A Panela de Pressão Cozinha Mais Rápido do que uma Panela Comum?

Para saber se a panela de pressão cozinha mais rápido do que uma panela comum, faremos uma análise deste utensílio tão controverso, a fim de conhecer melhor as suas características e saber como ele realmente funciona.

Várias pessoas têm medo de utilizar a panela de pressão, visto que é necessário ter muito cuidado para ela não explodir. Por essa razão, o uso desse utensílio é muitas vezes evitado, fazendo com que outras panelas sejam utilizadas em seu lugar.

O fato é que a panela de pressão é sim considerada um instrumento prático que auxilia no dia a dia da cozinha. Como todo utensílio, tem suas vantagens e desvantagens. Veremos abaixo uma análise deste equipamento. 

A Panela de Pressão Cozinha Mais Rápido do que uma Panela Comum?

Afinal, a panela de pressão cozinha mais rápido do que uma panela comum?

Esta é uma dúvida usual entre as pessoas que necessitam cozinhar os alimentos através da panela de pressão. No entanto, vários estudos e pesquisas, além das experiências do dia a dia, comprovam que o utensílio cozinha os alimentos em uma maior velocidade do que as panelas comuns.

Uma carne como o lagarto, por exemplo, cozinha em 40 minutos. Em uma panela comum, este cozimento demora até duas horas! Portanto, a panela de pressão é realmente mais prática, diminuindo o tempo de preparo.

Já o feijão, em um utensílio comum, demora cerca de duas horas para cozinhar. Na panela de pressão, esse tempo diminui para até 20 minutos. Dessa maneira, o instrumento consegue sim preparar as refeições em muito menos tempo. 

Para que a panela de pressão cozinhe o alimento mais rápido, ela deve atingir uma temperatura mais alta, de uma maneira acelerada. É preciso que haja água junto à comida, para que ela funcione direito. Ela não deve atingir o ponto de ebulição rapidamente, pois nesse caso, o calor dentro do recipiente se manteria.

É importante que o líquido dentro da panela se mantenha em seu estado natural. Dessa forma, ele poderá atingir uma alta temperatura e cozinhar o alimento em menos tempo. Essa é a vantagem da panela de pressão.

A tampa da panela possui uma borracha que garante a vedação do recipiente e impede que o vapor escape. A pressão interna aumenta e o alimento é cozido. A pressão atmosférica no nível do mar é de 1 atm. Dentro da panela de pressão ela pode atingir de 1.44 a 2.0 atm. 

Porque o cozimento em panela de pressão é mais rápido que na panela comum?

A panela de pressão funciona da seguinte forma: quando estamos no nível do mar, a água pura, cristalina, entra em ebulição ao atingir uma temperatura de 100ºC. Este tipo de panela altera esta perspectiva. 

O utensílio possui uma borracha de vedação que fecha o interior do recipiente. Dessa forma, quando o líquido contido na panela aquece, o vapor não escapa para fora. Então a pressão do gás age sobre o líquido, não deixando ele se condensar.

Por essa razão, a água dentro da panela entra em ebulição somente a 120ºC, cozinhando os alimentos de uma maneira mais rápida.O líquido pode ter uma temperatura maior dentro da panela do que na pressão atmosférica.

Como a água evapora demoradamente na panela de pressão, ela pode ter sua temperatura aumentada e assim, garantir que os alimentos sejam cozidos em muito menos tempo, certificando a praticidade do utensílio.

Quando a pressão da panela atinge o seu limite, ela empurra a válvula do pino que fica localizado na tampa da panela. Dessa maneira, o excesso de vapor é liberado dando uma maior segurança ao uso do utensílio, impedindo que ele exploda devido à alta pressão interna. 

Para que a panela de pressão funcione direito, é preciso tomar certos cuidados, sendo necessário que se limpe e desobstrua o pino sempre que for necessário. Portanto, a manutenção preventiva do equipamento deve ser realizada regularmente. 

Qual panela de pressão cozinha mais rápido?

A Panela de pressão com visor MTA é um utensílio que alia o tradicional ao que há de mais moderno em termos de panela no mercado. Ela possui um visor em sua tampa que facilita o trabalho no cozimento dos alimentos e dá uma maior segurança em seu uso.

Ela é feita em aço inoxidável e, por essa razão, tem uma maior durabilidade e resistência. O cozimento dos alimentos é mais rápido que o de outros modelos. Também é uma panela bastante segura, pois tem um sistema reforçado com um dispositivo de abertura, que liga a alça e a tampa.

Este modelo da MTA ainda vem com uma peneira interna que facilita o preparo de diversas receitas. Ele tem como vantagem, além da rapidez no preparo de alimentos, uma estrutura reforçada e um design moderno e sofisticado.

Observe a pressurização da panela e se há algum líquido dentro. Pode-se abaixar o fogo que ele irá manter a temperatura. A panela de pressão atinge um calor maior do que as panelas comuns, sendo essa a causa da preparação mais rápida de alimentos.

Outro ponto que devemos observar é o fato de que o vapor realiza uma pressão homogênea sobre o alimento. Dessa maneira, o calor permeia a comida de uma maneira mais ativa do que em uma panela convencional. 

Como saber se está tudo certo com a panela de pressão?

Uma panela de pressão funcional deve balançar e fazer chiar o pino em um tempo hábil, em alguns minutos. Para saber se está tudo certo com o utensílio, verifique como está a tampa, o cabo, a trava de segurança e se ela está bem presa. 

Observe as duas válvulas, uma no topo do pino e outra de emergência, que se parece com um botão. Veja se está vazando gás pela tampa da panela. O vapor deve sair pelos dois furos do pino. Quando ele começar a apitar, abaixe o fogo.

A borracha que segura a tampa deve estar maleável, não dura. A retirada da pressão do equipamento precisa ser feita naturalmente. Deve-se observar também que o alimento precisa ter a temperatura mantida na hora que retirar a panela.

Após o gás sair, a tampa deve ser retirada facilmente. Em caso negativo, pode estar com algum problema. Veja bem se há algum amassado na panela, o fundo também deve estar ok para que ela transmita o calor gerado pelo fogo aos alimentos e a água, dentro do recipiente.

Quando a panela atinge uma boa pressão, o gás deve ser liberado pelo pino. Se isso não acontecer, apague o fogo e veja se não há uma obstrução nos dois furos do pino. Se for possível, limpe-o e retire qualquer resíduo.

Limpe bem a panela sempre que achar necessário. Observe como estão os seus componentes e a sua estrutura. Uma boa panela de pressão se bem cuidada pode durar muitos anos, proporcionando o preparo dos mais diferentes tipos de alimentos, conservando o seu sabor e proporcionando uma alimentação saudável.

Vantagens e desvantagens da panela de pressão

A grande vantagem da panela de pressão é que o alimento é cozido de uma maneira mais rápida do que com uma panela comum. No tempo certo, a comida conservará melhor o sabor e as suas vitaminas.

A desvantagem do equipamento é que se ele não for utilizado corretamente, a panela de pressão pode explodir, sujando toda a cozinha e até causando algum acidente. Portanto, sua manutenção deve ser feita regularmente.

A panela de pressão pode explodir por diversas causas. Uma delas é quando a pressão no interior do recipiente supera o limite que a panela consegue controlar. Por essa razão é preciso verificar os seus componentes antes de pôr a panela no fogo.

É preciso observar também como andam as válvulas do instrumento. Uma delas libera o vapor naturalmente e a outra serve como um escape na hora de alguma emergência. Os resíduos dos alimentos podem entupir esses componentes e fazer a panela explodir.

Portanto, ao verificar qualquer diferença na panela, é indicado que se apague o fogo rapidamente, pois dessa forma você evitará que o utensílio exploda, causando algum sério acidente. Portanto, fique de olho!

Conclusão

Chegamos ao final de nosso artigo. Ao realizar uma análise e entender como a panela de pressão realmente funciona, podemos observar que sim, ela cozinha mais rápido do que outros tipos de panelas encontradas no mercado.

É preciso observar que a panela de pressão deve ser utilizada com muito cuidado, visto que ela pode realmente explodir no caso de haver algum componente com problema. A manutenção regular é necessária para evitar quaisquer acidentes.

Antes de adquirir o equipamento, observe se tem algum selo do Inmetro, se a panela é feita com um material durável, resistente, e se todos os seus componentes são de boa qualidade. Dessa maneira, você terá uma panela que dure um bom tempo e assim, poderá saborear todas as delícias que podem ser preparadas com o utensílio.

A panela de pressão é um item indispensável em qualquer cozinha. Além de prática e segura, se bem cuidada, é capaz de ajudar na realização de diversas receitas deliciosas e em um tempo bem menor do que nas panelas convencionais.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.