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Prêmio CP - 29/09/2016
Tiago Martinelli
25/10/2016 - 10h40
Capacitação e orientação profissional
Unilever Food Solutions participa de programa gratuito de capacitação



Ontem, dia 24 de outubro de 2015, a Unilever Food Solutions – divisão da empresa que atende o mercado de food service com produtos específicos – deu mais um passo em uma jornada que visa criar bons e capacitados profissionais para o setor de alimentação fora do lar. Com exclusividade, a equipe da revista Cozinha Profissional acompanhou a programação do Na Real, que foi direcionada aos alunos que estão no final de um curso de cozinheiro que é oferecido pela Gastromotiva – organização sem fim lucrativos que visa oferecer cursos gratuitos, com foco na inserção de pessoas capacitadas no mercado de trabalho e na difusão de conhecimentos sobre o setor – e foi realizada nas dependências da Unidade da Mooca da Universidade Anhembi Morumbi, na cidade de São Paulo.

 

Direcionamento de carreira e visão de tendências

Demonstrando muita força de vontade e paixão pela gastronomia, os alunos do curso – que já estão no final do período de três meses de estudos – acompanharam atentamente as explicações sobre a atuação dos cozinheiros no mercado de alimentação, sempre com apontamentos de pros e contras, afinal, a proposta do programa Na Real é colocar os participantes em contato com a realidade de mercado. A abordagem foi bem ampla e passou por restaurantes de culinária autoral, restaurantes por quilo, hotéis e cruzeiros, até chegar na indústria de alimentos.

Além de conhecer esse lado da profissão e de entenderem quais são as dificuldades de atuação, os alunos conheceram algumas tendências do setor, inclusive as que impactam diretamente na atuação deles no mercado. Entre os conceitos apresentados, foram abordados tema como o interesse do cliente em conhecer a procedência dos alimentos, o desejo de comer bem (em uma refeição completa) pagando um preço justo, a vontade de personalizar o que come, entre outros temas.

 

Especificidades do food service

Em outra parte da programação, os alunos ouviram sobre alguns produtos que a Unilever Food Solutions oferece para o setor. A divisão da multinacional que atende o food service possui um amplo portfolio de itens específicos, como molhos temperos e caldos, entre outros, que visa atender diversas demandas do setor, com foco na otimização de mão de obra, na redução de desperdício, na padronização de preparos e na possibilidade de personalização, mesmo que exista o uso de insumos industrializados.

Primeiramente, eles ouviram sobre o preconceito que exista em relação aos industrializados, tendo como exemplo alguns produtos da empresa, como a base de tomate em pó, o limão em pó e o purê de batatas em flocos. Para responder a ideia de que os produtos da empresa, mesmo que industrializados, não prejudicam o resultado final, foi explicado que trata-se apenas de uma desidratação. Além disso, eles entenderam, também, que os produtos são feitos com insumos selecionados e de qualidade, que muitas vezes não são encontrados in natura com a mesma facilidade.

Mas não foi somente isso. Depois de ouvirem sobre os produtos, os participantes foram até uma cozinha, que funciona como sala de aula da universidade, e testaram os produtos, realizando diversos preparos, e depois serviram para que todos pudessem provar. Quando questionados sobre os produtos, muitos apontaram a notável redução no tempo de preparo, a facilidade de manuseio e a qualidade.   


Fonte: Redação - 25/10/2016
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