Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
06/08/2012 - 10h15
Brasil será homenageado no Madrid Fusión
Um dos principais encontros de gastronomia do mundo, o Madrid Fusión vai homenagear o Brasil em sua próxima edição.


Entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2013, chefs e empresários brasileiros ocuparão os principais postos do evento na capital espanhola.

Minas Gerais será o Estado a representar o país no evento, de acordo com a Superintendência Central de Imprensa da administração mineira.

O governo dará apoio à iniciativa em parceria com três federações estaduais - comércio, indústrias e agricultura e pecuária - para que a cadeia produtiva seja contemplada do começo ao fim.

Além de o Brasil ter um setor próprio na feira e na programação de palestras, o país escolhido pelo Madrid Fusión ganha ainda passe livre para mostrar seus produtos e abrir negociações com empresários do setor que participam do encontro.

De acordo com o governo mineiro, serão levados ao menos três produtos à Espanha: café, queijo e cachaça.

Da Coreia ao Peru
A cada ano, o Madrid Fusión presta homenagem a um país. O principal critério para a eleição do homenageado é que tenha se destacado no cenário gastronômico mundial no ano anterior. Coreia do Sul, México e Peru foram os últimos celebrados.

Desde o início do ano, o Brasil era um dos cotados para ser o homenageado. No começo de julho, o conselho do Madrid Fusión bateu o martelo e se decidiu pelo país, segundo revelou à Folha a comissão organizadora.

Chefs brasileiros subirão ao palco do encontro - que já recebeu nomes como Alain Ducasse e Ferran Adrià - para apresentar as novas tendências do país. Foi lá, aliás, que o chef catalão anunciou que fecharia seu restaurante El Bulli, em 2010.

Uma comissão do Madrid Fusión virá ao Brasil neste mês para se reunir com chefs e empresários do setor e definir a programação. Os espanhóis participarão do Festival de Tiradentes, em Minas Gerais, e visitarão São Paulo e Rio de Janeiro.

O velho e o novo
Os nomes dos chefs convidados ainda não foram revelados, mas a comissão organizadora informou que o tema da 11ª edição, em 2013, passeará pela nova cozinha do velho continente.

Em meio à crise europeia, o Madrid Fusión trará as novas tendências à tona, como um caminho para ajudar o continente a valorizar mais a sua cultura gastronômica.

Raio- x Madri Fusión 
Origem Nasceu em 2003 para discutir as tendências da gastronomia

Números Na última edição, eram 497 congressistas (inclui os chefs), 110 expositores e 782 jornalistas

Chefs Já participaram expoentes como Ferran Adrià, Heston Blumenthal, Grant Achatz e Yoshihiro Narisawa.

Fonte: Folha de São Paulo- 01/08/2012

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti