Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
27/06/2011 - 10h48
Especialista ensinará técnicas de degustação de vinho em MS
Curso será realizado nos dias 29 e 30 de junho, em Campo Grande


Saber usar os cinco sentidos. Este é um dos desafios do curso de degustação de vinhos, básico e intermediário, que será realizado nos dias 29 e 30 de junho, no Território do Vinho, em Campo Grande. Sob o comando do sommelier Eric Witer, formado pela ABS - Associação Brasileira de Sommeliers e pela disputada Wine & Spirits (3 níveis), os apreciadores de vinho vão se divertir com a descoberta dos sabores que os tipos da bebida proporcionam ou mesmo se aprofundar mais a ponto de seguir uma nova carreira.

No workshop, o sommelier ensinará a usar os órgãos do sentido para degustar vinhos, inclusive às cegas, conhecer a história da bebida, os tipos de uva e taças, o processo de vinificação e envelhecimento do vinho, ter noções de enogastronomia e saber, claro, ao final, como escolher um vinho de acordo com cada ocasião. Em parceria com a culinarista Dede Cesco, os apreciadores da bebida darão continuidade ao aprendizado em um momento wine dinner que evidencia a harmonização do vinho com a gastronomia.

O módulo básico terá duas turmas, sendo uma no dia 29 e outra no dia 30 de junho. Ambas às 17h30. Nele, o participante aprenderá técnicas de degustação, sobre como escolher a taça adequada para cada tipo de vinho, as principais uvas e países, serviço de vinho, harmonização com a comida, entre outros. Já o módulo intermediário acontecerá somente no dia 29 de junho, às 20 horas. Nele, o participante aprenderá degustação as cegas, análise sensorial do vinho, aprofundar-se em países e Terroir, conhecer a tabela de avaliação do vinho, harmonização com a comida, os tipos de vinificação e envelhecimento do vinho, entre outros. 

No dia 30, às 20 horas, é a vez de quem pretende somente curtir um bom vinho e uma boa comida, sem compromisso com o aprendizado. No Wine Dinner, os ingredientes regionais, como o filé de pintado e a mandioca, ganharão destaque à mesa. A escolha da chef como prato principal para o wine dinner será o Filé de Pintado ao Molho de Capim Santo e Sementes de Gergelim, acompanhado de Purê de Mandioca e Leite de Coco. Outras delícias como Carpaccio de Pupunha com Crocante de Cumbaru ao Azeite de Manjericão seguido de Lula recheada com Shitake sobre folhas verdes em redução de Aceto Balsâmico e Cordeiro Marroquino acompanhado de Couscous e Vagem Crocante serão finalizadas com torta ao chocolate trufada. 

As inscrições para o workshop curso básico e intermediário de degustação de vinhos estão abertas, bem como para os interessados em participar do wine dinner. Mais informações sobre a programação, datas e valores podem ser obtidas no Território do Vinho pelo (67) 3029-8464. As vagas são limitadas.

Fonte: MSNotícias - 27/06/2011

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti