Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Prêmio CP - 29/09/2016
29/09/2016 - 10h19
Sebrae-SP e Senac fecham parceria para oferecer programa de segurança alimentar
Programa é dividido em três modalidades e visa ensinar as boas práticas e procedimentos operacionais padronizados


O Sebrae-SP e o Atendimento Corporativo do Senac São Paulo anunciaram uma parceria para oferecer o Programa de Alimentos Seguros (PAS), voltado para micro e pequenas empresas dos ramos de alimentação. O programa, que visa atender estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, docerias e padarias, conscientiza empresários sobre as boas práticas de produção, transporte, manipulação e estocagem dos produtos e matérias-primas.

Segundo Maurício Pedro, gerente de Atendimento Corporativo do Senac São Paulo, a metodologia a ser aplicada intercala capacitação teórica com visitas técnicas na empresa onde o profissional especialista poderá orientar individualmente o empresário sobre a implantação das ferramentas e práticas necessárias para o atendimento da legislação vigente. “O programa leva ao empresário a conscientização e a orientação de como trabalhar dentro das normas de segurança dos alimentos. Dessa forma, podemos contribuir para manter a qualidade dos produtos e serviços, e fomentar a competitividade dos negócios”, afirma.

O programa é trabalhado em três modalidades:

  • PAS Mesa: dirigido a empresas que manipulam, processam e servem produtos ao consumidor final, como bares, restaurantes, lanchonetes e bufês; 
  • PAS Padarias: voltado aos empresários desse ramo específico; 
  • PAS Distribuição: que se dedica às companhias de comércio de alimentos industrializados ou que serão preparados pelo consumidor, como açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, supermercados e armazéns.


“O PAS ensina a implantação orientada de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados em atendimento as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), imprescindíveis aos estabelecimentos que trabalham com alimentação”, afirma Aline Cardoso, consultora do Sebrae-SP.

Os empresários que participam do PAS podem evitar multas ou fechamento do estabelecimento, buscar a melhoria de processos e produtos, organizar e desenvolver a produção de alimentos e dos recursos humanos, além de reduzir desperdício de matéria-prima (in natura e processada).

Certificação

As empresas participantes que atingirem 80% de conformidade do programa recebem a declaração do Programa de Alimentos Seguros, e os empresários e funcionários com 75% de presença recebem o certificado. As capacitações duram, em média, de seis a nove meses, dependendo da modalidade. Para inscrições e mais informações acesse o site www.sebraesp.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Senac

Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti