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Prêmio CP - 29/09/2016
11/11/2016 - 17h07
Artigo - Dicas para alavancar seu negócio de alimentação!
O chef e consultor Pedro Ramos fala como os estabelecimentos de food service podem se fortalecer no mercado


Não é novidade para ninguém que o mercado de alimentação é um dos mais fortes e estáveis que existem. Por isso, empresários e trabalhadores de diversos setores da economia enxergam na gastronomia uma excelente possibilidade de aumentar suas rendas ou mudar de carreira.

Porém, sabemos que não é fácil trabalhar com estabelecimentos de alimentação fora do lar, pois existem diversas variáveis que atrapalham os novatos e até mesmo gestores com larga experiência no ramo. Controlar estoque e mão de obra, controlar a qualidade dos produtos e do atendimento, gerir fornecedores e se preocupar sempre com o marketing são aspectos que devem sempre estar extremamente “afiados” e funcionando para que o restaurante cresça e se fixe no mercado.

Pensando no fortalecimento dos estabelecimentos e, consequente, no crescimento e manutenção no mercado, desenvolvemos algumas dicas que podem fazer a diferença na saúde de seu restaurante e dar uma “folguinha” no fechamento de cada mês.

Utilize o máximo potencial de seu negócio

Os americanos tem uma frase que traduzida para o português seria como “faça seus prédios de negócios suarem”, ou seja, utilize o máximo que conseguir suas instalações. A cada período aberto é um período de faturamento a mais no seu orçamento. Claro que nem todos os estabelecimentos se encaixam nessa realidade, seja pelo formato seja pela localização, mas é preciso analisar com muita calma todas as possibilidades para aproveitar ao máximo o potencial de seu negócio.

Abandone antigos vícios

Muitos restaurantes, principalmente os mais antigos, que trazem em sua história algo que chamamos de cultura organizacional. Essa cultura é formada por meio dos próprios gestores ou de colaboradores com mais tempo de casa. Quando essa cultura é positiva, o estabelecimento tem um excelente desempenho e cresce sempre antenado aos problemas e corrigindo-os sempre que aparecem. O problema está quando essa cultura é negativa e prejudica a imagem e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Dentre os vícios mais comuns estão o desleixo com a preparação dos pratos e bebidas, falta de controle no estoque e atendimento de baixa qualidade. Abandone esses vícios e verá como seu negócio ficará mais saudável e próspero.

Diversifique, inove, diferencie e não tenha medo de inovar

Seguindo a linha da primeira dica, para um negócio crescer e conquistar o mercado, é preciso que ele esteja presente no mercado de diversas formas e oferecendo diversos produtos e serviços. Por isso, diversificar significa criar novos produtos ou maneiras de vender. Sempre procurando seguir a linha de produtos já utilizada pela empresa. Por exemplo, uma pizzaria pode começar a atender a domicílio em formato de bufê para festas. Uma cafeteria pode oferecer workshops sobre degustação de cafés para seus clientes e assim fidelizá-los ou alavancar as vendas de determinados produtos. Pense nisso e verá como seu estabelecimento pode oferecer muito mais do que oferece atualmente!

Fonte: Pedro Ramos, chef e consultor da PhiX Consultoria

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


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