Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
19/07/2012 - 09h23
Faculdades e escolas de gastronomia abrem inscrições
Quem quiser fazer uma graduação pode optar entre as faculdades Anhembi Morumbi, FMU e Senac.


O primeiro curso de gastronomia reconhecido pelo Ministério da Educação surgiu no ano 2000. Dez anos depois -o último levantamento oficial é de 2010-, o país já tinha 93 cursos autorizados pelo MEC.

Alguns deles estão com inscrições abertas para a entrada das turmas de meio de ano. O "Comida" levantou cursos de graduação e pós-graduação, voltados para alunos mais focados na gastronomia como negócio ou oportunidade de trabalho, e alguns cursos livres e profissionalizantes que estão recebendo inscrições.

Quem quiser fazer uma graduação pode optar entre as faculdades Anhembi Morumbi, FMU e Senac. Todas essas instituições oferecem cursos de dois anos, com aulas de segunda a sexta (veja detalhes ao lado). Os preços das mensalidades variam de R$ 989 a R$ 1.890.

Quem já tem um diploma de graduação, em qualquer área, pode fazer uma pós em cursos de gestão, mais voltadas para quem quer abrir ou administrar um negócio.

Entre os cursos livres, a escola Wilma Kövesi de Cozinha, em Pinheiros, está com vagas para a oficina de cortes, que ensina a manejar facas, e para aulas de doces típicos de seis países.
Na escola Madame Aubergine, há aulas específicas para amantes de carne.

Cozinha brasileira
O Centro Universitário Senac, em São Paulo, está lançando curso de pós-graduação em cozinha brasileira, com curadoria da chef Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto.

Para entrar no curso, previsto para começar em fevereiro de 2013 - e ter duração de 336 horas -, é preciso ter curso superior completo.

A ideia do projeto é identificar elementos da cozinha brasileira, analisar métodos e técnicas de produção das regiões do país e passear por seus ingredientes, produtos, tradições e práticas. As inscrições ainda não estão abertas.

Fonte: Folha de S. Paulo – 17/07/2012

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti