Várias oportunidades de formação profissional e especialização dentro do mercado de trabalho. Esse é o panorama do setor de alimentos e bebidas, o terceiro dos 12 segmentos a serem abordados na série “Rio de Empregos”, que o Vida Ganha começou a publicar há duas semanas.
Além de capacitação rápida, o segmento oferece uma gama de opções para evoluir dentro da carreira. Em unidades fixas e móveis do Senai do Rio, há cursos que vão de técnica em alimentos à cervejaria, passando por panificação, confeitaria e gastronomia.
"É um setor em pleno crescimento no estado. E o Senai dispõe de todas as ferramentas de qualificação e aperfeiçoamento do profissional, para atuar seja em grandes empresas ou micronegócios", garante o gerente do Centro de Alimentos e Bebidas do Senai, Antônio Tavares da Silva.
O mercado de trabalho reflete a prosperidade do setor. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados do Ministério do Trabalho, havia 227 mil pessoas ocupadas no setor de alimentos no estado, em 2009.
No mesmo ano, o segmento de bebidas empregava dez mil trabalhadores, com salário médio de R$ 1.542,08.