Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
04/10/2016 - 16h20
Segunda edição do Sirha Rio vai até o dia 6 de outubro
Feira de gastronomia, food service e hotelaria recebe concursos de alta gastronomia e confeitaria. Expectativa é de um público de 12 mil pessoas


Começou hoje a segunda edição do Sirha Rio, evento de food service, gastronomia e hotelaria, que acontece na cidade do Rio de Janeiro até o próximo dia 6 de outubro (quinta-feira). A feira acontece no Riocentro, centro de convenções na Barra da Tijuca. O Sirha Rio traz diversos lançamentos no setor de food service, concursos gastronômicos com reconhecimento internacional, chefs renomados brasileiros e estrangeiros, palestras, entre outras atividades.

Segundo a francesa Marie-Odile Fondeur, responsável pela direção geral do evento, realizar a segunda edição do Sirha no Brasil é resultado de um crescimento significativo da feira. “Os setores de food service e hotelaria crescem cada vez mais no País e o evento atende a uma verdadeira demanda do mercado”, afirma. O chef Claude Troisgros é o atual presidente do Sirha Rio.

A expectativa da organização da feira é ter um crescimento de 30% na visitação em relação à primeira edição, totalizando mais de 12 mil visitantes durante os três dias. Nesta edição, são mais de 100 expositores e marcas.

O evento se dividirá entre a área de expositores, a de concursos – Bocuse d’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie –, o auditório – que incluirá a programação do inédito Seminário de Hotelaria e o Mesa ao Vivo –, entre outras atividades. Vânia Tavares, diretora da Fagga, acredita a satisfação dos expositores se mede através do volume de negócios movimentado ao longo da feira: “Estamos felizes em conseguir promover um evento 100% business to business, principalmente pela qualidade do público que esperamos receber. É uma oportunidade para pessoas focadas no mercado, genuinamente interessadas em acompanhar as tendências do segmento”, diz.

Concursos de alta gastronomia e confeitaria

O Bocuse d’Or e o Coupe du Monde de la Pâtisserie – concursos de alta gastronomia e confeitaria que acontecem durante o Sirha Rio – terão uma etapa regional, com participantes de diversas regiões do País. A novidade é uma maneira de apresentar a diferentes vertentes da gastronomia brasileira. Nessa etapa regional, cada concurso terá oito candidatos, sendo que quatro serão escolhidos para a seletiva nacional, na próxima edição do evento.

Thomas Troisgros é o nome à frente do Bocuse d’Or, como presidente-executivo do concurso. O regulamento pede a criação de um prato com pernil de cordeiro e três acompanhamentos. Os cozinheiros selecionados deverão executar a receita durante a prova, diante de um júri composto por nomes como o chef franco-canadense Normand Laprise. Eles terão 2h30m para finalizar e apresentar o prato para degustação. Dos oito competidores, quatro serão escolhidos para a etapa nacional do Bocuse d’Or, que acontece no Sirha Rio 2017.

“Com um País do tamanho do Brasil, nada mais justo que sejam dadas oportunidades para chefs de todo o território. Queremos movimentar essa nova geração de chefs, temos muita riqueza para ser explorada”, afirma o Thomas.

O chef convocou grandes nomes de todo o País para a busca por novos talentos da gastronomia. Serão três vagas para o Sudeste, duas para o Nordeste, uma para o Sul, uma para o Norte e uma para o Centro-Oeste. A seleção será feita através de análise da receita, sem que o candidato seja identificado.

Já a Coupe du Monde de La Pâtisserie tem como presidentes o chef francês Philippe Brye e a chef Flávia Quaresma, que esperam neste ano ainda mais inovações e criatividade entre sobremesas e esculturas de chocolate e açúcar. Da mesma forma, oito confeiteiros de todas as regiões do Brasil concorrerão a quatro vagas na final nacional, no Sirha Rio 2017.

Os candidatos deverão criar uma receita de chocolate ou açúcar, dependendo da categoria disputada. Os escolhidos para esta seletiva terão 3 horas para executar suas sobremesas, que serão avaliadas pelo júri.

O que os jurados esperam nos dois concursos é que os candidatos explorem toda a diversidade de ingredientes e técnicas que o Brasil tem a oferecer, e tragam características de suas regiões para as receitas inscritas.

Senac promove seminário de gastronomia

O Senac Nacional promoverá um seminário de gastronomia e hotelaria para profissionais do setor último dia do evento, 6. As palestras abordarão temas como “O ponto de equilíbrio em A&B”, “A valorização das culinárias regionais como patrimônio cultural e fator de desenvolvimento sustentável”, e “A sedução da boa mesa”, entre outros.

A programação completa do Sirha Rio pode vista no site www.sirha-rio.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Sirha Rio

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti