Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
03/05/2011 - 11h50
Restaurantes de shoppings podem ter alimentos contaminados
Pesquisa da Proteste revela que salada crua é a principal fonte de contaminação


Pesquisa da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) analisou a refeição vendida em 30 restaurantes de seis shoppings paulistanos e verificou que 28 deles apresentavam alimentos contaminados. A principal causa da falta de higiene foi a salada crua.

Foram pesquisados restaurantes dos shoppings Leste Aricanduva, Ibirapuera, Central Plaza, Interlagos, SP Market e Morumbi. Dentre os 30 restaurantes self-service, apenas dois apresentavam condições adequadas de higiene e qualidade do arroz, da salada verde e da salada misturada (salpicão, maionese ou tabule).

Nos outros 28 restaurantes, os alimentos estavam contaminados com microorganismos que podem causar diarreia, dores abdominais, vômitos e febres – nos casos mais brandos de intoxicação. Segundo a Proteste, o quesito salada crua foi, basicamente, o que reprovou os 28 restaurantes.

Em 30 amostras de arroz, seis apresentaram resultados insatisfatórios; em 30 de salada misturada, 11 tinham problemas; e em 30 de salada verde, 12 não estavam adequadas. Em todas essas amostras com problemas, foram encontrados coliformes.

Segundo a associação de consumidores, os resultados foram enviados para a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), que repetiu as análises no Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde da Prefeitura de São Paulo e confirmou os problemas. Após isso, os estabelecimentos foram autuados pela Covisa.

A Proteste alerta que, apesar de ser bastante comum se alimentar em restaurantes self-service, é difícil garantir que a alimentação seja saudável.

A associação pediu à Covisa que atue com mais firmeza “junto aos donos de restaurantes por quilo, para que sejam mais rigorosos na aplicação das boas práticas de elaboração dos alimentos”.

- É urgente a melhoria das condições higiênico-sanitárias, em prol da saúde do consumidor.

Fonte: R7 - 02/04/2011

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti