A batedeira é um aparelho presente em praticamente todas as casas, isso acontece porque os modelos mais simples são bem baratos e ajudam muito no preparo de diversas receitas. Mas, além da batedeira simples, também existe a batedeira orbital e a planetária. Você sabe qual a diferença entre batedeira planetária e orbital?
Esses 2 modelos de batedeira são bem parecidos, mas ambos tem uma larga vantagem diante do modelo comum.
Mesmo as orbitais e planetárias sendo modelos razoavelmente parecidos, iremos pontuar algumas diferenças entre elas e ver se a batedeira planetária é boa mesmo, e se a batedeira orbital vale a pena por ser mais barata que a planetária.

Quais as principais diferenças?
A principal diferença entre a batedeira orbital e a batedeira planetária é a potência. A batedeira orbital consegue ser mais potente que a batedeira comum, enquanto a planetária é mais potente que ambas.
Algumas outras diferenças estão em relação ao peso, tamanho, preço e velocidade, nos quais a planetária tem o maior em todos eles.
Abaixo iremos ver um pouco mais das diferenças em relação a esses aparelhos e descobrir qual a melhor opção para você.
Qual o principal diferencial de ambas diante da batedeira comum?

O grande diferencial que ambas as batedeiras têm em relação a batedeira simples, é que o eixo não gira apenas em torno de si mesmo, mas também em torno da tigela. Por isso o nome faz referência a termos científicos de “órbita” e “planeta”.
Órbita é o termo usado para descrever a volta de um astro em torno de outro (da terra em relação ao sol, por exemplo). A planetária segue na mesma linha, fazendo menção ao movimento dos planetas.
Essa diferença do tipo de rotação, deixa a massa mais homogênea, dispensa a necessidade de auxílio com espátula e necessidade de ficar girando a tigela com as mãos.
Além disso, elas ainda contam com 3 batedores, para bater diferentes tipos de massas; massas leves, massas médias e pesadas. Diferente das batedeiras comuns que contam com apenas um tipo de batedor.
Benefícios da batedeira orbital:

Quando colocamos ela diante da batedeira comum, ela traz diversos benefícios, como a quantidade de batedores, tipo de rotação, mais níveis de velocidade, maior potência, mais capacidade em litros e mais modernidade.
Porém, diante da batedeira planetária que é a mais completa e potente de todas, ela tem apenas as vantagens na questão do preço e de ser mais pequena e mais leve, se tornando assim, mais fácil de carregar.
Vantagens de batedeira planetária:

As batedeiras planetárias são as mais completas e modernas entre os tipos de batedeira. Ela é o que podemos chamar de “sonho de consumo” quando falamos sobre batedeira. Agora, confira algumas de suas vantagens e desvantagens em relação à sua maior oponente: a batedeira orbital.
Potência, capacidade em litros, modernidade e níveis de velocidades. A batedeira planetaria vence a batedeira orbital nesses 4 quesitos.
Empata na quantidade de batedores e modelos de rotação do eixo. Enquanto perde em ser mais cara e mais difícil de carregar.
Como escolher o melhor modelo?

Independente da batedeira que você estiver comprando, seja orbital ou planetária. Em ambos os tipos, deve-se estar atento a alguns quesitos na hora de realizar a compra. São eles:
- Preço;
- Potência (Watts);
- Capacidade em litros;
- Quantidade de velocidades;
- Peso;
- Tamanho;
- Marca.
Batedeira orbital ou planetária, qual comprar?

Depois de tudo isso, ficou a questão: sendo a batedeira planetaria a mais completa, porém a mais cara, qual das duas comprar?
Sendo a batedeira planetária a mais completa, é claro que ela é a melhor opção de compra se não considerarmos o preço. Porém, se o preço dela for um empecilho para você, então compre a orbital que ainda sim terá uma performance muito maior do que as batedeiras comuns.
Quando tratamos de uso doméstico, a batedeira orbital da conta tranquilamente. Porém, tratando de uso profissional é super aconselhável obter uma batedeira planetária.
A batedeira planetária será capaz de preparar mais tipos de receitas, preparar em menos tempo e alcançar uma maior durabilidade em uso constante. Esses tipos de coisas a tornam a mais recomendada para uso profissional.
Conclusão
Depois de informações detalhadas, voltamos a responder de maneira mais simples e resumida: a batedeira planetária oferece maior potência e performance para uso profissional, enquanto a orbital oferece menor preço e performance necessária para uso doméstico.
Reafirmamos que a batedeira planetaria é a melhor, mas para quem deseja um item mais barato, a batedeira orbital vale a pena.
Espero que tenhamos conseguido pontuar de maneira clara a diferença entre elas e te ajudar em sua escolha. Para tirar suas dúvidas é só deixar nos comentários que iremos te ajudar com todo prazer.
Você pode gostar também
Processador Kitchenaid é bom? Vale a Pena?
Liquidificador Kitchenaid é Bom? Vale a Pena?
Multiprocessador Philco All In One Citrus 800w é Bom? Vale a Pena?
Liquidificador Mondial Turbo Premium L-1000 é Bom? Vale a Pena?
Liquidificador Philco 1400w é Bom? Vale a Pena?
Batedeira Mondial é Boa? Vale a Pena?

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.