Quem sobrevive um dia inteiro sem nenhum cafezinho? Não tem jeito, quando se trata de café o brasileiro se destaca pelo seu vício. Por isso, é praticamente impossível não ter uma garrafa de café pronta a qualquer momento do dia para repor nossa energia. Porém nem sempre isso é possível, por a cafeteira expresso pode te salvar. Mas afinal, o que é cafeteira expresso?
Com a correria do dia a dia, as cafeteiras de café expresso conquistaram um espaço cada vez maior em nossos lares. São diversas opções de modelos, funcionamentos e designers que você pode escolher de acordo com o seu gosto ou necessidade.

Quer saber mais detalhes sobre a cafeteira expresso? Leia o artigo até o final e depois nos conte o que achou!
O que é a cafeteira expresso?
Até pouco tempo atrás, as cafeteiras expresso eram mais comuns em restaurantes e cafeterias, pelo seu valor mais alto. Atualmente, a máquina é mais acessível e a procura por ela vem aumentando cada vez mais.
O seu funcionamento é através da passagem de um jato de água quente pelo pó de café ou até mesmo sobre o grão triturado. A principal diferença entre o café feito pela cafeteira expresso e o tradicional feito em casa com o coador, é que o caseiro a água atravessa o pó do café usando apenas sua própria força, enquanto no expresso a água possui uma pressão maior, deixando assim o café mais cremoso, forte e espumante.
Quais as funções da cafeteira expresso?

A grande maioria das cafeteiras expresso possuem alguns elementos que são essenciais para o seu funcionamento, confira as principais delas:
Água do café:
A água é um dos elementos fundamentais para a produção do café. Nas cafeteiras de expresso, a água passeia pelos tubos de metais da máquina e passam pela caldeira, onde são aquecidos.
Apenas com o comando no botão, que a água sai desse recipiente e passa pelo local onde fica o pó do café, os grãos ou as cápsulas.
Aquecedor de xícaras:
Algumas máquinas mais completas vêm com aquecedor de xícaras, onde a cafeteira usa o próprio vapor para manter a xícara quente.
Bomba elétrica:
A bomba elétrica faz com que a água passe pelo aquecimento e pelo processo final de produção do café com a pressão necessária.
Caldeira de cobre:
A água enche a cafeteira somente até um certo nível. Na caldeira de cobre há uma resistência elétrica que aquece a água e regula a temperatura.
Filtro:
A água, antes de ir para a produção de café, passa pelo filtro para eliminar todas impurezas e sabores indesejáveis.
Grupo de extração:
É neste espaço que o café em pó ou as cápsulas ficam. Uma máquina pode ter até quatro grupos de extração.
Manômetro:
O manômetro controla a pressão que sai tanto da caleira como da bomba elétrica para produzir o café.
Tubo de água:
Essa é mais uma saída somente para água. Neste compartimento é possível ter água quente, sem o café, para fazer chá.
Tudo de vapor:
Já essa saída permite que o vapor saia diretamente da caldeira. Normalmente, é mais usado para formar aquela espuma do capuccino.
Lembre-se sempre de avaliar custo x benefícios e todos os pontos positivos e negativos antes de decidir de fato por algum modelo específico de cafeteira expresso.
Por que comprar uma cafeteira expresso?

Como qualquer compra, é importante analisar as principais características e benefícios que os modelos de cafeteiras expressos podem te oferecer.
De maneira geral, existem dois modelos mais conhecidos no mercado. O modelo tradicional é aquele que usa o pó e que a água passa por ele por pressão. Já as de cápsulas, precisam de cápsulas específicas para o seu funcionamento, e costumam oferecer mais de um sabor de café.
A praticidade é um dos principais motivos para se ter uma cafeteira expresso, principalmente as com cápsulas, já que estes modelos funcionam praticamente sem nossa ajuda. Mas mesmo as mais tradicionais, onde você precisa adicionar o café, já funcionam de forma automática e ágil.
Além disso, há uma certa variedade nas bebidas. Algumas marcas disponibilizam bebidas como cappuccinos, chocolate quente e bebidas à base de café e leite.
Impossível falar das cafeteiras de expresso sem comentar sobre sua tecnologia e facilidade de programação. Em algumas máquinas é possível programar horários para que o café esteja pronto, ou então, com apenas um clique a bebida estará na xícara.
Conclusão
Com tantas opções de modelos, fica difícil decidir qual a melhor solução, não é? Tanto os modelos tradicionais como os de cápsulas possuem tecnologia suficiente para facilitar nossa vida e ainda, oferecer café mais saborosos.
As cafeteiras expresso de cápsulas possuem mais versatilidade, melhor custo benefício, além de ter um tamanho compacto e um belo design que deixará sua cozinha, escritório, ou qualquer outro ambiente, ainda mais moderno.
Para as cafeteiras de expresso com cápsulas, é preciso encontrar locais para comprá-las. É possível encontrar em cafeterias, mercados, lojas e até mesmo livrarias. Porém, a grande maioria das cápsulas são usadas como material para embalagem, o que pode causar danos à natureza.
De qualquer forma, as cafeteiras oferecem mais conforto, praticidade e agilidade no dia a dia. Caso tenha ficado mais alguma dúvida que não foi esclarecida durante o artigo, deixe uma pergunta nos comentários. Será um prazer te ajudar com mais informações.
Você pode gostar também
Cafeteira Electrolux Expressionist é Boa? Vale a Pena?
As 6 Melhores Cafeteiras Custo-benefício em 2023: Oster, 3 corações e mais
A Cafeteira Kitchenaid é Boa? Vale a Pena?
Café Baggio é Bom? Vale a Pena?
Cafeteira Expresso Mondial é Boa? Vale a Pena?
Cafeteira Mondial Smart Coffee é Boa? Vale a Pena?

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.