Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
31/03/2011 - 17h30
Segurança alimentar é tema de painel da ANR
Vera Kawasaki e Andréa Barbosa Boanova deram importantes dicas de como preparar alimentos de forma segura para um grande evento


A segurança alimentar na preparação de alimentos para grandes eventos foi o tema do painel da ANR (Associação Nacional de Restaurantes) apresentado na tarde desta terça-feira (29) no CIHAT (Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo), que aconteceu no Anhembi, em São Paulo.

Nutricionista e consultora do programa Alimentos Seguros, do SEBRAE, Vera Kawasaki trouxe para a palestra a sua experiência de 12 anos na organização do setor de alimentação do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. De acordo com Vera Kawasaki, existe uma regra que deve ser obedecida. “A técnica e a metodologia de produção de alimentos em grandes eventos é completamente diferente da que é empregada nos restaurantes”, afirmou.

“Eu acredito que deveria existir uma legislação específica para empresas que fornecem alimentação para grandes eventos”, completou.

A nutricionista ressaltou ainda que é preciso ficar atento para com a distância entre o lugar onde é preparado o alimento até onde será consumido. “A distância de origem dos alimentos, onde ele será preparado, até o local de consumo, por exemplo, é um ponto que necessita atenção”, disse.

Fiscalização


Andréa Barbosa Boanova, subgerente de alimentos da COVISA (Coordenação de Vigilância em Saúde em São Paulo), também participou do painel da Associação Nacional de Restaurantes. Ela apresentou uma série de medidas que devem ser tomadas por quem fornece alimentos para grandes eventos.

“A temperatura dos compartimentos onde estão armazenados os alimentos é um ponto em que nós, da fiscalização, sempre prestamos atenção”, disse. “Outra exemplo é o cuidado que a pessoa deve ter com a decoração de um alimento. É preciso tomar cuidado com as folhas que, às vezes, decoram um prato. A pessoa precisa lavá-las antes de colocar junto com os alimentos”, afirmou.

Boanova apresentou uma série de fotos de alimentos que foram comercializados no Carnaval deste ano sem nenhum tipo cuidado. “As pessoas costumam vender espetinhos de camarão em cima de caixa de ovo, o que é um perigo”, disse.

Fonte: ANR - 30/03/2011

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti