Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
22/06/2012 - 08h55
Bares e restaurantes do DF lideram lista de reclamações
Das 5,8 mil denúncias, cerca de 3 mil reclamam desses estabelecimentos. Sindicato diz que particularidades do setor devem ser levadas em conta.


Levantamento feito pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) mostra que o principal alvo de reclamações de moradores do DF sobre supostas irregularidades cometidas em áreas públicas são bares e restaurantes.

De janeiro a abril deste ano, foram mais três mil ligações relacionadas a esses estabelecimentos. No total, a Agefis recebeu cerca de  5,8 mil reclamações na ouvidoria nos quatro primeiros meses de 2012.

O presidente do Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindhobar), Clayton Machado, disse ao G1 que há "particularidades" do setor que devem ser levadas em conta, como o horário em que há maior movimento nesses estabelecimentos.

"Bares e restaurantes são frequentados na hora do almoço e após às 18h, para um happy hour, lanches e jantar. O fluxo de pessoas, veículos e barulho aumenta nesses locais durante a noite. Coincide que, na hora que as pessoas estão em casa, os estabelecimentos estão cheios", disse Machado.

Ainda segundo a Agefis, além do barulho em bares e restaurantes, irregularidades vistas em obras (1.558 reclamações) e acúmulo de entulho e lixo em área pública (1.111) estão entre os itens que mais receberam denúncias. O levantamento também aponta que a cidade com maior concentração  de reclamações é Taguatinga, a cerca de 21 quilômetros de Brasília.

O fiscal da Agefis Eduardo Bráz de Medeiros disse que as pessoas flagradas cometendo irregularidades podem pagar multa que varia de R$ 50 a R$ 5 mil. “Se deixar as caçambas na rua, por exemplo, os moradores passam e vão achando que podem chegar e jogar o lixo também”, afirmou ao Bom Dia DF.

A Agefis informou ter cerca de 450 fiscais para 31 regiões administrativas do Distrito Federal. De acordo com a agência, o ideal seria dobrar o número de servidores
.

Fonte: G1-21/05/2012

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti