com 33,6% de cacau, dando um sabor natural da fruta, formando com outros ingredientes uma ótima combinação.

O diferencial do chocolate Sicao

Tanto o chocolate fracionado é bom para ovo de páscoa, como o meio amargo, blend e até mesmo o dia a dia. A marca Callebaut é muito conceituada, não havendo nenhum produto que não seja respeitado no comércio.

Trata-se de uma linha de chocolate puríssimo, perfeito para dar cobertura a grande parte dos doces e guloseimas que se possa imaginar. 

Cai bem em bolos e doces variados, assim como em brigadeiros e tortas. As mousses então nem se fala, ficam perfeitas e não há quem não aprove a combinação.

Existem marcas, como a Harald, que disponibilizam mais de uma qualidade de chocolate para uso em confeitaria. 

Mas isto é estilo de trabalho e gosto pessoal, não tem vantagem nem desvantagem. Todos, normalmente, oferecem chocolates gourmet, fracionados e puros.

O grande trunfo do chocolate Sicao, e que o coloca num patamar acima da grande maioria dos concorrentes, é que possui a marca Callebaut. 

A marca especializou-se em chocolates gourmet, e prefere não diversificar muito, mas que tem uma linha especialmente direcionada para a Sicao.

Conclusão: O chocolate sicao é bom ou não? 

Não há o que discutir: o chocolate da sicao é muito bom, um dos mais requintados do mundo. Amplamente usado na confeitaria, cresce a cada dia mais no comércio, provando que nem tudo que é bom é caro.

Quem é do ramo de confeitaria provavelmente já conhece a qualidade dos produtos da Sicao. Quem não é, no entanto, não terá dificuldades em reconhecer o ótimo sabor e rendimento, além de uma característica peculiar que o diferencia dos demais.

Pode comprar sem medo, você não se arrependerá. E se conhece alguém que ama chocolate de boa procedência, demonstre sua amizade e indique essa marca. Temos certeza que ficarão agradecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *